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Empresas Sustentabilidade

No dia da Amazônia, BRF destaca 10 ações por um futuro mais sustentável

Como a única empresa de alimentos presente no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores mobiliza fornecedores, trabalhadores e consumidores em uma agenda para diminuir o impacto ambiental e estimular a consciência coletiva

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Foto: Divulgação

O Dia da Amazônia celebrado neste sábado, 5 de setembro, busca chamar a atenção para o desafio de preservação da maior floresta tropical do mundo, e ao mesmo ajuda a relembrar a todos sobre a importância de cuidar dos recursos naturais no presente para um futuro de fato sustentável. Esta é uma agenda cada vez mais presente no dia a dia dos negócios, como mostra uma das maiores companhias de alimentos do mundo e a única do setor a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores, a BRF. A empresa, que investiu mais de R$ 150 milhões no ano passado em iniciativas e projetos para a redução do impacto ambiental, tem em seu propósito o compromisso com a gestão sustentável da cadeia, do campo à mesa. Seus esforços estão concentrados em 10 iniciativas por um planeta mais sustentável.

“A interdependência é um princípio de atuação da Companhia, porque fazer a gestão sustentável da nossa cadeia, que é viva, longa e complexa, é fundamental para continuarmos produzindo alimentos com qualidade para milhares de pessoas em todo o mundo. Temos consciência do tamanho da nossa responsabilidade e sabemos que sempre é possível fazer mais. Por isso, atitudes sustentáveis fazem parte da nossa Cultura e refletem o nosso compromisso com uma agenda que proteja as pessoas e o planeta”, explica o CEO Lorival Luz.

A Companhia integra também os esforços específicos pela preservação da Amazônia. Ao lado de outras 50 empresas, grupos empresariais e organizações, aderiu ao manifesto setorial liderado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e se coloca à disposição do Conselho da Amazônia para contribuir com as soluções como o desenvolvimento sustentável e o combate ao desmatamento ilegal neste bioma.

“Estamos acompanhando de perto as discussões sobre a agenda ambiental em todo o mundo. Temos como foco a utilização dos recursos naturais de forma eficiente, controlamos as emissões de gases de efeito estufa, além de contarmos com programas específicos de bem-estar animal. Temos um objetivo ambicioso de comprometimento com o meio ambiente e diariamente trabalhamos com processos contínuos para mitigar cada vez mais nosso impacto ambiental”, complementa o vice-presidente de Sustentabilidade, Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Neil Peixoto.

Confira, abaixo, 10 iniciativas da BRF por um mundo mais sustentável, em que cada integrante da Companhia faz seu papel no combate ao aquecimento global com o uso prioritário de energia renovável, entre outras ações de prevenção e preservação:

1. Pacto Global da ONU – Desde 2017, a BRF é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva as empresas a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. E o engajamento aumentou em 2019: ela se tornou membro do Conselho Orientador da Rede Brasil, em conjunto com demais lideranças corporativas comprometidas e inovadoras no Brasil. A empresa trabalha pela adoção interna dos desafios globais, conectando seus pilares estratégicos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constroem uma agenda para combater desafios da humanidade, propostos ONU.

2. Tecnologia no campo – Pelo site ou app AgroBRF, os produtores têm acesso remoto à programação de ração, aos resultados do lote alojado e a outras informações que ajudam na gestão sustentável do campo.

3. Sistema de Excelência Operacional (SEO) – Padroniza procedimentos e ferramentas utilizadas pelos colaboradores em diferentes áreas da operação. Com esse controle, reforça as ferramentas de monitoramento das ações em prol do meio ambiente. Para avaliar e estimular os avanços, estabeleceu o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) para medir a performance ambiental de cada uma das unidades do Brasil, inseridas no SEO, e também dos Emirados Árabes.

4. Preocupação com o bem-estar animal – A Companhia é pioneira em inúmeras iniciativas, como a retirada de antibióticos promotores de crescimento, células de gestação coletiva, entre outras ações  Destaque para parcerias com organizações não governamentais, como a WAP (World Animal Protection).

5. Controle das emissões de gases de efeito estufa – A Companhia elabora um minucioso inventário das emissões, cuja qualidade é reconhecida pelo Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.

6. Uso racional de energia – Fontes renováveis garantem o suprimento de 93,2% do consumo de energia das unidades da BRF e, até 2025, quase um terço da energia será produzida de fontes limpas e/ou renováveis da própria Companhia.

7. Apoio à sustentabilidade das florestas – Espalhados por 8 estados, 31 mil hectares de florestas servem como a principal fonte de energia renovável das fábricas da Companhia, além de auxiliar na regulação climática, estocando gás carbônico.

8. Gestão sustentável na cadeia de grãos – A BRF só negocia grãos com empresas comprometidas com suas rigorosas normas internas, com a legislação ambiental e com a preservação das florestas. A Companhia se tornou, em 2019, parceira da iniciativa Colaboração para Florestas e Agricultura com o objetivo de aplicar as melhores práticas na gestão sustentável na cadeia de soja.

