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MSD Saúde Animal comemora 10 anos de programa de bem-estar animal e registra mais de 15 mil profissionais capacitados

Criando Conexões Multiespécies é responsável por levar treinamentos de baixo estresse para propriedades de bovinos, suínos e aves de todo Brasil, além de apoiar a certificação de frigoríficos e unidades produtivas em bem-estar único.

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Foto: Divulgação/MSD Saúde Animal

Pioneira no fomento de um sistema produtivo mais ético, consciente e sustentável no Brasil, a MSD Saúde Animal apresentou ao mercado, em 2015, o programa Criando Conexões. Inicialmente, o intuito era multiplicar a importância do manejo de baixo estresse e do bem-estar animal para bovinos por meio de uma técnica conhecida nos Estados Unidos como Stockmanship – nomeada no Brasil como “nada nas mãos”. No entanto, a iniciativa se consagrou, cresceu, tornou-se multiespécie e, agora, chega a 10 anos com mais de 1 bilhão de animais manejados por meio de suas técnicas, mais de 300 propriedades atendidas e mais de 15 mil pessoas impactadas. Somente em 2024, o programa foi responsável por capacitar mais de 1.600 profissionais para aplicar um manejo responsável e focado no bem-estar animal.

A consultoria em diferentes espécies ocorre desde 2021, quando a biofarmacêutica decidiu expandir o sucesso da iniciativa para além de bovinos, impactando também aves e suínos, devido à relevância do tema para todo o sistema produtivo. O programa busca otimizar a cadeia de produção com técnicas como melhoria da ambiência para os animais, uso responsável de antimicrobianos, redução do estresse durante o manejo, estratégias para atendimento de legislações nacionais e internacionais, melhoria da insensibilização de animais para abate e métodos de eutanásia para animais de produção. É uma ação que percorre toda as pontas, desde a criação e transporte de animais até as indústrias de alimentos.

No setor pecuário, foram mais de 900 vaqueiros treinados no último ano, em 98 fazendas. “A relação ética com os animais produzidos, tendo o bem-estar animal como premissa essencial, é uma demanda do consumidor contemporâneo e uma necessidade do setor produtivo. E o Criando Conexões fomenta justamente interações positivas durante todo o processo de manejo, dispensando a necessidade de instrumentos que possam assustar ou ferir os animais. Já evoluímos muito, e nosso objetivo é continuar chegando a mais produtores para democratizar o acesso a essas práticas”, destaca Antony Luenenberg, coordenador de bem-estar animal para Ruminantes da MSD Saúde Animal.

Comparado ao manejo convencional de bovinos, o Criando Conexões permite reduções de 41% na velocidade de fuga e 66% no número de vocalizações durante o manejo, além de aumentar em 7,8% a taxa de prenhez, conforme mostram os dados[i] de um estudo conduzido pela MSD Saúde Animal e pelo Prof. Pietro Baruselli, em 2023. Também impacta na redução de 63% em carcaças lesionadas, segundo análises internas com mais de 400 mil animais abatidos de vários clientes brasileiros.

Ainda, um trabalho inédito realizado em parceria com a empresa BE.Animal avaliou os impactos da aclimatação em bovinos confinados e demonstrou que, ao aplicar as técnicas de manejo de baixo estresse, é possível melhorar a identificação precoce de doenças, o temperamento e o desempenho dos animais, além de reduzir o tempo de adaptação nos primeiros 15 dias de confinamento e diminuir casos de sodomia.

O programa da MSD Saúde Animal também atua com o apoio a outras iniciativas para o bem-estar de bovinos, como a Redução da Marca a Fogo, que tem impactado positivamente os animais em todo o Brasil com a substituição do ferro quente por modelos de identificação eletrônica, facilitando a coleta de dados e garantindo agilidade nos processos. Outra ação apoiada é o Cada Bezerro Importa, que visa aprimorar os conceitos e cuidados com os animais recém-nascidos por meio de cursos e materiais técnicos, reduzindo a mortalidade de bezerros. Ambos os projetos são realizados com a empresa BE.Animal.

