Suínos Novas oportunidades
O peixe além do filé
Oferecer produtos variados, pré-prontos ou mesmo com embalagem distintas fazem a diferença no momento da compra e agregam valor ao produto

Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), o Brasil produziu mais de 722 mil toneladas de peixes de cultivo em 2018, um crescimento de 4,5% se comprado a 2017. Deste total, 55,4% é representado somente pela tilápia, hoje considerada a espécie mais importante de peixes cultivados no país. Dessa forma, o Brasil é o quarto maior produtor de tilápia do mundo. Porém, apesar de todo este montante, o setor ainda “patina” em muitos quesitos se comprado a outras proteínas. Seja na questão exportação, consumo e, até mesmo, marketing, o peixe ainda fica muito atrás.
Durante o 1º Fórum de Piscicultura das Cooperativas Paranaenses, que aconteceu em junho em Toledo, no Oeste do Estado – principal polo produtor de tilápia do país –, o doutor em Ciências Ambientais e pesquisador de piscicultura Aldi Feiden falou sobre mercado, expectativas do consumidor e o que fazer para agregar valor ao produto que o piscicultor e as cooperativas estão entregando ao mercado.
De acordo com Feiden, atualmente a tilápia se tornou uma commodity, já que é vendida em grandes volumes. “Por conta disso os preços internacionais estão caindo. Dessa forma, o Brasil acaba não se tornando muito competitivo no setor de exportação”, comenta. Ele explica que o principal mercado atualmente são os Estados Unidos, que abrangem mais da metade da produção mundial. “Mas existem outros mercados que são interessantes e que o Brasil pode entrar, a exemplo do que foi feito na área de suínos e aves. Estes são mercados que chamamos de periféricos, mas estáveis, onde se consegue um valor agregado maior”, afirma.
O estudioso diz que o Oeste do Paraná é uma região onde o custo de produção é menor que em todas as outras do país, mas que ainda existem detalhes que podem ser feitos para reduzir ainda mais estes custos. Apesar de uma grande produção e baixos custos de produção, o país enfrenta a dificuldade do consumo. “Ainda é muito baixo (o consumo). Fiz uma pesquisa nesta região em junho deste ano, peguei o município de Toledo, que é uma cidade que consome bastante peixe, mas se comparado proporcionalmente, ainda é uma proteína pouco consumida, sendo, inclusive, abaixo da média nacional”, informa.
Já quando o assunto é exportação, Feiden comenta que o Brasil ainda ocupa uma parte irrisória desse mercado. “Como comentei, o principal mercado, que é os Estados Unidos, não atendemos nem 0,01% dele. Enquanto isso, há países que dominam isso, como é o caso da China, que ocupa 61%”, conta. Há outros países que também abocanham este mercado e exportam bastante, explica o estudioso, como é o caso de Honduras, México e Equador. “Neste mercado nós temos algumas barreiras e o câmbio ainda é um grande problema. Então, para exportar para esse mercado mais exigente é complicado”, diz. A Europa, cita, também é um local complicado, visto que o Brasil ainda conta com barreiras sanitárias para ele. “Então é preciso estudar muito em quais mercados atuar, principalmente os periféricos, mas que o país tem parcerias consolidadas com outras cadeias de produção”, afirma.
Quanto ao mercado nacional, o pesquisador diz que a tendência é crescer ainda mais nos próximos 20 anos. “Estamos crescendo mais de 20% ao ano nos últimos 10 anos. Isso é melhor que o mercado chinês. E a lucratividade está muito boa”, assegura. Porém, diz que ainda existe um problema, que é repassar os custos. “E nesse sentindo as cooperativas têm esse papel, porque elas têm uma estrutura de logística já instalada, além de diversos pontos de venda, o que facilita muito”, afirma.
Mais que filé
