Conectado com
VOZ PRÉ

Empresas Demanda mundial

Microrganismos contribuem para nutrição e saúde de aves e suínos

Probióticos melhoram a absorção de nutrientes e também combatem organismos que provocam doenças na avicultura e suinocultura; Temas foram apresentados aos produtores durante a edição 2024 do SIAVS.

Publicado em

em

Foto: de Ramdas Aswale/Pexels

A demanda mundial por proteínas à base de aves e suínos segue aquecida. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam que, neste ano, as exportações brasileiras de carne de frango, por exemplo, devem crescer até 2,2%, com estimativas de embarque de 5,25 milhões de toneladas. O mesmo acontece com o embarque de carne suína, cujo crescimento poderá chegar a 7,7% em 2024, com um total de 1,32 milhões de toneladas.

Para atender às necessidades do mercado, os produtores estão buscando investir em produtividade para a manutenção e crescimento da oferta. Uma das formas de elevar o potencial de produção de suínos e aves é por meio da biotecnologia. Exemplo disso é a aplicação de probióticos, organismos vivos que provêm benefícios quando inoculados em quantidades adequadas.

Durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), que ocorreu no início de agosto em São Paulo, a Novonesis, líder mundial em biossoluções, apresentou soluções à base de probióticos que elevam a conversão de alimento em produção de carne. Para a suinocultura, por exemplo, a companhia apresentou o SOLPREME®, um produto que possui duas cepas probióticas naturais, B. subtilis e B. amyloliquefaciens, desenvolvidas especificamente para serem fornecidas via ração para fêmeas suínas gestantes, lactantes e seus leitões durante a fase de lactação e creche.

As duas cepas de probióticos foram selecionadas pela Novonesis por sua alta capacidade de inibição de patógenos, especialmente C. perfringens e E. coli, causadores de diarreia em leitões lactentes e desmamados. “Essas enfermidades reduzem o desenvolvimento de carcaça”, explica Alberto Inoue – Gerente Animal Biossoluções LATAM da Novonesis. Ele completa que menos diarreia é menos uso de antibióticos e, consequentemente, menor custo de produção e maior produtividade.

Outro benefício proporcionado por meio da contribuição dos probióticos na alimentação dos animais está na padronização do rebanho. “A uniformidade entre lotes de suínos também é um fator muito importante para a boa produtividade e rentabilidade da suinocultura”, observa Inoue. A uniformidade de peso em um grupo é medida pelo coeficiente de variação (CV), que é o peso médio dos indivíduos do grupo. Estima-se melhora de 1% na uniformidade no momento do abate, o que equivale a ganhos de R$ 3,20 a R$ 8,00 por suíno produzido.

Avicultura

Para a avicultura, os probióticos também trazem bons resultados. Durante o SIAVS, foi apresentado o GalliPro® Fit, um probiótico formado por três cepas selecionadas: Bacillus subtilis Cepa Queen (ajuda na modulação do sistema imune), Bacillus subtilis Cepa King (melhoria na disponibilidade de proteína) e o Bacillus amyloliquefaciens Cepa Knight (amplia a disponibilidade de energia do alimento para as aves).

“Esses microrganismos biológicos também intensificam a eficiência dos programas de prevenção de doenças e contribuem para a segurança dos alimentos, proporcionando lucratividade”, afirma Alberto Inoue. O gerente completa que estas cepas foram selecionadas especificamente por sua capacidade de inibir a proliferação de microorganismos patogênicos e também por sua capacidade de melhorar a digestibilidade dos alimentos.

Cenário

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) projeta que o ano de 2024 será positivo para a produção de carne de frango no país, com estimativa de crescimento de 1,8% no volume produzido, podendo chegar a 15,1 milhões de toneladas neste ano e com perspectivas iniciais de até 15,35 milhões de toneladas em 2025 (+2,3% em relação à 2024). O consumo anual da proteína por habitante neste ano deve se manter nos mesmos patamares do ano passado, em torno de 45 kg per capita/ano, com possibilidade de incremento para 46 kg per capita/ano no ano seguinte (+2% em relação à 2024).

Fonte: Assessoria Novonesis

Empresas

NOVUS Realiza Evento sobre Qualidade da Carne na Conferência PSA LATAM

Publicado em

em

Foto: O Presente Rural

Carne de alta qualidade significa grandes lucros para produtores de frangos de corte. Para apoiar os produtores em seus esforços de criar aves da mais alta qualidade, a NOVUS está organizando um simpósio especial durante a Conferência Científica Latino-Americana de 2024 da Poultry Science Association (Associação Norte-americana de Ciências Avícolas).

O evento intitulado, Uma Visão Holística sobre os Fatores que Afetam a Carne Vendável: Desafios do Campo ao Processamento, acontecerá durante o evento do setor no dia 9 de outubro em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

“A qualidade da carne e da carcaça continua sendo uma das principais preocupações para os produtores de aves em todo o mundo, mas sobretudo na América Latina, onde o setor cresce mais a cada ano”, diz Kelen Zavarize, gerente de serviços técnicos da NOVUS. E ainda acrescenta: “Para a segurança dos mercados interno e de exportação e satisfação do consumidor, é necessário garantir a produção de carne de boa qualidade. Para este simpósio, estamos reunindo especialistas do setor para compartilhar seus conhecimentos e insights sobre os desafios e as oportunidades para melhorar a qualidade da carne”.

A programação do simpósio inclui apresentações sobre a qualidade e a integridade estrutural da pele, o manejo de aviários, as expectativas do mercado de frangos de corte, e o combate à Salmonella.

Apresentações

Gabriela Cardoso, Ph.D., gerente de soluções avícolas da NOVUS para as Américas

Lesões de pele que acarretam condenações em carcaças de frangos de corte: como aumentar a carne vendável

Liris Kindlein, Ph.D., professora associada do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil.