9. Zelo com a água – A unidade de Abu Dhabi é uma amostra do cuidado da BRF com outro recurso essencial: a água. Lá, em 2019, o reuso da água tratada chegou a 100%, o equivalente a 72 mil metros cúbicos no ano. Nas unidades industriais do Brasil, para incrementar a gestão sustentável do recurso e promover a melhoria contínua dos processos, em 2020, a BRF implantou a ferramenta de vulnerabilidade hídrica. Com ela, os profissionais de meio ambiente e de eficiência energética conseguem ter um retrato que ajudará em um controle ainda mais preciso da qualidade da água captada e devolvida ao meio ambiente, além de auxiliar na identificação de eventuais desperdícios. No campo, os fornecedores também são orientados para o uso racional do recurso. Tanto os produtores de grãos como os criadores de animais precisam estar em conformidade com as normas legais.

10. Estímulo contra o desperdício de alimentos – A BRF convocou um robô virtual para engajar, no esforço pela sustentabilidade, as famílias brasileiras, além dos donos de restaurantes e de pequenos varejos. Seu apelido é ECCO, mas seu nome e sobrenome dá uma ideia de sua principal tarefa: Especialista em Consumo Consciente. Na plataforma digital, o assistente ensina a população a aproveitar melhor os alimentos e reduzir o desperdício, com dicas aplicáveis ao dia a dia, desde a compra e armazenamento dos ingredientes até o preparo das refeições e descarte das sobras. As lições de cinco minutos transmitem de forma leve as recomendações de boas práticas da Food and Agriculture Organization (FAO), Anvisa e de especialistas em gestão sustentável dos alimentos.

São responsabilidades com essas que resumem um objetivo maior: o futuro sustentável do planeta.

Fonte: Assessoria
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Empresas Reforço.

Eduardo Mazzieri é o novo Diretor de Marketing Operacional da UPL Brasil

Aos 47 anos, o novo diretor de marketing operacional da UPL tem passagens por organizações multinacionais de fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas

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Eduardo Mazzieri / Divulgação

A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, anuncia a contratação de Eduardo Mazzieri para o cargo de Diretor de Marketing Operacional no país. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Mazzieri é agrônomo formado pela Universidade de São Paulo com diversos cursos e especializações em renomadas escolas de negócios como Ashride, Harvard e FAAP.

“É uma grande satisfação chegar à UPL para fazer parte da recém-criada estrutura de operações, desenhada para suportar o rápido crescimento da companhia não apenas no Brasil, mas em termos globais. Nosso objetivo é direcionar cada vez mais a organização aos agricultores, nossos clientes finais, e criar um hub de excelência em marketing, integrado e colaborativo”, afirma Eduardo Mazzieri.

Aos 47 anos, o novo diretor de marketing operacional da UPL tem passagens por organizações multinacionais de fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas, já tendo exercido cargos de liderança em marketing e negócios nas mais diferentes áreas. Também tem experiência na gestão estratégica de cultura e portfólio, além de sementes e biotecnologia.

“Profissional de grande competência e experiente, Eduardo Mazzieri chega para nos auxiliar na execução do plano de crescimento da UPL, que tem um dos portfólios mais robustos do mercado, potencializando nossas boas práticas e trazendo novas ideias, ao lado de uma equipe de marketing excepcional”, afirma o presidente da UPL Brasil, Fabio Torretta.

Eduardo Mazzieri comandará uma ampliada estrutura composta pelas equipes de marketing tático da UPL, que incluem lideranças de marketing nas principais regiões agrícolas do país, além de acesso ao mercado, pricing e comunicação.

Fonte: Assessoria
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Empresas Oportunidade

IHARA abre inscrições para contratação de profissionais para atuar no setor do Agronegócio

Iniciativa tem como foco contratar agrônomos com experiência na área comercial para compor o time da empresa

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A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, está com inscrições abertas para a contratação de agrônomos com experiência para fazerem parte do time Comercial, em todo o Brasil, atuando na função de ATVs (Administrador Técnico de Vendas) da empresa. Para concorrer às vagas, os candidatos podem se inscrever pelo link (http://jobs.solides.com/ihara/vaga/67457), até o dia 1º de junho.

A IHARA busca por profissionais que deverão ser parceiros dos agricultores para oferecer soluções inovadoras, que são bastante eficazes para o combate dos principais detratores de cada cultura. Os requisitos para a seleção são: formação em agronomia, experiência comprovada acima de quatro anos na área comercial, profissional no nível sênior ou especialista, ter afinidade com o trabalho em campo e disponibilidade para viagens ou mudanças de cidade.

