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Palestrantes da Cobb-Vantress abordam critérios de condenação e o frango do futuro no SBSA 2019

Mike Casto, Mark Cooper e Philip Hammond participaram do evento a convite da companhia e dividiram as experiências obtidas em diferentes mercados

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Dr Mark Cooper, diretor de produto da companhia - Foto: Divulgação

Os especialistas convidados pela Cobb-Vantress, Inc., uma das principais fornecedoras de matrizes de frangos de corte e serviços técnicos para o setor avícola, para o 20º Simpósio Brasil Sul de Avicultura – SBSA, em Chapecó (SC), compartilharam relevantes experiências e conhecimentos com os mais de 1.500 participantes do evento. No dia 03 de abril, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, os especialistas Mike Casto e Philip Hammond, abordaram critérios de condenação, enquanto Mark Cooper trouxe insights sobre as características mais visadas no desenvolvimento do frango do futuro.

O primeiro palestrante foi  Mike Casto, que apresentou “Critérios de Condenação – Visão Americana”. O especialista mundial da Cobb abordou como funciona o processo de inspeção e condenação nos Estados Unidos, incluindo todo o procedimento interno das principais empresas no que diz respeito a lavagens, desinfecções e limpezas de carcaças na etapa final da produção.  Casto também demonstrou todo o cuidado necessário no processo para identificação de Salmonella e o trabalho realizado para identificação e controle da enfermidade. Para o palestrante, desde que o programa de tolerância zero para Salmonella foi implementado, em 2003, o mercado americano vem registrando reduções consideráveis em contaminações pela doença, com queda significativa nos índices, passando de 10%, em 2006, para menos de 2%, em 2015.

Casto detalhou o trabalho de inspeção interna realizado pelas empresas produtoras e o esforço do governo americano para certificar e aprovar o processo, garantindo a segurança alimentar. O especialista abordou o chamado NPIS (New Poultry Inspection System), em que as empresas mantém funcionários nas plantas utilizando as mesmas especificações do governo, inclusive com os mesmos programas de treinamento.

Pelo sistema, a agência reguladora norte-americana realiza o que definiu como uma abordagem offline, verificando a inspeção realizada internamente pelos funcionários. O governo mantém apenas um inspetor de carcaça no final da linha de processamento, antes das etapas de desinfecção e resfriamento. À agência, cabe verificar os processos, os controles e as amostras, interferindo quando houver problemas persistentes, com planos de ações e melhorias a serem contemplados pela empresa.

O palestrante também abordou os critérios que levam à condenção e o reprocessamento e a lavagem de carcaças como alternativa para melhor aproveitamento das aves, sempre com o objetivo de ter um produto de alta qualidade oferecido ao consumidor. “Nos Estados Unidos pesamos todas as condenações, sejam elas parciais ou totais. Esta é a única forma de sermos precisos quanto a elas, reavaliando procedimentos internos que possam ter maior sucesso”, explicou. “Nosso procedimento registra poucas contaminações como motivadores de condençação por que na maioria dos casos é possível reprocessar as aves, corrigindo falhas”, completou.

Na sequência, o médico veterinário Philip Paul Hammond, do núcleo de saúde aviária da BVetmedPGCert, ministrou palestra sobre “Critérios de Condenação – Visão Europeia”. Segundo ele, as inspeções de higiene acontecem a cargo de fiscais do governo ou contratados pela indústria. Estes profissionais atuam após o depenamento, reportando anormalidades à agência de padrões alimentares. O foco total do trabalho é para a segurança alimentar, com especial atenção para o controle de Salmonella e o monitoramento do bem-estar animal.

De acordo com Hammond, se as especificações de bem-estar não são seguidas e há registro de altas taxas de mortalidade, pobres condições de criação e enfermidades, a empresa pode ser penalizada severamente. O especialista explicou os dois limiares considerados na avaliação dos números relacionados à produção, com automatização total de dados, e testes de Salmonella antes do processamento das aves.

Segundo o palestrante, consumidores e varejistas acompanham de perto os produtores no Reino Unido, o que pode gerar um enorme impacto comercial. “As condenações dependem muito do país em que se está, em virtude dos critérios e tecnologias disponíveis, com diferentes interpretações sobre treinamento e conformidade. Mas o objetivo deve ser sempre produzir carcaças de alta qualidade e seguras para se alimentar, mantendo o bem-estar das aves”, finalizou.

Encerrando as participações da Cobb no evento, o dr Mark Cooper, diretor de produto da companhia, demonstrou o “Frango de Corte do Futuro”. O palestrante iniciou sua apresentação comentando a pirâmide de produção para desenvolvimento de novas linhas, com a necessidade de até 15 anos para que uma linhagem totalmente nova chegue ao consumidor.  Por este motivo, em sua avaliação, as empresas de melhoramento genético devem focar hoje no que o mercado poderá ter interesse em 15 anos.

Cooper explicou o trabalho anterior realizado pela Cobb com um produto de múltiplo uso, o Cobb500, e a tendência atual para a diversificação de produtos oferecidos, no sentido de atender às necessidades específicas de cada mercado. “Ouvimos o cliente para saber o que compram e porque é importante que a ave seja daquela forma, assim como ouvimos os varejistas, os integradores, e as empresas produtoras, e olhamos tendências de curto e longo prazo”, afirmou.

O especialista abordou também a retirada dos antibióticos da produção de pedigrees da Cobb, na década de 90, o que levou ao oferecimento de matrizes sem antibiótico a partir de 2016, e os ajustes que o mercado precisou realizar para manter os bons resultados na produção antibiotic free.

Atualmente, Cooper destacou o foco no bem-estar das aves como uma das principais tendências da indústria, citando que, das mais de 60 características avaliadas na seleção genética, quase a metade está relacionada à saúde e bem-estar dos planteis. Para o futuro, Mark Cooper destacou a tendência de abate de aves cada vez mais pesadas por parte de alguns mercados e o aumento do foco na qualidade da carne. “Nossa responsabilidade no desenvolvimento de matrizes é muito grande, por isso, temos sempre que trabalhar em conjunto com o cliente, ouvindo e entendendo suas necessidades”, finalizou.

O Simpósio Brasil Sul de Avicultura é um dos mais importantes eventos nacionais para o mercado avícola e acontece anualmente. A Cobb foi patrocinadora do evento e comemorou, em 2019, 18 anos de participação nas edições do simpósio.

Fonte: Assessoria

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara

Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

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Investimentos totais de R$ 210 milhões foram assim alocados: os investimentos em máquinas e equipamentos da planta industrial totalizaram R$ 52 milhões - Foto: Divulgação/Aurora Coop

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação

O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.

Aurora Coop em crescimento

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.

O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais 

de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.

Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.

O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria Aurora Coop
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos

Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

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Fotos: Comunicação da Credicoamo

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.

Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.

Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.

O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.

Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.

Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.

Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.

Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.

Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.

No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M

Fonte: Assessoria de Comunicação da Credicoamo
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos

Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

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Médica-veterinária Ana Luiza Lora - Foto: Vetanco

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.

Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.

Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.

Fonte: Assessoria Vetanco
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