Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Mistura de insumos na nutrição do rebanho pode reduzir custos de produção da propriedade

Prática exige atenção e planejamento por parte dos pecuaristas para oferecer qualidade aos animais

Publicado em

em

Divulgação Minerthal

A intensificação das atividades do campo faz com que o pecuarista e o agricultor tratem a propriedade como uma empresa, que precisa obter lucros. Essa busca pela eficiência financeira tem provocado algumas mudanças no mercado como, por exemplo, o aumento da utilização de produtos para misturas em relação aos suplementos de pronto uso, que pode ser comprovada por dados divulgados pela da Associação Brasileira de Indústria de Suplementos Minerais – ASBRAM.

“Podemos explicar esse cenário com o fato de que a mistura dos insumos na fazenda pode reduzir os custos de produção. Outro fato favorável é a realização do plantio de grãos na propriedade, possibilitando menos gastos com os farelos produzidos e incentivando a mistura na fazenda”, afirma a analista de produtos da Minerthal, Letícia de Souza Santos.

O produtor precisa se precaver uma vez que, para realizar a mistura de suplemento mineral proteico, proteico energético ou ração na propriedade, é necessário, além do misturador, o galpão ou local de armazenagem de matérias-primas, mão-de-obra qualificada e tempo do funcionário.

“Em termos práticos, o procedimento na própria fazenda acarreta ao pecuarista menor custo por kg de ração/suplemento, na ordem de 15 a 30%. Esta economia na suplementação animal viabiliza o investimento em misturador e galpão de estocagem”, explica Letícia.

É preciso se planejar

Com a certeza de que é necessário um investimento para que a mistura gere o resultado esperado, o produtor precisa se planejar e estar atento a alguns pontos. Um deles é a escolha das matérias-primas.

Para definição de quais produtos comprar, uma prática interessante é fazer diversas simulações com os preços dos insumos disponíveis na região. Com as matérias-primas definidas, de acordo com o melhor equilíbrio entre custo do kg da mistura e desempenho esperado, o produtor partirá para a compra dos insumos.

“O ponto-chave neste tema é saber comprar. É necessário se preparar e buscar efetuar a aquisição com antecedência. Realizar contratos para ter disponível a matéria-prima durante o tempo é uma boa dica”, ressalta a analista de produtos.

A estocagem também deve ser pensada, pois o armazenamento de todos os insumos que serão utilizados refletirá na manutenção da qualidade dos produtos. É necessário certificar-se de que o local é protegido contra chuvas, ventos, insetos e pragas e próximo ao local de mistura.

Outro ponto é a qualidade da mistura, que deve ter bastante relevância nesse planejamento. Isso porque não adianta investir em ingredientes de excelente qualidade, estocá-los adequadamente e não realizar uma mistura correta e homogênea.

“Os animais têm a capacidade de selecionar partículas. Caso não haja mistura homogênea, pode influenciar na seleção. A oferta da dieta mal misturada faz com que os animais não consumam o que foi balanceado pelo nutricionista responsável”, acrescenta.

A melhor mistura para a sua propriedade

O núcleo mineral que será misturado depende da necessidade do produtor. Há propriedades que possuem sistemas mais rústicos, sendo ideal uso de núcleos que tem além dos minerais, possivelmente ureia ou mesmo sal branco em sua composição. Para propriedades com maior capacidade de mistura, núcleos contendo apenas minerais, aditivos (em algumas ocasiões vitaminas e leveduras) são mais utilizados.

“A Minerthal tem diversas soluções para pecuaristas de corte e de leite para mistura na fazenda. O 160 MD é o carro chefe da linha de produtos para mistura para suplementos minerais aditivados, proteicos, proteicos-energéticos e rações, demonstrando a versatilidade dentro de uma propriedade. É composto por minerais e aditivo, sendo necessária a mistura com sal branco, ureia e farelos proteicos e energéticos”, afirma Letícia.

