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Nordeste mostra entusiasmo na capacitação “A Carne Suína é 10!”

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As ações de preparação “A Carne Suína é 10!” para a Semana Nacional da Carne Suína, que acontece entre 2 e 16 de outubro em todo o país, seguiram para as unidades do Grupo Pão de Açúcar e Extra da região Nordeste em agosto e setembro com recordes de participação e grande motivação das equipes de loja.
Os chefes e líderes de açougue do Grupo Pão de Açúcar na Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará já passaram pelo Curso de Cortes e a Palestra “Conhecendo o Mundo da Carne Suína” e nas próximas semanas será a vez dos profissionais de Paraíba, Piauí e Alagoas. 
O gerente de aves e suínos Nordeste do GPA, José Daniel dos Santos, diz que a segunda temporada de preparação (a região recebeu a Semana Nordestina de Carne Suína no ano passado) no Nordeste está “fazendo a diferença” e, inclusive, criou uma premiação às lojas que tiverem os melhores resultados de vendas de carne suína. 
“Se compararmos agosto deste ano com o mesmo mês de 2012, tivemos aumento de vendas na casa de 27,5% em valores e 30,4% em volume na soma das 51 lojas. É um resultado contundente. Todos ficam muito motivados e para incentivá-los, inclusive, estabelecemos uma premiação às unidades com as melhores vendas”, informou.
O assistente comercial do Grupo Pão de Açúcar, Albérico Santos do Amaral, participou dos Cursos de Cortes e da Palestra “Conhecendo o Mundo da Carne Suína” e classificou como “entusiasmante” e “muito positiva” a preparação. “Os profissionais de açougue, do controle de qualidade, do departamento de pratos prontos e outros saíram encantados com o conteúdo e a didática dos cursos. Tive o melhor sentimento possível”, avaliou.
De fato, foi no Nordeste, em Pernambuco, onde ocorreu a maior adesão em uma única capacitação. Uma turma recorde de 40 profissionais do Grupo Pão de Açúcar participou do curso prático e teórico “A Carne Suína é 10” na loja do Extra Hiper Boa Viagem, no Recife, depois da preparação já haver passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais antes de chegar a região. 
“A motivação dos profissionais do Pão de Açúcar do Nordeste se destaca e isso é fundamental para alcançar o objetivo da preparação que é combater a desinformação sobre o produto junto ao consumidor final e, enfim, ampliar as vendas de carne suína”, avaliou a gestora executiva do PNDS Sustentabilidade (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura), Anny Almeida.
Além dos cursos, os consumidores nordestinos também já participaram da Oficina Gastronômica “A Carne Suína é 10!”. O especialista Daniel Furtado mostrou a um grupo de consumidores finais da loja do Pão de Açúcar Náutico, em Fortaleza/CE como o produto é saudável, saboroso, fácil de preparar e acessível. A oficina também aconteceu  em Pernambuco e acontecerá  na Paraíba nos próximos dias.
O objetivo das ações no Nordeste é atingir todas as 51 lojas do grupo e os seus colaboradores  em treinamentos e na realização de oficinas gastronômicas. A fase nordestina encerra a preparação para a Semana Nacional da Carne Suína com capacitação de equipes de todas as  lojas do grupo das bandeiras Extra Super, Hiper e Pão de Açúcar.
A coordenadora nacional do PNDS Sustentabilidade, Lívia Machado, avalia que o feed back das ações em todo o país e, especificamente no Nordeste, reforça a confiança nos resultados da Semana Nacional. “Estamos na fase final de uma preparação ampla e complexa que está sendo cumprida à risca e tem avaliação positiva dos parceiros. A adesão no Nordeste é exemplo disso. O setor estará forte e preparado para a Semana Nacional da Carne Suína”, pontuou. 
A Semana Nacional da Carne Suína visa apoiar a meta da ABCS de   aumento o consumo da proteína no  mercado interno para 18 kg per capita ao ano até 2015  e é resultado da parceria entre ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Sebrae Nacional, Grupo Pão de Açúcar e Extra, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e associações estaduais de suinocultores.

Fonte: Ass. Imprensa da ABCS

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Notícias Suínos

SuinFair: a maior feira da suinocultura mineira

Consagrada no mercado mineiro e nacional, a já conhecida SuinFest volta, após dois anos de pandemia, como uma marca preparada para os novos tempos

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Mais moderna, mais conectada, mais interativa. Essa é a proposta da 11ª Feira Mineira de Suinocultura, a Suinfair.
Consagrada no mercado mineiro e nacional, a já conhecida SuinFest volta, após dois anos de pandemia, como uma marca preparada para os novos tempos, tendo um novo nome e uma história de mais de duas décadas, agregando tecnologia e modernidade para a suinocultura.

