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No dia da Amazônia, BRF destaca 10 ações por um futuro mais sustentável
Como a única empresa de alimentos presente no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores mobiliza fornecedores, trabalhadores e consumidores em uma agenda para diminuir o impacto ambiental e estimular a consciência coletiva

O Dia da Amazônia celebrado neste sábado, 5 de setembro, busca chamar a atenção para o desafio de preservação da maior floresta tropical do mundo, e ao mesmo ajuda a relembrar a todos sobre a importância de cuidar dos recursos naturais no presente para um futuro de fato sustentável. Esta é uma agenda cada vez mais presente no dia a dia dos negócios, como mostra uma das maiores companhias de alimentos do mundo e a única do setor a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores, a BRF. A empresa, que investiu mais de R$ 150 milhões no ano passado em iniciativas e projetos para a redução do impacto ambiental, tem em seu propósito o compromisso com a gestão sustentável da cadeia, do campo à mesa. Seus esforços estão concentrados em 10 iniciativas por um planeta mais sustentável.
“A interdependência é um princípio de atuação da Companhia, porque fazer a gestão sustentável da nossa cadeia, que é viva, longa e complexa, é fundamental para continuarmos produzindo alimentos com qualidade para milhares de pessoas em todo o mundo. Temos consciência do tamanho da nossa responsabilidade e sabemos que sempre é possível fazer mais. Por isso, atitudes sustentáveis fazem parte da nossa Cultura e refletem o nosso compromisso com uma agenda que proteja as pessoas e o planeta”, explica o CEO Lorival Luz.
A Companhia integra também os esforços específicos pela preservação da Amazônia. Ao lado de outras 50 empresas, grupos empresariais e organizações, aderiu ao manifesto setorial liderado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e se coloca à disposição do Conselho da Amazônia para contribuir com as soluções como o desenvolvimento sustentável e o combate ao desmatamento ilegal neste bioma.
“Estamos acompanhando de perto as discussões sobre a agenda ambiental em todo o mundo. Temos como foco a utilização dos recursos naturais de forma eficiente, controlamos as emissões de gases de efeito estufa, além de contarmos com programas específicos de bem-estar animal. Temos um objetivo ambicioso de comprometimento com o meio ambiente e diariamente trabalhamos com processos contínuos para mitigar cada vez mais nosso impacto ambiental”, complementa o vice-presidente de Sustentabilidade, Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Neil Peixoto.
Confira, abaixo, 10 iniciativas da BRF por um mundo mais sustentável, em que cada integrante da Companhia faz seu papel no combate ao aquecimento global com o uso prioritário de energia renovável, entre outras ações de prevenção e preservação:
1. Pacto Global da ONU – Desde 2017, a BRF é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva as empresas a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. E o engajamento aumentou em 2019: ela se tornou membro do Conselho Orientador da Rede Brasil, em conjunto com demais lideranças corporativas comprometidas e inovadoras no Brasil. A empresa trabalha pela adoção interna dos desafios globais, conectando seus pilares estratégicos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constroem uma agenda para combater desafios da humanidade, propostos ONU.
2. Tecnologia no campo – Pelo site ou app AgroBRF, os produtores têm acesso remoto à programação de ração, aos resultados do lote alojado e a outras informações que ajudam na gestão sustentável do campo.
3. Sistema de Excelência Operacional (SEO) – Padroniza procedimentos e ferramentas utilizadas pelos colaboradores em diferentes áreas da operação. Com esse controle, reforça as ferramentas de monitoramento das ações em prol do meio ambiente. Para avaliar e estimular os avanços, estabeleceu o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) para medir a performance ambiental de cada uma das unidades do Brasil, inseridas no SEO, e também dos Emirados Árabes.
4. Preocupação com o bem-estar animal – A Companhia é pioneira em inúmeras iniciativas, como a retirada de antibióticos promotores de crescimento, células de gestação coletiva, entre outras ações Destaque para parcerias com organizações não governamentais, como a WAP (World Animal Protection).
5. Controle das emissões de gases de efeito estufa – A Companhia elabora um minucioso inventário das emissões, cuja qualidade é reconhecida pelo Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.
6. Uso racional de energia – Fontes renováveis garantem o suprimento de 93,2% do consumo de energia das unidades da BRF e, até 2025, quase um terço da energia será produzida de fontes limpas e/ou renováveis da própria Companhia.
7. Apoio à sustentabilidade das florestas – Espalhados por 8 estados, 31 mil hectares de florestas servem como a principal fonte de energia renovável das fábricas da Companhia, além de auxiliar na regulação climática, estocando gás carbônico.
8. Gestão sustentável na cadeia de grãos – A BRF só negocia grãos com empresas comprometidas com suas rigorosas normas internas, com a legislação ambiental e com a preservação das florestas. A Companhia se tornou, em 2019, parceira da iniciativa Colaboração para Florestas e Agricultura com o objetivo de aplicar as melhores práticas na gestão sustentável na cadeia de soja.
9. Zelo com a água – A unidade de Abu Dhabi é uma amostra do cuidado da BRF com outro recurso essencial: a água. Lá, em 2019, o reuso da água tratada chegou a 100%, o equivalente a 72 mil metros cúbicos no ano. Nas unidades industriais do Brasil, para incrementar a gestão sustentável do recurso e promover a melhoria contínua dos processos, em 2020, a BRF implantou a ferramenta de vulnerabilidade hídrica. Com ela, os profissionais de meio ambiente e de eficiência energética conseguem ter um retrato que ajudará em um controle ainda mais preciso da qualidade da água captada e devolvida ao meio ambiente, além de auxiliar na identificação de eventuais desperdícios. No campo, os fornecedores também são orientados para o uso racional do recurso. Tanto os produtores de grãos como os criadores de animais precisam estar em conformidade com as normas legais.
10. Estímulo contra o desperdício de alimentos – A BRF convocou um robô virtual para engajar, no esforço pela sustentabilidade, as famílias brasileiras, além dos donos de restaurantes e de pequenos varejos. Seu apelido é ECCO, mas seu nome e sobrenome dá uma ideia de sua principal tarefa: Especialista em Consumo Consciente. Na plataforma digital, o assistente ensina a população a aproveitar melhor os alimentos e reduzir o desperdício, com dicas aplicáveis ao dia a dia, desde a compra e armazenamento dos ingredientes até o preparo das refeições e descarte das sobras. As lições de cinco minutos transmitem de forma leve as recomendações de boas práticas da Food and Agriculture Organization (FAO), Anvisa e de especialistas em gestão sustentável dos alimentos.
São responsabilidades com essas que resumem um objetivo maior: o futuro sustentável do planeta.

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



