Notícias
Palestrantes renomados encerram programação científica do 12º SBSBL
Consultor do Mapa, Dr Marcos Vinicius Barbosa da Silva, e o professor da Universidade da Flórida, Dr. José Eduardo Portela Santos, apresentaram temas importantes para o desenvolvimento do setor.

O estresse térmico afeta diretamente a eficiência reprodutiva em rebanhos leiteiros e se tornou um desafio para a pecuária de leite nacional. O zootecnista, especialista em genética e melhoramento animal, Dr. Marcos Vinicius Barbosa da Silva, abordou o tema no último bloco de debates do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet).

Consultor do Mapa, Dr Marcos Vinicius Barbosa da Silva apresentou problemas relacionados ao estresse calórico e à emissão de gases de efeito estufa – Fotos: Divulgação
Marcos conceituou formas de melhoramento genético do gado de leite, que podem auxiliar na solução de problemas relacionados ao estresse calórico e à emissão de gases de efeito estufa.
Nos estudos sobre estresse térmico, já há avanços significativos no Brasil. O professor, inclusive, apresentou uma ferramenta genômica da Embrapa Gado de Leite, que apresenta valores genéticos de touros reprodutores da raça Girolando, capazes de produzir filhas com um desempenho melhor de tolerância ao estresse térmico. “A questão do estresse térmico é um problema real e de grande impacto na cadeia leiteira, porque gera perdas econômicas relacionadas à produtividade, reprodução, saúde e bem-estar animal. Por isso, este instrumento da Embrapa se mostra bastante útil, para que o produtor possa usar o touro de acordo com o sistema de produção dele”, salientou.
No caso da emissão de metano, o zootecnista relata que as pesquisas ainda estão no início e ainda é difícil e caro conseguir informações para uma mensuração direta. “Por isso usamos para o melhoramento do animal características auxiliares ou indicadoras, a exemplo da conversão alimentar. Existe uma correlação muito grande entre emissão de metano e eficiência alimentar. Quanto mais eficiente é o animal ao usar aquele alimento, menor a quantidade de gases do efeito estufa que ele emite. Então podemos fazer a seleção para que esse animal ganhe eficiência alimentar e, consequentemente, seja reduzida a emissão de metano.

