Empresas Saúde mental em foco
Nutribras promove acolhimento e bem-estar no ambiente de trabalho
A empresa tem como um de seus pilares a valorização humana, promovendo práticas que fortalecem a saúde mental, física e emocional de seu time.
A empresa Nutribras Alimentos tem se destacado pela preocupação com o bem-estar integral de seus colaboradores, oferecendo um ambiente de trabalho que vai além das metas produtivas e abraça a importância da saúde mental. Com unidades em Vera e Sorriso, no estado do Mato Grosso, a empresa tem como um de seus pilares a valorização humana, promovendo práticas que fortalecem a saúde mental, física e emocional de seu time.
Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) de 2024, a Nutribras trouxe palestras, atividades práticas e diálogos voltados para a conscientização sobre a saúde mental, incluindo uma palestra ministrada pela psicóloga Rafaelle Venega.
Na palestra, Rafaelle destacou a importância de equilibrar a saúde física e mental no ambiente de trabalho. “Da mesma forma que é importante cuidarmos da saúde física, a saúde mental tem grande influência na vida pessoal e profissional das pessoas. A Nutribras, com muita sensibilidade, proporcionou essa palestra para informar, conscientizar e orientar aos colaboradores, trazendo dicas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia.”
Durante o evento, foram abordados sinais físicos e emocionais que podem indicar problemas com a saúde mental, além de soluções práticas como a meditação, gratidão, exercício físico, boa alimentação e o sono regular. “Descansar para cansar”, mencionou Rafaelle, é uma prática simples que pode gerar grandes mudanças. Ela também enfatizou que pedir ajuda, seja de amigos, familiares ou profissionais, é um gesto de coragem. “Não há nada de errado em buscar apoio.”
A enfermeira Juci Clea Silva, que atua no SESMT da Nutribras, reforçou a importância de proporcionar esse tipo de assistência no ambiente de trabalho. “Recebemos colaboradores com sintomas de ansiedade ou transtornos semelhantes, e temos uma sintonia com o RH e a psicóloga da empresa para garantir o acolhimento necessário. Dependendo da gravidade, o colaborador é encaminhado para profissionais externos, como psicólogos voluntários das faculdades parceiras e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Essa parceria tem sido essencial para atender as demandas que ultrapassam os recursos internos da empresa, mostrando o comprometimento da Nutribras em cuidar de seus funcionários em todas as esferas.”
A psicóloga Arielly Marques Gimenes, que atua no setor psicossocial da Nutribras, destacou que o trabalho de apoio emocional é contínuo.
“Nossa equipe faz o acolhimento durante todo o ano, não apenas em campanhas como o Setembro Amarelo. Os colaboradores sabem que podem contar conosco sempre que sentirem necessidade.” Todas as quartas e sextas-feiras, o RH realiza uma integração com novos funcionários, explicando sobre os serviços disponíveis para garantir que todos se sintam amparados.”
Além das palestras e do suporte psicológico, a Nutribras busca oferecer atividades que promovam o desenvolvimento pessoal e espiritual dos colaboradores. O acampamento de oração que ocorre anualmente.
Para Julce Lucion, diretora da Nutribras, a SIPAT, é uma semana muito especial e importante para a empresa, “nos preocupamos muito com a segurança e da saúde mental dos quase dois mil colaboradores. Passamos por uma pandemia e percebemos que o emocional de muitas pessoas ficou um pouco fragilizado devido ao momento conturbado. Então temos o propósito na empresa de oferecer essa primeira assistência psicológica, e a parceria com a paróquia local, onde disponibilizamos a sede da fazenda para a realização do retiro com a comunidade da região, e algumas vagas são destinadas para os colaboradores.”
Como exemplo desse cuidado é o fisioterapeuta Gustavo Silvestre que compartilhou sua experiência ao participar do evento: “Esse acampamento fortaleceu meu vínculo de gratidão e respeito dentro da empresa. São quatro dias de envolvimento emocional e princípios bíblicos que trazem um novo sentido para nossa vida profissional e pessoal.”
As ações da Nutribras em prol da saúde mental dos colaboradores demonstram um comprometimento não apenas com a produtividade, mas com a qualidade de vida de seus funcionários. Ao integrar práticas que promovem o bem-estar, a empresa mostra que cuidar do ser humano em sua totalidade é essencial para o sucesso coletivo.