 

A escolha do nome

Agora, a SuinFair é o que o bom ditado popular chama de “menina dos olhos” do setor de Marketing e Comunicação da Assuvap e Coosuiponte. Tamanha sua potência para o setor suinícola, há uma força-tarefa empenhada na organização – com excelência – da feira.

Um dos primeiros passos para cravar a assertividade, de acordo com as novas propostas, foi a mudança de nome. Paula Gomides, gerente geral da Assuvap e da Coosuiponte, atrelou essa mudança ao real propósito da feira. “É um evento focado no relacionamento e nos negócios, da classe da suinocultura, do agro. E a marca antiga, a Suinfest, é nossa referência, mas ela trazia um sentido muito de festa para o segmento. A Suinfair vem trazer essa percepção mais de negócios e de relacionamento do evento”, pontuou.

Suinfair foi um resultado de uma chuva de ideias da Os3 Comunicação, agência de publicidade responsável por muitos projetos da Assuvap e da Coosuiponte. Jaqueline Machado, sócia-proprietária da agência, disse que quando recebeu o desafio de mudar o nome da Feira, o primeiro movimento foi entender os prós e contras da mudança, se preocupando em analisar se deveria trazer, ou não, uma proposta mais radical ou apenas um ajuste.

“No nosso ponto de vista, o nome Suinfest já estava incongruente com o objetivo do evento por não ser uma festa, um show, mas um espaço de negócios com um impacto importante no mercado, em diversos níveis. Depois de uma imersão, de experimentar diversas possibilidades, chegamos em uma conclusão óbvia e trouxemos um nome mais prático e o mais próximo possível do Suinfest. A mudança é grande em termos de interpretação do nome e, ao mesmo tempo, sutil no que se refere a gerar a menor estranheza possível. Suinfair traduz exatamente o propósito do evento: uma feira de negócios e relacionamento da suinocultura do Vale do Piranga”, disse Jaqueline, que segue com sua equipe trabalhando na identidade visual e peças de divulgação.

 

Movimentando a economia da nossa região

A movimentação econômica da suinocultura em si já é um ponto importante para o Vale do Piranga e a Suinfair vem para somar. O evento movimenta, também, o setor hoteleiro e alimentício, como restaurantes e padarias. “A gente brinca que, ao lançar a data da Suinfair, os hotéis já começam sua movimentação. As reservas começam a acontecer e isso é muito bacana. Você vê a suinocultura movimentando a economia local através da feira e complementando o trabalho na geração de empregos”, disse Paula, reafirmando a importância da feira ao trazer oportunidades para os produtores, expositores, parceiros e a região como um todo.

 

Pós pandemia

Foram quatro anos de espera desde a última edição. Planejamento, expectativa e muitas ações já haviam sido tomadas quando o lockdown interrompeu a execução da maior feira mineira da suinocultura. Após remarcar e lidar, novamente, com a frustração de adiar a Suinfair, o sentimento que rege a organização no momento é ansiedade. Mas aquela ansiedade boa, de que Ponte Nova será, por mais uma vez, palco de novos negócios e oportunidades.

Esse ano, especialmente, o cuidado é redobrado. A Suinfair segue todos os protocolos municipais de saúde e segurança. Como o evento não é aberto ao público, não é esperado um cenário de superlotação.

 

Onde a Suinocultura de encontra

A Suinfair segue como espaço para a divulgação de novas tecnologias e propostas inovadoras que acrescentarão ao trabalho dos produtores de suíno e a presença das principais empresas do agronegócio, com seus produtos e serviços, promovendo um elo sólido para grandes resultados acontecerem.

Não fique de 11ª Feira Mineira de Suinocultura, um evento onde a suinocultura de encontra.

 

Fonte: Assessoria
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C.Vale investe para ampliar produção de leitões

Cooperativa quer ampliar oferta de suínos para o frigorífico da Frimesa

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Unidade terá cinco barracões para abrigar matrizes e leitões - Fotos: Divulgação

O processo de agroindustrialização da C.Vale, iniciado há 25 anos com a avicultura, vai se expandir em breve. Começou em janeiro deste ano a construção de uma Unidade Produtora de Leitões Desmamados (UPD), em Palotina (PR). A estrutura é composta por cinco galpões que serão capazes de alojar até cinco mil fêmeas que produzirão 160 mil leitões por ano. Com essa quantidade, a UPD terá capacidade para abastecer até 40 novas Unidades de Terminação de Suínos para até mil animais cada. A C.Vale está investindo R$ 75 milhões no empreendimento.

