Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Santa Catarina

O campo precisa ser mais digital

Existem tecnologias capazes de transformar propriedades rurais, mas ainda há grandes contrastes. Muitas comunidades ainda não têm acesso a uma ferramenta básica: a internet

Publicado em

em

Orçamento do Governo prevê levar internet ao produtor que ainda não tem acesso a essa tecnologia (Foto: Wenderson Araujo/CNA).

O acesso ao mundo digital vem crescendo cada vez mais e a tendência é que se intensifique nos próximos anos, o que aumenta a necessidade de mudanças no processo de gestão rural. Segundo o estudo mais recente sobre o assunto (Censo agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), a internet no campo cresceu 1.900% entre 2006 e 2017, mas ainda assim, 70% das propriedades rurais do País ainda não possuíam acesso à rede naquele período.

Embora não existam estudos novos sobre o assunto ainda há muito para evoluir na questão da internet no meio rural. “É uma bandeira que temos defendido. Temos assistência técnica e levamos constantemente a gestão para as propriedades rurais. Nós, do sistema Faesc/Senar-SC, os órgãos do Governo como a Epagri atuamos fortemente para levar conhecimento ao meio rural. Mas, ainda há grande percentual de produtores sem acesso à internet. Temos experiências de filhos de produtores que sobem o morro para acessar à rede porque na sua comunidade não funciona. O orçamento do Governo prevê levar internet ao produtor que ainda não tem acesso a essa tecnologia tão importante para gerenciar melhor a sua propriedade”, destaca o presidente do sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.

Entre as consequências disso está a questão da emissão da nota fiscal eletrônica do produtor que é uma exigência que vem sendo adiada pela Secretaria da Fazenda. “Isso acontece porque há consciência sobre a falta de internet em muitas localidades. Santa Catarina é referência em tantas inovações. Agora, o que mais precisamos é que o Estado avance também nesse aspecto tão importante que é criar condições para os municípios utilizarem a internet em todas as localidades”, observa Pedrozo.

Na visão do superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o mundo vive uma nova era dos grandes desafios que serão enfrentados na inovação. “Tivemos em um momento a mecanização, seguida pela automação e agora a informatização. Hoje não basta apenas produzir! É necessário produzir, gerenciar e atender às demandas tão necessárias do dia a dia. Para isso, temos que contar com a informatização como instrumento de trabalho. O nosso grande pleito é fazer com que a internet esteja disponível a todos os estabelecimentos produtivos para otimizar tempo e economizar recursos. Todo o estabelecimento agropecuário precisa ter visão empreendedora porque precisa estar de olho na legislação vigente”.

Pedrozo complementa que as propriedades hoje são reconhecidas como empresas rurais. “Além da necessidade de internet para que o produtor busque conhecimento sobre as diversas tecnologias disponíveis no mercado, a rede é fundamental para operar boa parte dessas tecnologias. Afinal, hoje existem diversos aplicativos de gestão de propriedades, entre outras ferramentas, que dependem da internet para operar. Além disso, a rede mundial de computadores conquistou um papel ainda mais importante em tempos de pandemia, tanto para concretizar negócios quanto para participar de cursos e eventos, bem como para facilitar a comunicação”.

As atividades de educação a distância que incluem o curso técnico em agronegócio e aulas online no programa Jovem Aprendiz Cotista são realizadas com êxito pelo Senar/SC. “E isso só é possível porque existe a internet. Mas, o sucesso seria ainda maior se todos pudessem aproveitar oportunidades como essas”, realça o presidente da Faesc.

Estado busca conectividade

No mês de março deste ano, o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural Altair Silva apresentou a demanda de melhoria da internet no campo catarinense para o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, em Brasília.  No encontro, o secretário catarinense solicitou aporte de recursos para o acesso pleno de internet no campo, visando ampliar os mercados e melhorar a gestão das propriedades.

Santa Catarina pretende reduzir ainda os custos de aluguel de postes para levar internet via fibra óptica ao campo. Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é possível regulamentar essas ações em um trabalho conjunto entre Assembleia Legislativa e Governo do Estado. A conectividade será também uma das linhas atendidas pelo novo SC Rural, programa que está sendo negociado junto ao Banco Mundial.

“Estamos otimistas e esperamos que, em breve, a conectividade de qualidade seja uma realidade em todas as localidades do meio rural”, conclui Pedrozo.

