Empresas
Parceira de negócios da Vetanco, Dr. Bata lança pedra fundamental da primeira fábrica no Brasil
Planta fabril terá cerca de 3 mil metros quadrados, contando com equipamentos de alta tecnologia. O empreendimento também terá um laboratório para controle de qualidade, análises laboratoriais, diagnóstico e P&D com foco na produção de eubióticos. Serão mais de R$ 30 milhões investidos.
Em solenidade realizada na segunda-feira (04), no terreno onde será instalada, a empresa húngara Dr. Bata Company anunciou para cerca de 200 convidados a chegada de sua primeira fábrica ao Brasil. O município escolhido foi Chapecó (SC), onde está situada a filial da Vetanco Brasil, parceira de negócios da Dr. Bata.
A cerimônia foi conduzida pela diretora administrativa da Vetanco, Daiane Cristina de Moura Müssnich. “Há mais de 10 anos, a parceria entre a Dr. Bata e a Vetanco vem criando bons frutos e alcançando sucesso em todo o mundo. O lançamento desta nova planta fabril demonstra tal êxito”, ressaltou.
Para o presidente da Vetanco, Jorge Winokur, trata-se da concretização de um sonho. “Sabendo do desenvolvimento científico na Hungria e na sempre fraterna recepção da cidade de Chapecó e de seus governantes, chegamos a conclusão natural de investir, desenvolver mais produtos adaptados regionalmente para poder incrementar a produção de alimentos. Gostaria de agradecer a todos os clientes, amigos, equipe Brasil e Hungria. Realmente é um sonho esperado há muito tempo, estamos orgulhosos e agradecidos a todos que fazem parte deste importante projeto”, frisou.
A Dr. Bata Company é uma empresa de biotecnologia com sede na Hungria, comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde animal há mais de 30 anos. Seu fundador, Dr. Arpad Bata, é referência no desenvolvimento de produtos fito-terapêuticos, que atuam na prevenção de doenças das aves e suínos, além de ser o responsável em desenvolver as primeiras tecnologias para inativação enzimática de micotoxinas no mundo.
Para a cônsul geral do Consulado da Hungria no Brasil, Zsuzsanna László, o projeto se caracteriza como o maior projeto de investimento no Brasil do século 20. “E assim se tornará, simbolicamente, o prolongamento de nossa pátria. Os corajosos diretores da Dr. Bata foram além, não se instalaram em nenhuma outra cidade, mas diretamente em Chapecó, berço do agronegócio brasileiro”, disse.
O diretor Técnico/Comercial da Vetanco, Tiago Urbano, mencionou a importância estratégica da parceria com a Dr. Bata. “Daqui há dois anos teremos uma fábrica a todo vapor, produzindo, gerando empregos e renda. Certamente, nos ajudando no posicionamento estratégico uma vez que a Dr. Bata já tem mais de 10 anos no Brasil com a comercialização de seus produtos através da Vetanco, e os nossos clientes terão um benefício claro da atuação dessa nova fábrica”, ponderou.
A planta fabril terá cerca de 3 mil metros quadrados, contando com equipamentos de alta tecnologia. O empreendimento também terá um laboratório para controle de qualidade, análises laboratoriais, diagnóstico e P&D com foco na produção de eubióticos. Serão mais de R$ 30 milhões investidos.
O Diretor Estratégico da Dr. Bata, Gábor Bata, mencionou os motivos que fizeram a empresa húngara escolher o Brasil para o novo empreendimento. “O Brasil é absolutamente atuante na pecuária e na indústria das carnes. Gostaria de pedir um grande aplauso para os gestores dessa cidade, que nos deram essa oportunidade”, agradeceu Gábor.
Pedra fundamental
O evento contou com a inauguração da pedra fundamental da nova fábrica, através do presidente e CEO da Dr. Bata Company, Dr. Arpad Bata. “Convido a todos para brindar o sucesso que esperamos fazer”, clamou o CEO da companhia.
Dr. Bata
A empresa nasceu com a visão de fabricar aditivos alimentares utilizando novos processos de fermentação, que levaram ao desenvolvimento de vários produtos patenteados. As mais recentes descobertas científicas construíram um relacionamento próximo com várias universidades ao redor do mundo como Wageningen (Holanda), Minesota (EUA), Foshan (China), Hannover (Alemanha) e Saskatchewan (Canadá). Seus produtos são fabricados através de métodos de produção específicos e com monitoramento laboratorial constante, tornando-os únicos no mercado.
Para garantir eficácia impecável e segurança alimentar, a Dr. Bata Company implementou o sistema de garantia de qualidade GMP+ e HACCP, auditado anualmente pela Dekra Certification GmbH da Alemanha. O compromisso da empresa com o uso consciente de antibióticos tornou-a referência neste assunto e seus produtos estão disponíveis em mais de 60 países através de subsidiárias e parceiros comprometidos na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia.
Prova disso é a BV Science, uma empresa verdadeiramente global, uma join venture com atuação no mercado norte americano, criada em 2016, a partir da fusão entre os departamentos de pesquisa, marketing e suporte técnico da Dr. Bata na Europa e Ásia e Vetanco S.A. nas Américas. Respondendo à necessidade global por consumos de alimentos livres de insumos de origem química, a BV Science nasceu com o objetivo de aumentar a produtividade e a rentabilidade da produção primária de carnes, o que resulta em mais e melhores alimentos a melhor custo/benefício e em harmonia com o bem-estar de uma população mundial em crescimento.
De longa data
A parceria entre a Vetanco e a Dr. Bata Company iniciou há mais de 10 anos, a partir do momento em que as equipes de profissionais de pesquisa da Vetanco e da Dr. Bata combinaram seus recursos e trabalharam juntas no desenvolvimento de ferramentas inovadoras, compartilhando do mesmo propósito: produtos seguros para alimentos seguros.
O trabalho em conjunto multiplicou a capacidade de pesquisa e de assistência técnica-comercial internacionalmente. Além disso, ampliou os registros de seus produtos em todo o mundo, realizando mais experimentos e testes em instituições de diferentes países, acelerando o tempo em que um novo produto chega ao mercado. Com isso, ambas, Vetanco e Dr. Bata Company registram e comercializam os produtos da linha BV Science em suas regiões; a Vetanco para as Américas e a Dr. Bata para o resto do mundo.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.