Conectado com

Notícias

Ministros e governadores confirmam presença na abertura do Siavs 2024

Solenidade começa às 09h30 com a palestra magna do economista Eduardo Giannetti, em que vai apresentar perspectivas e insights macroeconômicos para a cadeia de proteína animal, o agro e o Brasil no cenário internacional. Em seguida, será iniciada a cerimônia de abertura do evento.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Siavs

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira e os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e de Santa Catarina, Jorginho Mello, são algumas das autoridades confirmadas para a solenidade de abertura do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), maior evento da indústria de proteína animal do Brasil, que começa nesta terça-feira (06), no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

A solenidade começa às 09h30 com a palestra magna do Economista Eduardo Giannetti. Na apresentação, que contará com mediação do sócio-diretor do The Agribiz, Luiz Henrique Mendes, serão apresentadas perspectivas e insights macroeconômicos para a cadeia de proteína animal, o agro e o Brasil no cenário internacional.

Em seguida, será iniciada a solenidade de abertura do evento. Além dos ministros e governadores, nomes como do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária, Pedro Lupion, entre outras autoridades – incluindo deputados e senadores, secretários dos estados, prefeitos e outros – estarão presentes.

Organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Siavs seguirá até o dia 08 de agosto, com ampla programação de palestras e a maior exposição da indústria frigorífica do Brasil.

A feira tem entrada gratuita e reunirá mais de 100 marcas brasileiras de empresas e cooperativas produtoras e exportadoras de aves, suínos, bovinos, ovos e peixes, em meio aos mais de 30 mil metros quadrados dedicados exclusivamente ao Siavs.

Único do tipo no Brasil, o Siavs reunirá empresas produtoras e exportadoras e fornecedores das indústrias – unindo toda a cadeia produtiva em um único espaço, de ponta a ponta.

Para os negócios com os frigoríficos, são esperados milhares de compradores e potenciais clientes do Brasil e do Exterior. Apoiado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Siavs contará com a presença de empresas do varejo e atacado de todo o Brasil. Também são esperados delegações e importadores independentes de dezenas de mercados importadores – na última edição, foram mais de 50 países.

O espaço será dividido com centenas de empresas que produzem tecnologia para as indústrias frigoríficas do setor. Equipamentos para granjas e frigoríficos, empresas de genética, farmacêuticas, químicas, produtoras de insumos e de tecnologias, entre vários outros, estarão no Siavs.

Na visita ao espaço são esperados mais de 25 mil visitantes. Deste total, cerca de 2,5 mil são produtores rurais.

Além de negócios, o Siavs contará com uma ampla programação para promover uma verdadeira imersão setorial. É o caso do Siavs Experience, um espaço interativo com realidade virtual e exposição de etapas da produção de proteínas.

O Siavs também contará com um espaço dedicado à promoção da inovação do setor. É o Siavs Talks, com apresentações de 21 startups sobre tecnologias voltadas para a produtividade, sustentabilidade e agregação de tecnologia à produção.

Em outro espaço do evento, mais de 80 palestrantes do Brasil e do Exterior abordarão desafios competitivos e sanitários, qualidade de produção, avanços tecnológicos em diversas áreas e outros temas, em meio à programação de palestras do Siavs.  Grande parte da programação é gratuita e aberta ao público do setor.

O credenciamento para visita à feira do Siavs e as inscrições para o congresso podem ser realizados clicando aqui ou pelo aplicativo do SIAVS BR, disponível para IOS e Android.

Fonte: Assessoria ABPA

Notícias

China, Paraguai e Palau abrem mercados para produtos agropecuários brasileiros

Novos acordos sanitários ampliam oportunidades para exportação de cálculos biliares bovinos, suínos vivos e carnes de diferentes espécies.

Publicado em

em

As autoridades sanitárias da China, do Paraguai e de Palau aprovaram novos requisitos que permitem a entrada de produtos agropecuários brasileiros nesses mercados. As medidas envolvem a exportação de cálculos biliares bovinos para o mercado chinês, suínos vivos destinados ao abate para o Paraguai e carnes bovina, ovina, caprina e suína para Palau.

Com a China, o Brasil assinou um protocolo sanitário que estabelece as condições para exportação de cálculos biliares bovinos. O produto, utilizado principalmente pela indústria de Medicina Tradicional Chinesa, passa a ter regras definidas para inspeção, certificação e controle das remessas entre os dois países.

O acordo amplia o comércio de um subproduto da cadeia pecuária brasileira e cria uma nova possibilidade de aproveitamento econômico de materiais provenientes da produção bovina. A China é um dos principais destinos das proteínas animais brasileiras e tem papel estratégico para a expansão das exportações do agronegócio nacional.

No Paraguai, as autoridades sanitárias aprovaram o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de suínos vivos brasileiros destinados ao abate. A medida estabelece o padrão documental necessário para os embarques e abre uma nova alternativa comercial para a cadeia suinícola nacional.

Já Palau aprovou os modelos de CSI para importação de carnes bovina, ovina, caprina e suína produzidas no Brasil. Com a aprovação dos certificados, empresas brasileiras poderão iniciar os procedimentos de habilitação e atender aos requisitos sanitários exigidos pelo país insular.

