Empresas Sustentabilidade
No dia da Amazônia, BRF destaca 10 ações por um futuro mais sustentável
Como a única empresa de alimentos presente no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores mobiliza fornecedores, trabalhadores e consumidores em uma agenda para diminuir o impacto ambiental e estimular a consciência coletiva
O Dia da Amazônia celebrado neste sábado, 5 de setembro, busca chamar a atenção para o desafio de preservação da maior floresta tropical do mundo, e ao mesmo ajuda a relembrar a todos sobre a importância de cuidar dos recursos naturais no presente para um futuro de fato sustentável. Esta é uma agenda cada vez mais presente no dia a dia dos negócios, como mostra uma das maiores companhias de alimentos do mundo e a única do setor a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores, a BRF. A empresa, que investiu mais de R$ 150 milhões no ano passado em iniciativas e projetos para a redução do impacto ambiental, tem em seu propósito o compromisso com a gestão sustentável da cadeia, do campo à mesa. Seus esforços estão concentrados em 10 iniciativas por um planeta mais sustentável.
“A interdependência é um princípio de atuação da Companhia, porque fazer a gestão sustentável da nossa cadeia, que é viva, longa e complexa, é fundamental para continuarmos produzindo alimentos com qualidade para milhares de pessoas em todo o mundo. Temos consciência do tamanho da nossa responsabilidade e sabemos que sempre é possível fazer mais. Por isso, atitudes sustentáveis fazem parte da nossa Cultura e refletem o nosso compromisso com uma agenda que proteja as pessoas e o planeta”, explica o CEO Lorival Luz.
A Companhia integra também os esforços específicos pela preservação da Amazônia. Ao lado de outras 50 empresas, grupos empresariais e organizações, aderiu ao manifesto setorial liderado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e se coloca à disposição do Conselho da Amazônia para contribuir com as soluções como o desenvolvimento sustentável e o combate ao desmatamento ilegal neste bioma.
“Estamos acompanhando de perto as discussões sobre a agenda ambiental em todo o mundo. Temos como foco a utilização dos recursos naturais de forma eficiente, controlamos as emissões de gases de efeito estufa, além de contarmos com programas específicos de bem-estar animal. Temos um objetivo ambicioso de comprometimento com o meio ambiente e diariamente trabalhamos com processos contínuos para mitigar cada vez mais nosso impacto ambiental”, complementa o vice-presidente de Sustentabilidade, Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Neil Peixoto.
Confira, abaixo, 10 iniciativas da BRF por um mundo mais sustentável, em que cada integrante da Companhia faz seu papel no combate ao aquecimento global com o uso prioritário de energia renovável, entre outras ações de prevenção e preservação:
1. Pacto Global da ONU – Desde 2017, a BRF é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva as empresas a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. E o engajamento aumentou em 2019: ela se tornou membro do Conselho Orientador da Rede Brasil, em conjunto com demais lideranças corporativas comprometidas e inovadoras no Brasil. A empresa trabalha pela adoção interna dos desafios globais, conectando seus pilares estratégicos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constroem uma agenda para combater desafios da humanidade, propostos ONU.
2. Tecnologia no campo – Pelo site ou app AgroBRF, os produtores têm acesso remoto à programação de ração, aos resultados do lote alojado e a outras informações que ajudam na gestão sustentável do campo.
3. Sistema de Excelência Operacional (SEO) – Padroniza procedimentos e ferramentas utilizadas pelos colaboradores em diferentes áreas da operação. Com esse controle, reforça as ferramentas de monitoramento das ações em prol do meio ambiente. Para avaliar e estimular os avanços, estabeleceu o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) para medir a performance ambiental de cada uma das unidades do Brasil, inseridas no SEO, e também dos Emirados Árabes.
4. Preocupação com o bem-estar animal – A Companhia é pioneira em inúmeras iniciativas, como a retirada de antibióticos promotores de crescimento, células de gestação coletiva, entre outras ações Destaque para parcerias com organizações não governamentais, como a WAP (World Animal Protection).
5. Controle das emissões de gases de efeito estufa – A Companhia elabora um minucioso inventário das emissões, cuja qualidade é reconhecida pelo Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol.
6. Uso racional de energia – Fontes renováveis garantem o suprimento de 93,2% do consumo de energia das unidades da BRF e, até 2025, quase um terço da energia será produzida de fontes limpas e/ou renováveis da própria Companhia.
7. Apoio à sustentabilidade das florestas – Espalhados por 8 estados, 31 mil hectares de florestas servem como a principal fonte de energia renovável das fábricas da Companhia, além de auxiliar na regulação climática, estocando gás carbônico.
8. Gestão sustentável na cadeia de grãos – A BRF só negocia grãos com empresas comprometidas com suas rigorosas normas internas, com a legislação ambiental e com a preservação das florestas. A Companhia se tornou, em 2019, parceira da iniciativa Colaboração para Florestas e Agricultura com o objetivo de aplicar as melhores práticas na gestão sustentável na cadeia de soja.
9. Zelo com a água – A unidade de Abu Dhabi é uma amostra do cuidado da BRF com outro recurso essencial: a água. Lá, em 2019, o reuso da água tratada chegou a 100%, o equivalente a 72 mil metros cúbicos no ano. Nas unidades industriais do Brasil, para incrementar a gestão sustentável do recurso e promover a melhoria contínua dos processos, em 2020, a BRF implantou a ferramenta de vulnerabilidade hídrica. Com ela, os profissionais de meio ambiente e de eficiência energética conseguem ter um retrato que ajudará em um controle ainda mais preciso da qualidade da água captada e devolvida ao meio ambiente, além de auxiliar na identificação de eventuais desperdícios. No campo, os fornecedores também são orientados para o uso racional do recurso. Tanto os produtores de grãos como os criadores de animais precisam estar em conformidade com as normas legais.
10. Estímulo contra o desperdício de alimentos – A BRF convocou um robô virtual para engajar, no esforço pela sustentabilidade, as famílias brasileiras, além dos donos de restaurantes e de pequenos varejos. Seu apelido é ECCO, mas seu nome e sobrenome dá uma ideia de sua principal tarefa: Especialista em Consumo Consciente. Na plataforma digital, o assistente ensina a população a aproveitar melhor os alimentos e reduzir o desperdício, com dicas aplicáveis ao dia a dia, desde a compra e armazenamento dos ingredientes até o preparo das refeições e descarte das sobras. As lições de cinco minutos transmitem de forma leve as recomendações de boas práticas da Food and Agriculture Organization (FAO), Anvisa e de especialistas em gestão sustentável dos alimentos.
São responsabilidades com essas que resumem um objetivo maior: o futuro sustentável do planeta.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.