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Pecuária de Valor Sustentável: as novas tendências tecnológicas aplicadas no setor

O cenário de forte desenvolvimento do setor tem exigido, cada vez mais, a aplicação de novas técnicas de manejo que possam tornar a pecuária mais rentável ao pecuarista e, sobretudo, mais sustentável, com menores riscos de contaminação do meio am

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*Luis Eduardo Ferreira

Nos últimos anos, a pecuária foi um dos poucos setores produtivos do País que apresentaram índices favoráveis de superávit econômico, podendo ser considerada um dos principais pilares de crescimento nacional. O cenário de forte desenvolvimento do setor tem exigido, cada vez mais, a aplicação de novas técnicas de manejo que possam tornar a pecuária mais rentável ao pecuarista e, sobretudo, mais sustentável, com menores riscos de contaminação do meio ambiente.

Atrelada às novas tendências do mercado pecuário nacional e internacional, a inovação e a sustentabilidade sempre foram alguns dos principais valores da marca Premix. Neste conceito, a empresa tem avançado em diferentes linhas de pesquisa biotecnológica aplicadas aos estudos zootécnicos, a fim de oferecer ao setor pecuário novos produtos que, alinhados ao manejo de forma sustentável, aumentem a produtividade do rebanho, deixando seu trabalho mais rentável e seguro.

Dentro do conceito metabólico, a principal fonte energética dos animais ruminantes é proveniente do processo fermentativo, que ocorre a partir da degradação da dieta, basicamente de origem vegetal. Este processo é realizado graças à presença de uma rica população de microrganismos primários que se relaciona de forma benéfica com os ruminantes, produzindo a partir da fermentação ruminal diversos metabólicos importantes na forma de nutrientes energéticos para estes animais.

No entanto, considerando o complexo dinamismo da microbiota ruminal, parte da energia alimentar gerada a partir da fermentação é consumida por um grupo secundário de microrganismos, podendo causar um déficit no balanço energético dos animais, resultando em dificuldades no ganho de peso e aumento na produção de gases, como CO2 (dióxido de carbono) e CH4 (metano), responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

A presença de aditivos na alimentação dos ruminantes se faz necessária para que a manutenção do equilíbrio da população microbiana possa favorecer e otimizar o processo metabólico fermentativo da dieta destes animais, aumentando os índices de produtividade do rebanho, com destaque ao meio ambiente, para reduzir a emissão animal de gases responsáveis por agravar o efeito estufa.

Atualmente, os principais aditivos convencionais utilizados na dieta animal são classificados como ionóforos ou antibióticos. Apesar de exercerem seus efeitos benéficos no metabolismo dos animais, quando despejados ao meio ambiente através das fezes, ao longo do tempo oferecem sérios riscos quanto ao desenvolvimento de resistências microbianas, podendo ainda causar a perda da eficácia terapêutica dos antibióticos atualmente disponíveis no mercado.

Neste cenário, o Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Premix criou diversas linhas de pesquisas com o objetivo de elaborar um produto que pudesse ser aplicado no campo, alinhando, principalmente, os conceitos de sustentabilidade e rentabilidade. Para essa atual tendência de mercado, um amplo know-how de pesquisas foi criado, para gerar novas soluções tecnológicas como forma alternativa aos aditivos convencionais, dando destaque para a utilização de substâncias de origem natural.

Dentro deste conceito, o Fator P foi projetado e desenvolvido utilizando tecnologia 100% de origem natural e nacional, para ser utilizado como uma opção moderna de aditivo na dieta de ruminantes. Nesta condição, o produto pode ser incluído neste novo conceito de geração de aditivos naturais, pois é formado por uma complexa combinação de aminoácidos, probióticos e ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6, além de minerais orgânicos e surfactantes. Dessa forma, a aplicação do Fator P na dieta dos animais tende a ser uma prática cada vez mais elegante, segura e confiável para o pecuarista, indo de encontro principalmente com as novas tendências de mercado, associando sustentabilidade e rentabilidade.

Uma das iniciativas da Premix é agregar as melhores práticas através de novas campanhas de comunicação ao mercado, que possam mostrar ao pecuarista os benefícios da inclusão da tecnologia Fator P na dieta dos animais, com o aumento de seus lucros, sem prejudicar o meio ambiente. Dessa forma, a campanha “Pecuária de Valor Sustentável” orienta o pecuarista sobre como as modernas práticas de manejo podem se tornar favoráveis para que o trabalho no campo seja cada vez mais rentável, sendo vista a partir de um simples balanço contábil das despesas na propriedade.

