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Suínos / Peixes Evento Híbrido

O Presente Rural e Frimesa divulgam programação do 1º Dia do Suinocultor

Serão sete palestras que vão contribuir para atualizar os profissionais que atuam na cadeia suinícola nacional.

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O Jornal O Presente Rural e a Cooperativa Agroindustrial Frimesa realizam, no próximo dia 21, a primeira edição do Dia do Suinocultor, evento promovido em alusão a data que celebra essa importante profissão, que faz da cadeia suinícola um setor estratégico para o desenvolvimento econômico do país.

O evento será realizado no formato híbrido, com participação presencial para convidados em Marechal Cândido Rondon, na região Oeste do Paraná, e com transmissão ao vivo pelos canais de O Presente Rural no Facebook e no YouTube, a partir das 08h15.

Voltado para produtores, lideranças do setor e profissionais que atuam diretamente na cadeia produtiva, como fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos, o Dia do Suinocultor vai promover um dia inteiro de palestras, debates e trocas de informações em prol de uma suinocultura mais sustentável e atenta aos atuais desafios e oportunidades.

A programação com as temáticas das palestras e os profissionais que estarão no evento foram divulgados nesta quinta-feira (07) pela Comissão Organizadora. Serão sete palestras que vão contribuir para atualizar os profissionais que atuam na cadeia suinícola nacional.

Responsável pela programação do 1º Dia do Suinocultor e gerente de Suprimentos de Suínos da Frimesa, Valdecir Luiz Mauerwerk: “São temas de extrema importância, pois são eles os pilares da sustentação da suinocultura, desde sua essência, por esse motivo entendemos que essas bases da produção se fazem necessárias serem tratadas e discutidas constantemente” – Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural

Responsável pela programação do 1º Dia do Suinocultor, o gerente de Suprimentos de Suínos da Frimesa, Valdecir Luiz Mauerwerk, ressalta que o desafio de encontrar temas coerentes com às demandas eminentes da suinocultura e que se apliquem de forma prática no atual cenário que o setor enfrenta. “Foi bastante desafiador, foram dias de estudo, avaliação, validações para ao final chegarmos em uma programação que entendemos satisfatória para o objetivo e as expectativas criadas para esse evento tão importante para a suinocultura. Ao todo três pessoas estiveram envolvidas diretamente na organização e definição dos temas”, menciona Mauerwerk.

Os assuntos que nortearão a programação do 1º Dia do Suinocultor estão concentrados na produção em granjas, segurança da atividade e mercado de carnes. “São temas de extrema importância, pois são eles os pilares da sustentação da suinocultura, desde sua essência, por esse motivo entendemos que essas bases da produção se fazem necessárias serem tratadas e discutidas constantemente”, pontua o profissional.

Evento híbrido

Mauerwerk também destaca a importância de o evento ser híbrido, uma vez a transmissão gera um alcance expressivo durante e após a sua realização. “É uma ótima oportunidade de disseminação da informação, seja ela em tempo real ou acessos posteriores aos conteúdos, pois em função das atividades  e dedicação incondicional que se aplica à suinocultura ou à produtores e profissionais da área localizados em regiões ou Estados distantes do local do evento, eventualmente, não conseguem se fazer presentes, porém no caso do evento híbrido, todo esse público é atendido plenamente”, enaltece.

Diretor de Comunicação e Marketing do Jornal O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin: “Existem inúmeros detalhes que devem e estão sendo cuidados para que seja levado ao público um evento de alta qualidade, tanto nas palestras como nos sistemas de apresentação e entendimento” – Foto: Sandro Mesquita/OP Rural

O diretor de Comunicação e Marketing do Jornal O Presente Rural, Selmar Franck Marquesin, destaca os desafios e fatores envolvidos para oferecer a transmissão em tempo real do evento. “Os desafios principais são gerar engajamento do público, mas, em contrapartida, possibilita o alcance de um maior número de pessoas, uma vez que permite que o internauta assista ao vivo ou pós evento, no conforto de sua casa ou escritório e sem custo de inscrição ou deslocamento. Os fatores como equipe técnica, equipamentos e estrutura são ainda mais importantes do que um evento somente presencial, pois existem inúmeros detalhes que devem e estão sendo cuidados para que seja levado ao público um evento de alta qualidade, tanto nas palestras como nos sistemas de apresentação e entendimento”, ressalta Marquesin.

