Empresas
Mulheres na suinocultura: cresce presença no setor e em cargos de liderança
Na MSD Saúde Animal, time de suinocultura já tem cerca de 35% de mulheres e número vem aumentando, inclusive em cargos gerenciais
Há alguns anos, era raro encontrar mulheres atuando no agronegócio e, especificamente, na suinocultura. No entanto, esse cenário vem mudando, inclusive no mundo corporativo, já que o público feminino tem ocupado cada vez mais espaço. A MSD Saúde Animal, por exemplo, vem trilhando uma jornada de valorização e reconhecimento da competência, profissionalismo e inteligência das mulheres. A participação feminina da área dentro da companhia dobrou nos últimos quatro anos. Hoje, 35% do time de suinocultura é do sexo feminino, atuando em cargos como gerente técnica e de marketing e consultoras.
Como é o caso de Brenda Marques, gerente técnica da unidade de negócios de Suinocultura e que está há 10 anos na empresa. “Ingressei na MSD Saúde Animal em 2013, como coordenadora técnica sênior, e depois fui promovida a gerente técnica. Sempre atuei na suinocultura, desde que me formei, e amo o que faço. É bonito ver quantas ideias surgem em um ambiente de trabalho diverso, não só em gêneros, mas em vivências, ideias e expertises”, diz Brenda, que também pontua o quanto o setor vem evoluindo. “E essa mudança de olhar que as empresas estão trazendo para temas ligados à diversidade e inclusão é responsável por termos um ambiente cada dia mais com equidade, respeito e oportunidades.”
A médica-veterinária conta que se apaixonou pela área logo no primeiro estágio e, ao longo dos anos, foi nítido ver a crescente participação feminina no mercado, inclusive em cargos de liderança. “Embora tenhamos que evoluir muito ainda, é notório como as mulheres estão buscando cada dia mais o seu aperfeiçoamento e como as empresas têm trabalhado alguns temas sensíveis e a inserção de mulheres em atividades antes exercitadas majoritariamente por homens. Na MSD Saúde Animal, temos muitas mulheres em diferentes cargos e áreas.”
Exemplo disso é que o comitê executivo oficial da empresa é composto por 50% de mulheres. Brenda também afirma que sempre buscou ser reconhecida por sua competência e dedicação, e se inspirou em profissionais que admirava, tanto mulheres quanto homens. “Todos têm suas habilidades e qualidades, independentemente de gênero, e a forma como a atuação conjunta de mulheres e homens se complementa é essencial. Cada qual precisa valorizar seus pontos fortes e seguir de cabeça erguida, vencendo os desafios”, destaca a gerente técnica.
Bruna Kuhn, coordenadora de território da unidade de negócio de Suinocultura da MSD Saúde Animal, é mais um exemplo de profissional que vem crescendo na área e acompanhando as mudanças culturais. “Trabalho com suinocultura há 11 anos, sendo dois deles na companhia. Nasci e cresci em uma cidade do interior do RS onde a população de suínos sempre foi maior que a de humanos. Então, já iniciei minha formação em Medicina Veterinária com o objetivo de atuar na área, por conhecer e entender a importância da produção de alimento para o mundo, bem como o quanto o setor ajudava na economia da minha cidade.”
Ela continua o relato pontuando que a presença forte das mulheres na suinocultura já é uma realidade e só vem crescendo: “Esse espaço foi conquistado, sabemos conciliar empatia e inteligência emocional. Habilidades que hoje vejo que foram essenciais para conquistar mais abertura no ambiente de trabalho. No início, foi um desafio maior, mas compreendi que trabalhar com suinocultura envolve paixão e esse é um propósito que independe de gênero. Sempre fui apaixonada pelo trabalho que desenvolvo pelo setor: cuidar das pessoas para que possamos juntos cuidar dos animais”.
No mercado como um todo, há diversos exemplos de que as mulheres conquistaram seu espaço no setor suinícola e se posicionam, cada vez mais, como inspirações dentro da área. Dra. Maria Nazaré Lisboa, diretora técnica da Consuitec e do Laboratório de Diagnóstico CEPPA, e uma das mais respeitadas e reconhecidas profissionais do segmento, já está há 40 anos nesse universo e ressalta o quanto o cenário mudou para o público feminino, que hoje se faz presente e se destaca cada vez mais em cargos técnicos e de liderança.
“Enfrentar desafios faz parte de qualquer profissão. Quando iniciei minha vida profissional na suinocultura não havia mulheres veterinárias exercendo a função de consultoria na área. Fascinada por produção suína e medicina preventiva, decidi superar os desafios por meio da especialização profissional. Com a mente inquieta e aberta para inovação, procuro ocupar espaço que se torna possível apenas para profissionais atualizados e capacitados independentemente de qualquer tipo de limitações. Hoje tenho uma história marcada de realizações e conquistas, participando da evolução da cadeia em quatro décadas. Espero seguir atuando e contribuindo para o desenvolvimento dessa dinâmica atividade que é a suinocultura. Sem dúvidas é gratificante formar um legado e ser exemplo para outros profissionais”, afirma Nazaré.
Quem também se destaca no segmento é Dra Djane Dallanora, mais uma mulher que conquistou seu lugar de renome no mercado, especialmente dedicando-se ao trabalho de consultoria ao negócio de suinocultura. A profissional reforça que a participação feminina na área tem se tornado mais expressiva a cada ano, o que era bem diferente de quando iniciou a carreira, há duas décadas, com praticamente nenhuma mulher em cargo de gestão.
“Apesar disso, posso dizer que, desde o início, pude interagir com pessoas que respeitaram o meu trabalho e que, em suas atribuições como gestores, optaram por me dar oportunidades. Sempre dediquei meu tempo e todo o meu empenho em me qualificar e desenvolver habilidades que fizessem jus a essas portas abertas. Hoje, ao olhar para trás, entendo que minha carreira é o resultado dessas parcerias e de minha dedicação”, detalha Dra. Djane, que também enfatiza que o foco não deve estar no gênero, mas, sim, no quanto você está preparado para sua função.
Capacitação e desenvolvimento contínuos
A MSD Saúde Animal promove diversos programas para incentivar o ingresso e a progressão de mulheres na empresa, seja em suinocultura, seja nas demais área de atuação. Entre as iniciativas está o Women’s Network (MWN), grupo formado por colaboradores da empresa que promove a discussão sobre diversidade do público feminino, a fim de impulsionar o gênero dentro da estratégia de negócios da companhia. A MSD, inclusive, está no ranking da WorkingMother, que classifica as melhores empresas para mães trabalharem – o que reflete iniciativas de inclusão de gênero, que permitem a esse público manter seu desenvolvimento profissional após ter filhos.
Além disso, trilhas de conhecimento, eventos, palestras e capacitações, como bolsas para o MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento do Potencial Humano, por meio da Universidade Corporativa MSD Saúde Animal (UMSD), buscam aumentar a representatividade e promover a quebra de padrões inconscientes.
“Reforçamos constantemente nosso compromisso para aumentar a representatividade de grupos minorizados na organização e na sociedade como um todo, por isso, cada vez mais nosso investimento como empresa está pautado no desenvolvimento e na quebra de vieses inconscientes que podem bloquear a progressão de carreira. Nosso olhar não está somente relacionado ao gênero, mas, sim, nas oportunidades de todos poderem prosperar em um ambiente seguro e saudável. Queremos continuar moldando um novo horizonte cada vez mais forte em saúde animal e, por isso, é responsabilidade de nossa organização impulsionar essas transformações na sociedade”, diz Patrícia Shine, diretora da área de Conectividade e Desenvolvimento da MSD Saúde Animal.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.