Show Rural Durante Show Rural
Melhores da suinocultura em 2023 são reconhecidos pela Coopavel
Casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, conquistaram o 1º lugar ao obter o resultado de 1,769 em uma média anual de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.
Na tarde desta quinta-feira (08), no Pavilhão da Pecuária do Show Rural, os destaques da suinocultura integrados à Coopavel foram homenageados em uma cerimônia especial. Pelo quarto ano consecutivo, o setor de Fomento de Suínos da cooperativa reconhece o trabalho e talento dos cinco melhores criadores, entre os mais de 130 produtores integrados. Todos os premiados receberam troféu e demais brindes fornecidos por parceiros.
O casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, conquistou o primeiro lugar, seguido por Ilair Alves de Morais, de Matelândia, em segundo lugar, Edgar Koning, de Toledo, em terceiro, Bruno Miguel Arenhart, de Cascavel, em quarto, e Edinaldo Dufek/Debora Cristina Domiciano, de Corbélia, em quinto lugar.
O casal Oldoni obteve o resultado de 1,769 (melhor lote de 2023) – a média anual foi de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.
Apoio familiar impulsiona sucesso na suinocultura
Donos de uma pequena propriedade rural na comunidade Alto Bom Retiro, em Cascavel, Neuza conta que já são mais de 30 anos dedicados à atividade, enfatizando que a conquista é reflexo da dedicação, tempo e atenção dedicada à criação de suínos. “Trabalhamos em família e nossa rotina começa cedo, não temos hora para acabar. Essa atividade exige dedicação, tempo e muita atenção. Não tem domingo, nem feriado. Como nosso sistema é tratar os suínos manualmente, precisamos ter uma rotina e não podemos falhar nos horários”, menciona.
O casal, que administra um barracão com capacidade para até 500 suínos em terminação, planeja expandir suas instalações no futuro.
Quando questionada sobre a ausência do marido na premiação, ela destaca um dos motivos que levaram o casal a sair do 5º lugar, conquistado em 2022, para o 1º lugar em 2023. “Hoje estou aqui recebendo essa premiação e o Ademir está cuidando dos animais. Para você chegar ao primeiro lugar não pode abandonar a atividade um dia sequer. A criação de suínos é nossa prioridade, por isso sempre estamos dentro do barracão, 24 horas por dia, acompanhando de perto o crescimento dos animais”, pontua, enfatizando: “Me sinto muito privilegiada. Esse prêmio não é só mérito nosso, é também do médico-veterinário Gustavo, que sempre nos deu suporte para alcançarmos os resultados que hoje atingimos, através de muito trabalho e dedicação”.
Reconhecimento
O gerente da área de Suínos da Coopavel, Genezio Garbin, ressalta que a premiação não apenas reconhece o trabalho dos produtores, mas também destaca o compromisso da cooperativa em promover resultados de excelência na suinocultura integrada. “Essa premiação representa o trabalho de uma grande equipe junto com as famílias dos produtores, em que se busca o melhor resultado da nossa suinocultura integrada, porque além de ter uma boa qualidade, o produtor reconhecido tem uma melhor remuneração. Para nós da Coopavel, como integradora, esses cinco produtores representam o menor custo por quilo de suíno produzido no ano passado. Por isso é tão importante que o trabalho deles seja destacado e reconhecido”, evidencia.
A premiação representa não apenas o sucesso individual dos produtores, mas também o compromisso da Coopavel em fornecer suporte e incentivo para toda a cadeia produtiva. Garbin enfatizou a importância de reconhecer e incentivar o esforço conjunto para garantir resultados cada vez melhores no futuro.
Bovinos / Grãos / Máquinas Durante Show Rural Coopavel
Sucesso da primeira Feira de Touros Pró-Genética do ano evidencia força da pecuária zebuína
Evento teve como objetivo facilitar o acesso de pequenos e médios produtores ao melhoramento genético de qualidade e sustentável.
O calendário de eventos do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) começou 2024 da melhor forma possível. A primeira Feira de Touros Pró-Genética do ano, realizada de 05 a 09 de fevereiro, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), foi um sucesso comercial, ressaltando a importância do programa e da democratização do acesso ao melhoramento genético zebuíno.
Promovido com a participação de 10 criadores, o evento comercializou um total de 43 touros PO, das raças Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã, vendidos por um valor médio de R$ 16.988,37 (70,87 @). Somando o faturamento de todas as vendas, a feira movimentou R$ 730.500,00, de acordo com o Supervisor de Provas Zootécnicas da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Mauro Bueno da Fonseca.
