Conectado com

Notícias

Movimento Todos a Uma Só Voz anuncia realização da pesquisa “Percepções do Brasileiro Sobre o Agro”

Pesquisa, que terá seus resultados apresentados publicamente, faz parte do projeto de construção da marca “Agro do Brasil” para fortalecer a imagem do setor

Publicado em

em

A pesquisa está sendo formatada e deverá ter seu relatório divulgado em junho de 2022

Um raio-x abrangente para entender, de forma realista e embasada por uma metodologia robusta, o que os brasileiros pensam sobre o agronegócio. Esse é o principal objetivo da pesquisa “Percepções do Brasileiro Sobre o Agro”, uma iniciativa do Movimento Todos a Uma Só Voz, que nasceu com a premissa de conectar toda a cadeia produtiva do Agro ao envolver associações, entidades e profissionais dos mais diversos elos da economia para fortalecer a imagem do setor, por meio de informações acessíveis a todos. A pesquisa está sendo formatada e deverá ter seu relatório divulgado em junho de 2022.

O estudo faz parte do projeto de construção da marca “Agro do Brasil” que pretende estimular a empatia dos brasileiros pelo Agro para ajudar a fortalecer o setor e gerar novas oportunidades, conforme explica o idealizador do Movimento Todos a Uma Só Voz, Ricardo Nicodemos. Ele ressalta que tudo indica que, em 2022, o Agro representará 30% do Produto Interno Bruto (PIB). A fatia é reflexo da evolução em produtividade, práticas sustentáveis e em tecnologia do Agro brasileiro, o posicionando em uma colocação de destaque mundial na produção e exportação de commodities. “No entanto, o País não construiu a marca ‘Agro do Brasil’ e tampouco investiu em comunicação para agregar valor à sua imagem e mostrar seus grandes feitos e conquistas”, ressalta Nicodemos. Desta forma, a ideia do Movimento é construir um projeto de branding que contemplará o posicionamento e a criação do conceito da marca. Para este trabalho, o projeto prevê quatro fases: diagnóstico, planejamento, implantação e manutenção.

A pesquisa é a base da primeira fase do projeto, que avaliará as percepções dos brasileiros sobre o Agro ao diagnosticar os índices de conhecimento sobre o setor e o de reputação da imagem, além de investigar o que atrai, o que encanta ou detrata a marca e, ainda, como o Agro agrega valor aos produtos industrializados.

 

Justificativa da pesquisa: para admirar é preciso conhecer

Segundo o diretor da Paulo Rovai Marketing e Negócios, mentor do Movimento Todos a Uma Só Voz e coordenador geral da pesquisa, Paulo Rovai, atualmente, não há dados públicos sobre a percepção dos brasileiros sobre o setor, já que só existem pesquisas privadas sobre o tema, de acesso limitado aos contratantes e não abertas ao mercado. “Além desse pioneirismo, os dados pretendem mensurar, de forma estratégica e com representatividade estatística de abrangência nacional, o que pensa o brasileiro sobre o setor”, justifica Rovai.

Para ele, o que existe disponível hoje são apenas generalizações ou levantamentos desatualizados, em que se toma a parte pelo todo, baseadas em manifestações pontuais ou de grupos. “Não há uma pesquisa abrangente sobre o tema, que faça parte de um projeto estruturado, com estratégia para que seja uma ferramenta para o próprio setor e para o público em geral”, avalia o coordenador.

 

Aspectos da execução da pesquisa

A execução do estudo seguirá passos importantes, conforme explica Claudio Vasques, que conduzirá a pesquisa quantitativa do Movimento Todos a Uma Só Voz e um dos sócios da consultoria Brazil Panels, considerado o maior painel digital do País, com mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e ativas.

“O primeiro passo é a realização de uma pesquisa qualitativa que permitirá compreendermos a complexidade do tema, utilizando alguns roteiros para nos guiar ao questionário que será aplicado na pesquisa quantitativa”, explica Vasques. De acordo com ele, neste primeiro momento, o grupo de mentores vai colher subsídios com o levantamento dos temas na imprensa, mídias sociais, em papers acadêmicos do exterior e do País, envolvimento direto com as 40 entidades e associações que apoiam o Movimento Todos a Uma Só Voz, além de entrevistas com jornalistas tanto que acompanham o setor como de outras editorias.

Com estes dados em mãos, o segundo passo será a realização da pesquisa quantitativa. De acordo com Vasques, o questionário será aplicado em uma amostra nacional, estimada em 3 mil entrevistas, que representará todos os estratos e perfis da sociedade brasileira.

Para a professora da Fundação Dom Cabral (FDC), que participa do grupo de mentores e condutores da pesquisa e uma das mais respeitadas autoridades nacional e internacional em reputação, Ana Luisa Almeida, a expectativa com o trabalho é validar a mais próxima percepção que o brasileiro tem sobre o agronegócio. “A intenção é trazer à tona a visão desta percepção para contribuir para o posicionamento dos diversos setores que compõem o Agro”, avalia Ana Luisa.

Para a jornalista Mariele Previdi, diretora da Attuale Comunicação e mentora do Movimento Todos a Uma Só Voz, a iniciativa da pesquisa é de grande importância para oferecer informações inéditas e confiáveis aos profissionais de imprensa e também para nortear os próximos passos de um trabalho estruturado e focado na construção da marca “Agro do Brasil”. “Tudo está sendo cuidadosamente construído de forma colaborativa com pessoas de referência para que possa ser um marco nas estratégias de comunicação do setor. Será uma importante contribuição do Movimento Todos a Uma Só Voz para o Brasil”, ressalta Mariele.

