Notícias
Parlamentos sul-americanos se unem na Argentina em defesa do agro da América do Sul
Lideranças reforçam papel estratégico do Brasil no fortalecimento do setor agropecuário para enfrentar barreiras comerciais.

A 2ª Cúpula Agro Global Sul-Americana está em andamento em Buenos Aires, Argentina, reunindo parlamentares da América do Sul para discutir os desafios e oportunidades do setor agropecuário. Na quarta-feira (23), o evento contou com painéis sobre temas como segurança alimentar, sustentabilidade, comércio global e infraestrutura para o agro. A programação segue até esta quinta-feira (24), com mais debates e a participação de representantes do Congresso Nacional Argentino.
Organizada pelo Instituto Barbechando, com apoio do Instituto Pensar Agropecuário (IPA), a Cúpula tem como foco o fortalecimento da integração entre os parlamentos do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Peru. O objetivo é promover uma atuação coordenada em prol do desenvolvimento sustentável e da competitividade agropecuária sul-americana.
A programação do evento contempla quatro painéis temáticos: segurança alimentar, sustentabilidade e desigualdade tecnológica; comércio global e barreiras ao agro; infraestrutura e conectividade para o campo; e o papel dos parlamentos na formulação de políticas públicas eficazes para o setor.
Durante os debates, o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), destacou a importância da união regional para enfrentar os desafios comuns ao agro. “É a junção dos parlamentos e das entidades representativas do agro em toda a América do Sul. Estamos aqui para discutir nossas convergências, superar narrativas equivocadas e mostrar que temos soluções reais para o desenvolvimento sustentável e produtivo da região”, afirmou.
Lupion também ressaltou o papel do Brasil na liderança desse processo. “O mundo olha para o agro brasileiro com atenção. Nossa responsabilidade é gigante, e eventos como este mostram que estamos dispostos a liderar com diálogo, com base técnica e com respeito às particularidades de cada país.” Segundo ele, a Cúpula também reforça a necessidade de união para combater barreiras ideológicas e comerciais. “Temos que construir pontes com nossos vizinhos e resistir, juntos, a imposições externas que não respeitam a realidade do campo sul-americano.”
No mesmo sentido, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da FPA no Senado, ressaltou a importância do diálogo entre os países sul-americanos. “Hoje tivemos muitas falas interessantes, troca de ideias e avanços em conclusões sobre problemas convergentes da agropecuária em nosso continente. O mais importante é que estamos construindo pontes entre os parlamentos e as entidades privadas do setor produtivo, com foco na segurança alimentar, sustentabilidade e fortalecimento da nossa representatividade frente a barreiras internacionais,” disse a senadora reforçando que “a integração é fundamental para enfrentarmos os desafios geopolíticos e ambientais que afetam o agro sul-americano”, declarou.
O senador Jorge Seif (PL-SC) também celebrou a iniciativa e reforçou a importância de uma atuação conjunta. “Apesar de termos interesses específicos, há muito que nos une. Precisamos nos proteger com legislações conjuntas contra barreiras impostas por outros blocos econômicos. Nosso adversário não está aqui, entre nós. Nosso desafio está nos entraves que vêm de fora, travestidos de ambientalismo seletivo e protecionismo disfarçado de preocupação com a sustentabilidade,” disse.
Cooperação regional