Algo que ainda é um desafio para o peixe, assim como para outras proteínas animais, é a agregação do valor do produtor. “Hoje é usada somente o filé da tilápia, que é um terço do peixe. Então, temos uma série de outros produtos que poderiam ser usados de forma industrial, como é o caso das escamas, a fabricação de farinhas, entre outros”, comenta. Uma das indicações de possibilidade de agregação de valor ao produto é muito simples, explica Feiden. “Há a possibilidade de fazer diferentes formas de embalagem e processamento. São inovações para o mercado e que possibilitam esse aumento do valor. Há ainda os produtos em pratos prontos, novos processados. Já tem no Brasil e no exterior, mas é preciso explorar mais”, afirma.
A própria indústria, de acordo com o pesquisador, pode usar estratégias de marketing para atender a estes mercados segmentados e mais exigentes. “Desde produtos humanos até pets, há nichos de mercados que podem ser explorados. Como produtos de certificação orgânica, utilização da pele do peixe para pacientes com queimaduras, uma série de atividades que envolvem a tilapicultura no Brasil”, comenta.
Outras estratégias que podem ser utilizadas, de acordo com Feiden, é que a indústria pode trabalhar para colocar o filé, por exemplo, em mercados que são melhores pagadores, que têm um nível de receita melhor, como em grandes centros, onde as pessoas têm um poder aquisitivo maior.
Outros produtos que podem ser desenvolvidos nesse sentido, segundo o pesquisador, é fazer alimentos prontos, como lasanhas, pratos prontos, congelados e processados. “Produtos que o consumidor só precisa colocar no micro-ondas. Até porque o que o consumidor quer hoje é praticidade, peixe que não tem cara de peixe”, afirma. Para Feiden, é preciso desenvolver ainda estratégias para os outros nichos de mercado. “Por exemplo, é produzido o frango halal, que é para o mercado árabe. Por que não produzir peixe dessa forma? Atender este mercado?”, questiona.
Além do mais, Feiden afirma que o mercado para investir na piscicultura ainda é grande no Brasil. “Temos várias cooperativas menores, principalmente no Oeste do Paraná, que poderiam investir em plantas frigoríficas. O mercado é amplo e cabe muito mais gente do que temos hoje. Somente nesta região do Paraná são utilizadas menos de um terço da área. Ainda há muito o que explorar”, diz.
Consumidor quer produto diferenciado
A agregação de valor tão comentada por Fedein vai, inclusive, atender ao que o consumidor está pedindo. “Hoje os jovens querem peixe sem cara de peixe. Eles querem almôndega, nuggets, este tipo de produto. Quem gosta deste peixe tradicional são pessoas com idade acima de 40 anos”, afirma. Segundo o pesquisador, os produtos processados são para os mais jovens, aqueles que querem tirar o produto da embalagem e ele já estar pronto para o rápido preparo. “O cara não quer descongelar o peixe, temperar, empanar e depois fritar”, explica.
Assim, comenta, esses produtos diferenciados tem um grande apelo de mercado. “Nesse sentindo ainda temos poucos produtos brasileiros. O que existe no mercado é basicamente o filé empanado, tipo frango, em um plástico e pronto. Você não vê produtos em várias marcas diferentes, como acontece com a linguiça, por exemplo”, diz. “Em grandes centros já vemos pratos prontos, uma tilápia com molho tal e tal acompanhamento, além de balanço nutricional. E quem faz isso cobra por este diferencial, agrega valor”, afirma. Para Feiden, são nestes detalhes que muitas empresas ainda precisam trabalhar. “O que falta bastante é o marketing, embalar o produto de uma forma diferente, melhorar ele. Para o consumidor, estes detalhes fazem toda a diferença”, crava.
Outras notícias você encontra na edição de Suínos e Peixes de julho/agosto de 2019 ou online.