Empresas
GutGuard chega ao mercado para revolucionar a saúde intestinal e o desempenho produtivo das aves
De Heus lança solução que combina ácidos orgânicos e óleos essenciais para melhorar integridade intestinal, absorção de nutrientes e produtividade na avicultura
A De Heus, multinacional holandesa e líder em nutrição animal, acaba de lançar a especialidade GutGuard, uma solução inovadora desenvolvida para elevar a saúde intestinal e o desempenho produtivo de aves de corte, poedeiras comerciais e matrizes reprodutoras. Com uma fórmula exclusiva composta por óleos essenciais, vitaminas e ácidos orgânicos, GutGuard atua na promoção da modulação microbiana entérica e melhoria da integridade intestinal das aves, resultando em animais mais saudáveis e produtivos.
De acordo com David Toledo, Gerente de Negócios – Aves da De Heus, o lançamento de GutGuard representa um avanço significativo na nutrição avícola e trará muitos benefícios para o setor. “Nosso produto traz uma combinação sinérgica de ácidos orgânicos e óleos essenciais selecionados, que fortalece a saúde intestinal das aves e otimiza a absorção de nutrientes, o que cria um ambiente intestinal desfavorável para patógenos. Ele funciona oferecendo um reforço significativo na integridade do intestino, aumentando a resistência da barreira intestinal e fortalecendo as ‘tight junctions’, que são essenciais para impedir a entrada de patógenos. Sua dosagem poderá ser ajustada conforme a orientação da equipe técnica da De Heus. Com isso, há um incremento significativo no ganho de peso e melhora da conversão alimentar, levando à maior produtividade dos sistemas e lucratividade para os avicultores”, explica ele.
O diferencial de GutGuard reside em sua formulação inovadora e exclusiva, sendo que a utilização de óleos essenciais com alto peso molecular e propriedades não voláteis garante que os princípios ativos do produto sejam mantidos estáveis e eficazes ao longo de todo o trato gastrointestinal. “Acreditamos que o GutGuard representa uma verdadeira evolução no manejo da saúde intestinal das aves, oferecendo uma abordagem mais direta e eficiente em comparação com os produtos tradicionais do mercado”, destaca o gerente.
Benefícios extras de GutGuard: uma visão global
O uso de GutGuard contempla ainda os pilares de sustentabilidade e segurança alimentar, pois a ação antibacteriana e anti-inflamatória do produto reforça a resistência natural das aves e contribui para um sistema produtivo mais responsável e seguro. David Toledo aponta que “ao promover uma saúde intestinal robusta, GutGuard não só melhora a qualidade do produto final, seja carne ou ovo, mas também fortalece a posição dos avicultores no mercado, com lotes mais uniformes e produtivos”.
Diante dos desafios sanitários enfrentados pela avicultura, como surtos de doenças e altos custos com medicamentos, GutGuard surge também como uma importante alternativa natural e eficaz, que pode ser utilizada tanto em conjunto com promotores de crescimento tradicionais quanto como uma ferramenta auxiliar na redução do uso de antibióticos. Embora não substitua diretamente os antibióticos, ele atua de forma complementar para um manejo mais sustentável e responsável.
“A De Heus está comprometida em fornecer soluções que façam a diferença para os avicultores na superação dos desafios diários da produção, garantindo um futuro mais produtivo e sustentável para a avicultura”, salienta Toledo.
Empresas
Hubbard do Brasil contrata Vinícius Schramm como gerente de Serviços Técnicos para o Brasil e Cone Sul
Schramm irá liderar a equipe técnica nas áreas de matrizes, incubatório, frango de corte, sanidade e nutrição
A Hubbard® do Brasil anuncia a contratação de Vinícius Gonsales Schramm como novo gerente de Serviços Técnicos para o Brasil e o Cone Sul. Schramm, com nove anos de experiência na indústria avícola, chega à Hubbard após uma bem-sucedida trajetória como nutricionista corporativo na JBS-Seara, onde foi responsável pela formulação de rações para dez fábricas em diversas regiões do país.