Neste caso, a eficácia do Fator P como aditivo na dieta para ruminantes tem sido demonstrada através de vários estudos metabólicos já publicados cientificamente, que mostram que o produto pode agregar maior estabilidade e aumento no desempenho do metabolismo animal. Sendo assim, o uso do produto pode trazer inúmeros benefícios, como melhora na ingestão e absorção de alimentos fibrosos e, principalmente, na disponibilidade energética originada da dieta, com aumento de até 20% no ganho de peso e nos índices de produtividade. Também oferece melhorias na qualidade da carcaça e da composição do leite em bovinos leiteiros, favorecendo a reprodução das matrizes e a resposta imunológica, reduzindo os gastos com o manejo sanitário.

Além destas vantagens destacadas em relação a performance do desempenho na produção animal, a inclusão do Fator P na dieta pode deixar a prática cada vez mais sustentável, reduzindo os impactos ambientais causados pelo setor pecuário.

Dados obtidos a partir de índices zootécnicos mostraram que a melhora da dinâmica da microbiota ruminal e a estabilidade metabólica na fermentação podem reduzir em até 36% a emissão animal de gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa por arroba produzida. Ainda, os benefícios em relação à segurança animal e ao meio ambiente podem ir mais além, pois o produto foi projetado estrategicamente para que o mecanismo de ação biológica dos componentes do Fator P sobre a microbiota ruminal pudesse ser diferente dos aditivos convencionais, reduzindo assim as chances de evolução da resistência microbiana, podendo o produto ser utilizado sem restrições.

Neste caso, também, os produtos de origem natural e orgânica tendem a oferecer menores riscos ao meio ambiente, através da rápida degradação e curto tempo de meia vida quando lançados através das fezes dos animais, se tornando, assim, uma prática segura aos animais e humanos, além de ambientalmente correta, por não gerar resíduos contaminantes para o solo e água.

As margens de rentabilidade podem ainda se tornar mais favoráveis e sustentáveis em função da utilização de matérias primas de origem natural e nacional, com maior disponibilidade de obtenção na natureza, uso de fontes renováveis e tendendo ao baixo custo de investimento, se tornando como uma opção mais vantajosa e viável para o pecuarista.

Portanto, a necessidade de aumentar a produtividade do setor pecuário tem exigido cada vez mais o uso de práticas de manejo que tornam o segmento mais rentável. Neste caso, os avanços tecnológicos quando aplicados no campo tem contribuído de maneira favorável para deixar o trabalho do pecuarista mais lucrativo e sustentável. Neste conceito, o Fator P se enquadra como uma opção de aditivo para ruminante bastante promissora e competitiva para mercado, atendendo às necessidades do setor sob o ponto de vista lucrativo e sustentável, oferecendo ao consumidor final um produto com qualidade e segurança.

 

*Luis Eduardo Ferreira é biomédico e doutor em Biotecnologia. Atualmente é analista de Pesquisa e Desenvolvimento do Departamento de PD&I da Premix

Fonte: Ass. de Imprensa

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Vetanco apresenta um dos programas mais completos para redução de antimicrobianos no Sinsui 2022

Este ano, o Sinsui trouxe um novo espaço, disponibilizado às empresas do setor

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Foto: Divulgação

Por mais uma edição, a Vetanco esteve entre os patrocinadores do 14º Simpósio Internacional de Suinocultura – Sinsui 2022, com foco na produção, reprodução e sanidade suína. O evento aconteceu no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre/RS, nos dias 17, 18 e 19 de maio.

“O Sinsui é considerado um dos principais eventos técnicos da suinocultura brasileira. Por ser a primeira edição pós-pandemia, estávamos ansiosos por esse momento, pelos reencontros, pelos conhecimentos compartilhados ao longo da programação”, comenta Thaiza Ribeiro Barbosa, Coordenadora de Território – Suínos da Vetanco.

Este ano, o Sinsui trouxe um novo espaço, disponibilizado às empresas do setor. Através de seu estande, a Vetanco apresentou o Prevention Program, programa focado na redução eficaz de antimicrobianos associado a um programa diferenciado de serviços.

A Vetanco contou com a participação de toda equipe técnico-comercial ao longo do evento. Além disso, oportunizou que clientes estivessem presentes no Sinsui para acompanhar as palestras com especialistas de renome e temas relevantes para a suinocultura.

“Com certeza, o evento atendeu nossas expectativas, reafirmando sua alta qualidade técnica, e também quanto à própria estrutura. Nosso reconhecimento à comissão organizadora do Sinsui”, frisa Felipe Hoffmann Thomas, Coordenador de Território – Suínos.

Fonte: Assessoria
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Ourofino alia inovação e educação com lançamento do iUSE• Saber

O ecossistema conta com trilhas de aprendizado ministrados por grandes nomes do mercado sobre gestão de pessoas, gestão de negócios, competência técnica e cuidados com os pets. Cada material é personalizado e oferecido de acordo com o interesse do visitante.

