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Ministro da Agricultura anuncia compra de leite de cooperativas em visita a Castro

Carlos Fávaro anunciou na última terça-feira (08), durante o Agroleite, em Castro (PR), que o governo federal vai comprar leite em pó das cooperativas a preço de varejo e implementar esse alimento nos programas sociais.

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O ministro da Agricultura e da Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou na última terça-feira (08), durante o Agroleite, em Castro (PR), na região dos Campos Gerais, que o governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vai comprar leite em pó das cooperativas a preço de varejo e implementar esse alimento nos programas sociais. Essa é uma das soluções imediatas do governo para compensar os produtores brasileiros que têm sido prejudicados em função do aumento das importações.

Fotos: Divulgação/Seab

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que as medidas anunciadas ajudam os produtores. “A cadeia está passando por esse estresse difícil porque temos a concorrência externa pesada, com leite barato ingressando em um ponto muito fora da curva, muito anormal”, acentuou. “Olhando mais para longe, temos convicção de que com a nossa pegada tornaremos o leite também uma cadeia vitoriosa, inclusive no mercado internacional”.

Ortigara esteve em Brasília em julho juntamente com os outros seis secretários da Agricultura dos Estados do Sul e do Sudeste levando esse pedido de solução também ao vice-presidente Geraldo Alckmin. “Há necessidade de proteção para os produtores, por isso tudo que for possível fazer para dificultar o ingresso de leite barato vai ajudar”, afirmou. O leite é o quarto produto que mais gera renda no campo paranaense, atrás da soja, carne de frango e milho.

Somente nos primeiros sete meses deste ano, o Brasil importou mais de 7,7 milhões de litros, especialmente da Argentina e do Uruguai. Para internalizar o leite o País gastou mais de US$ 31,2 milhões. O volume supera em quase três vezes o que o Brasil importa em período normal. A região dos Campos Gerais é uma das maiores bacias leiteiras do País. O município de Castro foi o campeão em 2022, com 425,7 milhões de litros, o que resultou em Valor Bruto de Produção preliminar de R$ 1,1 bilhão.

O ministro reforçou que, ao lado da medida emergencial, o governo quer discutir com os países do Mercosul medidas de fortalecimento. “Temos um acordo que precisa ser fortalecido, mas não podemos deixar que seja predatório e que haja qualquer interferência de qualquer país que não seja do Mercosul nessa distribuição de leite no Brasil”, disse. “Estamos muito atentos a isso”.

Grãos

Carlos Fávaro também disse que deve ser implementada a mudança na janela de plantio da soja no Paraná, com o término estendido até 31 de janeiro de 2024. Antes a data estava fixada para 19 de dezembro de 2023. Esse é um dos pedidos dos produtores do Estado, principalmente da região Centro-Sul, que cultiva a soja no final de dezembro e começo de janeiro e produz semente.

“É um pleito legítimo apresentado pelo Governo do Paraná e pela Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), é uma janela que precisa ser estendida para uma região importante, que produz semente e que faz duas safras e meia a cada três anos”, afirmou Fávaro. Segundo ele, os técnicos do ministério passam agora a se debruçar nas exceções, como a paranaense. “Elas serão baseadas na ciência”, disse.

Maltaria

Ortigara também acompanhou o ministro em uma visita nas obras da Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa. A previsão é começar a operar em novembro. Seis cooperativas – Agrária, Coopagrícola, Capal, Bom Jesus, Frísia e Castrolanda – investem R$ 1,6 bilhão para produzir 240 mil toneladas de malte por ano.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, mas importa quase todo o malte necessário. “Com essa maltaria e outra anunciada em Guarapuava para maltes especiais provavelmente poderemos abastecer mais de 40% das necessidades do Brasil”, salientou o secretário. “Reduziremos a importação e geramos oportunidade para os agricultores da parte mais ao Sul do Estado, que têm mais uma alternativa boa para usar adequadamente o solo no inverno”.

Agroleite

O presidente da Castrolanda, organizadora da Agroleite, que se estende até esta sexta-feira (11), Willem Berend Bouwman, destacou a importância do evento. São 490 animais expostos e a participação de 269 empresas em 35 hectares. A previsão é de movimentar R$ 150 milhões e receber 100 mil visitantes. “O Agroleite passa pela tecnologia e aqui vem o que há de mais inovador”, disse.

Fonte: AEN-PR

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Valor Bruto da Produção atingirá R$1,31 trilhão na safra 24/25

São abrangidos 19 relevantes produtos da pauta da agricultura e cinco das atividades de pecuária.

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Foto: ANPC

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou a primeira estimativa do Valor Bruto da Produção para a safra 2024/2025. O valor atingirá R$1,31 trilhão, um aumento de 7,6%. Desse montante, R$ 874,80 bilhões correspondem às lavouras (67,7% do total) e R$ 435,05 bilhões à pecuária (32,6%).

Em relação à safra 2023/2024, as lavouras tiveram aumento de 6,7%, e a pecuária avançou 9,5%.

Principais culturas

Para as culturas de laranja e café a evolução dos preços foram fatores mais relevantes nestes resultados e, para a soja e arroz foi o crescimento da produção a maior influência. Nos rebanhos pecuários foi a melhoria dos preços o mais significativo no resultado.

Considerando a participação relativas das principais culturas e rebanhos pecuários no resultado total (em R$ bilhão):

Participação relativas

O Valor Bruto da Produção é uma publicação mensal do Ministério da Agricultura e Pecuária, com base nas informações de produção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e nos preços coletados nas principais fontes oficiais.