Dr. José Eduardo Portela Santos explanou sobre os desafios no manejo de vacas leiteiras em período de transição
Desafios no período de transição
O médico-veterinário José Eduardo Portela Santos explanou sobre os desafios no manejo de vacas leiteiras em período de transição. Este período é geralmente o intervalo entre os 30 dias antes e os 30 dias depois do parto. Um momento crucial para a vaca, que precisa se recuperar da lactação anterior e estar preparada para um novo ciclo produtivo.
O professor detalha que esse é o momento de maior risco de doenças em bovinos leiteiros. “A maioria das doenças que acometem as vacas leiteiras acaba se concentrando entre as primeiras quatro e oito semanas de lactação. São doenças que afetam aspectos como o trato reprodutivo, gastrointestinal, glândula mamária e o casco.”
Na avaliação de José, é neste período que o produtor deve investir mais, por ser uma fase de maior risco para o animal. “Esse é o período onde a vaca mais responde e é o momento que acaba determinando o restante da lactação. O sucesso nesta fase representa o sucesso no restante da lactação. Em contrapartida, falhas e erros vão representar um efeito residual enorme na lactação deste animal. Deste modo, os bons produtores acabam gastando mais esforços neste final de gestação e começo da lactação do que no resto da lactação como um todo, para evitar complicações.”
Outro fator importante é evitar que o animal chegue a este período com um escore de condição corporal exagerado, pois o excesso de gordura nas vacas leiteiras antes do parto faz com que elas tenham menos apetite e aumenta o risco de adoecimento no início da lactação. “Do ponto de vista de aspectos críticos, eu diria que é fundamental ter atenção com manejo e condição corporal do animal, combatendo o estresse por calor, além de oferecer um ambiente seco, limpo e adequado”, concluiu.
Distúrbios metabólicos
Mortes precoces, má reprodução e dificuldade na produção de leite são algumas das consequências de doenças metabólicas em bovinos. Após apresentar a importância dos cuidados com o rebanho, o professor da Universidade da Flórida, Dr. José Eduardo Portela Santos ministrou a palestra “distúrbios metabólicos: o que está em jogo?”, finalizando a programação científica do 12º SBSBL.
Segundo o especialista, o alto índice de morbidade é um grande problema de vacas em início de lactação. “As estatísticas apontam que 30% a 35% das vacas são diagnosticadas com alguma doença com três semanas pós-parto. São doenças como hipocalcemia, hipercetonemia e deslocamento de abomaso, altos índices que precisam ser analisados para encontrarmos os motivos, mas principalmente definir ações para prevenir e solucionar esses problemas”, afirmou.
Algumas ações podem ser formuladas para reduzir o risco dessas doenças, entre elas, Dr. José citou a necessidade de evitar ingestão excessiva de calorias e oferecer quantidades adequadas de FDN de forragem e FDN fisicamente efetivo. “É extremamente importante atender as necessidades calóricas da vaca em pré-parto. Para isso é feito um cálculo específico mediante softwares que fornecem os dados”. O professor reforçou também que cada programa oferece dados diferentes e que os exemplos de dietas apresentadas na palestra tinham base nos valores do NASEM Dairy.
“Precisamos estar atentos às medidas preventivas para garantir a segurança do rebanho. Vacas com hipocalcemia, hipercetonemia ou deslocamento de abomaso tendem a ter maior risco de deixar o rebanho prematuramente. Já com o cuidado, prevenção, podem sobreviver mais tempo, com um descarte racional, se reproduzirem melhor e produzirem mais leite”, concluiu.
Sobre O 12º SBSBL
Promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) aconteceu de terça-feira (7) a quinta-feira (9), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).
Neste ano, o evento contou com novidades. Além da 7º Brasil Sul Milk Fair e do 2º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, o 1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto promovido pela Epagri, também integrou a programação científica do SBSBL. Bem como, o evento estreou a Fazenda do Futuro, realizado pelo Nucleovet e Ecossistema de Inovação de Chapecó, com apoio do Pollen Parque, Deatec/Acate e Sebrae-SC.

Notícias
Dilvo Grolli recebe Menção Honrosa da ABCA por sua contribuição à agronomia brasileira
Reconhecimento destaca seu papel no avanço científico, na inovação cooperativista e na consolidação do Show Rural como vitrine tecnológica do agro.

A Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) prestou, dias atrás, homenagem especial ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Ele recebeu o título de Menção Honrosa pela relevante contribuição ao fortalecimento da Engenharia Agronômica no Paraná e no Brasil. O reconhecimento é concedido a personalidades que, além de estimular avanços científicos e tecnológicos no agro, destacam-se como empreendedores que impulsionam o crescimento de suas regiões e do País.

Fotos: Divulgação/Coopavel
Dilvo Grolli tem trajetória reconhecida no cooperativismo paranaense e nacional. Sua visão de futuro e capacidade de liderança contribuíram para transformar a Coopavel em uma das cooperativas mais respeitadas do País, referência em gestão, inovação e apoio ao produtor rural. Ele também é um dos idealizadores do Show Rural Coopavel, criado ao lado do agrônomo Rogério Rizzardi, evento que se tornou um dos maiores centros difusores de tecnologia agrícola do mundo e que impacta diretamente a evolução do agronegócio paranaense e de estados vizinhos.
Exemplo
O presidente da ABCA, professor-doutor Evaldo Vilela, destacou a grandeza dessa contribuição ao afirmar que Dilvo Grolli é um exemplo de liderança que transforma. “Sua dedicação ao cooperativismo, ao conhecimento agronômico e à inovação, traduzida na criação do Show Rural, tem impacto direto no desenvolvimento sustentável do agro brasileiro”.
Ao agradecer a honraria, Dilvo ressaltou o papel indispensável da Engenharia Agronômica para o Brasil. “A agronomia é uma das bases que sustentam o agronegócio moderno. Sem esse conhecimento técnico e científico, o campo não teria alcançado o nível de produtividade e competitividade que hoje coloca o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo”, afirmou. Também destacou a importância dos agrônomos ao sucesso das cooperativas: “Profissionais da agronomia têm participação decisiva no crescimento de instituições como a Coopavel, que chega aos seus 55 anos dedicada ao desenvolvimento da agropecuária brasileira”.
A solenidade também enalteceu outros líderes locais, entre eles o empresário Assis Gurgacz, igualmente homenageado por sua atuação e pelo apoio contínuo ao desenvolvimento do setor produtivo, e a agronomia por meio da FAG. O professor Evaldo destacou que figuras como Dilvo Grolli e Assis Gurgacz ajudam a consolidar um ambiente favorável à inovação, à sustentabilidade e ao aprimoramento técnico da agropecuária brasileira, bem como da agronomia.
Notícias
Copacol reconhece desempenho dos produtores no Experts do Agro
Com participação de 120 produtores, evento premiou melhores resultados regionais e apresentou o próximo desafio: alcançar 500 sacas por alqueire somando soja e milho.

