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Next Generation Evonik: próxima fase da transformação estratégica

• Alinhamento sistemático do portfólio com as divisões de crescimento
• Forte investimento no crescimento ‘verde’
• Ambiciosas metas de sustentabilidade

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A Evonik está iniciando a próxima fase de sua transformação estratégica. A sustentabilidade está sendo integrada de maneira plena e sistemática em todos os elementos da estratégia: gestão do portfólio, inovação, cultura corporativa. “Impulsionados pelo nosso propósito Leading Beyond Chemistry, avançamos bem nos últimos anos, tanto do ponto de vista estratégico quanto do ponto de vista financeiro”, disse o presidente da diretoria executiva da Evonik, Christian Kullmann, aos investidores e analistas no Capital Markets Day da empresa. “Na próxima fase da nossa transformação, vamos realizar investimentos direcionados e maciços no crescimento ‘verde’ e fazer da sustentabilidade o nosso motor central de crescimento”.

A Evonik está alinhando completamente o seu portfólio às três divisões de crescimento: Specialty Additives, Nutrition & Care e Smart Materials. “As atividades das quais estamos nos retirando por questões de estratégia estão sendo preparadas de maneira otimizada e responsável para lhes pavimentar o caminho para um futuro promissor”, disse Kullmann. Os preparativos já estão em andamento para a saída das três linhas de negócios da divisão Performance Materials: Superabsorbents, Functional Solutions e Performance Intermediates. A Evonik pretende encontrar novos proprietários ou parceiros para cada um desses três negócios em 2023.

Os proventos do desinvestimento dessas atividades e o fluxo de caixa operacional dos próximos anos serão destinados à transformação ‘verde’. Até 2030, a Evonik pretende investir mais de 3 bilhões de euros em Soluções de Próxima Geração – produtos com benefícios superiores de sustentabilidade. Esse valor representa cerca de 80% do investimento anual em crescimento. No mesmo período, outros 700 milhões de euros serão investidos em Tecnologias de Próxima Geração, i.e., na otimização de processos de produção e infraestrutura para evitar emissões de CO2.

“Estamos aumentando muito o nosso handprint e reduzindo o nosso footprint”, disse Thomas Wessel, integrante da diretoria executiva responsável pela sustentabilidade na Evonik. “Traduzindo em KPIs: vamos aumentar de maneira sustentável a participação nas vendas das nossas Next Generation Solutions dos atuais 37% para mais de 50% até 2030”. Incluem-se nisso, por exemplo, tecnologias de liberação de fármacos para liberação controlada de ingredientes farmacêuticos ativos, membranas para separação de gás para os setores de biogás e hidrogênio, além de ingredientes ativos cosméticos de base natural. “Nossas inovações ajudam os nossos clientes a deixar os seus produtos mais sustentáveis e a melhorar a sua performance climática”, disse Wessel. O crescimento dinâmico das Next Generation Solutions evidencia a importância desses produtos e oferece um potencial de crescimento acima da média para a Evonik.

A empresa pretende reduzir o seu footprint cortando sistematicamente as emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa na produção e no processamento. Com o suporte das Next Generation Technologies, a Evonik vai reduzir em 25% as suas emissões dos escopos 1 e 2, ou seja, das atuais 6,5 toneladas métricas para 4,9 milhões de toneladas métricas até 2030. Essa meta é totalmente consistente com os requisitos da iniciativa Science Based Targets (SBTi), com a qual a Evonik está comprometida. Os investimentos em sustentabilidade também são lucrativos: ao investir 700 milhões de euros em Next Generation Technologies, a Evonik vai reduzir seus custos operacionais em mais de 100 milhões de euros ao ano até 2030.

A unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, que foi reposicionada, também está integrando de maneira plena a sustentabilidade na gestão das atividades em inovação da empresa. “Nossas metas de PD&I estão bem posicionadas para gerar vendas adicionais de mais de um bilhão de euros com nossas áreas de crescimento em inovação até 2030”, disse Harald Schwager, integrante da Diretoria Executiva responsável por inovação. “Nossa capacidade de inovação é um fator essencial quando se trata de alavancar o crescimento ‘verde’ e lucrativo”.

As aspirações da Evonik são apoiadas por suas atividades de venture capital. Um novo Sustainability Tech Fund, com um volume total de investimento de 150 milhões de euros, vai reforçar as metas de sustentabilidade ao investir em tecnologias e modelos de negócios inovadores. O foco se concentra em novas tecnologias para a redução de emissões e em inovações altamente ajustadas do ponto de vista tecnológico com as Next Generation Solutions.

Como parte de sua transformação estratégica, a Evonik também revisou as suas metas financeiras de médio prazo. “Apesar do ambiente desafiador do momento, estamos confirmando nossas principais metas: margem EBITDA ajustada de 18-20%, taxa de conversão de caixa acima de 40% e ROCE em torno de 11%”, disse a CFO da empresa, Ute Wolf. Em sincronia com a sua orientação plena às especialidades químicas de alto crescimento e menos cíclicas, a Evonik agora projeta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) proveniente de vendas orgânicas acima de 4%. Até o momento, a meta era um crescimento em volume superior a 3%. O orçamento anual de CAPEX aumentará sucessivamente do nível atual de cerca de 900 milhões de euros para um nível entre 900 milhões e um bilhão de euros nos próximos anos – em resultado de investimentos em Next Generation Technologies para reduzir as emissões de CO2.

Além dessas metas financeiras ambiciosas, as metas atualizadas de sustentabilidade dos indicadores de impacto ambiental ‘handprint’ e ‘footprint’ da Evonik serão integradas ao plano de compensação de longo prazo da diretoria executiva a partir do próximo ano.

A Evonik assume a responsabilidade por suas atividades, seus colaboradores, o meio ambiente e a sociedade como um todo. A transformação ‘verde’ não só faz com que a empresa esteja alinhada com o futuro e garanta a sua lucratividade; ela também desempenha papel fundamental na configuração de sua cultura corporativa. Responsabilidade e sucesso econômico são inseparáveis na Evonik.

Fonte: Assessoria

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara

Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

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Investimentos totais de R$ 210 milhões foram assim alocados: os investimentos em máquinas e equipamentos da planta industrial totalizaram R$ 52 milhões - Foto: Divulgação/Aurora Coop

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação

O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.

Aurora Coop em crescimento

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.

O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais 

de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.

Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.

O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria Aurora Coop
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos

Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

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Fotos: Comunicação da Credicoamo

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.

Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.

Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.

O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.

Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.

Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.

Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.

Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.

Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.

No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M

Fonte: Assessoria de Comunicação da Credicoamo
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos

Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

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Médica-veterinária Ana Luiza Lora - Foto: Vetanco

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.

Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.

Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.

Fonte: Assessoria Vetanco
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