Empresas
MSD Saúde Animal conquista o 1º lugar no setor farmacêutico do prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar pela segunda vez consecutiva
Concedido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pelo UOL, o prêmio reconhece empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre seus colaboradores

Com uma cultura que reforça a importância de trabalhar focado no propósito de melhorar a vida das pessoas, a saúde e o bem-estar dos animais, a MSD Saúde Animal foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo com o primeiro lugar entre as empresas do ramo farmacêutico, de acordo com o ranking da premiação Lugares Incríveis para Trabalhar. A iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do UOL identifica empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre seus colaboradores. Os vencedores são definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx).
“Esse ano lançamos uma campanha chamada Novo Horizonte que, entre seus pilares, traz a importância do comprometimento com as pessoas para a construção do nosso presente e futuro. E vejo que essa premiação nos mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo, pois reflete como de fato temos trabalhado para impulsionar os potenciais de cada um, valorizando as impressões digitais que compõem o nosso time. Queremos que todos tenham a possibilidade de ser sua melhor versão, e trabalhamos incentivando cada um a seguir em constante desenvolvimento – tanto profissional, como pessoal. Estamos muito orgulhosos e parabenizamos toda a equipe por mais esse reconhecimento”, comemora Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal.
Cultura inclusiva movida por pessoas
Essa é a oitava vez consecutiva que a MSD Saúde Animal aparece no ranking de melhores lugares para se trabalhar – entre 2014 e 2019 a companhia também figurou no ranking do prêmio Melhores Empresas Para Trabalhar. Nessa jornada, o pilar de Diversidade e Inclusão ganhou um papel essencial, já que a empresa acredita que esse é um fator-chave para a mudança de mindset e transformação social, sendo necessário enxergar além dos rótulos e respeitar a integralidade dos indivíduos. A empresa aposta na importância de cada pessoa possa ser o que ela realmente é, seja no ambiente profissional ou pessoal, exercendo a integralidade, e incentivando a liberdade para que cada exponha sua opinião e traga novas ideias. Inclusive, promove iniciativas por meio de grupos de diversidade e inclusão criados pela MSD para a promoção da discussão sobre diversos temas entre os times, conscientizando e convidando os colaboradores a entenderem as diferenças de forma participativa.
Além disso, traz também a Jornada do Autoconhecimento em que a empresa estimula os colaboradores a se conhecerem, potencializar suas fortalezas e administrar seus pontos de desenvolvimento. O objetivo é ao longo dessa jornada constante, elevar o nível de consciência das pessoas e proporcionar ferramentas para que cada um torne-se sua melhor versão.
De acordo com Anaí Tombolatto, gerente de Recursos Humanos da MSD Saúde Animal, participar dessas premiações permite que a empresa ouça o time e entenda como estão aplicando a cultura corporativa. “Todas as iniciativas que colocamos em prática são norteadas pela cultura da empresa. E é incrível ver como nossos times têm refletido cada vez mais os pilares que a compõe, sendo mais inclusivos, mostrando liderança positiva e impulsionando a democratização de conhecimento, tão importantes para o estímulo do autoconhecimento dos colaboradores. A premiação mostrou mais uma vez que investir em pessoas é fundamental”, finaliza.
Desenvolvimento constante
A MSD Saúde Animal aposta no desenvolvimento dos seus profissionais na busca pela excelência por meio de iniciativas que fomentam a educação continuada, ou seja, abrangem desde o profissional que está no início da carreira até aqueles que ocupam posições sênior de liderança.
Todo esse processo é fundamentado por uma Jornada de Desenvolvimento estruturada, desenvolvida pela Universidade Corporativa da empresa e composta por Programas e iniciativas que sustentam o desenvolvimento.
Uma dessas iniciativas promovida pela empresa é o Programa de Residência, no qual o foco é promover o desenvolvimento e formação profissional de recém-formados que tenham interesse em seguir carreira na indústria farmacêutica.
Além disso, a empresa trouxe ao mercado em 2021 a primeira turma do MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento do Potencial Humano. O curso, que já era disponibilizado para colaboradores há 2 anos, abriu inscrições para todos os mercados, e ainda incluiu 20 bolsas integrais para afrodescendentes, sendo mais de 90% preenchidas e destinadas para mulheres.
Diante de tanta inovação, a Universidade MSD (UMSD) tem sido um diferencial da companhia. Reformulada em 2020, tem como objetivo capacitar profissionais internos e externos, clientes e a sociedade, com conteúdos de soft e hard skills, específicos e de forma individualizada. “A universidade é mais do que uma ferramenta, é também o meio como multiplicamos nossa cultura e democratizamos conhecimento. Um dos maiores estímulos para o desenvolvimento pessoal e profissional é o conhecimento. Por isso, investimos em iniciativas que trazem uma jornada contínua de aprendizagem, a fim de prepararmos nossas pessoas para o presente e as oportunidades do futuro”, finaliza Patricia Shine, líder da área de Conectividade e Desenvolvimento na MSD Saúde Animal.
A análise do prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar foi realizada em quatro etapas: inscrições, pesquisa com colaboradores, entrevista com líderes da companhia e entrega do prêmio – que se deu na terça-feira, 31 de agosto. Ao todo, 120 companhias foram reconhecidas pela premiação.

Empresas
Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
Empresas
Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
Empresas
Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



