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Minas Gerais dispara no consumo da carne suína
Dados do IBGE apontam que o Estado é o maior consumidor da proteína do país.

Que os mineiros são apaixonados pela carne de porco, não é segredo para ninguém, tanto que os seus pratos mais tradicionais, aqueles que perfumam as cozinhas das casas e encantam os turistas, como por exemplo: feijão tropeiro, canjiquinha com costelinha, torresminho, barriga à pururuca, pão de queijo com pernil e tantos outros mais, têm como estrela a proteína suína.
Essa preferência fica muito clara quando observamos os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e constatamos que a estimativa é que Minas Gerais seja o estado que mais consome a carne suína no Brasil totalizando, neste ano, 27,1 kg per capita.
Já o consumo nacional alcançou o marco de 20,5 kg per capita no ano de 2022, de acordo com cálculos da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a partir do censo populacional realizado pelo IBGE.
O presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), João Carlos Bretas Leite, conta que: “enxergamos esse número de forma extremamente positiva! Ele demonstra que os esforços do setor para o aumento do consumo estão surtindo efeito e deixam bem clara a preferência do mineiro pela nossa proteína o que ajuda na equalização da balança oferta x demanda. Entendemos também como uma vitória os dados relativos ao Brasil que apontam para os 20,5 kg, já que esse número do consumo, assim como o que tange ao nosso Estado, é o resultado de mais de dez anos de trabalho de toda uma cadeia produtiva em relação aos benefícios e qualidade da nossa proteína. Então quando olhamos para esses dados sabemos que tanto ABCS quanto Asemg e suas filiadas estão no caminho certo para aumento de consumo no Brasil e no Estado” disse.
O presidente citou ainda algumas ações mineira importantes para este resultado “em Minas contamos com quatro projetos que dialogam diretamente com o consumidor final, levando até eles informações sobre os benefícios em relação a saúde, sabor e financeiros do consumo da proteína bem como a geração de desejo na experimentação dos pratos e produtos a base da carne suína, são eles: Cozinhando com a Asemg, Confraria do Porco, Semana Nacional da Carne Suína edição Minas Gerais e Dia Estadual da Carne Suína. O impacto dos mesmos é profundo e nos trouxe até os 27,1 kg per capita” disse.
O consultor de mercado da Asemg, Alvimar Jalles, explica que a questão do consumo per capita de carne é muito importante porque um setor se desenvolve buscando mercados consumidores. “Garantir um bom consumo por habitante é fundamental para qualquer negócio, principalmente para as cadeias que trabalham até o produto final, que é o nosso caso, logo é preciso ter cada vez melhor aceitação que se traduz em melhor consumo melhor. Quando voltamos o nosso olhar para os números recém divulgados, encontramos o Brasil 20,5 kg de consumo por habitante assegurado e Minas com uma referência de 27 kg e 100 gramas, por que que eu chamo de referência porque este é o número do processamento de carne em Minas Gerais subtraído da exportação exclusivamente mineira e a gente tem que considerar ainda terminas Gerais é Importadora de produtos processados de carne”, explicou Jalles.
Um dos motivos desse crescimento está relacionado à diversidade a versatilidade da carne que permite diferentes tipos de preparo, dos mais requintados aos do dia a dia, de forma rápida e com valores atrativos ao consumidor final, seja ele um cliente pessoa física ou um estabelecimento voltado à alimentação fora do lar.
O chef de cozinha Fagner Rodrigues, especialista e entusiasta da na proteína, comentou que “a carne suína é incrivelmente versátil, o que a torna perfeita para uma variedade de pratos. Faço consultorias para bares e restaurantes e sempre apresento a todos como esta é uma proteína que pode ser aplicada em pratos incríveis e ainda trazer grande rentabilidade aos restaurantes”; afirmou Fagner.
Dados de mercado Minas Gerais:
| Cabeças de Suínos em Minas | 5.229.317 o que representa 13% da produção brasileira (dado IBGE) |
| Produção de carne suína em 2021 | 801.512 toneladas (dado IBGE) |
| Faturamento da atividade em 2021 | 5,59 bilhões de reais (dado IBGE) |
| Crescimento da produção 2021 | 10,28% (dado IBGE) |
| Exportações | Exportamos 3,03% da carne produzida em MG o que 2,03% da carne produzida no Brasil (dados IBGE e ABPA) |
| Abate | Minas representa 9,7% do abate do Brasil |
| Empregos diretos e indiretos | Aproximadamente 160 mil |
| Consumo | 28 kg per capita |
| Valores gerados ao estado em tributos | Cerca de 300 milhões |
| Polos | Contamos hoje com sete regiões com grande concentração de suínos |
Dados de mercado Brasil:
| Produção | 4,7 milhões de toneladas de carne (dado IBGE) |
| Faturamento em 2021 | 31.394 bilhões de reais (dado IBGE) |
| Exportação | 1.137 mil toneladas o que representa 2.641 milhões de dólares (dados IBGE e ABPA) |
| Abate | 52.97 milhões de cabeças – em 2021 aumento de 7.3% em relação ao ano anterior (dado IBGE) |
| Consumo | 20 kg per capita |
Fonte: Asemg