A dedicação, o conhecimento e a capacidade de inovação dos cooperados foram reconhecidos pela Copacol na cerimônia de premiação do Projeto Experts do Agro. O evento reuniu em Cafelândia agricultores, familiares, técnicos e parceiros que, ao longo nos últimos dois anos, trabalharam com foco em eficiência, sustentabilidade e melhores resultados no campo.
Divido em três regiões (Baixa, Alta e Sudoeste) o Experts do Agro teve a participação de 120 cooperados e cooperadas, que participaram de encontros e treinamentos intensos, com análises de estudos exclusivos do Centro de Pesquisa Agrícola (CPA). O conhecimento obtido por cada um dos agricultores foi aplicado em áreas de cultivo e os melhores resultados tiveram o reconhecimento da Cooperativa.

Fotos: Divulgação/Copacol
Foram premiados os três melhores de cada região. Cada um foi presenteado com uma viagem à Foz do Iguaçu, com hospedagem em resort e direito à um acompanhante. Na região baixa, regional de Nova Aurora, os premiados foram: com 4.304,5 pontos, Sidney Polato de Goioerê André Gustavo, com 4.343,15 pontos e com 4.388,5 pontos Simone Chaves Oenning, de Nova Aurora, que se destacou com o maior resultado da região, com produtividade de 208 sacas por alqueire.
Na região alta, regional de Cafelândia, os vencedores foram: com 4.177,8 pontos, Elton José Müller, de Bom Princípio, Toledo Elci Dalgalo, de Cafelândia, com 4.208,5 pontos e com 4.260 pontos, também de Cafelândia, Marcio Rogério Scartezini, que se destacou com produtividade de 221,6 sacas por alqueire.
Já no Sudoeste, os destaques foram os produtores: com 4.205,4 pontos, Willian Rafael Dallabrida, de Flor da Serra Ricardo Galon, de Salto do Lontra, com 4.630 pontos e com 4.724 pontos, Douglas dos Santos Cavalheiro, de Pérola do Oeste, que colheu 241,9 sacas por alqueire.
Proporcionar ao produtor tecnologia e conhecimento técnico para garantir uma safra com maior produtividade e rentabilidade foi a proposta do Projeto Experts do Agro. No decorrer dos anos, vários desafios foram lançados aos cooperados e superados pelos participantes: Projeto 160, Produtividade com Qualidade Soja + Milho 440 e Excelência 460.
A partir de 2026, os cooperados serão desafiados a participar do Projeto Safra 500: total de sacas de milho soja por alqueire. “Evoluímos muito no decorrer das seis décadas de atuação da Copacol e com as pesquisas realizadas avançamos de maneira rápidas. Tivemos elevadas produtividades graças a essa aplicação de tecnologias no campo. Agora, temos pela frente um novo desafio, que também será alcançado com o desenvolvimento de estudos que auxiliam os produtores”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Destaque

Diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol: “Evoluímos muito no decorrer das seis décadas de atuação da Copacol e com as pesquisas realizadas avançamos de maneira rápidas. Tivemos elevadas produtividades graças a essa aplicação de tecnologias no campo”
Com a maior produtividade entre todos os participantes do Projeto Experts do Agro, Douglas Cavalheiro aplicou na propriedade todo o conhecimento obtido nos treinamentos. O resultado superou as expectativas do cooperado do Sudoeste paranaense, onde a Copacol está expandindo a atuação nos últimos anos.
“A Copacol tem feito a diferença em nossas vidas. No Sudoeste não tínhamos oportunidades de nos capacitar, de buscar crescimento. Com a chegada da Cooperativa, estamos evoluindo a cada ano em produtividade, em conhecimento técnico e inovação, e por meio do CPA temos à disposição o que há de mais avançado para produzir. Estou feliz não só pelo prêmio, mas pela presença da Cooperativa em nossa região”, comemora o campeão de produtividade.
Atrações
Além da premiação dos cooperados, o encerramento do Experts do Agro contou um panorama amplo do mercado atual de grãos, com Ismael Menezes, especialista em economia e mercado agrícola, com mais de 20 anos de experiência no setor do agro. Duante a cerimônia, o gerente técnico, João Maurício Roy, e o supervisor do CPA, Vanei Tonini, apresentaram um resumo da safra, o desempenho elevado da Cooperativa na comparação com as demais áreas agrícolas e os avanços alcançados pelos participantes do Experts do Agro ao longo dos últimos dois anos.
“Conseguimos traduzir os resultados de pesquisas do CPA em informações que chegam lá no campo. Foram dois anos de troca de experiências com êxito. Encerramos em grande estilo reconhecendo os produtores que mais se destacaram nos manejos e na aplicação das tecnologias. Com produtividade 30% maior que a média geral da Cooperativa, finalizamos com sucesso o Experts do Agro”, exalta João.
Critérios de avaliação
Além da boa produtividade no Experts do Agro, os produtores premiados se destacaram também na boa condução dos manejos, como: Incremento de produtividade em relação à média da unidade em sacas por alqueire qualidade estrutural do solo cobertura do solo com consórcio milho + braquiária, cobertura pré-trigo cobertura após o milho segunda safra manejo de buva e participação nos encontros dos Experts do Agro.
Notícias
Nova edição de Nutrição & Saúde Animal destaca avanços que moldam o futuro das proteínas animais
Conteúdos exclusivos abordam soluções nutricionais que ampliam índices produtivos e fortalecem a sanidade de aves, suínos, peixes e ruminantes.

A nova edição do Jornal Nutrição e Saúde Animal, produzida por O Presente Rural, já está disponível na versão digital e reúne uma ampla cobertura técnica sobre os principais desafios e avanços da produção animal no Brasil. A publicação traz análises, pesquisas, tendências e orientações práticas voltadas aos setores de aves, suínos, peixes e ruminantes.
Entre os destaques, o jornal aborda a importância da gestão de micotoxinas na nutrição animal, tema discutido no contexto da melhoria da eficiência dos rebanhos . A edição também traz conteúdos sobre o uso de enzimas e leveduras e o papel dessas tecnologias na otimização de dietas e no desempenho zootécnico .
Outro ponto central são os avanços na qualificação de técnicos e multiplicadores, essenciais para promover o bem-estar animal e disseminar práticas modernas dentro das granjas . O jornal destaca ainda o impacto estratégico dos aminoácidos na nutrição, além de trazer uma análise sobre conversão alimentar, tema fundamental para a competitividade da agroindústria .
Os leitores encontram também reportagens sobre o uso de pré-bióticos, ferramentas de prevenção contra Salmonella, estudos sobre distúrbios de termorregulação em sistemas produtivos e avaliações sobre os efeitos da crescente pressão regulatória e tributária sobre o setor de proteína animal .
A edição traz ainda artigos sobre manejo, probióticos, qualidade de ovos, doenças respiratórias em animais de produção e desafios sanitários relacionados a patógenos avícolas, temas abordados por especialistas e instituições de referência no país .
Com linguagem acessível e foco técnico, o jornal reforça seu papel como fonte de atualização para produtores, gestores, consultores, médicos-veterinários e demais profissionais da cadeia produtiva.
A versão digital já está disponível no site de O Presente Rural, com acesso gratuito para leitura completa, clique aqui.



