Notícias
Oswaldo Pereira é reeleito presidente da Acrimat; veja como fica a nova diretoria
Atual presidente da Acrimat foi reconduzido, nesta sexta-feira (11), para mais três anos à frente da entidade.

Os afiliados da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) elegeram nesta sexta-feira (11) a nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. O médico, pecuarista e atual diretor-presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, foi reeleito e segue no comando da entidade. Ele toma posse no novo mandato em janeiro de 2023.
Oswaldo Pereira encabeçou a chapa “Por uma pecuária rentável”, composta ainda por outros 39 pecuaristas nos cargos de diretoria executiva, conselho fiscal e conselho de representantes regionais, com seus respectivos suplentes. A chapa foi a única a concorrer nas eleições, que foram realizadas em Cuiabá e nas outras 12 regionais da Acrimat.
De acordo com o Oswaldo Pereira sua reeleição foi trabalhada junto à atual diretoria e associados, de modo a possibilitar um alinhamento entre as necessidades da entidade e os interesses do setor da pecuária. A Acrimat é uma entidade representativa, sem fins lucrativos, que atua em todo Mato Grosso há 52 anos em defesa da atividade da pecuária de corte.
“Para nós é um prazer muito grande dar continuidade ao trabalho que estamos realizando nesses três últimos anos, com nossa diretoria e equipe muito aguerridas. Entendemos que houve somente o registro de uma única chapa como uma demonstração de união do setor. Mostra que a pecuária está unida em torno de defender seus interesses e superar os desafios através do trabalho que vem sendo realizado pela Acrimat”, afirmou.
Ainda segundo Oswaldo, a missão agora é de aprimorar e expandir os trabalhos já realizados na entidade a fim de fortalecer, cada vez mais, a pecuária de corte de Mato Grosso que cresce a cada dia. Hoje Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 32 milhões de cabeças de gado, e é referência em produção e comercialização de carne bovina no mundo.
“Para mim, como presidente reeleito, é muito gratificante este momento. A responsabilidade aumenta cada vez mais e me comprometo a trabalhar continuamente e arduamente junto aos nossos diretores e colaboradores e todo grupo da pecuária mato-grossense em prol de um objetivo comum: melhorar as condições de vida do produtor e pecuaristas mato-grossense e brasileiro”, afirmou o presidente reeleito.
Veja como fica a composição da nova diretoria:
Diretoria executiva
Presidente: Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior
1º vice-presidente: Luis Fernando Amado Conte
2º vice-presidente: Agenor Vieira de Andrade
1º diretor tesoureiro: José João Bernandes
2º diretor tesoureiro: Marcelo Vendrame
1º diretor secretário: Marcos Antônio Dias Jacinto
2º diretor secretário: Maria Ester Tiziani Fava
Diretor de Relações Institucionais: João Oliveira Gouveia Neto
Conselho fiscal
Conselheiros titulares: Gilberto de Paula e Silva, José Flávio Andriolli e Ricardo Figueiredo de Arruda.
Conselheiros suplentes: André Luiz Zanini Sverzut, Arno Schneider e Lucas Gaiva e Silva
Representantes regionais
Regional Sul:
Conselheiro titular: Marco Túlio Duarte Soares
Conselheiro suplente: Ricardo Lima de Carvalho
Regional Sudeste:
Conselheiro titular: Eduardo Minoru Sako
Conselheiro suplente: Thiago Fabris
Regional Médio Araguaia:
Conselheiro titular: Fábio José Marsango
Conselheiro suplente: Geraldo Antônio Delai
Regional Norte Araguaia:
Conselheiro titular: Anisio Vilela Junqueira Neto
Conselheiro suplente: Otalécio Januário de Sá
Regional Vale do Cuiabá:
Conselheiro titular: Júlio Cezar Ferraz Rocha
Conselheiro suplente: Olímpio Risso Brito
Regional Vale do Paraguai:
Conselheiro titular: Amarildo Merotti
Conselheiro suplente: Ida Beatriz Machado de Miranda e Sá
Regional Alto do Paraguai:
Conselheiro titular: Jean Aparecido Kerkhoff
Conselheiro suplente: Jesus José Cassol
Regional Vale do Guaporé:
Conselheiro titular: Nilmar Freitas Miotto
Conselheiro suplente: José Teixeira
Regional Médio Norte:
Conselheiro titular: Invaldo Weis
Conselheiro suplente: Fernando Pereti Porcel
Regional Vale do Arinos:
Conselheiro titular: Jorge Mariano de Souza
Conselheiro suplente: Esly Sebastião Piovezan Moreira de Souza
Regional Vale do Juruena:
Conselheiro titular: Jorge Basilio
Conselheiro suplente: Raphael Schaffer Nogueira
Regional Vale do Peixoto:
Conselheiro titular: Wilson Antônio Martinelli
Conselheiro suplente: Daniel Pereira Wolf
Regional Vale do Teles Pires:
Conselheiro titular: Nério Humberto Nunes de Assis
Conselheiro suplente: Nelson Youti Obuti

