Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Nucleovet recebe homenagem na Alesc

Entidade foi uma das homenageadas em evento de celebração aos 55 anos do CRMV-SC.

Publicado em

em

Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas foi um dos homenageados na Sessão Solene Especial de comemoração dos 55 anos do CRMV-SC - Fotos: Vicente Schmitt/Agência AL

Responsável por promover a disseminação de conhecimento técnico e científico por meio de seus simpósios reconhecidos na América Latina, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) foi homenageado, na última quinta-feira (22), em Florianópolis, em Sessão Solene Especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em comemoração dos 55 anos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina (CRMV-SC). Na ocasião, o Conselho reconheceu instituições e profissionais do agronegócio que contribuíram com a trajetória da entidade.

Cerimonia ocorreu na última quinta-feira (22), em Florianópolis (SC) 

Na abertura, o deputado propositor da sessão José Milton Scheffer, expressou a importância do trabalho realizado por médicos-veterinários e zootecnistas para o desenvolvimento do setor no Estado. “Estes profissionais têm feito um trabalho espetacular em Santa Catarina, não só na parte animal, mas também no cuidado com o meio ambiente. Tudo regrado e acompanhado pelo Conselho. É por eles que hoje temos certificados de sanidade animal que nos permitem vender produtos para o Brasil e também para o mundo inteiro. Então, nada mais justo a Assembleia Legislativa prestar uma homenagem ao Conselho e também às categorias dos médicos-veterinários e zootecnistas”.

Presente na cerimônia para receber a homenagem, o presidente do Nucleovet, Tiago José Mores, ressaltou a relevância desse reconhecimento para a entidade e para os seus mais de 200 associados. “Isso nos orgulha e reforça nossa convicção de que estamos mantendo a essência do Nucleovet, que começou com pequenas jornadas técnicas e hoje contamos um público de mais de 1.900 participantes em cada um de nossos eventos de avicultura, suinocultura e bovinocultura. Estamos avançando, evoluindo e alcançando mais países latino-americanos a cada edição”.

Esse crescimento é, de acordo com Mores, uma prova de que a entidade está no caminho certo para contribuir com a união dos diversos setores da cadeia produtiva. “Nossa missão é integrar as demandas do campo – dos produtores, veterinários e zootecnistas – com os órgãos de pesquisa, entidades fiscalizadoras e empresas privadas, para que possamos juntos buscar soluções eficazes para essas necessidades. E momentos como esse nos mostram que estamos fazendo isso acontecer”, sublinhou.

Presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet e presidente do Nucleovet, Tiago Mores – Foto: José Corrêa/CRMV-SC

Mores ainda relembrou que o CRMV e o Nucleovet surgiram com o objetivo em comum de capacitar e treinar produtores e veterinários envolvidos no programa de vacinação contra a Febre Aftosa, um trabalho pioneiro que contribuiu para que Santa Catarina se tornasse o primeiro estado brasileiro a ser declarado livre de Febre Aftosa sem vacinação, em 2007 – status que se mantém até hoje.

Em seu discurso, o presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, enalteceu a importância da Medicina Veterinária e da Zootecnia para a sociedade. “Os produtos catarinenses são comercializados em mais de 150 países. Os embarques de mercadorias de origem animal representam 38% do comércio internacional do estado. Esses resultados tem a participação de um médico-veterinário ou de um zootecnista”, relembrou.

Tonet também destacou a importância do Nucleovet na disseminação do conhecimento gerado por órgãos oficiais, instituições de pesquisa e universidades, ao enfatizar o papel crucial de levar essas informações do âmbito acadêmico para o mercado, beneficiando especialmente produtores, técnicos, veterinários e zootecnistas. “Esse trabalho assegura que o conhecimento alcance todas as áreas das cadeias produtivas, como avicultura, suinocultura e bovinocultura”.

Ainda em seu discurso, o presidente do CRMV-SC fez uma defesa em nome das classes. “Aproveito esta oportunidade para fazer um apelo aos nossos gestores, autoridades responsáveis pela administração pública para que valorizem nossas profissões, promovam concursos públicos, assegurando salários justos”, requisitou.

Instituições e profissionais homenageados

Conselho reconheceu instituições e profissionais do agronegócio que contribuíram com a trajetória da entidade – Foto: José Corrêa/CRMV-SC

Além do Nucleovet, o CRMV-SC reconheceu a colaboração de instituições como a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA), a Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR), o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/SC) – Mapa.

Onze profissionais do agronegócio também foram homenageados por seu trabalho em defesa das classes médico-veterinária e zootécnica: Adilton Antonin, Aguinaldo Scheffer, Eliana Renuncio, Jalusa Deon Kich, José Zeferino Pedrozo, Juarez Campos Freire, Maria do Horto Nagano, Marilia Terezinha Sangoi Padilha, Mônica Badim, Paulo Roberto Costa Leite Garcia e Ricardo de Souza Carvalho.

Fonte: Assessoria Nucleovet/CRMV-SC

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.