Notícias Preparativos
Parque da Expodireto Cotrijal já está movimentado
Construção de estandes fixos, paisagismo e cuidados com as vitrines de cultivares são as principais atividades em andamento

Faltam menos de dois meses para a Expodireto Cotrijal e a movimentação já está intensa no parque. São mais de 130 hectares que precisam estar prontos para a feira que será realizada de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque (RS).
“Os preparativos para a feira estão a todo o vapor, a tendência agora é eles se intensificarem até chegar ao ápice em fevereiro com a entrada dos expositores para montagem e organização dos estandes. Agora estamos na fase de manutenção de toda a estrutura do parque, com atenção especial as plantas e gramados que compõe a ornamentação da feira” explica o gerente da Expodireto Cotrijal, Luciano de Moraes.

Foto: Divulgação/Cotrijal
São milhares de flores permanentes e plantas ornamentais nos diversos canteiros que embelezam o parque da Expodireto Cotrijal. O paisagismo da feira é realizado pela produtora Anegrid Lucila dos Santos, associada a unidade da Cotrijal em Santo Antônio do Planalto. Para a edição de 2024 está previsto o uso de mais de nove mil caixas de flores de época além da vegetação permanente.
O gerente também destaca a construção do novo estacionamento da feira, ampliação que adicionará mais 2 mil vagas para carros e motos durante o evento. O espaço está sendo preparado na lateral do parque, à direita da RS-142, para quem realiza o trajeto no sentido de Victor Graeff a Não-Me-Toque. Assim, o total de estacionamento na feira passa a ser de mais de 11 mil veículos.
Fortalecendo parcerias
Outra novidade para a edição 2024 é um novo estande fixo que está sendo construído pelo Banco do Brasil, parceiro de longa data da feira. No ano passado o banco utilizou uma estrutura de contêineres, com uma proposta mais dinâmica. Agora, com um estande fixo, a expectativa da instituição é poder realizar eventos ao longo do ano, ampliando as oportunidades de uso do espaço para se conectar com o público agro.

Foto: Divulgação/Cotrijal
“A casa BB Cotrijal representa a consolidação e a valorização da parceria entre o Banco do Brasil e a Cotrijal. Ter um espaço permanente fortalece ainda mais o nosso compromisso de apoiar o agronegócio na região, bem como participar ativamente da organização de umas das maiores feiras agropecuárias do país”, afirma Jayme Junior, diretor de Agronegócios do Banco do Brasil.
Dessa forma, além das estruturas da Cotrijal – organizadora da feira – o parque conta com sete construções permanentes, utilizadas pelo Banco do Brasil, Correio do Povo, CCGL, Emater, RBS, Sicredi e Ocergs.
A entidade representativa das cooperativas gaúchas, Ocergs também aproveita o período para a reformulação de seu espaço. “Queremos entregar um trabalho de qualidade com a reestruturação da nossa casa na Expodireto, ainda melhor do que realizamos na Expointer. Uma vez que a nossa casa é uma forma de nos aproximarmos das cooperativas e de seus associados. Além disso, já temos uma série de eventos programados para o nosso espaço e estamos com expectativas muito positiva nas relações que poderemos construir durante a feira”, afirma o presidente da Ocergs, Darci Hartmann.
Vitrines vegetais
Seguem os cuidados com as parcelas de soja e milho que compõe os estandes das empresas da área de produção vegetal. A semeadura ocorreu entre o final de outubro e início de novembro, e agora estão sendo realizados os manejos da vitrine tecnológica.
O estande da Cotrijal, por exemplo, conta com mais de 280 metros quadrados de parcelas, com o total de 13 cultivares de soja que serão expostas durante a feira. A semeadura foi realizada no dia 6 de novembro pela equipe da Área de Pesquisa e Validação da cooperativa, que também cuida dos tratos culturais. A proposta das parcelas é apresentar na prática os ciclos e as tecnologias que os produtores podem aplicar em suas lavouras.

Notícias
Polícia Civil vai estar no parque do Show Rural Coopavel para orientar sobre uso de drones
Para voos sobre a área do parque do evento é necessária autorização do Decea, órgão controlador do tráfego aéreo.