Preparativos

Há duas semanas do evento, o gerente de Suprimentos de Suínos da Frimesa frisa que os preparativos finais seguem de forma satisfatória, destacando o sentimento de poder contribuir com a realização da 1ª edição do evento. “É uma honra imensurável poder contribuir para a viabilização da comemoração, em caráter técnico e produtivo, do primeiro evento oficial do Dia do Suinocultor em Marechal Cândido Rondon. Sabidamente, nossa categoria de produção de suínos passa por cenários desafiadores e esses verdadeiros heróis, que são nossos suinocultores, não desistem do seu propósito, pois certamente essa atividade é a base de sustento e renda de inúmeras famílias”, frisa Mauerwerk.

Programação

O diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, fará a palestra de abertura às 08h30, oportunidade em que vai falar sobre o “Sistema de Integração frente ao atual cenário da suinocultura” e também vai apresentar o andamento das obras da Unidade Frigorífica de Suínos da cooperativa em Assis Chateaubriand (PR).

Em seguida, às 09 horas, o diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, abordará o tema “Produção, consumo e exportações, novos mercados e perspectivas do setor de carnes suínas”. Na sequência, às 10h10, a diretora técnica comercial da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Charli Ludke, vai falar sobre a “Peste Suína Clássica e Africana e os desafios quanto ao uso dos antimicrobianos”; logo após, às 11 horas, a médica-veterinária da Universidade de Marília (Unimar), Aline Fadelli, encerra a programação matutina com a palestra “Capacitação de manejo na suinocultura e seu impacto na rentabilidade da granja”.

No período da tarde, com início às 13h30, o doutor em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade de Wageningen (WUR), na Holanda, Marcos Soares Lopes, vai discorrer sobre as “Tendências de produção de carne suína visando mercados mais exigentes”. Depois, às 14h20, o zootecnista e mestre em Nutrição Animal, Matias Djalma Appelt, aborda “O papel da nutrição para o sucesso na produção de suínos”.

A médica-veterinária, mestre na área de Fisiopatologia da Reprodução de Suínos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Luciana Fiorin Hernig, dará continuidade à programação com a palestra “A Importância da sanidade na produção de suínos”, a partir das 15h10. E às 16h20, Gustavo Simão, mestre em Medicina Veterinária, encerra o ciclo de palestras com a temática “Biossegurança – novo pilar da suinocultura moderna”.

Em todas as palestras haverá espaço para os participantes, tanto presenciais como remotos, tirarem suas dúvidas e fazerem perguntas sobre os temas abordados.

O encerramento da programação do 1º Dia do Suinocultor está previsto para as 17h10.

Somando forças com O Presente Rural 

Realizado pelo Jornal O Presente Rural, em parceria com a Frimesa, o Dia do Suinocultor conta com patrocínio ouro da Agroceres PIC, Boehringer, DB Genética, Inobram, Topigs Norsvin e Vaccinar; prata da Biochem, Construsui, Imeve, Master Biodigestores, MSD Saúde Animal, Perct, Roboagro e Sicredi; e bronze da AB Vista, Anpário, BTA Aditivos, Crystal Spring, Farenzena, GD Brasil, Nnatrivm e Suiaves.

