Notícias Espaço Impulso
Parceria Show Rural e Itaipu Parquetec impulsiona inovação no agronegócio
Iniciativa une a expertise em tecnologia e pesquisa avançada do Itaipu Parquetec, o conhecimento aprofundado da Coopavel no agronegócio e a vasta experiência do Show Rural em eventos de grande porte.

Durante o Show Rural Coopavel 2025, que ocorrerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro, em Cascavel (PR), o Espaço Impulso será palco de uma programação ampla e inovadora. O Espaço, fruto de uma colaboração entre o Itaipu Parquetec, a Coopavel e o Show Rural Coopavel, consolida-se como uma plataforma essencial para a inovação e o desenvolvimento sustentável no setor agrícola. A iniciativa une a expertise em tecnologia e pesquisa avançada do Itaipu Parquetec, o conhecimento aprofundado da Coopavel no agronegócio e a vasta experiência do Show Rural em eventos de grande porte, formando um ecossistema propício para a criação de soluções disruptivas para o campo.

Na abertura do evento, será lançado o Hackathon Fruit Cultura, uma iniciativa inédita no Hub Espaço Impulso. Como parte do esforço para fomentar inovação e competitividade no setor, o hackathon reunirá ideias e soluções voltadas à agricultura de frutas, à industrialização de produtos derivados e à exportação em escala global. O evento visa destacar o potencial tecnológico e econômico da fruticultura, oferecendo um espaço para a colaboração e o desenvolvimento de projetos de impacto.
Além disso, será divulgado o projeto de ampliação do Espaço Impulso, que passará por uma significativa expansão. Durante o evento, será apresentada a planta baixa do novo projeto, que prevê um espaço ainda mais amplo e moderno para acolher iniciativas inovadoras e facilitar a interação entre os participantes.
Já entre os temas apresentados durante a programação, destaca-se a “Gestão Rural com Propósito”, com painéis voltados à liderança feminina, à eficiência na gestão e à inovação no agronegócio. Outro ponto de discussão será a “Os Desafios na Produção Animal”, abordando como a Inovação e Tecnologia avançada estão impulsionando a produtividade e a eficiência operacional no campo.
“Como as Novas Tecnologias de Precisão Tem Ajudado o Agro” também será destaque, com apresentações de soluções tecnológicas sustentáveis que promovem aumento de produtividade e redução de custos. “ O Impacto das AgTechs no Mercado Brasileiro” ganhará espaço em painéis que discutirão aspectos das soluções de startups e grandes empresas. Além disso, será explorado o uso de “Redes de Comunicação LPWA na Agricultura”, tecnologia de baixa potência aplicada a soluções inovadoras no setor.
Outro tema relevante é a “Transição Energética no Agronegócio”, que trará alternativas sustentáveis para a matriz energética, priorizando eficiência e responsabilidade ambiental. Haverá também discussões sobre “Inovação Aberta em Grandes Empresas”, destacando casos de sucesso de líderes do setor na adoção de estratégias inovadoras.
A programação será continuamente atualizada, incluindo novos temas para enriquecer a experiência dos visitantes. Os interessados devem acompanhar os canais oficiais do Espaço Impulso para obter as novidades em primeira mão.
Convite para o futuro do agronegócio
Programação
10/02 as 09:30 Abertura da Programação do Espaço Impulso – Lançamento Hackathon Fruit Cultura
10/02 as 11:00 “Qual o Papel da Agroindústria no Futuro do Manejo Inteligente de Plantas com Novas Moléculas?” com Mauro Alberton, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios LATAM da Sumitomo Chemical
10/02 as 13:30 “Transformando Terras em Experiências: Formatação de Produtos Turísticos para Produtoras Rurais” com Maísa Silvestre, Gestora de Projetos em Turismo no Sebrae/PR
