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Notícias Nos EUA

Peixe BR e associados prospectam negócios na Seafood Expo North America

Esta é uma das mais prestigiadas mostras mundiais voltadas à cadeia da produção e comercialização de pescados e frutos do mar

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A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e as empresas associadas Da Fonte Aquicultura, Fazenda Marinha de Buzios, Geneseas, Piscicultura Cristalina, Delicious Fish, Mar & Terra, Tilabras, Friocenter Pescados, Lakes Fish e Marel representaram o Brasil na Seafood Expo North America, realizada em meados de março, em Boston (EUA). Esta é uma das mais prestigiadas mostras mundiais voltadas à cadeia da produção e comercialização de pescados e frutos do mar. Foi a maior comitiva da piscicultura brasileira presente à Seafood Expo North America.

“Muitas empresas brasileiras têm competitividade para a comercialização de filé de tilápia fresca para os Estados Unidos. Acreditamos no crescimento do volume exportado em 2019, superando o ano passado, muito por conta da entrada no mercado de novas empresas aptas a exportar seus produtos e também do potencial do mercado norte-americano, o maior do mundo”, ressalta Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.

A aquicultura ganhou espaço importante na Seafood Expo North America 2019, com maior participação de empresas de tilápia, salmão, camarão, ostras e mariscos, o que demonstra o crescimento da demanda global por pescados. Quanto aos produtos da pesca, destaque para o Atum, com representantes de várias partes do mundo.

Francisco Medeiros informa que o mercado norte-americano é muito competitivo e o Brasil já conseguiu negociar e participar de uma pequena parte desse nicho. “A tilápia brasileira tem importante diferencial: a alta qualidade. Mantermos um elevado padrão, que é essencial para alavancar o processo de inserção naquele país e em outros importadores”, explica o presidente executivo da Peixe BR.

Para Mauro Nakata, diretor da Piscicultura Cristalina, a exposição da piscicultura brasileira foi muito positiva em Boston. “Foi importante para ter ideia do tamanho do mercado norte-americano. Sentir esse termômetro foi extremamente positivo para as empresas nacionais. Realizar contatos, conhecer as empresas internacionais de pescado e mostrar a força da produção brasileira foram pontos de destaque na visita à Seafood Expo North America”, afirma Nakata.

Roberto Haag, CEO da Geneseas, diz que presenciou na feira uma aceitação e aquecimento na demanda por produtos brasileiros, pois o país se diferencia em termos de qualidade, volume e preços. “Sentimos também tendência muito forte de interesse por produtos com selo de sustentabilidade e qualidade, o que acaba por valorizar nossa produção. Outro ponto relevante foi a disposição dos norte-americanos de conhecer melhor a tilápia brasileira, o que nos impressionou. As degustações agradaram seus paladares e esse é um indicador do potencial e das oportunidades abertas”, destaca Haag.

O proprietário da Da Fonte Aquicultura, Ricardo da Fonte, entende que esta edição da Seafood Expo North America foi mais positiva em comparação às edições anteriores, pois as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de mostrar a qualidade dos produtos no estande brasileiro. “Isso gerou credibilidade extremamente positiva perante o público altamente diversificado e qualificado da feira. A expansão e a visibilidade dos produtos brasileiros para o mundo e a prospecção de negócios foram pontos altos do evento”, analisa Fonte.

Raul Lima, proprietário da Lake’s Fish, explica que foi a primeira feira que participou com intenção real de venda. Ele destaca contatos bastante interessantes. “A participação do Brasil no evento acrescentou muito à piscicultura brasileira. Além da visibilidade, o intercâmbio de informações foi muito engrandecedor. A tilápia brasileira teve boa receptividade no evento. Afinal, nosso padrão qualidade é compatível com a de outras regiões do mundo”, disse Lima.

Fonte: Assessoria

Notícias Dia do Churrasco

ABPA inicia campanha por mais carnes de aves e de suínos na grelha

Em parceria com a Asgav e o SIPS, entidade realizou uma ação durante a ExpoChurrasco, em que foram servidos mais de 200 quilos de cortes assados, incluindo pratos especiais preparados pelo chef Marcelo Bortolon. A iniciativa continuará com a divulgação de vídeos nas redes sociais da ABPA, destacando a variedade e o potencial dessas carnes para grelha.