 

Grupo de trabalho da pesquisa

Compõem o grupo de mentores e condutores do projeto: Ana Luisa Almeida, Presidente da ALL+ Consultoria em Excelência Corporativa, PhD em Reputação e Professora da FDC; Ana Vaz, Embaixadora do Capitalismo Consciente; Áurea Puga, PhD, Professora da FDC; Claudia Leite, Sócia-diretora da Hilo; Claudio Vasques, Diretor da Brazil Panels; Eduardo Eugênio Spers, Professor Titular USP/Esalq; Isabel Araujo, Coordenadora do Movimento Todos A Uma Só Voz; Luciana Florêncio, PhD em Economia de Empresas, Professora de Pós Graduação da ESPM; Mariele Previdi, Diretora da Attuale Comunicação; Paulo Rovai, Diretor da Paulo Rovai Marketing e Negócios; Ricardo Nicodemos, Diretor da RV Mondel e idealizador do Movimento Todos A Uma Só Voz.

 

Sobre o Todos a Uma Só Voz

Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.

O Movimento tem o apoio institucional da ESALQ-USP, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIA, ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, ABRASEL, AGRITECH UFLA, AGROLIGADAS, AGRORESET, AIPC, AMA BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJA-RO, ASBRAM, CAPITALISMO CONSCIENTE, CECAFÉ, CICARNE, CLIMATEMPO, CONGRESSO DAS MULHERES, DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR, FENEP, GRUPO MULHERES DO BRASIL (COMITÊ AGRONEGÓCIO), IBÁ, IBRAHORT, LIGA DO AGRO, PECEGE, SAE BRASIL, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SISTEMA OCB, SNA, YAMI.

Fonte: Assessoria

Notícias

ABCZ participa da TecnoAgro e destaca sustentabilidade no agro

Tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/ABCZ

Nesta semana, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) marca presença na TecnoAgro 2024, evento realizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Com o tema “Agro Inteligente”, a iniciativa promovida pelo Grupo Integração e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.

A abertura do evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (21), reunindo autoridades e representantes dos setores ligados ao agro. A ABCZ esteve em destaque logo após a solenidade, quando o Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian, participou do painel “O Futuro da Pecuária”. O debate, mediado pela jornalista Adriana Sales, também contou com a presença da Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e do Professor da ESALQ/USP, Sérgio de Zen.

Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian: “Temos uma vocação natural para a produção de alimentos, com recursos essenciais, como a água, que é um insumo cada vez mais valorizado e disputado globalmente”

A discussão abordou a responsabilidade do Brasil diante da crescente demanda global por proteína. “Temos o potencial para liderar o aumento da demanda por proteína animal. Contamos com terras disponíveis, mão de obra qualificada e políticas públicas que fortalecem continuamente o setor. O Brasil se destaca como um dos poucos países que ainda investe em qualificação profissional através de políticas públicas, com o apoio de órgãos como as Secretarias de Estado, o Senar e as extensões rurais Além disso, temos uma vocação natural para a produção de alimentos, com recursos essenciais, como a água, que é um insumo cada vez mais valorizado e disputado globalmente”, destacou Josahkian.

Complementando o debate, Sérgio de Zen enfatizou a necessidade de modelos produtivos mais sustentáveis. “É perfeitamente possível aumentar a demanda na redistribuição de renda e atender ao crescimento populacional sem recorrer ao desmatamento. Isso pode ser alcançado por meio do uso mais eficiente das tecnologias e dos sistemas de produção já disponíveis”, afirmou.

O evento, que segue até amanhã (22), reúne mais de 50 palestras voltadas para a sustentabilidade no agronegócio. Entre os destaques da programação técnica desta sexta-feira, o Zootecnista e Gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebron, participará da palestra “Recuperação de Pastagem, Genética, Nutrição e Saúde: Pilares da Sustentabilidade na Pecuária”, ao lado de especialistas como Guilherme Ferraudo e Thiago Parente.

Além das contribuições técnicas, a ABCZ participa com um estande apresentando produtos e serviços da maior entidade de pecuária zebuína do mundo.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo

Notícias

Altas no preço do boi seguem firmes, com escalas ainda menores que em outubro

Frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O movimento de alta nos preços da pecuária segue intenso. Segundo pesquisadores do Cepea, semana após semana, frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.

No final da cadeia produtiva, o consumidor também se mostra resiliente diante dos valores da carne nos maiores patamares dos últimos 3,5 anos.

No mesmo sentido, a demanda de importadores mundo afora tem se mantido firme.

Pesquisadores do Cepea observam ainda que as escalas de abate dos principais estados produtores, em novembro, estão ainda menores que em outubro.

No mercado financeiro (B3), também cresceu forte a  liquidez dos contratos de boi para liquidação neste ano, pelo Indicador do boi elaborado pelo Cepea, o CEPEA/B3.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Competitividade da carne frango em relação à carne suína alcança o maior nível desde novembro de 2020

Frango inteiro é negociado, em média, 6,68 Reais/kg mais barato que a carcaça especial suína, sendo que esta diferença está 14,4% acima da de outubro.

Publicado em

em

Foto: Asgav

Levantamentos do Cepea mostram que a competividade da carne de frango frente à suína está no maior patamar dos últimos quatro anos – desde novembro de 2020.

Na parcial de novembro (até o dia 19), o frango inteiro é negociado, em média, 6,68 Reais/kg mais barato que a carcaça especial suína, sendo que esta diferença está 14,4% acima da de outubro.

Pesquisadores do Cepea explicam que isso acontece pelo fato das valorizações da proteína suína estarem mais intensas que as da de frango.

O mesmo cenário é observado frente à carne bovina, cujos preços também vêm subindo com mais força que os da proteína avícola ao longo de novembro.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.