10/02 as 14:00 “Gestão Rural com Propósito: Mulheres, Gestão e Inovação no Campo” com Luiz Antonio Tiradentes, Facilitador Sebrae
10/02 as 15:30 Painel “ESG na Prática: Vantagens Competitivas e Sustentáveis para o Agro” com Itaipu Parquetec
11/02 as 09:00 “Nanotecnologia: Uma Ciência Disruptiva a Serviço do Mundo Agro. Sustentabilidade, Eficácia, Produtividade com Menores Custos” com Oscar Alejandro Geigner, Diretor Comercial da Nano Brasil
11/02 as 09:30 “Redes de Comunicação LPWA Aplicadas em Projetos na Agricultura” com Welington Desan, CEO da RADEK
11/02 as 10:00 Painel: “A Avicultura do Futuro: Tecnologias Disruptivas para Maximizar Lucros e Sustentabilidade” com as empresas Sysagro, Avetools, Magnólia, STAC e UNIVEL.
11/02 as 11:00 “Produtos e Soluções Tecnológicas para o Monitoramento Agrícola” com Bernardo Lipski, Pesquisador da Gerência de Inovação do SIMEPAR
11/02 as 11:20 “Inovando em Conectividade para a Indústria e Aproximando a Tecnologia no Campo” com Leonardo Luis Slaviero, Fundador e Diretor de Tecnologia da AgroMobility e TecExpert
11/02 – 13h Premiação dos melhores avicultores de 2024
11/02 as 13:30 Painel “A Importância dos Ambientes Promotores de Inovação para o Desenvolvimento do Território” com Academic Ventures, GazzSummit e Separtec
11/02 as 14:30 “Superando Desafios na Produção Animal com Inovação e Tecnologia” com Prof. Dr. Mário Penz, Diretor Global de Contas Estratégicas da Cargill
11/02 as 15:30 Painel “Transição Energética no Agronegócio” com Itaipu Parquetec e CIBiogás
11/02 as 16:30 Painel “Rumo à Colheita do Sucesso: Startups e Itaipu Parquetec Juntos pela Inovação no Agro” com as empresas Daga Agrinavi, Outside, DemethraApp e Itaipu Parquetec
12/02 as 10:00 “Inovação Aberta na CNH” com Paulo Maximo Filho, Diretor de Planejamento, Estratégia, Experiência do Cliente e Inovação da CNH para América Latina
12/02 as 11:00 “Como as Novas Tecnologias de Precisão Tem Ajudado o Agro” com Eduardo Hoffmann Martins, Gerente de Contas do Bosch Agro
12/02 – 13h Assinatura de parceria entre a Coopavel e a Faep
12/02 as 13:30 Painel “O Impacto das AgTechs no Mercado Brasileiro” com as empresas Sebrae, Coopersystem, Unioeste e Hub CNA
12/02 as 14:30 “Profissão Piloto: A Chave para Aumentar a Produtividade nas Fazendas Inteligentes” com Matias Lazarotto, Diretor Técnico ADS Drones
12/02 as 15:00 “Suplementação Luminosa e Sua Influência no Fotoperíodo” com Gustavo Alexandre Grossi, CEO da FIENILE
12/02 as 15:30 Painel “Nutritalk: Nutrição do Campo à Mesa” com a Alltech
12/02 as 1630 Painel “Inovação Conectada: A Transformação do Agronegócio por Meio de Redes de Colaboração” com Hub One e Espaço Impulso
13/02 as 09:00 “OASIS: Acelerando Startups e Impactando o Futuro da Inovação com Investimento de 400 mil reais” com Rodrigo Ferraz Azevedo, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Flextronics Instituto de Tecnologia
13/02 as 10:30 “Do Agro Real ao Agro Tecnológico” com Fernando Rodrigues, Founder Rural
13/02 as 11:00 Painel “O Impacto das Decisões em um Mundo Conectado: O Futuro do Agro” com Rural Ventures e as Cooperativas Frimesa, Lar, Copagril e Agrária
13/02 as 13:00 “Premiação dos 5 Melhores Suinocultores 2024” – Coopavel
13/02 as 13:30 “Incertezas do Crédito Rural: Qual Cenário nos Aguarda em 2025?” com Júnior Plautz, Coordenador do Curso de Pós Graduação em Cooperativismo e Crédito Rural do Grupo PPG Educação
13/02 as 15:00 Painel “Captação de recursos para startups do Agro” com as empresas Itaipu Parquetec, ACIC Labs, Avant, EEmovel Agro e Avetools
13/02 as 16:00 Pitch de Investidores de Startups
13/02 as 17:00 Pitch de Startups
14/02 as 09:00 “1º Safari de Inovação do Cooperativismo Paranaense”, um evento que irá conectar você às principais tendências e práticas inovadoras nas áreas de Crédito, Agro e Saúde dentro do cooperativismo – Sistema Ocepar