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Maior indústria farmacêutica veterinária do Brasil, a Ourofino Saúde Animal inova e mais uma vez oferece um produto que conecta inovação e tecnologia à informação de qualidade. Trata-se do ecossistema digital com a plataforma de conhecimento iUSE• Saber, uma ferramenta de aprendizagem contínua e com acesso gratuito. O lançamento no metaverso foi realizado na noite de quinta-feira (20) para toda América Latina e está disponível no canal do YouTube da Ourofino para você reassistir.

CEO da Ourofino, Kleber Gomes: “É só entrar, se cadastrar e começar a usar” – Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural

O ecossistema conta com trilhas de aprendizado ministrados por grandes nomes do mercado sobre gestão de pessoas, gestão de negócios, competência técnica e cuidados com os pets. Cada material é personalizado e oferecido de acordo com o interesse do visitante. “Sempre que a gente pensa em evolução no setor de saúde animal se depara que a educação é uma coisa muito importante. Então a Ourofino sempre busca trazer conhecimento para o campo e também para os nossos clientes de pets. E a gente vê que tem muito para agregar ainda para a melhoria da longevidade e da relação entre pets e seus tutores. Então a educação é um ponto chave e se é chave a gente precisa colaborar”, declarou o CEO da Ourofino, Kleber Gomes.

De acordo com ele, o iUSE• Saber nasceu da busca pelo autodesenvolvimento profissional, um dos pilares da companhia. “Acredito que as pessoas hoje buscam esse conhecimento por si para que possa ter evolução em sua carreira. A ferramenta iUSE• Saber nasceu dessa ideia, de que é necessário educação para os nossos clientes. E a gente fica muito feliz em estar concretizando esse momento, entregando uma ferramenta gratuita em que todos podem se desenvolver e também por contribuir com a educação do país, que tem necessidade de transformação, de melhorias, e a gente está exercendo aqui o nosso papel social como empresa, de ajudar as comunidades onde a gente atua”, ressaltou Gomes.

O iUSE• Saber é direcionado a quem quer investir na carreira, seja estudante, pecuaristas, balconistas, donos de clínicas veterinárias, petshops, médicos-veterinários. “Acreditamos e incentivamos a aprendizagem contínua para a evolução da saúde animal, por isso damos este novo passo na nossa história com esse lançamento. O iUSE• Saber engloba uma série de iniciativas dentro de um ecossistema digital da Ourofino com foco naqueles são a nossa razão de existir, os nossos clientes”, afirmou o CEO da companhia.

A plataforma educacional já está disponível, basta se cadastrar para ter acessos a mais de 50 microlearning. “É só entrar, se cadastrar e começar a usar. O conteúdo é todo gratuito. E começamos com conteúdo relevante, cerca de 80 treinamentos microlearning, que são mais curtos, em vídeo, fácil da pessoa acompanhar em qualquer momento do seu dia. Vamos estar sempre evoluindo essa ferramenta, trazendo cada vez mais e conteúdos exclusivos”, destacou Gomes.

Ao finalizar cada curso, o participante é certificado e ganha ourocons, que são moedas de troca para continuar a jornada de conhecimento na plataforma. “Terminou o treinamento, o sistema já gera o link do certificado e o participante já pode publicar na sua rede social para mostrar que conclui o curso. Prático, rápido e acessível”, enfatiza o CEO da Ourofino.

Fonte: O Presente Rural
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Pescado brasileiro busca espaço no mercado muçulmano

Produtores do Brasil, especialmente do Paraná, começam a visualizar as oportunidades de negócios com produtos halal

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Divulgação - Piscicultura Caxias

Atividade milenar, nascida para subsistência, a piscicultura tem galgado seu caminho rumo à profissionalização para se tornar um mercado tão atrativo comercialmente como outras proteínas animais, como a bovina e a de frango. E, assim como as demais, a piscicultura brasileira visualiza ultrapassar fronteiras rumo a novos mercados, como os países muçulmanos, um dos mais expressivos e potencialmente atraente aos olhos dos produtores brasileiros.

Esse avanço da piscicultura brasileira é comprovado pelos números. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), hoje são mais de um milhão de produtores no país, são gerados cerca de um milhão de empregos diretos e outros dois milhões indiretos e, em 2021, a atividade movimentou R$ 8 bilhões.

Ainda segundo a PeixeBR, dentre as espécies, a tilápia é a mais cultivada no Brasil. No ano passado, foram produzidas 534.005 toneladas, o que representou um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior, colocando a tilápia como responsável por 63,5% da produção nacional de peixes de cultivo. A região Sul é a que se destaca na produção da tilápia, que representa 86% de todos os peixes de cultivo da região.