A Polícia Civil do Paraná, com base em orientações e regulamentações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), estará durante o 38º Show Rural Coopavel, em Cascavel, para atender a imprensa e outros profissionais que desejarem se utilizar de drones para filmagens e fotografias. A equipe da Polícia ficará no parque de segunda a sexta-feira, 09 a 13 de fevereiro, e atenderá em um micro-ônibus da corporação.
Para voos sobre a área do parque do Show Rural é necessária autorização do Decea, órgão controlador do tráfego aéreo. O uso de drones poderá ocorrer somente depois de consulta prévia à Polícia Civil e do recebimento de autorização, comenta o delegado Luiz Carlos de Oliveira. Estará sujeito a penalidades, como a responder a processo criminal e ter o equipamento apreendido, quem não observar cuidadosamente as determinações.
O coordenador geral do Show Rural, Rogério Rizzardi, informa que a preocupação é com a segurança das pessoas em visita ao parque. Por isso, de acordo com ele, todas as regras e orientações quanto à utilização desses equipamentos para a captação de imagens e fotografias devem ser atentamente observadas e respeitadas.
Obrigações
Os documentos e autorizações obrigatórias para voos com drones no Show Rural Coopavel são os que seguem:
1- Manual de voo
2- Documento de Avaliação de Risco
3- Cadastro na Anac – (sistemas.anac.gov.br)
4- Apólice de Seguros contra terceiros
6- Homologação do drone na Anatel
7- Documentos de identificação do piloto maior que 18 anos (RG)
8- Autorização dos frequentadores caso queira sobrevoá-los
Notícias
Ágide Eduardo Meneguette assume coordenação do G7
Nova liderança foi escolhida pelas entidades que atuam, de forma conjunta, na defesa dos interesses dos setores produtivos.

O G7, fórum que reúne as sete principais entidades representativas dos setores produtivos do Paraná, passou a ter nova coordenação. Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema Faep, assumiu o comando do grupo para o mandato de 2026 a 2027, sucedendo Sérgio Malucelli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar). “É uma honra assumir essa responsabilidade. Vamos trabalhar para fortalecer o G7 e reforçar a união entre as entidades, que fazem parte desse grupo tão importante para o Paraná”, ressaltou.

“Vamos dar continuidade ao trabalho de articulação em prol do desenvolvimento do Estado, focando em pautas estruturantes para a melhoria do setor produtivo”
“O G7 trabalha focado no desenvolvimento do setor produtivo paranaense, estando atento às demandas, necessidades e oportunidades. Para que isso possa se transformar em ações concretas, o papel do coordenador é de extrema importância, especialmente no que diz respeito a criar pontes, facilitar o diálogo e tomar decisões em conjunto. Essas características, Ágide Eduardo tem de sobra, como demonstrado no trabalho à frente do Sistema Faep. Tenho certeza de que levará todo esse entusiasmo para o G7”, enalteceu Malucelli.
A escolha de Meneguette para o cargo foi aclamada pelos demais líderes do setor, refletindo a confiança em sua capacidade de conduzir a agenda estratégica do grupo. O novo coordenador tem objetivos claros para sua gestão. “Vamos dar continuidade ao trabalho de articulação em prol do desenvolvimento do Estado, focando em pautas estruturantes para a melhoria do setor produtivo. Para isso, é fundamental uma atuação estratégica e articulada com os governos estadual e federal, convertendo propostas e projetos em políticas públicas eficazes que gerem avanços reais”, salientou Meneguette.
Com atuação conjunta, o G7 é um fórum decisivo para a defesa de interesses econômicos, de infraestrutura e de competitividade, exercendo influência direta na formulação de políticas públicas no Estado.
Sobre o G7
O G7 é formado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).
Empresas Desempenho
C.Vale reúne associados para apresentar resultados e estratégias em Assembleia Geral Ordinária
Cooperativa vai apresentar aos associados os resultados de 2025 e os investimentos previstos para 2026

A Cooperativa Agroindustrial C.Vale realiza, na próxima sexta-feira, 6 de fevereiro, a 59ª Assembleia Geral Ordinária (AGO). O encontro acontece a partir das 14 horas, no salão principal da Asfuca, em Palotina (PR), e será conduzido pelo presidente do Conselho de Administração, Alfredo Lang.
Durante a assembleia, a diretoria apresentará aos associados o relatório de desempenho da cooperativa referente ao exercício de 2025, com destaque para os resultados econômicos, financeiros e operacionais do período.
Em miniassembleia realizada no dia 30 de janeiro, Lang já havia antecipado que, mesmo diante de fatores adversos ao longo do ano, a C.Vale conseguiu ampliar o faturamento, além de registrar crescimento nas sobras e nos benefícios destinados aos cooperados.
Segundo o presidente, o desempenho obtido em 2025 “mantém a boa saúde financeira e a eficiência operacional da C.Vale”, reforçando a solidez do modelo cooperativista adotado pela instituição.
Lang também adiantou que, ao longo de 2026, a cooperativa deverá realizar novos investimentos, com foco na modernização e melhoria das unidades de recebimento de grãos, visando ampliar a eficiência logística e o atendimento aos associados.
Além do presidente, participaram da miniassembleia o vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron, o secretário do Conselho de Administração, Walter Dal’Boit, e o diretor-executivo (CEO), Édio Schreiner.