“Quando o agro fala com uma só voz no continente, mostramos força. Temos que ser mais estratégicos, mais propositivos e mais firmes nas negociações internacionais. Esta cúpula é o início de algo maior: uma diplomacia agropecuária sul-americana,” completou Seif.
Para o senador Marcos Rogério (PL-RO), o momento é propício à construção de pontes entre os países. “É hora de derrubar muros e ampliar a cooperação regional. A América do Sul tem uma capacidade produtiva extraordinária, e eventos como esse nos ajudam a construir um comércio mais forte e justo para o agronegócio”, disse.
Já o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) defendeu que os países atuem como um bloco coeso, com uma agenda comum e embasada em dados concretos. “É fundamental que trabalhemos com a verdade dos fatos e os números da realidade, para enfrentar as barreiras comerciais e reconhecer os casos de sucesso que podem inspirar toda a região”, enfatizou.
Vozes da FPA
A deputada Coronel Fernanda (PL-MT), que coordena a Comissão de Política de Abastecimento da FPA, destacou o papel de liderança do Brasil no evento. “A união tem sido a maior força dentro do Congresso Nacional. E vamos continuar nesse trabalho porque, como eu falo, no Mato Grosso, o agro é vida, o agro é pop e é o agro que tem feito o nosso estado crescer. E da mesma forma, é o agro que tem feito o Brasil despontar mundo afora.”
O deputado Evair de Melo (PP-ES) que também participa da comitiva da FPA reforçou a importância da integração regional dos parlamentos e das frentes parlamentares agropecuárias da Colômbia, do Peru, do Chile, do Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil. “Falamos aqui da importância da mobilização do setor produtivo para que cada dia a mais possamos ter parlamentares comprometidos com o setor. Contamos a nossa experiência do Espírito Santo e, com certeza, com esse aprendizado, retornaremos ao Brasil e caminharemos em bloco para enfrentar esse desafio global,” destacou.
Já o senador Jaime Bagatoli (PL-RO) enfatizou os pontos em comum entre os países. “Temos desafios não só da comercialização, mas também da produção. A importância da nossa FPA e dos institutos que temos hoje no Brasil — e que já estão sendo implementados em outros países da América Latina — é enorme. Assim podemos ajudar o agronegócio não só do Brasil, mas da América Latina a se fortalecer no cenário global. Estamos juntos!,” finalizou Bagatoli.
A 2ª Cúpula AgroGlobal se consolida como o principal fórum de articulação entre o setor produtivo e os legisladores da América do Sul. Estão presentes uma comitiva de treze parlamentares da FPA, entre eles, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), os senadores Jaime Bagattoli (PL-RO), Jorge Seif (PL-SC), Marcos Rogério (PL-RO) e Zequinha Marinho (Podemos-PA), além das deputadas federais Coronel Fernanda (PL-MT), Daniela Reinehr (PL-SC), Ana Paula Leão (PP-MG), Roberta Roma (PL-BA) e os deputados federais Evair de Melo (PP-ES) e Alceu Moreira (MDB-RS). Também participam Tania Zanella, presidente do IPA, e o vice-presidente do IPA, Sergio Luis Bortolozzo.

Notícias
Espaço Impulso cresce e potencializa geração de negócios no agro
Hub ampliado promove rodadas de negócios, painéis temáticos e aproxima produtores de tecnologias que aumentam competitividade.

O primeiro dia do Show Rural Coopavel também foi marcado pela inauguração da nova estrutura do Espaço Impulso, hub de inovação do agronegócio desenvolvido em parceria entre o Itaipu Parquetec e a Coopavel. O espaço foi ampliado e passou a contar com cerca de 900 metros quadrados, quase o dobro da área anterior.
A nova estrutura reúne 10 salas equipadas, arena climatizada com capacidade para 180 pessoas, sala memorial institucional, ambientes para reuniões, infraestrutura de tecnologia da informação e áreas voltadas à geração de negócios e inovação aberta.
Segundo o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o espaço fortalece o papel do Show Rural como ambiente de integração entre tecnologia e produção. Ele destacou que a iniciativa aproxima produtores de soluções que podem contribuir para aumentar a eficiência, reduzir custos e ampliar a competitividade do setor.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, afirmou que a parceria entre a Coopavel e o Itaipu Parquetec busca incentivar o desenvolvimento por meio da inovação. Ele também lembrou que a Itaipu realiza investimentos em 434 municípios de sua área de atuação, com foco no desenvolvimento regional, inclusão produtiva e sustentabilidade.
Para o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, a ampliação do espaço amplia a capacidade de o agronegócio incorporar novas tecnologias e gerar valor para o setor.
A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, ressaltou que a inovação contribui para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, especialmente da agricultura familiar, ao ampliar o acesso a tecnologias e oportunidades de geração de renda.
O crescimento do Espaço Impulso acompanha a evolução do hub nos últimos anos. Em 2025, o espaço encerrou o ano com 34 parceiros ativos, incluindo nove empresas âncoras e 17 startups, além de registrar aumento de 60% na receita.
Durante o Show Rural Coopavel, a estrutura receberá painéis temáticos, encontros institucionais, rodadas de negócios e agendas com parceiros e imprensa, com foco na troca de conhecimento e na geração de oportunidades para o agronegócio.
Notícias
Interesse por inovação leva mais de 60 mil visitantes ao primeiro dia do Show Rural
Evento segue até sexta-feira com entrada e estacionamento gratuitos e foco em tecnologia para aumento da produtividade.

