Empresas
MSD Saúde Animal conquista o 1º lugar no setor farmacêutico do prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar pela segunda vez consecutiva
Concedido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pelo UOL, o prêmio reconhece empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre seus colaboradores
Com uma cultura que reforça a importância de trabalhar focado no propósito de melhorar a vida das pessoas, a saúde e o bem-estar dos animais, a MSD Saúde Animal foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo com o primeiro lugar entre as empresas do ramo farmacêutico, de acordo com o ranking da premiação Lugares Incríveis para Trabalhar. A iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do UOL identifica empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre seus colaboradores. Os vencedores são definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx).
“Esse ano lançamos uma campanha chamada Novo Horizonte que, entre seus pilares, traz a importância do comprometimento com as pessoas para a construção do nosso presente e futuro. E vejo que essa premiação nos mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo, pois reflete como de fato temos trabalhado para impulsionar os potenciais de cada um, valorizando as impressões digitais que compõem o nosso time. Queremos que todos tenham a possibilidade de ser sua melhor versão, e trabalhamos incentivando cada um a seguir em constante desenvolvimento – tanto profissional, como pessoal. Estamos muito orgulhosos e parabenizamos toda a equipe por mais esse reconhecimento”, comemora Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal.
Cultura inclusiva movida por pessoas
Essa é a oitava vez consecutiva que a MSD Saúde Animal aparece no ranking de melhores lugares para se trabalhar – entre 2014 e 2019 a companhia também figurou no ranking do prêmio Melhores Empresas Para Trabalhar. Nessa jornada, o pilar de Diversidade e Inclusão ganhou um papel essencial, já que a empresa acredita que esse é um fator-chave para a mudança de mindset e transformação social, sendo necessário enxergar além dos rótulos e respeitar a integralidade dos indivíduos. A empresa aposta na importância de cada pessoa possa ser o que ela realmente é, seja no ambiente profissional ou pessoal, exercendo a integralidade, e incentivando a liberdade para que cada exponha sua opinião e traga novas ideias. Inclusive, promove iniciativas por meio de grupos de diversidade e inclusão criados pela MSD para a promoção da discussão sobre diversos temas entre os times, conscientizando e convidando os colaboradores a entenderem as diferenças de forma participativa.
Além disso, traz também a Jornada do Autoconhecimento em que a empresa estimula os colaboradores a se conhecerem, potencializar suas fortalezas e administrar seus pontos de desenvolvimento. O objetivo é ao longo dessa jornada constante, elevar o nível de consciência das pessoas e proporcionar ferramentas para que cada um torne-se sua melhor versão.
De acordo com Anaí Tombolatto, gerente de Recursos Humanos da MSD Saúde Animal, participar dessas premiações permite que a empresa ouça o time e entenda como estão aplicando a cultura corporativa. “Todas as iniciativas que colocamos em prática são norteadas pela cultura da empresa. E é incrível ver como nossos times têm refletido cada vez mais os pilares que a compõe, sendo mais inclusivos, mostrando liderança positiva e impulsionando a democratização de conhecimento, tão importantes para o estímulo do autoconhecimento dos colaboradores. A premiação mostrou mais uma vez que investir em pessoas é fundamental”, finaliza.
Desenvolvimento constante
A MSD Saúde Animal aposta no desenvolvimento dos seus profissionais na busca pela excelência por meio de iniciativas que fomentam a educação continuada, ou seja, abrangem desde o profissional que está no início da carreira até aqueles que ocupam posições sênior de liderança.
Todo esse processo é fundamentado por uma Jornada de Desenvolvimento estruturada, desenvolvida pela Universidade Corporativa da empresa e composta por Programas e iniciativas que sustentam o desenvolvimento.
Uma dessas iniciativas promovida pela empresa é o Programa de Residência, no qual o foco é promover o desenvolvimento e formação profissional de recém-formados que tenham interesse em seguir carreira na indústria farmacêutica.
Além disso, a empresa trouxe ao mercado em 2021 a primeira turma do MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento do Potencial Humano. O curso, que já era disponibilizado para colaboradores há 2 anos, abriu inscrições para todos os mercados, e ainda incluiu 20 bolsas integrais para afrodescendentes, sendo mais de 90% preenchidas e destinadas para mulheres.
Diante de tanta inovação, a Universidade MSD (UMSD) tem sido um diferencial da companhia. Reformulada em 2020, tem como objetivo capacitar profissionais internos e externos, clientes e a sociedade, com conteúdos de soft e hard skills, específicos e de forma individualizada. “A universidade é mais do que uma ferramenta, é também o meio como multiplicamos nossa cultura e democratizamos conhecimento. Um dos maiores estímulos para o desenvolvimento pessoal e profissional é o conhecimento. Por isso, investimos em iniciativas que trazem uma jornada contínua de aprendizagem, a fim de prepararmos nossas pessoas para o presente e as oportunidades do futuro”, finaliza Patricia Shine, líder da área de Conectividade e Desenvolvimento na MSD Saúde Animal.
A análise do prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar foi realizada em quatro etapas: inscrições, pesquisa com colaboradores, entrevista com líderes da companhia e entrega do prêmio – que se deu na terça-feira, 31 de agosto. Ao todo, 120 companhias foram reconhecidas pela premiação.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.