Para facilitar a mistura para produtores que não desejam comprar sal branco e ureia, a Minerthal tem em sua linha o Núcleo Proteico. “O produto viabiliza misturas para fabricação de suplementos minerais proteicos ou proteicos-energéticos. Além de versátil leva praticidade ao produtor pela necessidade de mistura apenas em farelos proteicos e energéticos”, finaliza.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Safeeds anuncia Alisson Rotter como novo gerente de monogástricos

Com uma trajetória de 14 anos dedicados ao segmento de aves e suínos, Rotter traz uma rica experiência técnica e comercial para fortalecer ainda mais a equipe Safeeds.

Publicado em

em

Alisson Rotter, o novo Gerente de Mercado de Monogástricos - Foto: Assessoria

A Safeeds, reconhecida por sua inovação no setor de nutrição animal, tem o prazer de anunciar a contratação de Alisson Rotter como o novo Gerente de Mercado de Monogástricos. Com uma trajetória de 14 anos dedicados ao segmento de aves e suínos, Rotter traz uma rica experiência técnica e comercial para fortalecer ainda mais a equipe Safeeds.

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus Palotina, Rotter concluiu seu MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e possui um mestrado em Ciência Animal pela UFPR. Sua carreira inclui dois anos na agroindústria avícola, cinco anos em nutrição e formulação de produtos e dietas para aves e suínos, e sete anos em atendimento comercial nos segmentos de avicultura e suinocultura.

Ao falar sobre o mercado de atuação, o veterinário destaca o segmento avícola como um mercado em constante crescimento e evolução tecnológica. Apesar dos desafios enfrentados em termos de custos de produção e pressão sanitária, especialmente por causa da Influenza Aviária, ele observa uma recuperação significativa em 2024. A redução nos custos de produção e a abertura de novos mercados mantêm otimistas as perspectivas de crescimento anual em produção e exportação. Alisson atuará principalmente com clientes localizados no Oeste, Sudoeste e Norte do Paraná.

Em sua nova posição na Safeeds, Alisson pretende ser um facilitador na implementação de tecnologias inovadoras, apoiando a resolução de problemas enfrentados pela indústria avícola. Ele enxerga a Safeeds como uma empresa cuja história, pessoas e tecnologia ele admira profundamente, considerando sua contratação não apenas uma realização profissional, mas também pessoal.

“A expectativa é extremamente elevada”, afirma o novo gerente. “Conheço muito bem a história, as pessoas e a tecnologia da Safeeds e sempre quis fazer parte desta equipe”.

A Safeeds e Alisson Rotter partilham de uma visão comum de crescimento e inovação, prometendo um futuro promissor na evolução do setor de nutrição animal no Brasil.

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Coopavel conquista prêmio da Cargill com estação de tratamento de efluentes

O projeto de modernização da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), da Unidade de Produção de Leitões, em Juvinópolis, distrito de Cascavel, venceu o Open Farm Awards Cargill

Publicado em

em

Programa de tratamento de efluentes resulta de parceria da Coopavel com Nutron e Cargill - Fotos: Assessoria

Os programas e parcerias ambientais da Coopavel rendem à cooperativa prêmios e reconhecimentos de empresas do agronegócio e de instituições voltadas à sustentabilidade. O mais recente foi anunciado na segunda quinzena de março, quando se celebra (dia 22) o Dia Mundial da Água. O projeto de modernização da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), da Unidade de Produção de Leitões, em Juvinópolis, distrito de Cascavel, venceu o Open Farm Awards Cargill.

A ETE da UPL II derrotou outros cinco projetos na categoria sustentabilidade. “Não há como olhar para o futuro da civilização e do agronegócio sem pensar e sem praticar a sustentabilidade, que se torna indispensável ao nosso negócio e à produção de alimentos”, ressalta o presidente Dilvo Grolli. “Estamos muito felizes com esse prêmio, que mostra o quanto estamos empenhados em observar conceitos da responsabilidade ambiental e do ESG no dia a dia das empresas que integram o complexo da Coopavel”, conforme Dilvo.