Com formação em zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também se formou mestre e doutor, possui doutorado sanduíche pela North Caroline State University, em Raleigh, nos Estados Unidos. Profissionalmente, acumula experiência em funções gerenciais e de manejo na agroindústria.
Schramm traz uma vasta experiência acadêmica e prática em nutrição animal, com foco em aves e suínos. Na Hubbard, ele será responsável por liderar a equipe técnica especializada nas áreas de matrizes, incubatório, frango de corte, sanidade e nutrição no Brasil, além de oferecer suporte técnico na área de nutrição aos times da empresa em toda a América Latina.
“Ao longo dos anos, desenvolvi uma mentalidade estratégica e lógica, o que me permite resolver problemas de forma eficiente e colaborativa. Acredito muito no trabalho em equipe e me sinto motivado a enfrentar novos desafios”, afirma Schramm. O novo gerente, que iniciou as atividades no dia 1º de outubro, se reportará diretamente ao diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
“Estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Vinícius à nossa equipe. Sua vasta experiência e conhecimento em nutrição animal serão fundamentais para fortalecer nossas operações no Brasil e no Cone Sul. Tenho certeza de que ele trará novas ideias e abordagens que nos ajudarão a continuar a nossa missão de oferecer excelência na produção avícola”, acrescenta Costa.
Empresas
Juliano Sabella assume a posição de Head de Ruminantes na De Heus Brasil
Profissional eleito como um dos “Zootecnistas Mais Influentes de 2023”, em ranking da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), agora lidera segmento de Ruminantes da multinacional holandesa no Brasil
A De Heus, uma das líderes globais em nutrição animal, conta agora com um novo gestor à frente do segmento de Ruminantes: o zootecnista Juliano Sabella. O profissional, que reúne mais de 20 anos de experiência no mercado de nutrição animal e sólida expertise em desenvolvimento de produtos, novos negócios e relacionamento com o cliente, liderará a gestão deste segmento de grande relevância para a companhia e para o agronegócio brasileiro. O profissional chega para dar continuidade ao legado de excelência da empresa, no país e no mundo, e liderar a equipe rumo a novas conquistas no setor.
Reconhecido como um dos zootecnistas mais influentes de 2023, pelo ranking da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ) – devido à liderança de ações de fomento e desenvolvimento da pecuária nacional – Sabella também atuou como Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), pelo biênio 2022-2023. Formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sabella conta com MBA em Gestão do Agronegócio também pela mesma instituição, além de especializações em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Negócios Internacionais pela Florida International University (FIU).
De acordo com o profissional, assumir a liderança do segmento de Ruminantes na De Heus é uma grande responsabilidade e uma oportunidade animadora. “A De Heus é uma das maiores empresas de nutrição animal no mundo, com uma longa história de excelência global. No Brasil, embora nossa presença seja mais recente, já estamos em um caminho sólido de crescimento. Ter a chance de desempenhar um papel tão importante no desenvolvimento de um segmento estratégico como este é desafiador e gratificante. Este cargo me permitirá aplicar minha experiência e conhecimento para impulsionar os negócios, assim como também fortalecer a relação com os nossos clientes, oferecendo soluções que realmente façam a diferença no campo. Em um mercado tão competitivo, liderar essa área é também um compromisso com a inovação e com a busca constante por resultados que possam atender às expectativas dos nossos clientes e parceiros”, destacou.
Para o gestor, toda a sua bagagem acumulada à frente do setor contribuirá para o impulsionamento dos negócios da companhia e para o fortalecimento da relação com os clientes. “Minha experiência no setor de nutrição animal me possibilita ter uma visão abrangente dos desafios e das necessidades do mercado. Ao longo da minha carreira, desenvolvi habilidades estratégicas em marketing, vendas e gestão, sempre focadas em criar valor e fortalecer relacionamentos. Na De Heus, pretendo utilizar essa expertise para desenvolver soluções nutricionais inovadoras e serviços que contribuam para fortalecer os pilares econômico, social e ambiental do negócio. Além disso, acredito que a chave para o sucesso está em uma relação de confiança e parceria com os clientes. Meu objetivo é continuar a construir e fortalecer esses laços, expandindo nossa base de clientes, sempre com o compromisso de entregar excelência e resultados consistentes”, ressalta Sabella.