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Pressões ambientais externas reacendem disputa sobre limites da autorregulação no agronegócio
Advogada alerta que auditorias privadas e acordos setoriais, como a Moratória da Soja, podem impor obrigações além da lei, gerar assimetria concorrencial e tensionar princípios constitucionais.

A intensificação de exigências internacionais para que produtores brasileiros comprovem de forma contínua a inexistência de dano ambiental como condição para exportar commodities, especialmente a soja, reacendeu um debate jurídico sensível no país. Para a advogada especialista em Direito Agrário e do Agronegócio, Márcia de Alcântara, parte dessas exigências ultrapassa a pauta da sustentabilidade e pode entrar em choque com princípios constitucionais e da ordem econômica, sobretudo quando assumem caráter padronizado e coordenado por grandes agentes privados.
Segundo ela, quando tradings internacionais reunidas em associações que concentram parcela expressiva do mercado firmam pactos com auditorias e monitoramentos próprios, acabam impondo obrigações ambientais adicionais às previstas em lei. “Esses acordos privados transferem ao produtor o ônus de provar continuamente que não causa dano ambiental, invertendo a presunção de legalidade e de boa-fé de quem cumpre o Código Florestal e demais normas”, explica.
Márcia observa que esse tipo de exigência, quando se torna condição para o acesso ao mercado, tensiona princípios como a segurança jurídica e o devido processo. “Quando a obrigação é padronizada e coordenada por agentes dominantes, deixa de ser mera cláusula contratual e passa a se aproximar de uma restrição coletiva, com efeito de boicote”, afirma.
Moratória da Soja e coordenação setorial

Advogada Márcia de Alcântara: “Esses arranjos acabam por substituir o papel do Estado, criando regras opacas e sem devido processo ao produtor”
Entre os casos emblemáticos está a chamada Moratória da Soja, que proíbe a compra do grão oriundo de áreas desmatadas após 2008 na Amazônia. Para a advogada, o modelo de funcionamento da moratória se assemelha a uma forma de regulação privada, com possíveis implicações concorrenciais. “Há três pontos críticos nesse arranjo: a coordenação por associações que concentram parcela relevante do mercado; a troca de informações sensíveis e listas de exclusão que não são públicas; e a imposição de padrões mais severos do que a legislação brasileira. Esse conjunto pode configurar conduta anticoncorrencial, conforme o artigo 36 da Lei 12.529/2011”, avalia.
Ela acrescenta que cobranças financeiras ou bloqueios comerciais aplicados a produtores que não apresentem documentação adicional de regularidade ambiental podem representar penalidades privadas sem respaldo legal. O tema, segundo Márcia, já vem sendo acompanhado tanto pela autoridade antitruste quanto pelo Judiciário.
Marco jurídico recente
Nos últimos meses, a controvérsia ganhou contornos institucionais. Uma decisão liminar do ministro Flávio Dino, no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de processos judiciais e administrativos ligados à Moratória da Soja até o julgamento de mérito, para evitar decisões contraditórias e permitir uma análise concentrada do conflito. Paralelamente, o Cade decidiu aguardar o posicionamento do STF antes de seguir com as investigações, embora mantenha atenção sobre a troca de informações sensíveis entre empresas durante o período.
Entidades como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Aprosoja-MT defendem que a atuação concorrencial do Estado não seja paralisada. Elas argumentam que há indícios de coordenação de compra e que a suspensão integral das apurações pode esvaziar a tutela concorrencial.
Entre os principais questionamentos estão a extrapolação normativa de acordos privados, a falta de transparência nos critérios de exclusão e a substituição da regulação pública por padrões privados de alcance global. “Esses arranjos acabam por substituir o papel do Estado, criando regras opacas e sem devido processo ao produtor”, pontua Márcia.
Possíveis desfechos

