Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Em Apucarana

Ministério da Agricultura interdita empresa clandestina que comercializava produtos de origem animal no Paraná

Todos os produtos com qualidade e identidade comprometidas foram apreendidos cautelarmente.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Mapa

Auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizaram, na última quinta-feira (16), uma inspeção em uma empresa clandestina que comercializava matérias-primas de origem animal, no município de Apucarana/PR, onde foram identificadas diversas irregularidades.

A empresa estava utilizando matérias-primas de origem animal de forma inadequada, misturando-as e comercializando os produtos como se fossem uma simples operação de compra e venda. Além disso, a empresa utilizava rótulos e informações de outros fornecedores/fabricantes de maneira fraudulenta.

Outra fraude identificada foi o uso de diversos tipos de farinhas de origem animal como, por exemplo, produtos de penas, vísceras, mista de ossos e peixes, quem eram comercializados como farinha de vísceras.

Essas práticas são extremamente graves, pois envolvem crimes como falsificação de selo público e uso de matérias-primas de alto risco. Além disso, representam uma ameaça à saúde pública, uma vez que os produtos resultantes dessa manipulação irregular podem causar intoxicação e contaminação nos animais que os consumirem. As péssimas condições de higiene no local, com a presença de muitos gatos e suas fezes, agravam ainda mais a situação.

O estabelecimento foi interditado e todos os produtos com qualidade e identidade comprometidas foram apreendidos cautelarmente.

De acordo com a fiscal Andrea Mônica de Freitas Barbosa, que coordenou a operação de fiscalização, empresas desse tipo, muitas vezes, se apresentam apenas como atravessadores no mercado, mas na prática, têm sido recorrentes as fraudes e manipulações irregulares de matéria-prima.

“Até mesmo empresas registradas no mesmo ramo seguem esse padrão, com uma unidade oficial que atenderia às exigências e normativas do Mapa e outras que operam de forma clandestina, utilizando o número de registro da unidade fiscalizada”, explicou Andréa.

O Ministério da Agricultura e Pecuária possui normas e legislação específica, que estabelecem padrões de qualidade, segurança e rastreabilidade para a produção e comercialização de alimentos de origem animal.

Fonte: Assessoria Mapa

Notícias

Mercado de ovos enfraquece na segunda quinzena de junho

Esse cenário vem refletindo em ligeiros recuos nas cotações na maioria das praças acompanhadas.

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Felix Leal

As vendas de ovos comerciais avançam a segunda quinzena de junho em ritmo lento.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário vem refletindo em ligeiros recuos nas cotações na maioria das praças acompanhadas.

Colaboradores do Cepea relatam, ainda que, para reduzir a oferta e evitar aumento dos estoques, alguns vendedores têm concedido descontos e realizado promoções.

Na última quarta-feira (19), o Ministério da Agricultura e Pecuária e representantes do governo do Espírito Santo e da Associação dos Avicultores do Estado prorrogaram por mais 120 dias, a partir de julho, o Estado de Emergência Zoossanitária no Espírito Santo, em função dos casos de Influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Segundo pesquisadores do Cepea, a medida reforça os esforços do setor para assegurar a avicultura comercial capixaba, que tem grande relevância nacional.

No 1º trimestre de 2024, o estado foi o terceiro maior produtor brasileiro de ovos para consumo, sendo responsável pela produção de 85,9 milhões de dúzias, conforme dados IBGE.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Poder de compra do avicultor frente ao farelo de soja cai pelo terceiro mês

Após as cotações do frango vivo caírem com certa força em maio no mercado paulista, devido às fracas vendas e à oferta elevada de carne, o setor produtivo avícola reajustou o alojamento de animais em consoante com as demandas interna e externa.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Levantamentos do Cepea mostram que os preços médios do frango vivo estão praticamente estáveis nesta parcial de junho, ao passo que os do farelo de soja, importante insumo da avicultura de corte, estão em alta.

Por outro lado, as cotações do milho, outro insumo de alimentação da cadeia, registram baixa no período.

Diante disso, pesquisas do Cepea apontam que o poder de compra do avicultor frente ao derivado de soja se mantém em queda pelo terceiro mês consecutivo, ao passo que, em relação ao milho, apresenta recuperação.

Segundo pesquisadores do Cepea, após as cotações do frango vivo caírem com certa força em maio no mercado paulista, devido às fracas vendas e à oferta elevada de carne, o setor produtivo avícola reajustou o alojamento de animais em consoante com as demandas interna e externa.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Estimativas apontam aumento na disponibilidade interna de carne bovina

No balanço do quatro primeiros meses do ano, a disponibilidade interna é a maior para o período desde 2018, somando cerca de 2,972 milhões de toneladas.

Publicado em

em

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O volume de carne bovina disponível no mercado interno voltou a aumentar de abril para maio, período considerado “final de safra”.

Segundo cálculos realizados pelo Cepea – com base em estimativas próprias de produção e dados oficiais de exportação e importação –, 613,54 mil toneladas de carne estiveram disponíveis no atacado nacional em maio, aumento de 11,6% em relação ao estimado para abril.

No balanço do ano (de janeiro a maio), a disponibilidade interna é a maior para o período desde 2018, somando cerca de 2,972 milhões de toneladas.

Pesquisadores do Cepea indicam que os preços do boi em queda ao longo do ano deixam claro que a demanda não acompanhou a oferta.

As exportações seguem firmes e foram recordes no acumulado de janeiro a maio.

Quanto ao consumo doméstico, acaba sendo medido pelas alterações dos preços da carne, que, por sua vez, recuam neste ano, mas menos que os valores do boi. F

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.