Suínos
Swine Day 2025 reforça integração entre ciência e indústria na suinocultura
Com 180 participantes, painéis técnicos, pré-evento sanitário e palestras internacionais, encontro promoveu troca qualificada e aproximação entre universidade e setor produtivo.

Realizado nos dias 12 e 13 de novembro, na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Swine Day chegou à sua 9ª edição reunindo 180 participantes, 23 empresas apoiadoras, quatro painéis, 29 apresentações orais e oito espaços de discussão. O encontro reafirmou sua vocação de aproximar pesquisa científica e indústria suinícola, promovendo ambiente de troca técnica e atualização profissional.
O evento também contou com um pré-evento dedicado exclusivamente aos desafios sanitários causados por Mycoplasma hyopneumoniae na suinocultura mundial, com quatro apresentações orais, uma mesa-redonda e 2 espaços de debate direcionados ao tema.
As pesquisas apresentadas foram organizadas em quatro painéis temáticos: UFRGS–ISU, Sanidade, Nutrição e Saúde e Produção e Reprodução. Cada sessão contou com momentos de discussão, reforçando a proposta do Swine Day de estimular o diálogo técnico entre academia, empresas e profissionais da cadeia produtiva.
Entre os destaques da programação estiveram as palestras âncoras. A primeira, ministrada pelo Daniel Linhares, apresentou “Estratégias epidemiológicas para monitoria sanitária em rebanhos suínos: metodologias utilizadas nos EUA que poderiam ser aplicadas no Brasil”. Já o Gustavo Silva abordou “Ferramentas de análise de dados aplicadas à tomada de decisão na indústria de suínos”.
Durante o encerramento, a comissão organizadora agradeceu a participação dos presentes e anunciou que a próxima edição do Swine Day será realizada nos dias 11 e 12 de novembro de 2026.
Com elevado nível técnico, forte participação institucional e apoio do setor privado, o Swine Day 2025 foi considerado pela organização um sucesso, consolidando sua importância como espaço de conexão entre ciência e indústria dentro da suinocultura brasileira.
Suínos
Preços do suíno vivo seguem estáveis e novembro registra avanço nas principais praças
Indicador Cepea/ESALQ mostra mercado firme com altas moderadas no mês e estabilidade diária em estados líderes da suinocultura.

Os preços do suíno vivo medidos pelo Indicador Cepea/Esalq registraram estabilidade na maioria das praças acompanhadas na terça-feira (18). Apesar do cenário de calmaria diária, o mês ainda apresenta variações positivas, refletindo um mercado que segue firme na demanda e no escoamento da produção.
Em Minas Gerais, o valor médio se manteve em R$ 8,44/kg, sem alteração no dia e com avanço mensal de 2,55%, o maior entre os estados analisados. No Paraná, o preço ficou em R$ 8,45/kg, registrando leve alta diária de 0,24% e acumulando 1,20% no mês.
No Rio Grande do Sul, o indicador permaneceu estável em R$ 8,37/kg, com crescimento mensal de 1,09%. Santa Catarina, tradicional referência na suinocultura, manteve o preço em R$ 8,25/kg, repetindo estabilidade diária e mensal.
Em São Paulo, o valor do suíno vivo ficou em R$ 8,81/kg, sem variação no dia e com leve alta de 0,46% no acumulado de novembro.
Os dados são do Cepea, que monitora diariamente o comportamento do mercado e evidencia, neste momento, um setor de suínos com preços firmes, porém com oscilações moderadas entre as principais regiões produtoras.
Suínos
Produção de suínos avança e exportações seguem perto de recorde
Mercado interno reage bem ao aumento da oferta, enquanto embarques permanecem em níveis históricos e sustentam margens da suinocultura.

A produção de suínos mantém trajetória de crescimento, impulsionada por abates maiores, carcaças mais pesadas e margens favoráveis, de acordo com dados do Itaú BBA Agro. Embora o volume disponibilizado ao mercado interno esteja maior, a demanda doméstica tem respondido positivamente, garantindo firmeza nos preços mesmo diante da ampliação da oferta.
Em outubro, o preço do suíno vivo registrou leve retração, com queda de 4% na média ponderada da Região Sul e de Minas Gerais. Apesar disso, o spread da suinocultura sofreu apenas uma redução marginal e segue em patamar sólido.

Foto: Shutterstock
Dados do IBGE apontam que os abates cresceram 6,1% no terceiro trimestre de 2025 frente ao mesmo período de 2024, após altas de 2,3% e 2,6% nos trimestres anteriores. Com carcaças mais pesadas neste ano, a produção de carne suína avançou ainda mais, chegando a 8,1%, reflexo direto das boas margens, favorecidas por custos de produção controlados.
Do lado da demanda, o mercado externo tem sido um importante aliado na absorção do aumento da oferta. Em outubro, as exportações somaram 125,7 mil toneladas in natura, o segundo maior volume da história, atrás apenas do mês anterior, e 8% acima de outubro de 2024. No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o crescimento chega a 13,5%.
O preço médio em dólares recuou 1,2%, mas o impacto sobre o spread de exportação foi mínimo. O indicador segue próximo de 43%, acima da média histórica de dez anos (40%), impulsionado pela desvalorização cambial, que atenuou a queda em reais.
Mesmo com as exportações caminhando para superar o recorde histórico de 2024, a oferta interna de carne suína está maior em 2025 em função do aumento da produção. Ainda assim, o mercado doméstico tem absorvido bem esse volume adicional, mantendo os preços firmes e reforçando o bom momento do setor.



