Suínos
PeixeBR espera mais consumo interno e crescimento no mercado internacional em 2023
Abertura de mercado para o filé congelado e a tilápia inteira congelada impulsionam exportação de produtos da piscicultura brasileira em 2022. Com o aquecimento da produção e aumento na competitividade do peixe em relação às outras proteínas, o consumo per capita anual deve passar dos 10 quilos

Impactado pelo aumento dos preços dos insumos e pelo baixo poder aquisitivo dos consumidores, o setor de piscicultura apresentou crescimento estável em 2022 em comparação ao ano anterior. “A solução para isso é o produtor reduzir custos na produção e oferecer produtos de menor processamento para o consumidor final”, expõe o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, em entrevista ao Jornal O Presente Rural em meados de dezembro.
As exportações em 2022 cresceram mais de 50% em relação a 2021, que já haviam crescido 78% quando comparado a 2020. Um dos principais fatores para explicar esse crescimento foi a abertura de mercado para o filé congelado e a tilápia inteira congelada, que hoje respondem pelos principais produtos da exportação brasileira.
O mês de julho registrou US$ 2 milhões em receita, o maior valor exportado, enquanto agosto teve o menor valor (US$ 1,038 milhão), seguido de uma recuperação em setembro, quando atingiu US$ 1,490 milhão em produtos embarcados (Figura 1). “Entre os principais produtos exportados em 2022, a tilápia representou 88% do volume embarcado, seguido do tambaqui”, menciona Medeiros.
Apesar de manter a liderança entre as espécies exportadas no terceiro trimestre do ano passado, com uma receita de US$ 4,5 milhões, a tilápia apresentou queda de 36% frente ao trimestre anterior. Os embarques do tambaqui, segunda espécie mais exportada, seguiu o mesmo caminho, recuando 43%, totalizando uma receita modesta de US$ 21 mil no terceiro trimestre.
Diante deste cenário, as exportações apresentaram um recuo de 17% no faturamento do terceiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, atingindo US$ 4,6 milhões. Segundo Medeiros, essa queda se deve, entre outros fatores, pela menor oferta de tilápia no mercado interno, o que reduziu a disponibilidade do produto para exportação. Entretanto, o acumulado do ano é 49% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior (Figura 2).
Após o primeiro semestre de forte alta, os filés frescos e filés congelados apresentaram queda de 48 e 49%, respectivamente, nos embarques feitos no terceiro trimestre, quando comparado com igual período de 2021.
Contudo, a categoria mais exportada foi a de peixes inteiros congelados, representando um faturamento de US$ 2,2 milhões, porém com queda de 30% em comparação com o segundo trimestre de 2022.

Presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros: “A piscicultura está apenas começando no Brasil, teremos três décadas seguidas de crescimento, haja vista que a proteína animal mais consumida no mundo é de pescado” – Foto: Divulgação/PeixeBR
Produtos da tilápia lideram exportação
Conforme Medeiros, em relação às exportações de produtos da tilápia, a categoria de tilápia inteira congelada manteve a primeira posição no terceiro trimestre, com um total de US$ 2,2 milhões e crescimento de 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior, mas com queda de 29% em relação ao terceiro trimestre de 2021.
Em seguida, os filés frescos foram o segundo produto mais embarcado, arrecadando US$ 949 mil, contudo também apresentaram queda, sendo de 27% frente a 2021.
Enquanto os filés de tilápia congelada ocuparam a terceira posição entre os mais solicitados e foi o único a registrar crescimento, gerando receita de US$ 901 mil, o que representa alta de 53% comparada com o mesmo período de 2021. “Em 2022 também aumentamos muito as exportações para Tawain com óleo e farinha de tilápia. Então hoje todos os produtos da tilápia são exportados, inclusive escama e pele”, menciona o presidente da PeixeBR.
Apesar da redução nos envios para fora do país, os filés congelados de tilápia tiveram o maior preço médio, sendo negociados a US$ 5,87/kg, seguido pelos filés frescos a US$ 5,65/kg. Já os subprodutos de tilápia impróprios à alimentação humana apresentaram o maior aumento frente ao mesmo período de 2021, sendo comercializados a um valor médio de US$ 1,04.
Estados maiores produtores e exportadores
Entre os estados maiores produtores de tilápia, Paraná segue líder, seguido de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, enquanto que Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Amazonas são os maiores produtores nacionais de peixes nativos.
O Paraná manteve também a posição de maior exportador de tilápia, totalizando US$ 2,7 milhões em negócios, o equivalente a 61% do volume total exportado no terceiro trimestre de 2022. A segunda posição ficou com a Bahia, que superou o Mato Grosso do Sul ao faturar US$ 659 mil com as vendas externas, o que representa 14% das exportações brasileiras, mesma participação de São Paulo, que teve receita um pouco menor, com US$ 623 mil; seguida de Mato Grosso do Sul com 9% (US$ 421 mil) e Goiás com 1% (US$ 52 mil).
Entre os principais produtos exportados pelos três principais estados, destaque para tilápia inteira congelada, que representou a principal categoria exportada pelo Paraná, gerando negócios que totalizaram US$ 1,5 milhão; seguida da Bahia com US$ 459 mil; Mato Gross do Sul com US$ 157 mil.
Destino do peixe brasileiro
O principal mercado que a piscicultura brasileira atende é os Estados Unidos, com participação de 83% das exportações nos primeiros nove meses do ano passado, com um volume de importação de US$ 3,8 milhões, queda de 29% em relação ao trimestre anterior e alta de 4% quando comparado a 2021. A segunda posição foi ocupada por Taiwan, com um volume de US$ 186 mil, que reflete 4% do total exportado, seguido do Japão com US$ 130 mil (3%), República Dominicana com US$ 123 mil (3%) e Tailândia com US$ 53 mil (1%).
Os peixes inteiros congelados foram a categoria de produto mais exportada para os EUA, com aumento de 6% frente a 2021, enquanto os filés frescos ocuparam a segunda posição, mas com queda de 23% em relação ao mesmo período de 2021. Por sua vez, os subprodutos impróprios para alimentação humana – pele, escama, farinha e óleo – foram a categoria mais exportada para Taiwan, Japão e Tailândia.
Consumo
Com o aquecimento da produção e aumento na competitividade do peixe em relação às outras proteínas, o consumo per capita anual deve passar dos 10 quilos registrados em 2021, o que é bastante significativo porque, segundo Medeiros, nunca se teve na história do Brasil um crescimento tão acentuado no consumo.
Esse cenário, segundo ele, está atrelado à melhoria da logística, a entrega do produto em um maior número de estabelecimentos para comercialização, provocado principalmente pelas empresas de processamento de frango, que hoje atuam também no setor de tilápia. “A piscicultura está apenas começando no Brasil, teremos três décadas seguidas de crescimento, haja vista que a proteína animal mais consumida no mundo é de pescado e nós temos, neste momento, as melhores condições para continuar crescendo, principalmente quando se trata de business internacional, uma vez que a nossa participação ainda é muito pequena”, ressalta.
Carro chefe da piscicultura brasileira
Quarto maior produtor mundial de tilápia, a espécie deve alcançar cerca de 65% de tudo que se cultiva no Brasil, um crescimento tímido em relação aos 63,5% da produção nacional registrada em 2021. “Entre três a quatro anos o Brasil deve estar próximo de ser o terceiro maior produtor mundial de tilápia, espécie que é a principal commodity do setor. Hoje o empresário do agro brasileiro tem uma expertise muito grande quando se trata de uma commodity do agrobusiness, razão pela qual a tilápia se destaca tanto em relação às outras espécies de peixes de cultivo”, analisa Medeiros.
Sistemas de produção
Para o presidente da PeixeBR, o modelo de integração fomentado pelas cooperativas agropecuárias, principalmente no Paraná e no Mato Grosso do Sul, e o sistema verticalizado representam os modelos mais competitivos para o crescimento da cadeia produtiva de peixes de cultivo no país.
Custo de produção
Nos últimos dois anos, os insumos representaram um impacto expressivo nos custos de produção, que afetam não somente a piscicultura, mas também outras cadeias, como suínos, aves e bovinos, proteínas com quais o peixe compete no dia a dia no prato do consumidor. “O produtor tem trabalhado para reduzir custos na produção e continuar pagando os investimentos e o custeio da atividade, no entanto, essa mudança de governo deixa incertezas em todos os mercados. Na piscicultura alguns investimentos estão suspensos aguardando exatamente uma estabilização política no país, que deve ser alcançada entre os 100 e 180 dias do próximo governo”, anseia Medeiros.
Confira mais informações na edição 2022 do Anuário do Agronegócio Brasileiro clicando aqui. Boa leitura!

Suínos
Swine Day 2025 reforça integração entre ciência e indústria na suinocultura
Com 180 participantes, painéis técnicos, pré-evento sanitário e palestras internacionais, encontro promoveu troca qualificada e aproximação entre universidade e setor produtivo.

Realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Swine Day chegou à sua 9ª edição reunindo 180 participantes, 23 empresas apoiadoras, quatro painéis, 29 apresentações orais e oito espaços de discussão. O encontro reafirmou sua vocação de aproximar pesquisa científica e indústria suinícola, promovendo ambiente de troca técnica e atualização profissional.
O evento também contou com um pré-evento dedicado exclusivamente aos desafios sanitários causados por Mycoplasma hyopneumoniae na suinocultura mundial, com quatro apresentações orais, uma mesa-redonda e 2 espaços de debate direcionados ao tema.
As pesquisas apresentadas foram organizadas em quatro painéis temáticos: UFRGS–ISU, Sanidade, Nutrição e Saúde e Produção e Reprodução. Cada sessão contou com momentos de discussão, reforçando a proposta do Swine Day de estimular o diálogo técnico entre academia, empresas e profissionais da cadeia produtiva.
Entre os destaques da programação estiveram as palestras âncoras. A primeira, ministrada pelo Daniel Linhares, apresentou “Estratégias epidemiológicas para monitoria sanitária em rebanhos suínos: metodologias utilizadas nos EUA que poderiam ser aplicadas no Brasil”. Já o Gustavo Silva abordou “Ferramentas de análise de dados aplicadas à tomada de decisão na indústria de suínos”.
Durante o encerramento, a comissão organizadora agradeceu a participação dos presentes e anunciou que a próxima edição do Swine Day será realizada nos dias 11 e 12 de novembro de 2026.
Com elevado nível técnico, forte participação institucional e apoio do setor privado, o Swine Day 2025 foi considerado pela organização um sucesso, consolidando sua importância como espaço de conexão entre ciência e indústria dentro da suinocultura brasileira.
Suínos
Preços do suíno vivo seguem estáveis e novembro registra avanço nas principais praças
Indicador Cepea/ESALQ mostra mercado firme com altas moderadas no mês e estabilidade diária em estados líderes da suinocultura.

Os preços do suíno vivo medidos pelo Indicador Cepea/Esalq registraram estabilidade na maioria das praças acompanhadas na terça-feira (18). Apesar do cenário de calmaria diária, o mês ainda apresenta variações positivas, refletindo um mercado que segue firme na demanda e no escoamento da produção.
Em Minas Gerais, o valor médio se manteve em R$ 8,44/kg, sem alteração no dia e com avanço mensal de 2,55%, o maior entre os estados analisados. No Paraná, o preço ficou em R$ 8,45/kg, registrando leve alta diária de 0,24% e acumulando 1,20% no mês.
No Rio Grande do Sul, o indicador permaneceu estável em R$ 8,37/kg, com crescimento mensal de 1,09%. Santa Catarina, tradicional referência na suinocultura, manteve o preço em R$ 8,25/kg, repetindo estabilidade diária e mensal.
Em São Paulo, o valor do suíno vivo ficou em R$ 8,81/kg, sem variação no dia e com leve alta de 0,46% no acumulado de novembro.
Os dados são do Cepea, que monitora diariamente o comportamento do mercado e evidencia, neste momento, um setor de suínos com preços firmes, porém com oscilações moderadas entre as principais regiões produtoras.
Suínos
Produção de suínos avança e exportações seguem perto de recorde
Mercado interno reage bem ao aumento da oferta, enquanto embarques permanecem em níveis históricos e sustentam margens da suinocultura.

A produção de suínos mantém trajetória de crescimento, impulsionada por abates maiores, carcaças mais pesadas e margens favoráveis, de acordo com dados do Itaú BBA Agro. Embora o volume disponibilizado ao mercado interno esteja maior, a demanda doméstica tem respondido positivamente, garantindo firmeza nos preços mesmo diante da ampliação da oferta.
Em outubro, o preço do suíno vivo registrou leve retração, com queda de 4% na média ponderada da Região Sul e de Minas Gerais. Apesar disso, o spread da suinocultura sofreu apenas uma redução marginal e segue em patamar sólido.

Foto: Shutterstock
Dados do IBGE apontam que os abates cresceram 6,1% no terceiro trimestre de 2025 frente ao mesmo período de 2024, após altas de 2,3% e 2,6% nos trimestres anteriores. Com carcaças mais pesadas neste ano, a produção de carne suína avançou ainda mais, chegando a 8,1%, reflexo direto das boas margens, favorecidas por custos de produção controlados.
Do lado da demanda, o mercado externo tem sido um importante aliado na absorção do aumento da oferta. Em outubro, as exportações somaram 125,7 mil toneladas in natura, o segundo maior volume da história, atrás apenas do mês anterior, e 8% acima de outubro de 2024. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o crescimento chega a 13,5%.
O preço médio em dólares recuou 1,2%, mas o impacto sobre o spread de exportação foi mínimo. O indicador segue próximo de 43%, acima da média histórica de dez anos (40%), impulsionado pela desvalorização cambial, que atenuou a queda em reais.
Mesmo com as exportações caminhando para superar o recorde histórico de 2024, a oferta interna de carne suína está maior em 2025 em função do aumento da produção. Ainda assim, o mercado doméstico tem absorvido bem esse volume adicional, mantendo os preços firmes e reforçando o bom momento do setor.






