Conectado com

Sem categoria

Paraíba traz caravana com dirigentes de cooperativas

A caravana vem colher subsídios sobre cultivos e também de tecnologias que possam contribuir para melhorar produtividades naquele Estado.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Alguns dos mais importantes líderes da agropecuária da Paraíba estarão em Cascavel na terça-feira, 7 de fevereiro, para conhecer as novidades da 35ª edição do Show Rural Coopavel. Sob a liderança de André Pacelli, presidente da OCB-PB (Organização das Cooperativas Brasileiras-Paraíba), a caravana vem colher subsídios sobre cultivos e também de tecnologias que possam contribuir para melhorar produtividades naquele Estado.

A comitiva é formada por presidentes, superintendentes, analistas, gerentes, diretores e membros do conselho fiscal de 20 cooperativas do Estado, além do Sebrae e do Senar. “O Show Rural Coopavel é uma escola, que facilita o acesso a informações preciosas capazes de transformar a realidade do campo. Historicamente, o evento recebe comitivas do Brasil e exterior”, destaca o coordenador geral, o engenheiro agrônomo Rogério Rizzardi. “Costumamos receber pessoas de vários estados do Nordeste e temos uma sólida parceria, de 23 anos, com a Carpil, de Alagoas”, lembra Rizzardi.

O Show Rural Coopavel foi o primeiro em seu formato no Brasil. Com o avanço do evento, outros passaram a ser criados em diferentes regiões produtoras. “Quanto mais e melhores informações os produtores rurais tiverem, mais e melhor eles vão produzir. E também têm a chance, em contato com as novidades demonstradas em eventos técnicos como o nosso, de integrar as suas propriedades rurais aos conceitos da responsabilidade ambiental e da sustentabilidade”, observa o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Quem vem

Além de André Pacelli, a comitiva da Paraíba será formada pelo superintendente Pedro Albuquerque, por Andreza Fernandes, diretora administrativa da Cooperrural, por Júlio Matias, cooperado da Coopafab, Mauro Pereira, presidente da Coopervale, Wandel José Melo, diretor de Produção da Copaf, Clayrton Antônio, presidente da Comase, Janete Leite, presidente da Nordestina, Pedro Calisto, presidente da Coopa, Robson Nunes, assessor técnico do Sescoop PB, Benedito Souto, presidente da Frutiaçu, Juryval Correa, presidente da Coopercarne, e Josenilton Vasconcelos, diretor administrativo da Inhamecoop.

E mais: Maria Helena, presidente da Cofep, Jamson Santos, gerente de Operações da Catoleite, Alexandre Luiz, integrante do Conselho Fiscal da Cooprafe, Francisco Rubens, gerente Comercial da Capribom, Geraldo Júnior, gerente de Negócios Agro I da Sicredi Evolução, Lucinete Viana, da AGH/Cooperocha, Jucyeux Palmeiras, analista do Sebrae, Andrea Silva, gerente do Senar/PB e Pedro Augusto Marinho, gerente de PA do Sicoob Central.

Fonte: Ascom
Continue Lendo

Empresas Expertise em manejo

Aviagen e Nutriza fortalecem colaboração em nova edição do Conexão Aviagen – In Company

Evento contou com três dias de aprendizado prático, análise de dados e troca de experiências

Publicado em

em

Divulgação / Fotos: Aviagen

Entre 11 e 13 de novembro, a Aviagen® América Latina realizou mais uma edição do Conexão Aviagen – In Company, desta vez com a equipe da Nutriza, em Pires do Rio (GO). O evento reuniu profissionais de recria e produção para aprofundar a colaboração e identificar oportunidades de melhoria no desempenho dos lotes e nos resultados reprodutivos.

Três dias de aprendizado prático e troca

A programação combinou visitas de campo, análise de dados, palestras e sessões interativas em grupo. Os participantes exploraram boas práticas e compartilharam insights para enfrentar desafios do dia a dia. Os especialistas de Serviços Técnicos da Aviagen, Antônio Amâncio, Bruno Machado, Alcides Paes, Almir Rocha e Tiago Gurski conduziram as discussões, acompanhados pelo supervisor regional de Vendas, Marcel Pacheco.

Da teoria à prática

O primeiro dia começou com uma visita à granja de recria e uma sessão de revisão de dados. O segundo dia teve foco nas granjas de produção e na análise de desempenho, gerando conversas sobre pontos de melhoria e estratégias de manejo. O último dia contou com palestras sobre temas como “Conformação ideal dos machos”, “Manejo de machos visando à fertilidade” e “Fatores críticos dos processos produtivos”, além de atividades dinâmicas que incentivaram a interação e o compartilhamento de conhecimento.

Criando o sucesso dos clientes

A Aviagen desenvolveu o formato in company para aproximar sua equipe da realidade dos clientes, permitindo aprendizado prático e colaboração junto aos clientes. O evento reafirmou o compromisso da Aviagen com o desenvolvimento de expertise em manejo e o fortalecimento de relacionamentos de longo prazo.

