Suínos SINSUI 2019
“Nos últimos 04 anos meus números subiram utilizando Genética DB”, destaca Olides Schneider
Olides conquistou Leitão de Prata, além de estar entre os 10 melhores suinocultores do Brasil e ser a primeira do Paraná
A Granja Palmital, de Marechal Cândido Rondon (PR), foi um dos grandes destaques do prêmio Melhores da Suinocultura Agriness. A proprietária da granja, Olides Schneider, ganhou o Leitão de Prata (segundo lugar) na categoria 301 a 500 matrizes, com um resultado de 35,01 desmamados/fêmea/ano. Além do mais, ela ainda se destacou na classificação geral do evento, estando na quinta colocação entre os 10 melhores do Brasil e a primeira do Paraná.
A equipe de O Presente Rural conversou com Olides para ela falar o que é necessário para conquistar tais resultados.
Confira!

Suínos
Salmonella na suinocultura: disciplina e atenção aos detalhes são armas contra avanço da doença

Durante o Café com Prosa promovido pela Boehringer Ingelheim no 21º Congresso Nacional da Abraves, o médico-veterinário e referência internacional em doenças entéricas, Roberto Guedes, destacou que o principal gargalo no controle da Salmonella na suinocultura está na falta de atenção aos detalhes da rotina nas granjas.
Segundo Guedes, pequenas falhas no manejo, no fluxo e na biosseguridade abrem caminho para a infecção se instalar e comprometer a produtividade. Ele reforçou que não existe uma bala de prata contra a doença, o sucesso depende da constância nas boas práticas e da adoção de estratégias integradas de controle.
O evento contou ainda com a participação do especialista em Ciência Animal Edilson Caldas, que apresentou um caso prático de redução da mortalidade e melhora da conversão alimentar, e de Débora Mathias, coordenadora técnica da Boehringer, que ressaltou o papel das vacinas Enterisol® Salmonella T/C e Salmonella SC-54 na imunização dos plantéis. Confira!
Suínos
Congresso da Abraves 2025 celebra avanços e aponta novos caminhos para a suinocultura brasileira
O encontro técnico-científico reuniu cerca de 1,5 mil profissionais, entre veterinários, pesquisadores, produtores e estudantes, para discutir o futuro do setor sob uma nova ótica: eficiência com qualidade e sustentabilidade.

O Congresso Nacional da Abraves 2025 confirmou que a suinocultura brasileira vive um momento de transformação. Realizado em Belo Horizonte (MG), o encontro técnico-científico reuniu cerca de 1,5 mil profissionais, entre veterinários, pesquisadores, produtores e estudantes, para discutir o futuro do setor sob uma nova ótica: eficiência com qualidade e sustentabilidade.
Durante quatro dias, palestrantes nacionais e internacionais apresentaram pesquisas, inovações e experiências práticas em áreas como nutrição, manejo, reprodução, sanidade e bem-estar animal. O consenso foi claro: eficiência produtiva não é apenas aumentar números, mas produzir com responsabilidade, inovação e cuidado com o meio ambiente.
Além da programação técnica, a feira de negócios movimentou o congresso, reunindo empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva, fortalecendo parcerias e ampliando o espaço para troca de conhecimento e inovação.
Para a presidente da Abraves-MG, Fernanda Almeida, anfitriã do evento, o momento é de maturidade: “Vivemos uma fase áurea da suinocultura brasileira, preparada para novos desafios e novas formas de pensar eficiência”, enalteceu.
📍 A próxima edição, o 22º Congresso da Abraves, já tem destino certo: Campo Grande, em 2027.
Suínos
SSIN reforça pilares da suinocultura e destaca importância do capital humano

Com base nos pilares preservar, proteger e performar, o Swine Science International Network (SSIN), evento promovido pela Cargill/Nutron, proporcionou um ambiente de aprendizado, conexões e troca de experiências, impulsionando a evolução da atividade. Nesta 2ª edição, um novo pilar ganhou destaque: a gestão de pessoas, reforçando o papel estratégico do capital humano para o desenvolvimento sustentável da suinocultura.
Depois de dois dias intensos de conteúdo técnico, o desafio agora é transformar o conhecimento em prática nas granjas. Temas como bem-estar animal, sanidade, produtividade e liderança devem nortear esse processo.
Com conteúdo de qualidade e conexões que fazem a diferença, o SSIN se consolidou como um espaço estratégico para transformar desafios em oportunidades e alinhar o presente da suinocultura ao futuro da atividade.



