Conectado com

Notícias

Oferta de milho no Brasil diminui em 2024, enquanto produção mundial aumenta

Cotações do milho foram pressionadas no primeiro semestre, reflexo da colheita da safra verão, do bom desenvolvimento da segunda safra e de estimativas apontando produção mundial recorde. 

Publicado em

em

Foto: Wenderson Araujo Trilux

A oferta brasileira de milho caiu em 2024, devido ao clima, que prejudicou a produtividade. Por outro lado, a oferta mundial da temporada 2023/24 aumentou.

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

No Brasil, as cotações do milho foram pressionadas no primeiro semestre, reflexo da colheita da safra verão, do bom desenvolvimento da segunda safra e de estimativas apontando produção mundial recorde. Com as sucessivas quedas ao longo do primeiro semestre, os preços chegaram aos menores patamares do ano em julho.

As negociações para exportação seguiam lentas no primeiro semestre, uma vez que compradores postergaram as aquisições, à espera de desvalorizações mais intensas com o avanço da colheita de segunda safra. Já entre agosto e novembro, as cotações reagiram, devido à menor disponibilidade interna. Além disso, o clima quente e seco deixou agricultores apreensivos quanto ao cultivo da safra de verão e também da segunda safra, a ser cultivada em 2025.

Foto: Guilherme Viana

No entanto, o retorno das chuvas em maior intensidade a partir da segunda quinzena de outubro favoreceu a semeadura da safra verão e minimizou – ou até mesmo descartou – tais preocupações. No agregado, a produção brasileira de 2023/24 totalizou 115,7 milhões de toneladas, 12,3% menor que a de 2022/23.

O excedente foi de 40,42 milhões de toneladas, 19% menor que o da temporada anterior e o mais baixo desde 2021/22, segundo a Conab. Com excedente menor, as exportações brasileiras também recuaram. Destaca-se que 2024 foi o terceiro ano consecutivo de quedas dos preços nominais.

Assim, com as menores oferta e preço, pode-se dizer que 2024 não foi um ano favorável aos vendedores de milho no Brasil. Talvez o ambiente tenha favorecido consumidores.

Fonte: Assessoria Cepea

Notícias

Infraestrutura logística e energética pauta reunião no Show Rural 2026

Encontro promovido pela Fiep reúne lideranças para discutir concessões de rodovias, futuro da Malha Sul e desafios no fornecimento de energia no Oeste do Paraná.

Publicado em

em

Imagem Ilustrativa - Foto: O Presente Rural

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove nesta terça-feira (10), das 14h às 16 horas, durante a programação do Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel, uma reunião estratégica com lideranças regionais para debater a infraestrutura logística e energética do Oeste do estado.

Realizado com apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), o evento acontece no Espaço Panorâmico, no prédio do Paraná Cooperativo.

O objetivo do encontro é promover um diálogo aprofundado e qualificado sobre os gargalos que impactam a competitividade da região.

Entre outros temas, a Fiep apresentará um balanço das novas concessões de rodovias do Paraná, as perspectivas em relação ao contrato da concessão ferroviária da Malha Sul, que termina em fevereiro de 2027, e os desafios enfrentados pelo setor produtivo regional quanto à disponibilidade e qualidade no fornecimento de energia elétrica, fator fundamental para a manutenção do crescimento da indústria e do agronegócio do Oeste paranaense.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Espaço Impulso cresce e potencializa geração de negócios no agro

Hub ampliado promove rodadas de negócios, painéis temáticos e aproxima produtores de tecnologias que aumentam competitividade.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

O primeiro dia do Show Rural Coopavel também foi marcado pela inauguração da nova estrutura do Espaço Impulso, hub de inovação do agronegócio desenvolvido em parceria entre o Itaipu Parquetec e a Coopavel. O espaço foi ampliado e passou a contar com cerca de 900 metros quadrados, quase o dobro da área anterior.

A nova estrutura reúne 10 salas equipadas, arena climatizada com capacidade para 180 pessoas, sala memorial institucional, ambientes para reuniões, infraestrutura de tecnologia da informação e áreas voltadas à geração de negócios e inovação aberta.

Segundo o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o espaço fortalece o papel do Show Rural como ambiente de integração entre tecnologia e produção. Ele destacou que a iniciativa aproxima produtores de soluções que podem contribuir para aumentar a eficiência, reduzir custos e ampliar a competitividade do setor.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, afirmou que a parceria entre a Coopavel e o Itaipu Parquetec busca incentivar o desenvolvimento por meio da inovação. Ele também lembrou que a Itaipu realiza investimentos em 434 municípios de sua área de atuação, com foco no desenvolvimento regional, inclusão produtiva e sustentabilidade.

Para o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, a ampliação do espaço amplia a capacidade de o agronegócio incorporar novas tecnologias e gerar valor para o setor.

A secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, ressaltou que a inovação contribui para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, especialmente da agricultura familiar, ao ampliar o acesso a tecnologias e oportunidades de geração de renda.

O crescimento do Espaço Impulso acompanha a evolução do hub nos últimos anos. Em 2025, o espaço encerrou o ano com 34 parceiros ativos, incluindo nove empresas âncoras e 17 startups, além de registrar aumento de 60% na receita.

Durante o Show Rural Coopavel, a estrutura receberá painéis temáticos, encontros institucionais, rodadas de negócios e agendas com parceiros e imprensa, com foco na troca de conhecimento e na geração de oportunidades para o agronegócio.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo

Notícias

Interesse por inovação leva mais de 60 mil visitantes ao primeiro dia do Show Rural

Evento segue até sexta-feira com entrada e estacionamento gratuitos e foco em tecnologia para aumento da produtividade.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Coopavel

A 38ª edição do Show Rural Coopavel registrou novo recorde de público para uma segunda-feira. Neste dia 09, 61.090 pessoas estiveram em Cascavel para acompanhar as novidades apresentadas pelos 600 expositores do Brasil e exterior.

O número é maior que o registrado no primeiro dia do evento do ano passado, quando o parque recebeu 56.510 visitantes. A diferença é de 4.580 pessoas. Criado como um dia de campo em 1989, o Show Rural cresceu e se transformou em um dos principais eventos técnicos do agronegócio mundial.

As visitas seguem ainda até sexta-feira, 13, das 7h às 18h. Acesso gratuito ao parque e ao uso de vagas de estacionamento estão entre os diferenciais da mostra de tecnologia, que se destaca pela qualidade das inovações apresentadas. “Estamos muito felizes com esse resultado deste primeiro dia, que demonstra o grande interesse dos produtores rurais em conhecer novidades desenvolvidas para que eles produzam mais, com custos menores e atentos aos critérios da sustentabilidade”, comenta o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Fonte: Assessoria Coopavel
Continue Lendo