O segredo da saúde e do bm-estar das aves: manejo eficiente da cama para frangos de corte

Kelen Zavarize, Ph.D., gerente de serviços técnicos da NOVUS para a América Latina

O que define a carne vendável: a quantidade ou a qualidade?

Casey Owens, Ph.D., pesquisadora e professora de ciências avícolas da Universidade de Arkansas – EUA.

Problemas estruturais e seus efeitos sobre a qualidade da carcaça

Frances Yan, especialista em nutrição avícola da NOVUS

Salmonella: estratégias de prevenção, controle e erradicação, feedback da experiência europeia

Nicolas Hénaff, médico-veterinário especialista em aves, consultor e instrutor autorizado pela Resagro – RESEAU CRISTAL na França

Rodrigo Bernardi, gerente regional de negócios da NOVUS para o Brasil, diz que o simpósio é uma chance para produtores e nutricionistas confirmarem o que já estão fazendo corretamente e identificarem áreas onde melhorias podem ser feitas.

“O simpósio afirma que não existe um fator isolado capaz de afetar positivamente a qualidade da carne; para isso, são necessárias muitas ‘peças’ trabalhando em conjunto. Essas apresentações, em última análise, fornecem reflexões e argumentos para o produtor que está se perguntando: ‘Como posso melhorar a rentabilidade da minha operação?’”

O evento da NOVUS acontecerá a partir das 8:00 da manhã (horário de Brasília) no dia 9 de outubro de 2024 no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. É aberto a todos os participantes da Conferência Científica Latino-Americana de 2024.

Para mais informações sobre o evento, acesse novusint.com/psa-latam-2024

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Copercampos recebe licenças para construção da primeira Indústria de Etanol de Santa Catarina

Publicado em

em

A Copercampos deu um passo significativo em sua trajetória de inovação e sustentabilidade. No início de setembro, a cooperativa recebeu a autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para iniciar as obras da primeira Indústria de Etanol do estado. A concessão da Licença Ambiental Prévia (LAP) e da Licença Ambiental de Instalação (LAI), marca o início do projeto de industrialização dos cereais produzidos na região.

Com a liberação das licenças, a Copercampos deve iniciar em breve as obras de terraplanagem e, em seguida, dará início à construção da planta industrial. Este empreendimento promete transformar o cenário da produção de etanol em Santa Catarina, oferecendo uma alternativa sustentável e inovadora para a geração de energia renovável.

Esta será a primeira indústria flex do Brasil, construída com os mais altos padrões de tecnologia e eficiência. Ela terá capacidade para transformar milho e trigo em etanol, além de produzir o subproduto DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis), utilizado na fabricação de rações. Além disso, a planta gerará 15.000 MWh de energia por ano.

Para o diretor-presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, a conquista das licenças ambientais representa um marco para o futuro sustentável do agronegócio. “A construção da nossa Indústria de Etanol não apenas impulsionará a produção de biocombustíveis em Santa Catarina, mas também reafirma nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos entusiasmados em avançar com este projeto que trará um desenvolvimento ainda maior ao agronegócio em nossa região”, destacou Chiocca.

A Copercampos tem se destacado ao longo dos anos pela adoção de práticas agrícolas modernas e sustentáveis. A nova indústria terá capacidade para produzir 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano.

O projeto da usina foi desenvolvido pela empresa Lindner Techno Systems, e a previsão é que entre em operação no final de 2026. Localizada na comunidade de Encruzilhada, em Campos Novos/SC, a usina será integrada a uma unidade de armazenagem da cooperativa, que receberá a matéria-prima para a industrialização. Este novo empreendimento gerará mais de 100 empregos diretos, fortalecendo ainda mais a economia regiona

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Safeeds anuncia Thiago Vinholi como novo coordenador para América Latina

Publicado em

em

A Safeeds, líder em soluções sustentáveis para a nutrição animal, tem o prazer de anunciar a contratação de Thiago Vinholi Brazil como o novo coordenador para a América Latina. Com mais de 15 anos de experiência no setor de avicultura, atuando em agroindústrias e empresas especializadas em vacinas e aditivos, Thiago traz uma sólida expertise para a equipe da Safeeds, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Thiago é médico veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui Mestrado e Doutorado em Ciência Animal pela UFPR e pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), respectivamente, além de um MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Sua trajetória acadêmica e profissional o posiciona como um especialista no setor, com uma visão ampla sobre os desafios e oportunidades da produção animal na América Latina.

“O mercado latino-americano está em plena expansão, com um nível de profissionalização crescente para atender à demanda global por alimentos de origem animal. A região tem o maior potencial de crescimento no setor, e meu objetivo será levar toda a ciência e tecnologia desenvolvidas pela Safeeds para otimizar a produção de aves, suínos e bovinos, contribuindo para uma produção mais segura e sustentável”, comenta Thiago. Ele será responsável por coordenar as operações da Safeeds nos países da América Latina, focando em soluções nutricionais que promovam a eficiência e a sustentabilidade das agroindústrias.

“A estrutura de pesquisa e tecnologia da Safeeds é impressionante, e a presença de profissionais altamente experientes na equipe nos dá uma vantagem competitiva no mercado global. Minhas expectativas são as melhores possíveis, e estou animado para contribuir com a missão da empresa”, acrescenta. A contratação de Thiago Vinholi Brazil reforça o compromisso da Safeeds em expandir sua atuação internacional, levando inovação e excelência técnica para o setor de nutrição animal na América Latina. A empresa continua a investir em talentos que compartilham sua visão de crescimento sustentável e inovação constante.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.