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Pecuária brasileira investe em parcerias e processos socioambientais para atender as novas demandas de mercado

Segundo o engenheiro agrônomo Francisco Beduschi Neto, líder da NWF no Brasil, o trabalho realizado com os frigoríficos pode ser feito tanto no bioma Amazônia como no Cerrado.

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Foto: Arquivo/OP Rural

A articulação entre todos atores da cadeia da pecuária é fundamental para atender as novas demandas do mercado consumidor e investidor, que exigem produtos com menor impacto socioambiental e produzidos com boas práticas. Nesse sentido, no Workshop – NWF e Frigoríficos Parceiros, promovido pela National Wildlife Federation (NWF), foi possível constatar que o fechamento de parcerias estratégicas é fundamental para conquistar resultados positivos na produção sustentável da pecuária nacional.

“A questão socioambiental é bastante sensível, podendo trazer uma série impactos para a operação de uma empresa. Por isso, é importante realizar um diagnóstico completo da situação, a fim de ter um volume de informação mais consolidado no momento da ação”, disse Jackson Graf, diretor de Sustentabilidade da Frialto.

Segundo Graf, a parceria estabelecida com a NWF os fez superar os obstáculos com a cadeia dos fornecedores diretos, ao realizar um diagnóstico e uma análise dos processos e das ferramentas utilizadas. Com isso, o frigorífico identificou os pontos fracos da operação, aprimorou seus processos de monitoramento socioambiental na cadeia de fornecimento, e os resultados junto a esses fornecedores têm sido positivos, conforme demonstrado pelas auditorias do TAC da Carne realizadas pelo MPF-MT.

Resolvido esse desafio, a Frialto iniciou um projeto piloto com os fornecedores indiretos, e já conversou com os produtores mais relevantes que aceitaram participar dessa iniciativa. “A parceria com a NWF traz resultados muito bons”, pontou Graf, que acrescentou que a confidencialidade das informações e a confiabilidade do trabalho são duas características dessa parceria.

Sandra Catchpole, coordenadora de Sustentabilidade da Masterboi, contou no Workshop que a parceria com a NWF trouxe excelentes resultados, com 20 novas parcerias e o engajamento do time de compra de gado do frigorífico. “Ao mostrar o impacto positivo da ferramenta Visipec para toda a cadeia, houve uma adesão excepcional de todos os envolvidos”, afirmou. A Visipec é a ferramenta desenvolvida pela NWF e parceiros para auxiliar os frigoríficos na ampliação do monitoramento da cadeia de fornecimento e engajamento de produtores.

Para ela, o sucesso da parceria veio pelo treinamento realizado com o time de compra de gado da Masterboi, pela expertise da equipe da NWF que conseguiu ajudar os fornecedores a compreenderem as novas demandas do mercado e, sobretudo, a confiança entre todos os participantes. “A resiliência de nossos times transformou a relação com os fornecedores, alcançando uma cooperação mútua”, explicou.

A parceria com a NWF trouxe ainda benefícios como os diagnósticos de análises da cadeia de fornecimento; a diminuição de riscos na compra do gado que não atende aos acordos assinados pelo frigorífico; uma melhor comunicação com seus fornecedores; a possibilidade de identificar irregularidades; e a categorização dos casos com situações em desacordo com as boas práticas recomendadas pelo Grupo de Trabalho de Fornecedores Indiretos (GTFI). Estão sendo preparados ainda relatórios com recomendações aos pecuaristas com orientações para sanar as irregularidades. Outra possibilidade será a realização de futuras parcerias com o varejo.

Na avaliação de Catchpole, quanto mais rápido realizar um diagnóstico, mais tempo para fazer uma análise a fim de atuar de forma assertiva no aprimoramento dos processos e nas correções de problemas. A seu ver, outro ponto positivo é a disseminação da cultura de boas práticas para o mercado.

Segundo o engenheiro agrônomo Francisco Beduschi Neto, líder da NWF no Brasil, o trabalho realizado com os frigoríficos pode ser feito tanto no bioma Amazônia como no Cerrado. “Nosso objetivo é contribuir para que a cadeia da carne brasileira atenda as novas demandas do mercado nacional e internacional, então, nosso papel é fazer essa ponte entre a indústria, os representantes do varejo e os produtores rurais e estabelecer um diálogo sobre essas exigências, nivelando o conhecimento de todos e construindo soluções para o desenvolvimento da pecuária sustentável”.