Diretores executivos e conselheiros de Administração da C.Vale conferiram andamento das obras

Estão sendo construídos quatro barracões de gestação de 120 X 27 metros e um barracão para maternidade de 250 X 36 metros, escritório, barreira sanitária, sala de painéis, depósitos, armazém de máquinas e corredores de manejo. Os dejetos serão armazenados em biodigestores capazes de gerar aproximadamente 5.700 Kwh/dia de energia elétrica.

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, explica que o investimento permitirá à C.Vale ampliar a produção de leitões e o fornecimento de suínos ao frigorífico que a Frimesa está construindo em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná.

 

Fonte: Assessoria
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Paraná reafirma compromissos para reduzir emissões de carbono no setor agropecuário

Com histórico de sustentabilidade e respeito a boas práticas agrícolas, Paraná reforça a união com outros estados para impedir a emissão de 1,1 bilhão de toneladas de carbono equivalente até 2030.

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Paraná reafirma compromissos para reduzir emissões de carbono no setor agropecuário - Foto: IAPAR- Arquivo AEN

O Paraná reafirmou o compromisso com o uso de Sistemas e Práticas do ABC+, programa que propõe novas estratégias com o objetivo de reduzir emissões de 1,1 bilhão de toneladas de carbono equivalente até 2030. O posicionamento foi apresentado na 1ª Reunião Nacional do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), realizada em maio no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília, com a presença dos coordenadores dos Grupos Gestores Estaduais (CGE) das 27 unidades federativas.

O Estado está reestruturando o Grupo Gestor Estadual do ABC+, que tem coordenação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Dele participam outras 15 instituições, que indicaram 30 profissionais para estudar e estabelecer novas metas de mitigação, além de definir estratégias de ação para que o programa seja cumprido.

“Muitos dos sistemas e práticas preconizadas pelo programa já estão consolidadas há décadas no Estado”, disse Breno Menezes de Campos, chefe do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), da Seab, e coordenador do Grupo Gestor Estadual do ABC+.

O Plano ABC tornou-se uma referência para as políticas públicas promotoras de sustentabilidade no setor agropecuário, especialmente num período em que temas ambientais estão entre as principais preocupações mundiais.

“A estratégia de ação do Plano ABC levou à implementação de iniciativas que têm por objetivo garantir fundamentais ganhos econômicos aos produtores brasileiros, mas de forma intrinsecamente alinhada com o estabelecimento de sistemas de produção que permitam aumentar sua resiliência, garantindo capacidade de adaptação frente aos impactos externos e que controlam também as emissões de gases de efeito estufa associados ao setor”, reforçou Breno Campos.

NOVOS SISTEMAS – O primeiro programa brasileiro previa recuperação de áreas degradadas, plantio direto, integração lavoura e pecuária, posteriormente acrescido de florestas; tratamento de dejetos (suínos) e florestas plantadas. No Programa ABC+, estabelecido para o decênio 2020-2030, foram acrescentados três novos sistemas e práticas: sistema plantio direto hortaliças, sistemas irrigados e terminação intensiva na pecuária de corte.

Também ampliou-se o escopo de outras três práticas já existentes: recuperação de pastagens degradadas; bioinsumos, que inclui fixação biológica de nitrogênio e microrganismos promotores do crescimento de plantas; e manejo de resíduos da produção animal, que considera outros excedentes, além de dejetos animais, e estimula o uso de subprodutos obtidos, como bioenergia e biofertilizante.

PARCEIRA – Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o setor agropecuário tem contribuído de forma positiva nesse esforço. “A agricultura paranaense sempre foi parceira do governo federal e, mais uma vez, está unida para impedir a emissão de 1,1 bilhão de toneladas de carbono equivalente até 2030, de acordo com a meta estabelecida”, enfatizou.

“Já avançamos bastante, mas continuaremos desenvolvendo nossas atividades com base em critérios de sustentabilidade social, ambiental e econômica, garantindo que a família rural se mantenha como protagonista das ações”, arrematou.

 

Fonte: Assessoria
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suinfair 2022

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