“Queremos agradecer a Aviagen pela troca de experiências e engajamento entre as equipes técnicas, focando no manejo de galos para melhoria de eclosão. Foi um momento especial, pois tivemos acompanhamento no campo, desde a recria, produção de ovos e finalizando com a interação e atividades práticas, engajando a equipe. A equipe Aviagen conseguiu mostrar os conceitos da linhagem Ross e conectar diretamente com a parte prática”, comentou Matheus Faria de Souza, gerente geral de Agropecuária da Nutriza.

“Nosso objetivo é ‘criar o sucesso juntos’, apoiando cada cliente de forma personalizada”, afirmou o supervisor regional de Serviços Técnicos da Aviagen no Brasil, Antonio Amâncio. “Esse formato permite que a teoria seja aplicada imediatamente em campo, gerando impacto real e fortalecendo a cooperação entre as equipes”, concluiu.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Bovinos / Grãos / Máquinas

Pecuária sustentável ganha reforço com novo curso virtual da Embrapa

Com carga horária estimada em 16 horas, o treinamento é gratuito e coordenado pela pesquisadora Sandra Aparecida Santos.

Publicado em

em

Foto: Gisele Rosso

A sustentabilidade dos sistemas pecuários é essencial para uma produção animal responsável e em equilíbrio com o meio ambiente. Para ajudar produtores e técnicos a desenvolverem modelos agropecuários com foco em princípios de agroecologia, agricultura sustentável, orgânica e regenerativa, a Embrapa Pecuária Sudeste lançou o curso virtual “Produção animal em pastagens e sustentabilidade”.

A capacitação está disponível pela plataforma da Embrapa, o E-Campo, acesse clicando aqui.

Com carga horária estimada em 16 horas, o treinamento é gratuito e coordenado pela pesquisadora Sandra Aparecida Santos.

No total, são dois módulos compostos por várias aulas. No primeiro, intitulado “Conceitos e princípios de sustentabilidade aplicados em sistemas de produção animal em pastagens”, o participante terá acesso aos conceitos e princípios de agroecologia, agricultura sustentável, orgânica e regenerativa e suas aplicações em modelos de produção animal em pastagens e a importância dos bovinos no sistema. O segundo módulo “Sistemas de produção e práticas sustentáveis e regenerativas na pecuária a pasto”, os alunos vão conhecer as principais etapas do planejamento de sistemas de produção animal em pastagem, alguns modelos e práticas de manejo da pecuária que proporcionem eficiência produtiva e incremento dos serviços ambientais.

No curso, serão tratados assuntos como, por exemplo, práticas ESG na atividade pecuária;  Serviços ecossistêmicos e ambientais,  tecnologias de precisão para manejo das pastagens, manejo e conservação do solo, alguns modelos de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), uso racional da água, práticas de mitigação da emissão de gases de efeito estufa, protocolos de baixo carbono.

Segundo a pesquisadora Sandra Santos, o curso visa capacitar profissionais e demais interessados nos conceitos e práticas de manejo sustentável de animais no  pasto. O foco é apresentar diferentes formas de uso da terra que promovem eficiência produtiva e incrementem os serviços ambientais. Serão abordadas diversas práticas de manejo de pastagens, com destaque para sistemas integrados, ministradas por pesquisadores da Embrapa.

A capacitação contribui ainda para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, 12 e 13, promovendo uma pecuária mais eficiente, responsável e em harmonia com o meio ambiente.

Fonte: Assessoria Embrapa Pecuária Sudeste
Continue Lendo

Sem categoria

Importações de lácteos avançam e ampliam déficit do setor

Balança comercial do leite segue pressionada por aumento das compras externas e queda nas exportações, levando o déficit anual a 1,754 bilhão de litros equivalentes.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

A balança comercial brasileira de leite e derivados registrou novo desequilíbrio em outubro, com aumento das importações e queda nas exportações, segundo dados da Embrapa Gado de Leite. As compras externas somaram 262 milhões de litros equivalentes, alta de 8,2% em relação a setembro, enquanto no acumulado de 12 meses o avanço é de 2,3%. Já as exportações recuaram 23% no mês, totalizando 4,4 milhões de litros equivalentes, e acumulam queda de 0,7% em 12 meses.

Com esse movimento, o saldo da balança do setor em 2025 permanece negativo, atingindo 1,754 bilhão de litros equivalentes, o que representa um déficit de US$ 802 milhões. O cenário internacional também segue desfavorável às vendas externas: os preços do leite em pó integral e desnatado continuam em níveis inferiores aos picos registrados entre 2022 e 2023, reduzindo a competitividade brasileira e tornando as importações mais atraentes.

A combinação de compras externas fortes e embarques reduzidos mantém pressão sobre a indústria nacional, que enfrenta custos elevados de produção e menor competitividade no mercado global. A continuidade desse quadro pode ampliar ainda mais o déficit ao longo dos próximos meses.

Fonte: O Presente Rural com informações Cileite/Embrapa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.