Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável passa a integrar grupo de mentores do Fazenda Nota 10 para a safra 23/24

Programa tem como principal objetivo impactar positivamente a produtividade e rentabilidade das propriedades participantes, por meio de educação e tecnologia, direcionando caminhos para uma pecuária mais eficiente e sustentável.

Publicado em

em

Foto: Reprodução

A diretora executiva da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, Luiza Bruscato, é a nova mentora de sustentabilidade do programa Fazenda Nota 10 (FN10). O time de mentores auxilia as fazendas cadastradas dentro dos pilares de gente, gestão, bem-estar animal e sustentabilidade.

Essa mentoria vai ao encontro do novo movimento da Mesa Brasileira de levar conhecimento sistêmico e aprofundado sobre o tema, e que auxilia o setor a sair da teoria e ir para a prática. “Essa é uma das iniciativas, dentre os serviços que oferecemos de palestras e treinamentos, que tem como objetivo reforçar mais a nossa missão de disseminar informação técnica direto para todos os elos da cadeia, até o consumidor final, com foco na promoção da sustentabilidade da pecuária”, comentou Luiza Bruscato, diretora executiva da Mesa.

No dia 15 de agosto, iniciando sua participação, Luiza ministrou uma Masterclass sobre Tendências globais de sustentabilidade para produção de carne bovina no Brasil, para as fazendas cadastradas no programa. A mentoria tem duração de 12 meses, ou seja, 1 safra; começando em julho de 2023 e terminando em junho de 2024.

Luiza será responsável também por trazer aos participantes assuntos voltados a sustentabilidade. Um tema de grande importância e visibilidade no cenário da pecuária nacional e internacional. “Estamos todos em busca de um mesmo objetivo, uma pecuária produtiva e financeiramente rentável, capaz de produzir carne visando o bem-estar e respeitando o meio ambiente. Onde é possível produzir com baixa emissão de gases de efeito estufa e recuperando áreas degradadas,” ressaltou Helen Braga, Líder de Projeto Fazenda Nota 10 – Friboi.

A principal atribuição da nova função é ser referência em sustentabilidade para as fazendas cadastradas no programa. Caso alguma fazenda tenha dúvidas sobre sustentabilidade, Luiza é acionada para apoiar o produtor rural. Além disso, a Mesa Brasileira poderá indicar caminhos para a evolução da sustentabilidade dentro da fazenda.

A parceria Fazenda Nota 10 e Mesa Brasileira irá agregar ainda mais conhecimento e capacitação aos participantes, possibilitando melhorias e desenvolvimento da pecuária. “Justamente por conta disso, levamos o preenchimento do GIPS (Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável) para nossos participantes. O que possibilitou conhecer onde estão e o que precisam fazer para melhorar. Da mesma forma que trabalhamos na gestão, mostrando indicadores as fazendas, conseguimos fazer através do GIPS. O crescimento das propriedades é ainda maior quando trabalhamos todos os pilares que envolvem o Fazenda Nota 10,” concluiu Rafaela Verdi, coordenadora do Instituto Inttegra.

A Fazenda Nota 10 é um programa do Instituto de Métricas Agropecuárias (Inttegra), com o apoio da Friboi, e seu principal objetivo é impactar positivamente a produtividade e rentabilidade das propriedades participantes do programa, por meio de educação e tecnologia, direcionando caminhos para uma pecuária mais eficiente e sustentável.

Fonte: Assessoria Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável

Notícias

Campanha da ABPA sobre Influenza aviária aborda retorno à propriedade

Mensagens serão focadas em ações simples do produtor para preservar a biosseguridade da granja.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) encabeç uma nova fase da campanha “Brasil Livre de IA”, iniciativa setorial com o objetivo de orientar para a prevenção e contingenciamento de Influenza aviária.

 

Nesta nova fase, a campanha apresenta uma abordagem direta às famílias produtoras avícolas do Brasil, no retorno à propriedade após qualquer passeio, por situações da rotina de trabalho ou mesmo por viagens nacionais e internacionais.

São cuidados simples relativos à higiene de roupas, sapatos, veículos, bagagem e todos itens pessoais levados ao sair da propriedade. Também há recomendações de quarentenas para o retorno efetivo à rotina de trabalho – especialmente no acesso à granja. “Nesta nova fase da campanha, fazemos uma abordagem focada em pontos que podem passar despercebidos justamente por serem cuidados pessoais e não específicos da granja. O objetivo é lembrar o produtor que cada decisão é relevante no processo de biosseguridade, mesmo que seja higienizar a própria mala ou sapato”, explica o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Lançamento da 41ª Conferência Facta WPSA-Brasil acontece durante Siavs 2024

Tradicional evento da avicultura brasileira agora é bienal e será realizado entre os dias 02 e 03 de setembro de 2025, em Campinas (SP).

Publicado em

em

Presidente da Facta, Ariel Mendes: "Mudança do evento para o segundo semestre visa otimizar a participação e o aproveitamento do evento pelos profissionais do setor avícola" - Foto: Divulgação/Facta

A partir de 2025 a Conferência Facta WPSA-Brasil será bienal, a próxima edição ocorrerá entre os dias 02 e 03 de setembro, na Sociedade Hípica de Campinas (SP). O evento, que traz como tema “A inovação e a produtividade na proteína animal”, manterá a qualidade dos debates que vêm reunindo, ao longo de mais de 41 anos, profissionais e estudantes do setor, que buscam atualizar-se e contribuir para a melhoria do cenário mundial da avicultura.