Programação Dia do Suinocultor

08h15 – Abertura e início da transmissão

08h30 – Palestra de Abertura com o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella sobre  “Sistema de Integração frente ao atual cenário da suinocultura” e apresentação do Frigorífico da Frimesa em Assis Chateaubriand

09h – Palestra: “Produção, consumo, exportações, novos mercados e perspectivas do setor de carnes suínas”, com o diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua

09h40 – Espaço para perguntas

09h50 – Coffee break

10h10 –  Palestra: “Peste Suína Clássica e Africana e os desafios quanto ao uso dos antimicrobianos”, com a diretora técnica comercial da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Charli Ludke

10h50 – Espaço para perguntas

11h – Palestra: “Capacitação de manejo na suinocultura e seu impacto na rentabilidade da granja”, com a médica-veterinária da Universidade de Marília (Unimar), Aline Fadelli

11h40 – Espaço para perguntas

12h – Almoço

13h30 – Palestra: “Tendências de produção de carne suína visando mercados mais exigentes”, com o doutor em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade de Wageningen (WUR), na Holanda, Marcos Soares Lopes

14h10 – Espaço para perguntas

14h20 – Palestra: “O papel da nutrição para o sucesso na produção de suínos”, com o zootecnista e mestre em Nutrição Animal, Matias Djalma Appelt

15h – Espaço para perguntas

15h10 – Palestra: “A Importância da sanidade na produção de suínos”, com a médica-veterinária, mestre na área de Fisiopatologia da Reprodução de Suínos pela UFRGS, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Luciana Fiorin Hernig

15h50 – Espaço para perguntas

16h – Coffee break

16h20 – Palestra: “Biossegurança – novo pilar da suinocultura moderna”, com o mestre em Medicina Veterinária, Gustavo Simão

17h – Espaço para perguntas

17h10 – Encerramento

Fonte: O Presente Rural

Suínos / Peixes

Minas Gerais celebra Dia da Carne de Porco em 30 de abril

Na mesma data é comemorado o aniversário da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), que neste ano comemora 52 anos de atividade. 

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Você sabia que no dia 30 de abril é celebrado o Dia da Carne Suína Mineira? A data foi instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) através da LEI 21125, de 03/01/2014, com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva da carne suína e sua representatividade econômica, social e cultural no Estado. Na mesma data é comemorado o aniversário da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), que neste ano comemora 52 anos de atividade.

Em Minas, esta é uma proteína que está presente no dia a dia e nos momentos de confraternização, ela faz parte da vida e da cultura alimentar local, não por acaso, estrelam entre os nossos pratos tradicionais e mundialmente reconhecidos: torresmo, leitão à pururuca, costelinha com canjiquinha, lombo com tutu, barriga à pururuca entre tantos outros mais e todo este cenário nos leva ao primeiro lugar no ranking de consumo da carne suína no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, a estimativa é que cada mineiro consuma 27,1 kg per capita.

Minas Gerais não é referência apenas no consumo, mas também na produção da carne de porco. Segundo o IBGE somos o quarto maior produtor de suínos do Brasil, com destaque para as regiões do Triângulo Mineiro, Vale do Piranga, Centro-Oeste Mineiro e Sul de Minas.

Em 2023 passado, foram comercializadas 5,3 milhões de toneladas de carne. Para o presidente da associação, João Carlos Bretas Leite, Minas é um caso à parte em consumo e qualidade da produção e somos mundialmente conhecidos por estes feitos. É muito gratificante garantir proteína saudável, a preço justo e sabor inigualável na mesa dos mineiros e saber que ela faz parte do dia a dia e da história desse povo”, disse.

Fonte: Divulgação/HB Audiovisual

Além de garantir carne de saudável e saborosa aos consumidores mineiros, a Associação que representa estes produtores pretende dar dicas das melhores e mais saborosas formas de preparo da proteína, por isso há alguns anos criou o projeto Cozinhando com a Asemg, conheça o projeto:

Cozinhando com Asemg: com porco é melhor

A Asemg lançou neste mês de abril a quarta edição do projeto “Cozinhando com a Asemg”, que traz o tema: “Com Porco é melhor”. Serão apresentadas uma série de receitas, tradicionais na cozinha do brasileiro, mas com substituições que trazem muito mais sabor aos pratos. Nelas conterão a carne de porco no lugar de outras proteínas já conhecidas tradicionalmente.  Receitas como strogonoff de carne de porco, salpicão de carne de porco e muito mais.