Notícias
Mapa realiza operação para verificar regularidade da aviação agrícola no Maranhão
Ação mobilizou auditores e técnicos para checar registro de operadores, cumprimento das normas e aplicação aérea de agrotóxicos.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, entre os dias 02 e 05 de março, uma operação de fiscalização voltada à aviação agrícola e ao uso de agrotóxicos no Maranhão. A ação ocorreu em 19 municípios e contou com o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA).
A iniciativa teve como foco verificar a regularidade de propriedades rurais e de operadores aeroagrícolas, especialmente quanto à obrigatoriedade de registro junto ao Mapa e ao cumprimento das normas que disciplinam a aplicação aérea de agrotóxicos.
Segundo a chefe da Divisão de Aviação Agrícola do Mapa, Uéllen Duarte, a força-tarefa concentrou esforços na identificação de operadores de drones sem registro no Ministério, além do atendimento a denúncias sobre possíveis irregularidades praticadas por esses operadores.
Além das ações em campo, a programação incluiu reuniões com entidades representativas de produtores e comunidades rurais, com o objetivo de prestar esclarecimentos e reforçar orientações sobre as exigências legais aplicáveis à atividade.
Como resultado das ações, foram lavrados pelo Mapa 33 Termos de Fiscalização, 26 Intimações e 6 Autos de Infração. Em decorrência das intimações, o número de Autos de Infração poderá aumentar. Os responsáveis poderão responder a penalidades administrativas previstas na Lei nº 14.515/2022, incluindo multas que podem chegar a até 150 mil reais.
A operação mobilizou sete auditores fiscais federais agropecuários e três técnicos do Mapa, de diferentes unidades da Federação, além de diversos fiscais da AGED-MA.
A fiscalização da aviação agrícola integra as ações permanentes do Mapa para assegurar o uso regular de insumos agropecuários e a conformidade das operações no campo.
Para mais informações sobre a legislação e orientações relativas à aviação agrícola, acesse clicando aqui.
Notícias
Participação feminina cresce e fortalece a gestão no agronegócio
Iniciativas do Sistema Faesc/Senar e dos Sindicatos Rurais ampliam capacitação e oportunidades para mulheres no campo.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um momento para reconhecer a força, a dedicação e o protagonismo feminino em todos os setores da sociedade. Cada vez mais, elas se destacam em atividades operacionais e também em elevados cargos de gestão e pesquisa, demonstrando competência, liderança e capacidade de inovação.
Assim como em outros setores, no agronegócio, esse protagonismo também cresce a cada ano. As mulheres estão cada vez mais em evidência, seja na lida diária nas propriedades rurais, na gestão dos negócios familiares, nas entidades e instituições do setor ou no empreendedorismo no campo. A participação feminina no setor agropecuário cresce de forma expressiva nas mais diversas atividades, abrangendo todos os segmentos do agronegócio. Gradualmente, elas assumem novas funções, ampliam sua presença e quebram paradigmas em atividades historicamente dominadas pelo público masculino.

Foto: Shutterstock
Nesse contexto, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e os Sindicatos Rurais têm investido de forma consistente na capacitação feminina, reconhecendo a importância do papel das mulheres para o desenvolvimento rural. Entre as ações desenvolvidas está o Programa Mulheres do Agro, que oferece inúmeras oportunidades de capacitação pensadas especialmente para quem faz a diferença no meio rural todos os dias.
Para divulgar a lista de capacitações, o Sistema também conta com o Catálogo Rosa, que reúne uma série de treinamentos voltados a incentivar a autonomia, ampliar o conhecimento e fortalecer o protagonismo das mulheres no campo. Diversas áreas estão contempladas como atividades de apoio agrossilvipastoril, agroindústria, silvicultura, pecuária, agricultura, aquicultura, entre outras.
A assessora jurídica sindical da Faesc e representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, Andreia Barbieri Zanluchi, ressalta que os relatos das participantes têm sido extremamente positivos e motivam o Sistema Faesc/Senar a aperfeiçoar continuamente as ações voltadas ao público feminino. Segundo ela, mulheres com diferentes formações e trajetórias têm participado das capacitações e destacado a importância desses treinamentos para fortalecer sua atuação nas atividades das propriedades rurais.

