Empresas
MSD Saúde Animal promove a tradicional Intertemporada de forma inédita em comemoração aos 10 anos de sua Universidade Corporativa
Evento reuniu pela primeira vez todas as unidades de negócios em um único encontro virtual, que contou com renomados palestrantes e a participação de Rick DeLuca, presidente global da MSD Saúde Animal

Entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro, a MSD Saúde Animal realizou a Intertemporada 2020, tradicional evento em que a organização investe em uma semana dentro de uma Universidade para atualização de conteúdos técnicos e relevantes dos seus times. Com uma proposta inédita, devido ao cenário atual, o encontro foi realizado em uma plataforma 3D que simulava um campus universitário digital, reunindo pela primeira vez todas as unidades de negócio e profissionais do setor convidados para uma semana de conectividade, conhecimento e ciência. A iniciativa trouxe grandes nomes como Rick Deluca, presidente global da MSD Saúde Animal, Mario Sérgio Cortella, Pedro Calabrez, Martha Gabriel e Clóvis de Barros. Além disso, a ação comemorou também os 10 anos da Universidade MSD Saúde Animal.
Segundo Patrícia Shine, líder da área de Conectividade e Desenvolvimento da MSD Saúde Animal, a promoção do evento reflete os pilares de inovação e pessoas, presentes na cultura da empresa. “Acreditamos que investir em conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de nossas pessoas e da companhia, nosso objetivo para essa Intertemporada foi reunir toda a empresa e parceiros em uma experiência diferenciada, que permitisse não somente o seu desenvolvimento profissional e técnico, como também engajamento em temas pertinentes ao seu autoconhecimento e desenvolvimento do potencial humano”, afirma.
Conteúdo voltado ao desenvolvimento humano
Nas apresentações técnicas, ministradas por palestrantes locais e internacionais, foram abordados assuntos que fazem parte do universo e do propósito da MSD Saúde Animal, como saúde dos pets e animais de produção e temas voltados a gestão de negócios, liderança e cultura institucional. Em sua apresentação durante o projeto Liderança Viva, na quinta-feira, 01, Rick DeLuca compartilhou sua experiência no mercado e seus conhecimentos de negócios e gestão. A apresentação completa pode ser vista no Youtube da companhia, clicando no link: http://www.youtube.com/watch?v=vKXNpePa1m8&list=PLGtI5u-wm8OwaGUvVEwIzVNCv2MuOkdYd&index=5
Além do conteúdo técnico específico, outras palestras realizadas durantes esses dias também foram importantes e trouxeram aprendizados ricos como, por exemplo, as apresentações de segunda-feira, 28, “Em Busca de Nós Mesmos”, com Pedro Calabrez, doutor em ciências (Ph.D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e um dos especialistas em comportamento humano mais solicitados do Brasil, e “Inovação e Criatividade na Era Digital”, com Martha Gabriel, diretora de tecnologia da New Media Developers, coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação, e palestrante internacional.
Já na sexta-feira, 02, os participantes puderam conferir o bate-papo sobre “Habilidades do Futuro”, com Katycia Diniz da Silva Nunes, consultora de soluções Digitais para a educação e estrategista digital para treinamento e desenvolvimento. Além de uma super troca de ideias sobre “Propósito e autenticidade” entre Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, Clóvis de Barros, advogado, jornalista, escritor e professor universitário brasileiro, e Mário Sérgio Cortella, filósofo, educador, escritor e palestrante.
“Tivemos uma semana de perfeita sintonia e sinergia entre Inovação e Desenvolvimento de nosso potencial. Acredito que inovação não é nada sem o potencial humano. E que ambos não são o meio para a obtenção dos resultados, mas sim consequências dessa perfeita sintonia e sinergia. Iniciativas como essa são fundamentais para a promoção de melhorias e evolução de nossos colaboradores, de nossos clientes e da sociedade onde atuamos. Enquanto empresa, é nosso papel contribuir para a educação, tanto do time como dos nossos parceiros. É assim que deixamos um legado positivo para a sociedade e a ajudamos a formar pessoas melhores, que promovam mudanças para contribuir para um mundo melhor”, conclui Delair Bolis.

Empresas
Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
Empresas
Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
Empresas
Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