Para suínos e aves, 19 empresas tiveram treinamentos e consultorias pelo Criando Conexões em 2024, capacitando mais de 500 profissionais. “Somos responsáveis por um importante e robusto programa de bem-estar animal, com o trabalho de ponta a ponta da cadeia de produção de alimentos. Com a expansão para suínos e aves há três anos, a iniciativa ganhou ainda mais visibilidade, e temos a expectativa de continuar crescendo e alcançando diversas unidades produtivas por todo Brasil. O bem-estar animal é uma demanda sem volta e que, hoje, norteia o relacionamento com consumidores, permite o acesso a novos mercados, inclusive internacionais, e potencializa os ganhos produtivos”, diz Filipe Dalla Costa, também coordenador do programa na MSD Saúde Animal, porém voltado para monogástricos.

Trabalhos conduzidos pela companhia com clientes constataram que, desde que se tornou multiespécie, o programa trouxe benefícios como redução na mortalidade de fêmeas na suinocultura, maior ganho de peso em leitões (50 g/dia) e redução de perdas na indústria, por exemplo, com menor taxa de fraturas, em torno de 47 T/ano em alguns clientes. Dados que estão diretamente conectados com a sustentabilidade pelo melhor uso de recursos naturais.

Atualmente, são mais de 200 multiplicadores de bem-estar animal da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai, Chile, México e Guatemala. Colaboradores da companhia são treinados anualmente para disseminar as técnicas e permitir o avanço do tema, com respeito à vida produtiva do animal e ao convívio harmônico entre pessoas, animais e meio ambiente. Inclusive, como reforço desse trabalho, há três anos o Criando Conexões integrou às atividades do programa a Certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar, que define produções sustentáveis e focadas em bem-estar.

Certificação: credibilidade e compromisso com questões éticas e legais

Auditada pela QIMA/WQS, a certificação segue critérios adaptados às características do Brasil, o que a torna única e condizente às condições produtivas do país. São mais de 150 itens de avaliação, entre gestão da propriedade, gestão ambiental, instalações rurais, bem-estar animal, pastagens, suplementação alimentar, identificação, controle sanitário, manejo reprodutivo, biosseguridade, entre outros pontos.

Melhorar a acessibilidade a informações de bem-estar animal e da qualidade dos produtos, bem como clarificar o processo produtivo e o respeito ao meio ambiente, aos animais e às pessoas, fazem parte da Certificação em Bem-Estar Único – Missão de Cuidar. O selo também é um facilitador tanto na comunicação entre o setor produtivo e a sociedade quanto no atendimento de mercados externos, uma vez que evidencia o compromisso da indústria com as questões legais e éticas que envolvem o tema do bem-estar animal.

“Desde o seu lançamento, no final de 2022, a procura pela certificação segue num crescimento exponencial. Em monogástricos, fechamos 2023 com 9 unidades produtivas certificadas. Já em 2024, somamos 11 e, para este ano, temos a expectativa de entregar mais de 20 unidades de produção de aves e suínos certificadas”, pontua Filipe. Em Ruminantes, 7 unidades produtivas conquistaram a certificação em 2024 e, para 2025, espera-se certificar mais 20. Todas as propriedades e frigoríficos do Brasil, independentemente do sistema de produção, podem solicitar a certificação.

Mais informações sobre o programa Criando Conexões estão disponíveis no site da iniciativa.

Fonte: Assessoria MSD Saúde Animal

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara

Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

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Investimentos totais de R$ 210 milhões foram assim alocados: os investimentos em máquinas e equipamentos da planta industrial totalizaram R$ 52 milhões - Foto: Divulgação/Aurora Coop

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação

O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.

Aurora Coop em crescimento

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.

O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais 

de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.

Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.

O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria Aurora Coop
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos

Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

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Fotos: Comunicação da Credicoamo

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.

Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.

Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.

O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.

Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.

Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.

Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.

Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.

Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.

No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M

Fonte: Assessoria de Comunicação da Credicoamo
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos

Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

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Médica-veterinária Ana Luiza Lora - Foto: Vetanco

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.

Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.

Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.

Fonte: Assessoria Vetanco
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