“Historicamente, o evento sempre ocorreu no primeiro semestre, entre maio e junho, no entanto, devido à saturação de eventos nesse período, a Facta optou por realizar a conferência de 2025 em setembro. Essa escolha se baseia no término das férias na Europa e nos Estados Unidos, o que facilita a participação de palestrantes estrangeiros, além de ser um mês com menos eventos no Brasil. Essa mudança visa otimizar a participação e o aproveitamento do evento pelos profissionais do setor avícola”, explica o presidente da Facta, Ariel Mendes.

A evolução da conferência, desde seus primórdios como um seminário até sua consolidação como a Conferência Facta de Ciência e Tecnologia Avícolas, demonstra seu compromisso contínuo com a excelência e a inovação. Por isso, nesta edição, a organização abordará estratégias eficientes de controle de salmonela, competitividade na produção de frango sem antimicrobianos, temas sobre incubação, manejo da microbiota em poedeiras, automação, gestão de dados e qualidade na produção, uso de inteligência artificial na gestão avícola e gestão integrada de sanidade e dados.

A Conferência Facta é o principal evento técnico da avicultura brasileira, reconhecido por sua qualidade técnica, com palestrantes nacionais e internacionais, o evento aborda temas essenciais ao setor. “O lançamento da próxima conferência está previsto para ocorrer durante o Siavs 2024, em agosto, com o programa completo já planejado até setembro ou outubro, proporcionando às empresas tempo para incluí-lo em seus orçamentos para o próximo ano”, lembrou Mendes.

Fonte: Assessoria Facta
Continue Lendo

Notícias

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no agro

Com 10 categorias, população pode recomendar mulheres de destaque que atuam no setor; prazo da primeira fase termina dia 02 de junho.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ABMRA

O movimento Mulheres Positivas abriu a fase de indicação para o 1º Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio, reconhecimento que evidencia empreendedoras que atuam no agro. O prêmio é organizado pelo movimento Mulheres Positivas, composto por um ecossistema internacional de produtos e serviços focado no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, e com patrocínio máster da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).

Com a participação popular em todo o território nacional, as indicações para o prêmio vão até o dia 2 de junho no aplicativo Mulheres Positivas disponível nas lojas Android e IOS. São 10 categorias, sendo “Grãos”, “Pecuária”, “Granja”, “Frutas”, “Flores”, “Piscicultura”, “Hortaliças”, “Equinos”, “Óleos Medicinais” e “Apicultura”.

Na segunda etapa, as três mulheres mais indicadas em cada categoria são classificadas para a votação popular entre 05 a 19 de junho para decidir as campeãs, que depois disputarão entre si o ranking geral. Ao final, as 10 vencedoras participarão de um evento de premiação na Sociedade Rural Brasileira, no dia 26 de junho, com participação da Fabiana Saad, considerada uma das 20 mulheres mais influentes do Brasil pela Forbes em 2022 e fundadora do projeto Mulheres Positivas, e Carolina Gama, zootecnista com mais de 20 anos de experiência no Agro e especializada em marketing pela ESPM. O anúncio das vencedoras será feito a partir do dia 24 de junho.

“Para mim, que tenho uma relação de infância com o campo por minha mãe ter uma fazenda, é uma honra muito grande liderar uma premiação que reconhece justamente as mulheres que trabalham, inovam e respiram o Agro. Estamos muito entusiasmadas para saber quem serão estas guerreiras indicadas e conhecer um pouco mais do trabalho que elas desenvolvem neste setor tão importante para nosso país”, comenta Fabiana Saad.

A participação feminina aumenta ano após ano no campo, enquanto 94% dos produtores reconhecem a importância da mulher no Agro, como mostrou a 8ª Pesquisa ABMRA. Hábitos do Produtor Rural. Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, explica que iniciativas como o 1º Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio são muito importantes para a pluralidade e valorização do setor.

“Com este prêmio, os brasileiros poderão ter uma visão mais ampla do papel da mulher no Agro. Dentro do setor, temos nomes de personalidades conhecidas e anônimas que trabalham arduamente e merecem ter seu reconhecimento. Por isso que a ABMRA apoia e acredita neste projeto”, destaca Nicodemos.

O 1º Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio tem como embaixadora a pecuarista Sônia Bonato, com 29 anos em atividade na agricultura da Fazenda Palmeiras – Ipameri (GO).

Sobre a ABMRA

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade voltada exclusivamente ao marketing e à comunicação do Agro. Há 44 anos, fortalece o marketing disseminando as boas práticas contribuindo com todos que participam da cadeia produtiva do setor a se comunicarem melhor. Congrega a academia, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e propaganda, veículos de mídias e jornalistas. ABMRA – A Casa Dos Profissionais do Marketing e da Comunicação do Agro.

Fonte: Assessoria ABMRA
Continue Lendo
IMEVE BOVINOS EXCLUSIVO

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.