No estudo, são abrangidos 19 relevantes produtos da pauta da agricultura e cinco das atividades de pecuária.

A publicação integral pode ser acessada clicando aqui.

Fonte: Assessoria Mapa
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Com apoio do Estado, produtores discutem melhorias na qualidade do queijo artesanal

Evento em Itapejara d´Oeste reúne produtores de leite e queijo, com objetivo de colocar o leite paranaense e subprodutos da cadeia no mercado mundial.

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Fotos: SEAB

A busca pela excelência de qualidade do queijo paranaense, desde a produção do leite até o consumidor final, foi discutida nesta quinta-feira (21) em Itapejara d’Oeste, no Sudoeste do Estado, durante o Inova Queijo. O evento reúne produtores e queijeiros da agricultura familiar da região Sudoeste e conta com apoio do Governo do Estado.

“Nossos queijos estão entre os melhores do Brasil e até do mundo, com premiações que enchem de alegria e orgulho todos nós que estamos nesta caminhada”, disse Leunira Viganó Tesser, chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Pato Branco.

“O Paraná é grande na produção de leite, abrigando em seu território a segunda maior bacia do País e caminhamos para ser também um dos principais produtores de queijo e derivados tanto em ambiente industrial quanto artesanal”, afirmou.

Segundo ela, o Estado tem contribuído com programas de apoio à produção leiteira e à transformação em agroindústrias, como o Banco do Agricultor Paranaense, com equalização integral de juros para financiamentos à agricultura familiar. E também ajuda na comercialização, com a regulamentação do programa Susaf, que possibilita ampliar o mercado estadual para agroindústrias familiares que demonstrarem excelência no cuidado higiênico-sanitário.

“Temos que ter em vista o mercado mundial. Ninguém vai dizer que isso é fácil. Mas todos vão concordar que é um caminho a traçar, de preferência olhando sempre em frente, que não tenha volta”, disse Leunira.

Segundo dados da Aprosud, o Sudoeste conta com 20 agroindústrias vinculadas à associação, que comercializam por mês mais de 17 toneladas do produto. Além disso, a notoriedade do Queijo Colonial do Sudoeste também está atrelada a existência de produtores em todos os 42 municípios da região.

A gerente-regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Rosane Dal Piva Bragato, destacou que o setor não é apenas fonte de emprego e renda para a região Sudoeste. “É também um símbolo da nossa identidade e tradição”, afirmou. “O trabalho em parceria e a troca de conhecimentos são fundamentais para fortalecer o setor e para abrir novas oportunidades de mercado”.

Além da prefeitura de Itapejara d’Oeste, que sediou o evento deste ano, e dos órgãos estaduais, o Inova Queijo tem em 2024 o apoio da Associação de Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste (Aprosud), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae/PR, Vinopar e Cresol.

Indicação geográfica

Em 2023, o queijo colonial do Sudoeste do Paraná teve pedido de reconhecimento para Indicação Geográfica (IG) protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com tradição e notoriedade devido a produção do Queijo Colonial, a expectativa é que o Sudoeste do Paraná em breve obtenha o reconhecimento na forma de registro com Indicação de Procedência (IP)

Fonte: AEN-PR
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Topgen promove a segunda edição da Semana da Carne Suína no Paraná

Campanha simbolizou uma celebração de sabor, aprendizado e valorização local.

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Foto: Shutterstock

De 3 a 10 de novembro, os municípios de Arapoti e Jaguariaíva, no Paraná, se tornaram o centro das atenções para os amantes da carne suína. A Topgen, uma empresa de genética suína, com o apoio do Sicredi, promoveu a segunda edição da Semana da Carne Suína, uma campanha que celebrou a versatilidade e o sabor da proteína suína, mobilizando comércios locais e estimulando o consumo na região que é conhecida por sua forte suinocultura.

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A programação contou com momentos inesquecíveis, como o workshop exclusivo com o Chef Daniel Furtado, realizado na Fazenda Araporanga, onde açougueiros e cozinheiros da região mergulharam nas técnicas e cortes especiais da carne suína, aprendendo a explorar sua versatilidade e criando inspirações para novos pratos. Outro destaque foi o concurso de melhor prato à base de carne suína, que movimentou 15 restaurantes locais. Os consumidores participaram ativamente, avaliando as delícias e votando no prato favorito. O grande vencedor foi a PJ Hamburgueria, com um sanduíche tão incrível que os clientes já pediram para incluí-lo no cardápio fixo!

A premiação incluiu uma cesta especial com embutidos artesanais do Sul do Brasil e a oportunidade de participar do curso com o Chef Daniel Furtado, além disso, todos participantes receberam um livro de receitas clássicas com carne suína editado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), e impresso pela Topgen com o apoio do Sicredi e também um certificado de participação.

Foto: Hb audiovisual

Segundo Beate Von Staa, diretora da Topgen, a inspiração para esta mobilização veio da campanha realizada pela empresa Mig-Plus em 2022, no início da crise da suinocultura. “Naquele ano, fizemos algo simples, mas desta vez conseguimos envolver toda a comunidade. Foi gratificante ver a mobilização e os comentários positivos da população”, destacou”, finalizou.

Além de valorizar a carne suína, a iniciativa buscou incentivar o consumo local de uma proteína saudável e saborosa, mostrando aos consumidores que ela vai muito além do trivial. Assista ao vídeo da campanha e descubra mais sobre essa experiência que uniu gastronomia, aprendizado e valorização da cultura local. A ABCS parabeniza a todos os participantes e ao público que tornou a segunda Semana da Carne Suína um sucesso absoluto!

Fonte: Assessoria ABCS
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