Foto: Gilson Abreu
A especialista mapeia dois possíveis desfechos para o impasse. Caso o STF decida a favor dos produtores, será reforçada a soberania regulatória do Estado brasileiro, com o reconhecimento de que critérios ambientais devem ser definidos por normas públicas claras e transparentes. A decisão poderia irradiar efeitos para outras cadeias produtivas, como carne, milho e café, estabelecendo parâmetros de ESG proporcionais e auditáveis. Em sentido contrário, validar a autorregulação privada abriria espaço para padrões globais com camadas adicionais de exigência, elevando custos de conformidade e reduzindo a concorrência.
Para Márcia, o Brasil já conta com um dos arcabouços ambientais mais robustos do mundo. O Código Florestal impõe a manutenção de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente, exige o Cadastro Ambiental Rural georreferenciado e conta com sistemas de monitoramento por satélite e mecanismos de compensação ambiental.
Além disso, o país dispõe de políticas estruturantes como a Política Nacional do Meio Ambiente, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a Política Nacional sobre Mudança do Clima. “Esse conjunto garante previsibilidade ao produtor regular e comprova que o país possui um marco ambiental sólido. Por isso, exigências externas precisam respeitar a proporcionalidade, a transparência e o devido processo. Caso contrário, correm o risco de ferir a legislação brasileira e distorcer a concorrência”, ressalta.
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Brasil e Reino Unido avançam em diálogo sobre agro de baixo carbono na COP30
Fávaro apresenta o Caminho Verde Brasil e discute novas parcerias para financiar recuperação ambiental e ampliar práticas sustentáveis no campo.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta quarta-feira (19) com a ministra da Natureza do Reino Unido, Mary Creagh, durante a COP30, em Belém. O encontro teve como foco a apresentação das práticas sustentáveis adotadas pelo setor agropecuário brasileiro, reconhecidas internacionalmente por aliarem produtividade e conservação ambiental.
Fávaro destacou as iniciativas do Caminho Verde Brasil, programa que visa impulsionar a recuperação ambiental e o aumento da produtividade por meio da restauração de áreas degradadas e da promoção de tecnologias sustentáveis no campo.
Segundo o ministro, a estratégia tem ampliado a competitividade do agro brasileiro, com acesso a mercados mais exigentes, ao mesmo tempo em que contribui para metas climáticas.
A agenda também incluiu discussões sobre mecanismos de financiamento voltados a ampliar projetos de sustentabilidade no setor. As autoridades avaliaram oportunidades de cooperação entre Brasil e Reino Unido para apoiar ações de recuperação ambiental, inovação e produção de baixo carbono na agricultura.
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Oferta robusta pressiona preços do trigo no mercado brasileiro
Levantamento do Cepea aponta desvalorização influenciada pela ampla oferta interna, expectativas de safra recorde no mundo e competitividade do produto importado.

Levantamento do Cepea mostra que os preços do trigo seguem enfraquecidos. A pressão sobre os valores vem sobretudo da oferta nacional, mas também das boas expectativas quanto à produtividade desta temporada.
Além disso, pesquisadores do Cepea indicam que o dólar em desvalorização aumenta a competitividade do trigo importado, o que leva o comprador a tentar negociar o trigo nacional a valores ainda menores.

Foto: Shutterstock
Em termos globais, a produção mundial de trigo deve crescer 3,5% e atingir volume recorde de 828,89 milhões de toneladas na safra 2025/26, segundo apontam dados divulgados pelo USDA neste mês.
Na Argentina, a Bolsa de Cereales reajustou sua projeção de produção para 24 milhões de toneladas, também um recorde.
Pesquisadores do Cepea ressaltam que esse cenário evidencia a ampla oferta externa e a possibilidade de o Brasil importar maiores volumes da Argentina, fatores que devem pesar sobre os preços mundiais e, consequentemente, nacionais.



