Conectado com

Avicultura

Mercado avícola em expansão: IBGE registra alta no abate e projeções positivas para 2025

No 2º trimestre de 2024 houve um crescimento de 3,2% no número de frangos abatidos na comparação interanual e um avanço de 1,1% em relação ao trimestre anterior, atingindo a marca de 1,61 bilhão de cabeças de frango.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Produção

Segundo dados do IBGE, no 2º trimestre de 2024 houve um crescimento de 3,2% no número de frangos abatidos na comparação interanual e um avanço de 1,1% em relação ao trimestre anterior, atingindo a marca de 1,61 bilhão de cabeças de frango.

O peso acumulado das carcaças também registrou elevação, tanto na comparação com o 2º trimestre de 2023 (2,1%) quanto com o trimestre anterior (1,9%), indicando um aumento de produtividade no segmento.

Prospectivamente, de acordo com a última estimativa de avicultura de corte da Conab para 2025, é prevista uma produção de 15,5 milhões de toneladas, representando um crescimento de 2,1% em relação a 2024.

O alojamento de pintos de corte no próximo ano deve alcançar 7,2 bilhões de cabeças, um incremento de 3,1% em relação ao ano anterior.

As exportações de carnes de aves, conforme dados da Secex, totalizaram 3,7 milhões de toneladas de janeiro a setembro de 2024, crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período de 2023, configurando um ambiente de estabilidade.

Preço

De acordo com o Cepea/Esalq, os preços do frango congelado em setembro subiram 1,8% em comparação ao mês anterior e estão 4,1% acima do valor registrado no mesmo período do ano passado, encerrando o mês em R$ 7,30.

Fonte: Consultoria Agro Banco do Brasil

Avicultura

Conbrasfran 2024 reúne especialistas e agroindústria em debate sobre saúde e segurança do trabalho

Com o objetivo de reduzir riscos, discussões terão representantes da indústria avícola, do Ministério Púbico, de consultores e pesquisadores em evento que vai ser realizado de 25 a 27 de novembro, em Gramado (RS)

Publicado em

em

Um debate sobre saúde e segurança do trabalho na avicultura vai reunir profissionais da agroindústria, representada pela JBS e BRF, e especialistas do setor, como consultores, pesquisadores e profissionais do Ministério Público do Trabalho durante o 9º Seminário de SST – Segurança e Medicina do Trabalho, que vai ser realizado pela Conbrasfran 2024, a Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango, que vai ser promovida pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), de 25 a 27 de novembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Dividido em dois painéis, um sobre um Olhar para o profissional de saúde e segurança do trabalho e outro sobre os Aspectos Técnicos da SST, o evento tem a confirmação de palestrantes como o gerente Executivo Jurídico da JBS, Matheus Thiago Santin e a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal, Cirlene Zimmermann, com a moderação da mestre em Sistemas e Processos Industriais e perita da Justiça do Trabalho, Diane Sordi.

Presidente executivo da Asgav e organizador do evento, José Eduardo dos Santos: “Esta já é a 9ª edição do Seminário de SST, o fato novo é que agora ele vai ser realizado com a programação de um evento maior, a Conbrasfran” – Fotos: Divulgação/Asgav 

Também vão participar o higienista Ocupacional Certificado (HOC 0117), Gustavo Rezende de Souza, o consultor em Higiene Ocupacional, Segurança do Trabalho e eSocial, Andrey Amoreti Soares, o chefe da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Sérgio Augusto Letizia Garcia e o auditor Fiscal do Trabalho, Mauro Marques Muller, com a mediação do coordenador de Saúde Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da BRF, Jarbas Bier Ghion.

O presidente executivo da Asgav e organizador do evento, José Eduardo dos Santos, destaca que o tema é recorrente em eventos da associação com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas das empresas com a finalidade de reduzir riscos no ambiente de trabalho. “Esta já é a 9ª edição deste seminário. O fato novo é que agora ele vai ser realizado com a programação de um evento maior, a Conbrasfran. Este tema, que sempre foi importante, ganhou ainda mais destaque a partir da pandemia de Covid-19, que exigiu uma nova visão sobre Saúde e Segurança do Trabalho”, disse Santos.

Ele salienta que a Conbrasfran 2024 deverá reunir cerca de 500 participantes, líderes de todos os elos da cadeia produtiva, desde o segmento de genética, passando por nutrição, saúde, meio ambiente, equipamentos, logística, embalagens até a agroindústria. As inscrições podem ser realizadas no site do evento e as vagas são limitadas.

A programação completa da Conbrasfran 2024 está disponível aqui.

9º Seminário de SST – Segurança e Medicina do Trabalho
A programação do Seminário SST será aberta às 08h45 do dia 26 de novembro com um debate sobre o Cenário das regulamentações no ambiente do trabalho na indústria avícola brasileira, com o gerente Executivo Jurídico da JBS, Matheus Thiago Santin. Em seguida, as discussões avançam sobre os Desafios da atuação dos profissionais de SST na promoção da cultura da prevenção no trabalho, com a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal, Cirlene Zimmermann. Este painel terá a moderação da mestre em Sistemas e Processos Industriais e perita da Justiça do Trabalho, Diane Sordi.