Colunistas
Você está desperdiçando o dinheiro do marketing?
Conheça três pontos que podem contribuir para um melhor desempenho.

Durante a conversa com um grande amigo, lembrei, recentemente, de uma experiência que tive no agronegócio. Uma empresa de nutrição animal precisava aumentar a visibilidade junto a potenciais clientes e entrou em contato com a Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.
O gerente de marketing compartilhou o briefing de forma clara e objetiva: “precisamos aparecer em mídias estratégicas, locais e nacionais, e também ampliar a nossa presença em canais digitais. A concorrência está grande e precisamos ser mais reconhecidos no campo. Isso vai ajudar a fechar negócios”.
Após algumas reuniões, finalizamos o planejamento de assessoria de imprensa e de redes sociais, definindo a linguagem, os temas e os principais objetivos a serem atingidos em curto e médio prazo.
Rapidamente, os porta-vozes foram definidos e participaram de um media training, no qual a Ação Estratégica apresentou dicas para os executivos terem um desempenho ainda melhor nas futuras entrevistas com jornalistas.
Como próximo passo, a mídia recebeu sugestões de notícias sobre a empresa e as redes sociais foram abastecidas com conteúdo relevante sobre o ecossistema em que a empresa atua.
Em poucos meses, os materiais divulgados causaram um grande impacto, maior do que o esperado. Potenciais clientes fizeram vários comentários nos posts publicados, mandaram mensagens em privado e também entraram em contato com a empresa via WhatsApp.
O sucesso desta ação teve três pontos centrais:
1) Análise
O cliente compartilhou importantes informações, na etapa do planejamento, sobre os perfis dos potenciais clientes. Essas informações propiciaram uma análise consistente de cenário.
2) Integração
O movimento foi realizado em total sintonia com o departamento de vendas, com o objetivo de potencializar as oportunidades de negócios.
3) Correção
Com frequência, realizamos reuniões para a correção de rotas, o que contribuiu para as divulgações serem sempre relevantes.
A importância desses três pontos (Análise, Integração e Correção) vai além do sucesso de uma ação específica. Se bem utilizados, eles contribuem diretamente para uma melhor utilização dos recursos, evitando, de forma contínua, o desperdício de dinheiro, e também propiciam um rico aprendizado a ser utilizado nas próximas atividades.
Afinal, com experiência, informação e estratégia adequada, melhoramos o nosso desempenho, não é mesmo?
Notícias
Mercado de fertilizantes no Brasil mantém forte dependência de importações
Volume soma 40,9 milhões de toneladas até outubro de 2025, com Mato Grosso liderando o consumo nacional.

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,08 milhões de toneladas em outubro de 2025, alta de 2,1% frente ao mesmo mês do ano anterior, quando foram comercializadas 4,98 milhões de toneladas, segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA). No acumulado de janeiro a outubro foram registradas 40,94 milhões de toneladas entregues, com alta de 8,4% em comparação a igual período de 2024, quando o total foram entregues 37,78 milhões de toneladas.
O Estado de Mato Grosso manteve a liderança no consumo, com participação de 22,1% do total nacional, o equivalente a 9,05 milhões de toneladas. Na sequência aparecem Paraná (4,97 milhões), São Paulo (4,35 milhões), Rio Grande do Sul (4,21 milhões) Goiás (3,99 milhões), Minas Gerais (3,90 milhões) e Bahia (2,75 milhões).
A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou outubro de 2025 em 631 mil toneladas, registrando uma queda de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a outubro, o volume chegou a 6,20 milhões de toneladas, avanço de 5,7% em relação com as 5,87 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.
As importações alcançaram no mês de outubro de 2025, 4,38 milhões de toneladas, redução de 1,1% sobre igual período do ano anterior. De janeiro a outubro, o total importado somou 35,88 milhões de toneladas, com crescimento de 7,1% em relação as 33,49 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.
O Porto de Paranaguá consolidou-se como principal ponto de entrada do insumo, foram importadas 8,89 mil toneladas no período, crescimento de 5,8% frente a 2024 (8,40 milhões de toneladas). O terminal representou 24,8% do total de todos os portos, segundo dados do Siacesp/MDIC.
Notícias
Produtores têm até 31 de janeiro para regularizar inconsistências fiscais
Receita Federal intensifica fiscalização sobre rendimentos rurais e alerta para risco de autuações e multas após o prazo.

A Receita Federal do Brasil intensificou as orientações voltadas à conformidade fiscal no setor rural, com atenção especial aos rendimentos oriundos de arrendamentos de imóveis rurais. A iniciativa integra uma ação nacional de conformidade cujo objetivo é estimular a autorregularização dos contribuintes, permitindo a correção de inconsistências até janeiro de 2026, antes do avanço para etapas de fiscalização mais rigorosas.
Segundo o órgão, é recorrente a subdeclaração ou o enquadramento incorreto dos valores recebidos com arrendamentos, seja por desconhecimento da legislação tributária, seja por falhas no preenchimento das declarações. Para identificar divergências, a Receita Federal tem ampliado o uso de cruzamento de dados, recorrendo a informações de cartórios, registros de imóveis rurais e movimentações financeiras, em um ambiente de fiscalização cada vez mais digital e integrado.

Foto: Jonathan Campos/AEN
O advogado tributarista Gianlucca Contiero Murari avalia que o atual movimento do Fisco representa um ponto de atenção relevante para produtores rurais e proprietários de terras. “A autorregularização é uma oportunidade valiosa para o contribuinte rural corrigir falhas, evitar autuações, multas elevadas e até questionamentos mais complexos no futuro. A Receita Federal tem adotado uma postura cada vez mais preventiva, mas com fiscalização altamente tecnológica”, afirma.
Murari ressalta que os rendimentos provenientes de arrendamento rural exigem cuidado específico no enquadramento e na declaração, de acordo com as regras do Imposto de Renda. Isso inclui a avaliação sobre a tributação como pessoa física ou jurídica, conforme a estrutura da operação. “É fundamental que o produtor ou proprietário busque orientação especializada para avaliar contratos, natureza dos rendimentos e a forma correta de declarar. Um ajuste feito agora é muito menos oneroso do que uma autuação depois”, completa.