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), José Zeferino Pedrozo: “Elas têm assumido funções estratégicas, contribuindo com inovação, organização da gestão e compromisso com práticas cada vez mais sustentáveis no campo”
Andreia também comenta que, fora das porteiras das propriedades, muitas mulheres vêm desempenhando um trabalho expressivo para o agronegócio catarinense, seja na área de pesquisa, no empreendedorismo ou à frente de entidades e órgãos ligados ao setor. “Ao analisar esse cenário, observamos que há mulheres contribuindo diretamente para os resultados econômicos conquistados pelo setor no Estado e isso é motivo de orgulho para todos nós”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que a presença feminina nas propriedades rurais tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. “Elas têm assumido funções estratégicas, contribuindo com inovação, organização da gestão e compromisso com práticas cada vez mais sustentáveis no campo. Como representantes do setor produtivo, temos a responsabilidade de valorizar e incentivar esse avanço com aumento do acesso à qualificação e à profissionalização. Investir na formação das mulheres rurais é fundamental para garantir mais autonomia, oportunidades e liderança feminina. Isso fortalece o campo e impulsiona o crescimento sustentável do agronegócio”.
Para saber mais sobre os treinamentos do Programa Mulheres do Agro procure o Sindicato Rural da sua região.
Notícias
Aprosoja MT distribui bandeiras do Brasil a produtores e reforça identidade do agro
Com sete anos de atuação, o projeto Pátria no Campo já alcançou milhares de propriedades rurais em todo o estado.

O projeto Pátria no Campo, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), leva aos produtores rurais a bandeira do Brasil como símbolo de patriotismo e amor à nação. Com sete anos, o projeto já distribuiu mais de 15,5 mil bandeiras aos produtores rurais, refletindo o comprometimento de um setor que sustenta a economia estadual.
No interior do estado, o verde e amarelo está presente em muitos ambientes, principalmente nas lavouras na fase da dessecação da soja, momento em que os horizontes se pintam com as cores do Brasil. Agora, com o projeto, também é possível avistar de longe a representação das riquezas de um país que preserva as matas e as águas.
O delegado do núcleo de Tapurah, Rodrigo Martelli, recebeu a bandeira do Brasil na propriedade e destacou que tem muito orgulho de honrar um símbolo representativo da luta dos brasileiros. Ele contou que o amor pelo ofício, repassado pelo pai, só cresceu com o tempo.

Foto: Aprosoja MT
“Eu tenho muito orgulho de ser produtor rural, que vem de uma história de sucessão do meu pai. Tenho muito amor pela terra, vemos como a natureza é bela. Colocamos uma semente e ela nos dá tantos frutos. Sou formado em agronomia, então nós criamos ainda mais amor pela terra, pela agricultura, pelas culturas que temos e por tudo que plantamos”, disse.
Assim como Rodrigo, o produtor rural de Porto dos Gaúchos, Peterson Piovezan Staniszewski, também recebeu um exemplar e contou sobre o símbolo da bandeira do Brasil na vida dele. Piovezan ainda destacou que o produtor rural representa a força do país que produz todos os tipos de alimentos.
“Eu tenho muito orgulho de receber essa bandeira, ela representa tudo que lutamos, representa a fé, a perseverança, o amor pela produção, por fazer parte desse processo de produzir. O Brasil é o nosso país do coração, é o país com vocação para o agro, vocação para a produção e eu sinto muito orgulho de fazer parte desse processo de alimentar o mundo”, afirmou.
Também orgulhoso pela representação da bandeira, em Nova Mutum, o produtor rural Luiz Alberto Oliveira descreveu o sentimento de ser brasileiro e o orgulho de carregar no dia a dia os valores de quem acredita no futuro do país. “Eu me sinto muito orgulhoso de ser brasileiro, trabalhar nessa pátria e lutar pelo meu país. Nós temos que ter amor ao Brasil, que é um país lindo, e incentivar os jovens de hoje em dia que ainda vale a pena amar o Brasil”, disse.
Através desse projeto, a Aprosoja MT estimula nos produtores o amor e o orgulho pela pátria. A bandeira hasteada consolida a posição de Mato Grosso como o terceiro maior produtor de soja e milho do mundo. Cada produtor que a hasteia em sua propriedade carrega a dedicação de uma vida no campo.
Para participar do projeto, basta o associado solicitar aos supervisores de cada núcleo ou via Canal do Produtor pelo número (65) 3027-8100.