Logo depois, o tema Gestão da exposição ocupacional e agentes biológicos na cadeia da avicultura será abordado pelo higienista Ocupacional Certificado (HOC 0117), Gustavo Rezende de Souza. Na sequência, as Interfaces da ergonomia com a higiene ocupacional serão debatidas com o consultor em Higiene Ocupacional, Segurança do Trabalho e eSocial, Andrey Amoreti Soares. Uma discussão sobre A integração da Engenharia de Segurança do Trabalho com a Medicina do Trabalho por meio da Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho vai reunir o chefe da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Sérgio Augusto Garcia e o auditor Fiscal do Trabalho, Mauro Marques Muller com a moderação do coordenador de Saúde Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da BRF, Jarbas Bier Ghion.

Outras informações sobre a Conbrasfran 2024 podem ser encontradas no site www.conbrasfran.com.br, pelo e-mail conbrasfran@asgav.com.br, através do telefone (51) 3228-8844, do WhatsApp (51) 98600-9684 ou pelo Instagram do encontro (@conbrasfran).

Fonte: Assessoria Asgav
Continue Lendo

Avicultura Em Campinas (SP)

Facta realiza Simpósio sobre Imunossupressão e Enfermidades de Notificação Obrigatória em Aves e Suínos

Encontro reúne profissionais para debater avanços no controle de doenças e soluções para fortalecer a saúde animal na avicultura e suinocultura.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2025, a Facta promoverá o Simpósio sobre Imunossupressão e Enfermidades de Notificação Obrigatória em Aves e Suínos, no Hotel Vila Rica, em Campinas (SP). O evento reunirá especialistas e profissionais do setor para discutir temas decisivos sobre saúde animal, abordando desafios sanitários e novas condutas para a avicultura e a suinocultura.

A programação está dividida em dois temas principais, abordados em dias separados. O primeiro dia (18) será dedicado à imunossupressão em aves, com temas como o impacto do sistema imune no desempenho produtivo, imunonutrição como estratégia para crises no setor, e o papel dos eubióticos na imunidade. Serão abordadas também doenças específicas, como anemia infecciosa, doença de Gumboro (com atualização sobre novas cepas brasileiras), além de uma análise atualizada sobre micotoxicoses e reoviroses, com destaque para o uso de métodos diagnósticos para o controle eficaz dessas enfermidades.

No segundo dia (19), o foco será nas enfermidades de notificação obrigatória que afetam tanto aves quanto suínos. Os painéis trarão discussões sobre influenza aviária e doença de Newcastle, incluindo a influência de aves migratórias na disseminação dessas doenças, além da laringotraqueíte infecciosa. Para os suínos, serão abordadas as pestes suínas africana e clássica, com ênfase em estratégias de controle e prevenção. O dia encerra com uma mesa redonda sobre vacinação, reunindo representantes do governo, setor privado e laboratórios para uma visão ampla sobre o controle sanitário.

Fonte: Assessoria Facta
Continue Lendo

Avicultura

Conbrasfran 2024 vai sediar 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental e Adequação Global

Asgav, Fetag, Ecoreal, UFP, Vibra, Aegea e BRF vão abordar temas relevantes em evento vai reunir líderes da avicultura brasileira para discutir estratégias, tecnologias e inovações para uma produção mais sustentável

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Uma das novidades da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), o 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental e Adequação Global vai debater estratégias, tecnologias e inovações para reduzir o impacto ambiental da produção animal. Entre os temas abordados estão atualizações sobre o uso da água, práticas sustentáveis na produção, o impacto da agricultura regenerativa na produção de proteína animal, emissões de gases de efeito estufa na avicultura e um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O evento vai ser realizado pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) entre os dias 25 e 27 de novembro em Gramado, no Rio Grande do Sul. Entre os participantes confirmados, estão o assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), Guilherme Velten, o sócio da assessoria de licenciamento ambiental Ecoreal, Victor Urach, o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Fernando Pilotto, o gerente Corporativo SSMA do Grupo Vibra, Gerson Dalcin e a gerente Comercial da Aegea Saneamento, Marina Rocha.

Os debates terão a mediação do analista Ambiental da BRF e coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Asgav, Luciano Cremonese. O presidente Executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, destaca que o evento representa uma grande oportunidade para o público se aproximar da sustentabilidade. “Como ser mais sustentável e como fazer o mundo mais sustentável são algumas das perguntas que serão respondidas neste seminário. É uma oportunidade para debater sustentabilidade, conhecer as possibilidades de trabalho, que são inúmeras, e se aproximar de profissionais que contribuem com mundo mais sustentável no seu ambiente profissional e pessoal”, disse.

A programação completa da Conbrasfran 2024 está disponível aqui.

Seminário 
A programação sobre sustentabilidade será aberta às 08h30 do dia 26 de novembro com o assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Guilherme Velten. Ele vai destacar a Regularização hídrica e outorga: Atualizações sobre o uso da água. Em seguida, as discussões avançam sobre Sustentabilidade no agronegócio: Práticas de um futuro verde, com o sócio da assessoria de licenciamento ambiental Ecoreal, Victor Urach.

Logo depois, o debate será sobre o Impacto da agricultura regenerativa na produção de proteína animal com o professor da Universidade de Passo Fundo, Fernando Pilotto. Na sequência, o gerente Corporativo SSMA do Grupo Vibra, Gerson Dalcin, vai debater Uma abordagem sobre emissão de gases de efeito estufa na avicultura. A partir das 11h, a gerente Comercial da Aegea Saneamento, Marina Rocha, vai discutir o Compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Assessoria Asgav
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.