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Foto: Shutterstock

Às vésperas do Dia Nacional do Churrasco, comemorado em 24 de abril, a ABPA deu início a uma mobilização para estimular a adoção de mais cortes de carne de frango e de carne suína no cardápio das confraternizações que envolvam preparos na churrasqueira.

No último fim de semana, a ABPA promoveu, em parceria com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS) uma grande ação em meio à ExpoChurrasco, em Porto Alegre (RS).

Foram mais de 200 quilos de cortes de aves e de suínos assados e servidos ao longo das seis horas de evento, incluindo o preparo de pratos especiais sob a batuta do chef Marcelo Bortolon – um verdadeiro convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

E a promoção dos cortes para churrasco não terminou no evento gaúcho. A partir das imagens capturadas na ação, uma série de vídeos ilustrativos e informativos sobre cortes diferenciados para o churrasco será difundida nas redes sociais institucionais e de consumo da ABPA.  O primeiro deles chegou às redes da ABPA hoje, e pode ser conferido no link https://www.instagram.com/reel/C6Hdy_wxgw-/?igsh=MWg1aDQwbTh4Z3E5dw%3D%3D.

“Queremos despertar a criatividade do público para mais cortes de carnes suínas e de aves nos churrascos. Além da praticidade e do sabor que casam muito bem com as grelhas, são produtos acessíveis e que tem todo o potencial para ganhar ainda mais protagonismo. Vamos focar nossa campanha nessas características, que são diferenciais nestas proteínas”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
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Quarenta empresas de nutrição animal participam do SIAVS 2024

Maior feira dos setores no Brasil reunirá diversas soluções para a cadeia produtiva

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Foto O Presente Rural

Cerca de quarenta empresas fornecedoras em diversos segmentos da área de nutrição animal já confirmaram participação na exposição do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – entidade organizadora do evento – empresas com variados perfis estarão no espaço de exposição do evento, de empresas brasileiras a grandes multinacionais, com focos variados dentro da nutrição animal.

As empresas se somam às outras centenas de marcas presentes no SIAVS, de agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango, carne suína, carne bovina, ovos e peixes de cultivo, além de fornecedores de equipamentos, genética, insumos farmacêuticos e outros elos da cadeia produtiva que estarão nos mais de 22 mil metros quadrados destinados apenas à área de exposição.

“Temos presença massiva de segmentos inteiros dentro da exposição do SIAVS, que cresceu já 50% em relação à edição passada. Esta forte expansão é um marco importante do que se espera para a edição deste ano, com novos recordes registrados”, avalia o diretor da feira do SIAVS, José Perboyre.


Informações sobre expositores, credenciamento e detalhes da programação estão disponíveis no site do evento.

Fonte: ABPA
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Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas

Foram mais de 146 mil toneladas movimentadas no corredor de exportação em três navios com destino à China e Espanha. O número representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

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Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá entre os dias 20 e 21 de abril, o que significa um recorde operacional em 24 horas (entre todos os produtos). O número também representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

“Três berços movimentaram mais de 146 mil toneladas de grãos e farelos de soja com destino à China e Espanha. A movimentação com excelência na operação de três navios permitiu mais um recorde histórico para a Portos do Paraná”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Estes números são resultados dos investimentos em gestão portuária dos portos paranaenses”. Três embarcações receberam o produto: Nikolas D, Guo Yuan 32 e Guo Yuan 82.

Ele cita como fatores responsáveis pelo recorde a manutenção de equipamentos e estratégias logísticas para melhor aproveitamento dos berços e das equipes da operação, além da demanda mundial pela commodity. “A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, enfatizou Garcia.

Este trabalho de planejamento operacional e de engenharia rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios de gestão portuária pelo governo federal. Atualmente os portos paranaenses são reconhecidos pela melhor administração do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros.

Recordes

Além dos números expressivos em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023. O mais recente foi em março deste ano, com 5.968.934 toneladas movimentadas, 11% a mais que em 2023 (5.357.799 toneladas).

Além dos oito meses de recordes seguidos, os números gerais revelam um crescimento significativo em 2024. No primeiro trimestre houve aumento de 16% em comparação ao ano passado. Foram mais de 16 milhões de toneladas movimentadas só este ano. Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, já na importação o fertilizante é o produto mais movimentado.

Fonte: AEN-PR
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SIAVS 2024 E

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