Instalada no Brasil há mais de 56 anos, a empresa desenvolve soluções inovadoras e também adapta às tecnologias japonesas para atender as necessidades da agricultura brasileira, oferecendo produtos altamente eficientes para o controle dos principais detratores das lavouras e assim marca uma nova era em proteção de cultivos. Hoje, a empresa leva ao agricultor tudo o que há de mais moderno em acaricidas, herbicidas, fungicidas, inseticidas, biológicos e defensivos especiais através de seu portfólio completo, com 60 soluções inovadoras, para atender 100 diferentes tipos de culturas, ajudando assim a fim de ajudar os produtores em seus desafios no campo.

Alfredo Ucha Neto, Gerente de Desenvolvimento Humano da IHARA, comenta que a empresa investe constantemente em seu maior patrimônio, que são as pessoas, e isso também reflete na confiança que a IHARA representa para o setor. “Nossa equipe comercial está presente nos principais cultivos de cada estado brasileiro com o objetivo de garantir a qualidade e a alta produtividade no campo. Esses profissionais, além de oferecer as melhores soluções para as lavouras, são capacitados para localizar, analisar e solucionar problemas que possam afetar o potencial produtivo dos cultivos no que se refere ao manejo de pragas, doenças e plantas daninhas resistentes. O trabalho dessa equipe consiste ainda em multiplicar conhecimento técnico através de treinamentos, palestras e dias de campo para as mais diferentes regiões agrícolas do Brasil, além de estarem preparados para oferecer orientações sobre segurança nas lavouras, cuidados com o meio ambiente e o uso correto dos agroquímicos, um recurso indispensável em benefício da agricultura”, ressalta o executivo.

Atualmente, a companhia conta com mais de 800 colaboradores atuando para desenvolver, produzir e comercializar um portfólio completo para centenas de cultivos. Em 2021, a meta é contratar mais profissionais e ultrapassar a marca de 900 colaboradores.

Fonte: Assessoria
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Empresas Bovinos

Biogénesis Bagó fortalece atuação na pecuária leiteira com projeto “Balde de Soluções Leite”

Empresa investe na capacitação de sua equipe de campo para ampliar atuação na pecuária leiteira com soluções que trazem mais produtividade e rentabilidade ao negócio

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Um dos focos de atuação da Biogénesis Bagó, empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para saúde e produtividade animal, em 2021 é ampliar sua atuação no mercado de pecuária leiteira.

A empresa reorganizou seu portfólio com foco em performance, saúde e reprodução e vem capacitando de maneira técnica e comercial sua equipe de campo para identificar oportunidades de crescimento com a oferta de soluções da marca para a atividade leiteira. O conjunto dessas ações recebeu o nome de “Balde de Soluções Leite”.

“Identificamos as principais ‘dores’ do pecuarista de leite e nossa equipe está sendo capacitada para ajudar os clientes a lidar de maneira assertiva com os desafios sanitários. Em uma atividade com margens cada vez mais apertadas, o produtor não pode correr riscos de perdas e deve atuar tanto na prevenção como no tratamento dos problemas sanitários e reprodutivos que podem afetar a produtividade e a rentabilidade do negócio”, explica o Gerente de Produtos e Marcas da Biogénesis Bagó Brasil, Pedro Hespanha.

A estratégia inclui uma ferramenta inédita no mercado intitulada de “O Balde de Soluções” disponível no formato físico e digital. Trata-se de um arquivo portátil no formato de um balde de leite que contempla cards com mais de 20 soluções de sanidade, performance e reprodução na pecuária leiteira. “O conteúdo foi organizado com um racional dinâmico que permite que nossa equipe ofereça ao produtor de leite soluções com abordagem rápida, dinâmica e instrutiva. Cada card segue a mesma sequência (introdução, principais categorias afetadas, impacto econômico, protocolos preventivos e protocolos curativos) e a dinâmica também contempla cópias do conteúdo para serem entregues ao produtor no ato do atendimento como material para consulta posterior”, descreve Hespanha.

“O Balde de Soluções” é uma ferramenta inédita no mercado

Dentro do portfólio da estratégia estão temas sanitários como: colostro de boa qualidade, criação de bezerras, secagem/transição, produção de silagem, afecções pós-parto, doenças do puerpério, protocolos reprodutivos, doenças da reprodução, mastite ambiental, problemas respiratórios, papilomatose, tristeza parasitária, afecções podais, ceratoconjuntivite infecciosa, febre do leite, controle de endo e ectoparasitas, clostridioses e diarreia neonatal.

“Além desse mapeamento dos principais desafios, nossa equipe elabora um programa sanitário personalizado construído com base no histórico da tríade epidemiológica da fazenda (agente, ambiente e hospedeiro). Dessa forma, é possível adotar uma estratégia preventiva que interfere diretamente no rumo do negócio, diminuindo possíveis impactos econômicos ocasionados por perdas produtivas e reprodutivas”, complementa o Gerente de Produtos e Marcas da Biogénesis Bagó Brasil.

Fonte: Assessoria
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CONBRASUL/ASGAV

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