Fonte: Assessoria

Notícias Dia do Churrasco

ABPA inicia campanha por mais carnes de aves e de suínos na grelha

Em parceria com a Asgav e o SIPS, entidade realizou uma ação durante a ExpoChurrasco, em que foram servidos mais de 200 quilos de cortes assados, incluindo pratos especiais preparados pelo chef Marcelo Bortolon. A iniciativa continuará com a divulgação de vídeos nas redes sociais da ABPA, destacando a variedade e o potencial dessas carnes para grelha.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Às vésperas do Dia Nacional do Churrasco, comemorado em 24 de abril, a ABPA deu início a uma mobilização para estimular a adoção de mais cortes de carne de frango e de carne suína no cardápio das confraternizações que envolvam preparos na churrasqueira.

No último fim de semana, a ABPA promoveu, em parceria com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS) uma grande ação em meio à ExpoChurrasco, em Porto Alegre (RS).

Foram mais de 200 quilos de cortes de aves e de suínos assados e servidos ao longo das seis horas de evento, incluindo o preparo de pratos especiais sob a batuta do chef Marcelo Bortolon – um verdadeiro convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

E a promoção dos cortes para churrasco não terminou no evento gaúcho. A partir das imagens capturadas na ação, uma série de vídeos ilustrativos e informativos sobre cortes diferenciados para o churrasco será difundida nas redes sociais institucionais e de consumo da ABPA.  O primeiro deles chegou às redes da ABPA hoje, e pode ser conferido no link https://www.instagram.com/reel/C6Hdy_wxgw-/?igsh=MWg1aDQwbTh4Z3E5dw%3D%3D.

“Queremos despertar a criatividade do público para mais cortes de carnes suínas e de aves nos churrascos. Além da praticidade e do sabor que casam muito bem com as grelhas, são produtos acessíveis e que tem todo o potencial para ganhar ainda mais protagonismo. Vamos focar nossa campanha nessas características, que são diferenciais nestas proteínas”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Quarenta empresas de nutrição animal participam do SIAVS 2024

Maior feira dos setores no Brasil reunirá diversas soluções para a cadeia produtiva

Publicado em

em

Foto O Presente Rural

Cerca de quarenta empresas fornecedoras em diversos segmentos da área de nutrição animal já confirmaram participação na exposição do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – entidade organizadora do evento – empresas com variados perfis estarão no espaço de exposição do evento, de empresas brasileiras a grandes multinacionais, com focos variados dentro da nutrição animal.

As empresas se somam às outras centenas de marcas presentes no SIAVS, de agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango, carne suína, carne bovina, ovos e peixes de cultivo, além de fornecedores de equipamentos, genética, insumos farmacêuticos e outros elos da cadeia produtiva que estarão nos mais de 22 mil metros quadrados destinados apenas à área de exposição.

“Temos presença massiva de segmentos inteiros dentro da exposição do SIAVS, que cresceu já 50% em relação à edição passada. Esta forte expansão é um marco importante do que se espera para a edição deste ano, com novos recordes registrados”, avalia o diretor da feira do SIAVS, José Perboyre.


Informações sobre expositores, credenciamento e detalhes da programação estão disponíveis no site do evento.

Fonte: ABPA
Continue Lendo

Notícias

Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas

Foram mais de 146 mil toneladas movimentadas no corredor de exportação em três navios com destino à China e Espanha. O número representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

Publicado em

em

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá entre os dias 20 e 21 de abril, o que significa um recorde operacional em 24 horas (entre todos os produtos). O número também representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

“Três berços movimentaram mais de 146 mil toneladas de grãos e farelos de soja com destino à China e Espanha. A movimentação com excelência na operação de três navios permitiu mais um recorde histórico para a Portos do Paraná”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Estes números são resultados dos investimentos em gestão portuária dos portos paranaenses”. Três embarcações receberam o produto: Nikolas D, Guo Yuan 32 e Guo Yuan 82.

Ele cita como fatores responsáveis pelo recorde a manutenção de equipamentos e estratégias logísticas para melhor aproveitamento dos berços e das equipes da operação, além da demanda mundial pela commodity. “A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, enfatizou Garcia.

Este trabalho de planejamento operacional e de engenharia rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios de gestão portuária pelo governo federal. Atualmente os portos paranaenses são reconhecidos pela melhor administração do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros.

Recordes

Além dos números expressivos em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023. O mais recente foi em março deste ano, com 5.968.934 toneladas movimentadas, 11% a mais que em 2023 (5.357.799 toneladas).

Além dos oito meses de recordes seguidos, os números gerais revelam um crescimento significativo em 2024. No primeiro trimestre houve aumento de 16% em comparação ao ano passado. Foram mais de 16 milhões de toneladas movimentadas só este ano. Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, já na importação o fertilizante é o produto mais movimentado.

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.