A engenheira ambiental Lucimar Novaes informa que a modernização da ETE elevou a qualidade final do efluente tratado, melhorando padrões ambientais e proporcionando o reuso parcial da água nas instalações da granja. “Todo efluente líquido gerado na UPL de Juvinópolis passa por um moderno sistema de tratamento. O biogás extraído do processo é reaproveitado na geração de energia e parte do efluente já tratado é empregado na higienização das instalações, reduzindo assim o consumo de água potável”, informa Lucimar.

 

Inovação

 Lucimar, Marcos e Ladionei: parceria por avanços ambientais

O gerente de Conta-Chave da Cargill, Laodinei Mossmann, lembra que o Open Farm nasceu de um projeto de relacionamento da multinacional com seus parceiros. A finalidade é trazer desenvolvimento, inovação e investimento nas pessoas. “Dialogamos muito com diretores da Coopavel para saber como e onde melhorar o negócio da cooperativa, levando a mais retorno, sustentabilidade e resultados”. O Open Farm, conforme Laodinei, é uma estratégia da Cargill de estar próxima do cliente no desenvolvimento de suas atividades e negócios. “O que conseguimos aqui, na UPL da Coopavel, é um modelo ao mundo”.

Segurança, economia e otimização de recursos estão entre os principais resultados da parceria, destaca o gerente da Unidade de Produção de Leitões, Marcos Sipp. “O tratamento dos efluentes garante a destinação correta desses materiais, observando toda a legislação ambiental sem qualquer dano à natureza”. A UPL de Juvinópolis existe há mais de oito anos e atualmente conta com 12,5 mil matrizes.

 

 

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Agroceres PIC inicia entrega dos primeiros reprodutores de elite produzidos na Granja Elite Gênesis

Líder no mercado brasileiro e argentino de genética de suínos, a Agroceres PIC inaugura um novo e decisivo capítulo de sua história ao iniciar as entregas dos primeiros reprodutores de elite produzidos na Granja Elite Gênesis, maior núcleo genético da América Latina

Publicado em

em

Foto e texto: Assessoria

Primeiros animais produzidos no maior núcleo genético de suínos da América Latina foram enviados a clientes da Agroceres PIC no Brasil e Argentina. Operação marca o início de uma nova era para suinocultura brasileira e sul-americana, garantindo reprodutores do mais alto nível genético aos produtores.

Líder no mercado brasileiro e argentino de genética de suínos, a Agroceres PIC inaugura um novo e decisivo capítulo de sua história ao iniciar as entregas dos primeiros reprodutores de elite produzidos na Granja Elite Gênesis, maior núcleo genético da América Latina. Os dois primeiros lotes de suínos de elite foram enviados nesta semana, dia 10 de abril, diretamente de Paranavaí (PR) para clientes no Brasil e Argentina.

A chegada dos reprodutores ao mercado representa um marco para a suinocultura brasileira e sul-americana, uma vez que oficializa o início da produção da Gênesis, primeira unidade para produção de reprodutores elite no Brasil.

“É um momento muito importante para todos nós, pois marca a produção inaugural da Gênesis, um centro de excelência genética idealizado e construído pela Agroceres PIC para dar suporte ao crescimento dos produtores em cenários mais complexos e competitivos”, observa Nevton Brun, gerente de Produção. “Temos plena convicção de que a altíssima qualidade genética e sanitária dos suínos produzidos na Gênesis impulsionará a eficiência zootécnica dos sistemas produtivos e potencializará o retorno econômico dos produtores”, acrescenta.

 

Uma nova era de eficiência e rentabilidade

Maior investimento da história da Agroceres PIC desde que implantou seu primeiro núcleo genético no país, a Granja Gênesis estabelece um novo modelo de melhoramento genético de suínos no Brasil, posicionando o país como produtor e exportador de material genético.

“A Gênesis é um divisor de águas em nossa trajetória e um investimento primordial para nossa estratégia de negócios. Ela foi concebida para quebrar paradigmas e carrega consigo uma missão ousada: revolucionar a eficiência e a rentabilidade dos nossos clientes”, finaliza Brun.

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.