A 38ª edição do Show Rural Coopavel registrou novo recorde de público para uma segunda-feira. Neste dia 09, 61.090 pessoas estiveram em Cascavel para acompanhar as novidades apresentadas pelos 600 expositores do Brasil e exterior.
O número é maior que o registrado no primeiro dia do evento do ano passado, quando o parque recebeu 56.510 visitantes. A diferença é de 4.580 pessoas. Criado como um dia de campo em 1989, o Show Rural cresceu e se transformou em um dos principais eventos técnicos do agronegócio mundial.
As visitas seguem ainda até sexta-feira, 13, das 7h às 18h. Acesso gratuito ao parque e ao uso de vagas de estacionamento estão entre os diferenciais da mostra de tecnologia, que se destaca pela qualidade das inovações apresentadas. “Estamos muito felizes com esse resultado deste primeiro dia, que demonstra o grande interesse dos produtores rurais em conhecer novidades desenvolvidas para que eles produzam mais, com custos menores e atentos aos critérios da sustentabilidade”, comenta o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Notícias
Programa Carne Angus Certificada leva tecnologia e degustações ao Show Rural 2026
Agenda inclui desossa ao vivo, apresentações técnicas, exposição de animais e degustação de pratos preparados com carne Angus.

O Programa Carne Angus Certificada realiza, durante o Show Rural Coopavel 2026, uma demonstração prática de desossa técnica no estande da raça, localizado no Pavilhão B do Parque Tecnológico da Coopavel, em Cascavel (PR). A atividade está marcada para o dia 11 de fevereiro, às 12h30, e é promovida em parceria com a empresa Padrão Beef.
A apresentação será conduzida pelo especialista Maicon Moraes e vai demonstrar o aproveitamento das carcaças Angus no processo industrial, destacando o trabalho de refile e o acabamento dos cortes que recebem o selo do programa.
De acordo com o gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Maychel Borges, a ação busca apresentar ao público o padrão produtivo da carne Angus, desde a genética dos animais até o processamento nos frigoríficos. Segundo ele, a qualidade genética da raça contribui para maior rendimento no abate, fator que pode aumentar a rentabilidade na indústria e valorizar o produto no campo.
A participação da raça Angus integra a programação do Show Rural Coopavel, realizado de 9 a 13 de fevereiro, e inclui ainda atividades voltadas a produtores, parceiros e visitantes. Entre as ações previstas estão debates técnicos, demonstrações com animais e degustações de produtos elaborados com carne Angus Certificada.
Entre os pratos que serão apresentados está o hambúrguer Angus Certificado produzido pela Padrão Beef. O presidente da cooperativa, Lindonez Rizzotto, destacou que a programação também busca mostrar características da raça, como o padrão genético e a qualidade da carne produzida no Brasil.
Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, a presença da entidade na feira reforça a relação com produtores da região e com o mercado consumidor. Ele ressalta que o Paraná tem forte participação na produção de carne Angus e que o evento aproxima a associação dos pecuaristas e das empresas do setor.
Programação no estande Angus – Show Rural Coopavel 2026
Terça-feira (10)
10h e 15h – Degustação de almôndegas Angus Certificadas defumadas à parmegiana, com Peter Lampert
11h30 às 15h – Ação de tiro ao alvo com novilho Angus de metal
Quarta-feira (11)
11h30 – Degustação de cortes premium Angus Certificado na parrilla, com Maicon Moraes
12h30 – Demonstração de desossa ao vivo
Quinta-feira (12)
10h e 15h – Degustação de sanduíche de pescoço Angus Certificado defumado com molho especial do chef Jostão BBQ
11h30 às 15h – Ação expositiva com touro Angus
Sexta-feira (13)
10h e 15h – Degustação de hambúrguer Angus Certificado defumado com cheddar e maionese do chef, com Arthur e Juliana