As aberturas fazem parte da estratégia brasileira de ampliar o acesso a mercados internacionais por meio de acordos sanitários. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), uma abertura de mercado ocorre quando o país importador reconhece que as garantias sanitárias oferecidas pelo Brasil atendem aos seus requisitos para determinado produto.

Impacto para o agro
A ampliação de destinos comerciais reduz a dependência de poucos compradores e aumenta as possibilidades de comercialização para diferentes cadeias produtivas. No caso das carnes, a abertura de novos mercados ocorre em um momento de busca por maior diversificação das exportações brasileiras de proteína animal.

Além dos produtos tradicionais, como carne bovina e suína, o avanço de negociações envolvendo subprodutos de origem animal mostra a tentativa da indústria de ampliar o aproveitamento econômico da produção pecuária brasileira.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Notícias

Brasil e China discutem avanço de acordo comercial e cooperação em tecnologia

Negociações para um acordo Mercosul-China entram na agenda bilateral, que também inclui parcerias em inteligência artificial, satélites, minerais críticos e fertilizantes.

Publicado em

em

Imagem criada por Jaqueline Galvão/OP Rural/ChatGPT

O avanço das negociações para um possível acordo de livre comércio entre o Mercosul e a China esteve entre os temas tratados em uma conversa telefônica realizada no domingo (26) entre os governos dos dois países. A discussão ocorreu em meio ao esforço para ampliar a integração econômica e a cooperação em áreas estratégicas.

Foto: Divulgação

Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), houve convergência sobre a necessidade de acelerar as tratativas para um acordo que envolva os dois blocos comerciais. O comunicado informou que as partes defenderam a importância de acelerar as tratativas para um acordo Mercosul-China, que contemple as necessárias flexibilidades.

Além da agenda comercial, a conversa abordou projetos nacionais de desenvolvimento e a ampliação da cooperação em setores considerados estratégicos, como inteligência artificial, satélites, beneficiamento de minerais críticos e comércio de fertilizantes.

Os dois governos também destacaram o desempenho das relações comerciais bilaterais e avaliaram iniciativas recentes de aproximação, como a isenção de visto para viagens de curta duração entre os países, em vigor desde maio, e as ações previstas no Ano Cultural Brasil-China 2026.

Conflitos internacionais

Os impactos dos conflitos globais sobre a segurança alimentar e energética também fizeram parte da pauta. Segundo

Foto: Beto Barata/Agência Brasil

a Secom, os dois países manifestaram preocupação com a continuidade da crise humanitária em Gaza. “Os presidentes expressaram profunda preocupação com a continuidade da situação humanitária em Gaza”, informou o comunicado.

Outro ponto discutido foi a instabilidade provocada pelas restrições à navegação em importantes rotas marítimas, como os estreitos de Ormuz e Bab el-Mandeb. Na avaliação dos governos, eventuais interrupções nesses corredores podem afetar a economia mundial.

Brasil e China também destacaram a atuação do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa liderada pelos dois países na Organização das Nações Unidas (ONU) voltada à busca de soluções diplomáticas para conflitos internacionais, incluindo a guerra na Ucrânia.

Apesar das críticas à atuação do Conselho de Segurança da ONU diante das crises globais, os dois governos reafirmaram a defesa do multilateralismo e o compromisso de ampliar a coordenação em fóruns internacionais.

Fonte: O Presente Rural com Agência Brasil
Continue Lendo

Notícias

Inscrições para prêmio de inovação em fertilizantes terminam nesta segunda-feira

Associação Nacional para Difusão de Adubos vai reconhecer pesquisas acadêmicas sobre fertilizantes, manejo do solo e tecnologias para o agronegócio, vencedor será anunciado em agosto, durante o Congresso Nacional de Fertilizantes.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de agronomia e cursos correlatos têm até esta segunda-feira (27) para se inscrever na 5ª edição do Prêmio Carlos Florence, promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA). A iniciativa busca estimular a produção de pesquisas e trabalhos acadêmicos voltados à inovação e ao desenvolvimento do setor de fertilizantes.

Foto: Hedeson Alves/Tecpar

Podem concorrer artigos científicos, ensaios, monografias, dissertações e teses desenvolvidos em instituições de ensino superior brasileiras. Os trabalhos devem abordar temas relacionados ao tratamento e uso do solo, inovação e desenvolvimento de produtos, além de gestão e tecnologias de aplicação de fertilizantes.

Nesta edição, o regulamento também contempla pesquisas alinhadas ao movimento internacional Nutrientes para a Vida (Nutrientes for Life), que destaca a importância biológica, ambiental e econômica dos fertilizantes para a produção de alimentos e para a sustentabilidade da agricultura.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora com base em quatro critérios. Inovação e viabilidade de aplicação terão peso 40 cada, enquanto objetividade e clareza receberão peso 20 cada na composição da nota final.

O vencedor será conhecido durante o 13º Congresso Nacional de Fertilizantes, marcado para 25 de agosto.

Foto: Hedeson Alves/Tecpar

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da ANDA, onde também estão disponíveis o edital e as orientações para envio dos trabalhos.

Criado para homenagear Carlos Florence, um dos principais especialistas brasileiros no setor de fertilizantes, o prêmio leva o nome do ex-diretor-executivo da Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil (AMA), falecido em 2021. Florence acompanhou as principais transformações da indústria de fertilizantes no país e também se destacou como cronista e escritor.

Fonte: Assessoria ANDA
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.