E na classificação dos produtores de tilápia por estado, o Paraná lidera a produção nacional, com 182 mil toneladas em 2021; São Paulo é o segundo, com produção de 76.140 toneladas; Minas Gerais ocupa a terceira posição, com 47 mil toneladas.

Exportações

Dados da PeixeBR apontam que as exportações da psicultura brasileira totalizaram U$S 20,7 milhões em 2021, um aumento de 78% quando comparado a 2020. A tilápia é a espécie mais exportada, com US$ 18,2 milhões em 2021, o que representa 88% do total. A tilápia também apresentou importante crescimento de 77%, em 2021. Em toneladas, o crescimento foi de 49% de 2021 comparado a 2020. Entre as categorias exportadas, os peixes inteiros congelados apresentaram os maiores volumes, com alta de 390% no comparativo com 2020. Os filés frescos ou refrigerados foram a segunda categoria mais exportada, aumento de 3%. E os filés congelados aumentaram 573% nas exportações.

Produtores do Paraná se preparam para atender mercado halal

O estado líder na produção de tilápia brasileira agora quer levar seus produtos ainda mais longe. Cinco produtores integrantes da Associação dos Produtores dos Lagos do Iguaçu, localizada em Nova Prata do Iguaçu (PR), estão nos trâmites finais para estarem aptos a comercializar com os países muçulmanos.

O fundador da Associação e hoje vice-presidente, Jean Carlo Kuligowski, explica que a união dos produtores, que aconteceu em 2013, até então atendia apenas o mercado interno, mas os planos começaram a ir mais longe. “Começamos a pensar em exportar e vimos que o mercado halal tem bastante potencial para os peixes brasileiros”, explica Jean.

O gerente de produção e projetos da Piscicultura Caxias, Alexandre Marcelo Baumann, explica que, para que esta ideia se solidificasse, um dos integrantes da associação esteve presente da Gulfood 2022, maior evento anual de fornecimento de alimentos e bebidas do mundo, realizada no mês de fevereiro, em Dubai.

“Foi aí que começamos a perceber que o pescado será a próxima proteína em potencial para exportação aos países muçulmanos e isso nos estimulou a buscar a certificação halal”, pontua Alexandre.

Porém, os produtores paranaenses querem elevar o patamar de qualidade e segurança dos peixes brasileiros que irão para outros mercados. Além da certificação halal, que está em processo final pela CDIAL Halal dos cinco produtores e de duas plantas frigoríficas (localizadas nos estados do Paraná e Santa Catarina), a associação está em processo de finalização também da certificação junto ao órgão de defesa sanitária estadual para aprimoramento e realização de adequação de todas as práticas sanitárias que garantem rastreabilidade, controle e manejo de todo o processo produtivo.

“Este é um protocolo sanitário pioneiro na piscicultura do País, que fizemos questão de requisitar para elevarmos o grau de atendimento das boas práticas e, juntamente com o selo halal, garantir segurança da propriedade até o processamento nas plantas frigoríficas para atender a todas as exigências do mercado muçulmano”, completa Alexandre.

O presidente da Associação e proprietário da Alpha Fish, Gilson Tedesco, depois de uma longa experiência profissional na área de tecnologia, decidiu, no ano passado, iniciar as atividades da empresa na área de produção de tilápias em tanques-rede no município de São Jorge, localizada a 150 quilômetros de Cascavel. “Um dos grandes desafios da piscicultura brasileira é que muitos produtores ainda caminham para um processo de profissionalização. E eu fiz diferente: eu já comecei com uma empresa e me preocupo com a gestão do negócio, tanto com a seleção dos profissionais para atuarem na empresa, como na busca de novas tecnologias e melhoramento genético que possam, além de melhorar a qualidade, baratear os custos de produção e o valor do produto para o Brasil e para o mundo”, explica Tedesco.

E já visualiza as oportunidades no mercado halal. “Um fornecedor esteve na Gulfood e nos passou as grandes possibilidades daquele mercado, por isso estamos caminhando nesse processo de certificação para que nosso produto atenda a este mercado”.

“O Brasil tem potencial e oportunidade para abastecer o mercado muçulmano, que está ávido por nossos peixes, como a Jordânia, por exemplo, que demonstrou interesse por todas as espécies de peixes brasileiros. E este é um mercado gigantesco: são mais de 200 milhões de pessoas que residem nos 22 países que compõem a Liga Árabe. Temos quem quer vender e aqueles que querem comprar, então temos um enorme potencial e a certificação halal é o caminho para quem deseja ingressar neste mercado”, explica diretor de Operações da CDIAL Halal, Ahmad Saifi.

Fonte: Ass. de imprensa
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