Rodrigo Capella Opinião
O que esperar do agro em 2021?
A resposta para esta questão é ampla e é bem provável que precisaria ocupar diversas e diversas páginas

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
Durante conversas com empresas do agro, cooperativas e produtores rurais, tenho ouvido, com frequência, uma pergunta: Capella, o que esperar do agro em 2021?
A resposta para esta questão é ampla e é bem provável que precisaria ocupar diversas e diversas páginas. Mas, vamos tentar resumi-la em alguns pontos principais.
Confira a seguir:
A) Sustentabilidade
Os produtores rurais estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. A natural conexão com a terra, o rigoroso Código Florestal e o CAR são os pilares deste sólido envolvimento. Outra questão importante é a demanda crescente do varejo por produtos fabricados com total sustentabilidade, impulsionada por exigências dos consumidores finais.
B) Tecnologia
O agro será ainda mais tecnológico em 2021. A sucessão familiar pulsante, os resultados digitais extremamente comprovados e o fortalecimento de startups e hubs de inovação sustentam essa expectativa.
C) Saúde pública
A constante preocupação dos consumidores finais com a origem dos alimentos e o fortalecimento do bem-estar animal estão em plena evidência. Este contexto reforçará a atenção dos produtores rurais para pontos relacionados à saúde pública.
D) Marketing
As empresas de agronegócio, os produtores rurais e as cooperativas aumentarão os investimentos em ações de marketing no ano de 2021. Ganharão relevância a exposição em mídias altamente qualificadas, as ações interativas em eventos e as conexões digitais.

Rodrigo Capella Opinião
04 dicas para sua empresa se destacar em um evento virtual
Uma ação importantíssima para o agro é a participação em eventos

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
O ano de 2021 começou com força total. Empresas preparam lançamentos, intensificam campanhas de marketing e buscam impactar os produtores rurais, de forma assertiva e surpreendente. Dentro deste contexto, uma ação importantíssima para o agro é a participação em eventos.
Para ajudar a sua empresa a se destacar em um evento virtual, separei quatro dicas interessantes. Confira:
1) Interatividade
Aposte em iniciativas (jogos, demonstrações, apresentações etc) que promovam uma constante interatividade e fomentem o aprendizado contínuo em seu estande. Disponibilizar material técnico continuará sendo muito importante, mas ofereça algo mais aos seus clientes e visitantes.
2) Transparência
Destaque, com transparência e tranquilidade, os pontos de inovação do seu produto. Foque cada ponto específico nas reais necessidades do produtor, reforçando os ganhos em médio prazo e longo prazo.
3) Educação
Intensifique um marketing educativo durante os eventos, com o compartilhamento de material no formato passo a passo. Ensine como o seu cliente pode usar o produto ou serviço ao máximo, obtendo resultados significativos.
4) Participação
Inclua os clientes na sua programação, a ser realizada no estande. Pode ser o compartilhamento de case específico, uma atividade no formato storytelling ou ainda algo sugerido pelos próprios clientes. Inove e torne a experiência dos clientes inesquecível.
Rodrigo Capella Opinião
03 pontos que você precisa observar em 2021
O ano de 2021 será muito intenso e produtivo para o nosso agronegócio

O ano de 2021 será muito intenso e produtivo para o nosso agronegócio. Com a adoção cada vez mais frequente de tecnologia, as soluções propiciando uma adequação talhão a talhão e as ferramentas de gestão com alcance pleno, o produtor rural terá um horizonte sólido para cultivo e pós-cultivo, incidindo em cenário favorável às boas práticas de produção.
Esta animação, evidenciada em diversas fases, com características distintas, é claro, requer algumas observações a serem feitas no início do próximo ano, mas também no decorrer de 2021.
Confira a seguir 03 pontos que merecerão a sua atenção nos próximos meses:
A) Sinergia
A conectividade, em seus vários aspectos, é um dos pilares do novo agro. Dentro deste contexto, a sinergia é fundamental, seja no contato com o campo, no relacionamento diário com o cliente e até mesmo no planejamento e no desenvolvimento das diversas ações diárias, com foco em rentabilidade, produtividade e visibilidade.
B) Diferenciação
Com uma ampla potencialidade, o agro pede por diferenciação. Isso porque a sociedade quer saber a origem dos alimentos e, com isso, diversos nichos de mercado ganham força. A observação e o contato do produtor com diversos públicos contribuirão para o desenvolvimento de produtos segmentados.
C) Impacto
As ações a serem executadas, durante o ano de 2021, precisarão impactar, em vários aspectos. Com assertividade, que envolve a escolha adequada do cliente ideal, as iniciativas terão maior objetividade e sucesso mais intenso.
Rodrigo Capella Opinião
Você já fez um planejamento eficaz para 2021?
Confiram a seguir 05 dicas que irão ajudar no desenvolvimento

Artigo escrito por Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio
Amigos e Amigas, já estamos quase em 2021.
É, este ano, com suas particularidades e características específicas, passou muito rápido.
Já precisamos ter as nossas ações bem planejadas para 2021, não é mesmo?
Então, eu pergunto: vocês já fizeram um planejamento eficaz para 2021?
Ainda não? Então, confiram a seguir 05 dicas que irão ajudar no desenvolvimento.
São elas:
Dica 01: observar
Analise os pontos que merecem atenção, mas que você ainda não tem certeza de que precisam ser alterados.
Evite precipitação, mas observe atentamente e diariamente.
Quando um sinal mais claro aparecer, tome uma atitude certeira.
Dica 02: desenvolva
Pense em novas estratégias impactantes de comunicação e de marketing.
Desenvolva-as, respondendo:
Como impactar o seu público ideal? Como aumentar o seu market share?
Como ser ainda mais efetivo em suas vendas?
Dica 03: elimine
Interrompa as ações que não estiverem contribuindo para o crescimento ou desenvolvimento da empresa.
Analise com cautela antes de tomar estas decisões.
Uma vez interrompidas, estas ações dificilmente serão executadas novamente.
Dica 04: aumente
Intensifique as ações que contribuíram diretamente para um maior impacto.
O impacto está associado a branding, vendas, market share, presença, entre outros pontos importantes.
Verifique as métricas e avalie os próximos passos com estratégia.
Dica 05: diminua
Reduza o ritmo das ações que precisam de avaliação mais criteriosa.
Reflita e verifique como estará a empresa, em médio e longo prazo, sem tais iniciativas.
Pondere. Analise. Tome uma decisão considerando vários pontos.