Fonte: Ascom

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Derivados lácteos sobem em outubro, mas mercado prevê quedas no trimestre

OCB aponta que, em outubro, os preços médios do leite UHT e do queijo muçarela negociados entre indústrias e canais de distribuição em São Paulo registraram ligeiras altas de 0,66% e de 0,59% frente a setembro/24.

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Fotos: Divulgação/Arquivo OPR

Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre

A pesquisa do Cepea mostra que, em setembro, a “Média Brasil” fechou a R$ 2,8657/litro, 3,3% acima da do mês anterior e 33,8% maior que a registrada em setembro/23, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de setembro). O movimento de alta, contudo, parece ter terminado. Pesquisas ainda em andamento do Cepea indicam que, em outubro, a Média Brasil pode recuar cerca de 2%.

Derivados registram pequenas valorizações em outubro

Pesquisa realizada pelo Cepea em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) aponta que, em outubro, os preços médios do leite UHT e do queijo muçarela negociados entre indústrias e canais de distribuição em São Paulo registraram ligeiras altas de 0,66% e de 0,59% frente a setembro/24, chegando a R$ 4,74/l e a R$ 33,26/kg, respectivamente. No caso do leite em pó (400g), a valorização foi de 4,32%, com média de R$ 31,49/kg. Na comparação com o mesmo período de 2023, os aumentos nos valores foram de 18,15% para o UHT, de 21,95% para a muçarela e de 12,31% para o leite em pó na mesma ordem, em termos reais (os dados foram deflacionados pelo IPCA de out/24).

Exportações recuam expressivos 66%, enquanto importações seguem em alta

Em outubro, as importações brasileiras de lácteos cresceram 11,6% em relação ao mês anterior; frente ao mesmo período do ano passado (outubro/23), o aumento foi de 7,43%. As exportações, por sua vez, caíram expressivos 65,91% no comparativo mensal e 46,6% no anual.

Custos com nutrição animal sobem em outubro

O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira subiu 2,03% em outubro na “média Brasil” (BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS), puxado sobretudo pelo aumento dos custos com nutrição animal. Com o resultado, o COE, que vinha registrando estabilidade na parcial do ano, passou a acumular alta de 1,97%.

Fonte: Assessoria Cepea
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Bovinos / Grãos / Máquinas Protecionismo econômico

O produtor rural brasileiro está cansado de ser tratado com desrespeito

CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard afirma que a rede vai deixar de comercializar carnes oriundas do Mercosul pois os produtos sul-americanos não cumprem as exigências e normas sanitárias.

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Foto e texto: O Presente Rural

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), entidade representativa, sem fins lucrativos, emite nota oficial para rebater declarações do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard. Nas suas recentes declarações o CEO afirma que a rede vai deixar de comercializar carnes oriundas do Mercosul pois os produtos sul-americanos não cumprem as exigências e normas sanitárias .

Veja abaixo, na integra, o que diz a nota:

O produtor rural brasileiro está cansado de ser tratado com desrespeito aqui dentro e mundo afora.

O protecionismo econômico de muitos países se traveste de protecionismo ambiental criando barreiras fantasmas para tentar reduzir nossa capacidade produtiva e cada vez mais os preços de nossos produtos.

Todos sabem que é difícil competir com o produtor rural brasileiro em eficiência. Também sabem da necessidade cada vez maior de adquirirem nossos produtos pois além de alimentar sua população ainda conseguem controlar preços da produção local.

A solução encontrada por esses países principalmente a UE e nitidamente a França, foi criar a “Lei Antidesmatamento” para nos impor regras que estão acima do nosso Código Florestal. Ora se temos uma lei, que é a mais rigorosa do mundo e a cumprimos à risca qual o motivo de tanto teatro? A resposta é que a incapacidade de produzir alimentos em quantidade suficiente e a também incapacidade de lidar com seus produtores faz com que joguem o problema para nós.

Outra questão: Por que simplesmente não param de comprar da gente já que somos tão destrutivos assim? Porque precisam muito dos nossos produtos mas querem de graça. Querem que a gente negocie de joelhos com eles. Sempre em desvantagem. Isso é uma afronta também à soberania nacional.

O senador Zequinha Marinho do Podemos do Pará, membro da FPA, tem um projeto de lei (PL 2088/2023) de reciprocidade ambiental que torna obrigatório o cumprimento de padrões ambientais compatíveis aos do Brasil por países que comercializem bens e produtos no mercado brasileiro.

Esse PL tem todo nosso apoio porque é justo e recíproco, que em resumo significa “da mesma maneira”. Os recentes casos da Danone e do Carrefour, empresas coincidentemente de origem francesa são sintomáticos e confirmam essa tendência das grandes empresas de jogar para a plateia em seus países- sede enquanto enviam cartas inócuas de desculpas para suas filiais principalmente ao Brasil.

A Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), Estado com maior rebanho bovino do País e um dos que mais exporta, repudia toda essa forma de negociação desleal e está disposta a defender a ideia da suspensão do fornecimento de animais para o abate de frigoríficos que vendam para essas empresas.

Chega de hipocrisia no mercado, principalmente pela França, um país que sempre foi nosso parceiro comercial, vendendo desde queijos, carros e até aviões para o Brasil e nos trata como moleques.

Nós como consumidores de muitos produtos franceses devemos começar a repensar nossos hábitos de consumo e escolher melhor nossos parceiros.
Com toda nossa indignação.

Oswaldo Pereira Ribeiro Junior
Presidente da Acrimat

Fonte: O Presente Rural com informações de assessoria
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Queijo paranaense produzido na região Oeste está entre os nove melhores do mundo

Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também ganhou título de melhor queijo latino americano no World Cheese Awards.

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Foto: Biopark

Um queijo fino produzido no Oeste do Paraná ficou entre os nove melhores do mundo (super ouro) e recebeu o título de melhor da América Latina no concurso World Cheese Awards, realizado em Portugal. Ele concorreu com 4.784 tipos de queijos de 47 países. O Passionata é produzido no Biopark, em Toledo. Também produzidos no parque tecnológico, o Láurea ficou com a prata e o Entardecer d´Oeste com o bronze.

Foto: Gilson Abreu

As três especialidades de queijo apresentadas no World Cheese Awards foram desenvolvidas no laboratório de queijos finos e serão fabricadas e comercializadas pela queijaria Flor da Terra. O projeto de queijos finos do Biopark é realizado em parceria com o Biopark Educação, existe há cinco anos e foi criado com a intenção de melhorar o valor agregado do leite para pequenos e médios produtores.

“A transferência da tecnologia é totalmente gratuita e essa premiação mostra como podemos produzir queijos finos com muita qualidade aqui em Toledo”, disse uma das fundadoras do Biopark, Carmen Donaduzzi.

“Os queijos finos que trouxemos para essa competição se destacam pelas cores vibrantes, sabores marcantes e aparências únicas, além das inovações no processo produtivo, que conferem um diferencial sensorial incrível”, destacou o pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, Kennidy Bortoli. “A competição toda foi muito emocionante, saber que estamos entre os nove melhores queijos do mundo, melhor da América Latina, mostra que estamos no caminho certo”.

O Paraná produz 12 milhões de litros por dia, a maioria vem de pequenos e médios produtores. Atualmente 22 pequenos e médios produtores de leite fazem parte do projeto no Oeste do Estado, produzindo 26 especialidades de queijo fino. Além disso, no decorrer de 2024, 98 pessoas já participaram dos cursos organizados pelo Biopark Educação.

Neste ano, foram introduzidas cinco novas especialidades para os produtores vinculados ao projeto de queijos finos: tipo Bel Paese, Cheddar Inglês, Emmental, Abondance e Jack Joss.

“O projeto é gratuito, e o único custo para o produtor é a adaptação ou construção do espaço de produção, quando necessário”, explicou Kennidy. “Toda a assessoria é oferecida pelo Biopark e pelo Biopark Educação, em parceria com o Sebrae, IDR-PR e Sistema Faep/Senar, que apoiam com capacitação e desenvolvimento. A orientação cobre desde a avaliação da qualidade do leite até embalagem, divulgação e comercialização do produto”.

Foto: Divulfgação/Arquivo OPR

A qualidade do leite é analisada no laboratório do parque e, conforme as características encontradas no leite, são sugeridas de três a quatro tecnologias de fabricação de queijos que foram previamente desenvolvidas no laboratório com leite com características semelhantes. O produtor então escolhe a que mais se identifica para iniciar a produção.

Concursos estaduais

Para valorizar a produção de queijos, vão iniciar em breve as inscrições para a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, que conta com apoio do Governo do Paraná. As inscrições serão abertas em 1º de dezembro de 2024, e a premiação acontece em 30 de maio de 2025. A expectativa é de que haja mais de 600 produtos inscritos, superando a edição anterior, que teve 450 participantes. O regulamento pode ser acessado aqui. O objetivo é divulgar e valorizar os derivados lácteos produzidos no Estado.

O Governo do Paraná também apoia o Conecta Queijos, evento voltado a produtores da região Oeste. Ele é organizado em parceria pelo o IDR-Paran

Fonte: AEN-PR
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