O presidente da Asemg João Carlos Bretas Leite conta que: “Estamos na quarta edição do projeto, que vem a cada ano trazendo novidades e surpreendendo a todos mostrando o quanto a nossa proteína é versátil. As receitas são disponibilizadas no Instagram @asemg_mg, receitas fáceis e muito saborosas.’’ comenta o presidente.

Conheça a Asemg

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais foi criada em 30 de abril de 1972 com o objetivo de representar a classe suinícola no estado mineiro e vem cumprindo este papel desde então.

Hoje a entidade tem como missão construir e fortalecer relacionamentos estratégicos, prover informações assertivas e fomentar soluções para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da suinocultura, agregando valor para os associados, filiadas regionais, parceiros e comunidades.

A Asemg atua diretamente em áreas como: sanidade, bem-estar animal, política, conhecimento, marketing, meio ambiente, inovação e mercado de compra e venda de suínos.

Fonte: Assessoria Asemg
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Suínos / Peixes

Preços do suíno vivo e da carne recuam; poder de compra cai frente ao farelo

Esse cenário força frigoríficos paulistas a reajustarem negativamente o preço negociado, em busca de maior liquidez e de evitar o aumento dos estoques.

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Foto: Ari Dias

Os preços do suíno vivo e da carne caíram nos últimos dias, conforme apontam levantamentos do Cepea.

Para o animal, pesquisadores deste Centro explicam que a pressão vem da demanda interna enfraquecida e da oferta elevada.

No atacado, o movimento de baixa foi observado para a maioria dos produtos acompanhados pelo Cepea e decorre da oferta oriunda da região Sul do Brasil (maior polo produtor) a valores competitivos.

Esse cenário, segundo pesquisadores do Cepea, força frigoríficos paulistas a reajustarem negativamente o preço negociado, em busca de maior liquidez e de evitar o aumento dos estoques.

Diante da retração dos valores pagos pelo vivo no mercado independente em abril, o poder de compra do suinocultor paulista caiu frente ao farelo de soja; já em relação ao milho, cresceu, uma vez que o cereal registra desvalorização mais intensa que a verificada para o animal.

Fonte: Assessoria Cepea
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Suínos / Peixes

Brasil conquista dois novos mercados para pescados na Índia

Agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional apenas neste ano. Nos últimos 16 meses, foram abertos 108 novos mercados em 50 países.

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Foto: Shutterstock

A missão do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à Índia em novembro do ano passado segue gerando resultados positivos para o Brasil. Após encontros com Shri Parshottam Rupala, ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia e Kamala V Rao, CEO da Autoridade de Segurança dos Alimentos da Índia, o Brasil obteve, na última sexta-feira (19), a confirmação da abertura de dois novos mercados: pescado de cultivo (aquacultura) e pescado de captura (pesca extrativa).

O anúncio se soma a expansões recentes da pauta agrícola do Brasil para o país asiático. Nos últimos 12 meses, o governo indiano autorizou a importação de açaí em pó e de suco de açaí brasileiros.

Em 2023, a Índia foi o 12º principal destino das exportações agrícolas brasileiras, com vendas de US$ 2,9 bilhões. Açúcar e óleo de soja estiveram entre os produtos mais comercializados.

Segundo o Agrostat (Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro), nos três primeiros meses deste ano, o Brasil exportou mais de 12 mil toneladas de pescado para cerca de 90 países, gerando receitas de US$ 193 milhões. Esse valor mostra um aumento de mais de 160% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as vendas foram de US$ 74 milhões.

“Seguimos comprometidos em ampliar a presença dos produtos agrícolas brasileiros nas prateleiras do mundo. Essa estratégia não apenas abre mais oportunidades internacionais para nossos produtos e demonstra a confiança no nosso sistema de controle sanitário, mas também fortalece a economia interna. Com as recentes aberturas comerciais estamos gerando mais empregos e elevando a renda dos produtores brasileiros”, ressaltou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa.

Com estes novos mercados, o agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional apenas neste ano. Nos últimos 16 meses, foram abertos 108 novos mercados em 50 países.

Fonte: Assessoria Mapa
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