“Iniciamos a temporada do Pró-Genética com o pé direito. O primeiro evento do ano, realizado no decorrer de uma importante feira agropecuária com visibilidade nacional, foi extremamente positivo e mostrou a real força da pecuária zebuína”, avalia.
O Pró-Genética realiza periodicamente feiras de touros em pontos espalhados por todo o país, possibilitando a disseminação do progresso genético das raças zebuínas Brasil afora e contribuindo para a produção sustentável e eficiente de carne e leite de qualidade.
Notícias Paraná
Com drones e coleira tech de vacas, alunos da rede estadual levaram projetos ao Show Rural
Os trabalhos, exibidos em formato de painéis, foram realizados pelos próprios alunos dos colégios agrícolas da rede estadual. Seis estudantes foram escolhidos entre milhares de alunos para demonstrar como absorveram o conteúdo voltado para a inovação tecnológica e a sustentabilidade.
No espaço destinado à Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR) no estande do Sindicato Rural de Cascavel, no Show Rural Coopavel, seis estudantes de 16 anos, em média, de colégios agrícolas de regiões distintas do Paraná, apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do curso. Eles foram escolhidos entre milhares de alunos para demonstrar como absorveram o conteúdo voltado para a inovação tecnológica e a sustentabilidade.
Os trabalhos, exibidos em formato de painéis, foram realizados pelos próprios alunos com soluções para a agricultura de precisão como drones de pulverização, monitoramento de gado de leite com microchips e recomposição de matas nativas.
Destaques na Prova Paraná Agro e em sala de aula, Stefany Volgai e Renan Zonatto, do Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil, de Clevelândia (no Sudoeste), explicaram ao público todos os detalhes e funcionalidades dos drones de pulverização (um deles em exposição no espaço), capazes de fotografar, mapear e depositar defensivos agrícolas ou fungicidas em áreas pré-determinadas.
“Uma das vantagens do drone de pulverização está no tempo propício para aplicação de um produto. Quando o solo está muito encharcado, dizemos que ele está acima da capacidade. Não é possível entrar na lavoura e fazer uma operação agrícola. Esse é o momento para fazer a aplicação do produto e o drone nos direciona com essas informações, inclusive da área específica”, explica Stefany. “Como conhecemos bem as funções do equipamento e entendemos as partes teóricas e práticas, explicamos tudo a quem tem curiosidade com a tecnologia”, arremata Renan.
Tecnologia a favor da produtividade
Com a coleira de monitoramento de vacas, utilizada no Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo de Castro, região dos Campos Gerais, Igor Henrique Rodrigues Bonfim e Odair Rodrigo Trautenmuller, demonstraram aos visitantes do espaço da Seed que o equipamento auxilia o produtor rural em seu dia a dia. “O equipamento traz informações sobre o rebanho bovino, especialmente as vacas. Mostra quatro itens: ofegação, ruminação, ócio e atividade do animal. Se a vaca entra em cio, o colar indica para o aplicativo (parte do equipamento) o melhor horário e jeito para inseminá-la e até qual o melhor sêmen”, diz Bonfim.
Foi o fabricante que forneceu o equipamento ao colégio a um preço mais em conta e são os estudantes, que também atuam na fazenda-escola da Unidade Didática Produtiva (UDP), que monitoram as 54 vacas da propriedade. “É a primeira vez na história que a gente vem para a feira. Tem sido muito gratificante ver os nossos alunos mais tímidos no primeiro dia e agora no final já se soltando, apresentando o projeto em detalhes”, observa Hélio Rentz, diretor da UDP do colégio.
Mata adentro
Hoje no 3º ano do curso de técnico agrícola no Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas, em Palmeira, também nos Campos Gerais, Carolini Ribas Toneti e Franciele Kuczer tocam um projeto de restauração florestal em uma plantação de eucalipto e de algumas árvores nativas dentro da fazenda-escola. “Fizemos o corte dessas árvores de eucalipto e plantamos novas mudas de árvores nativas do bioma da Mata Atlântica. Elas estão se desenvolvendo bem e observamos que há um índice satisfatório da biodiversidade”, explica Carolini.
Franciele Kuczer destaca a parceria da escola com uma empresa, que tem a intenção de aumentar a biodiversidade dentro do colégio, entre outros objetivos. “A finalidade do trabalho é ainda proteger as árvores dos inimigos naturais, como pragas e insetos, e reduzir o uso de defensivos agrícolas. Uma nova oportunidade para contribuir com a preservação ambiental”, enfatiza.
Participação na feira
Quando não estão repetindo aos visitantes o significado e a importância dos projetos, os jovens estudantes circulam pela feira, assistem a palestras, se familiarizam com as novidades e já fazem planos. “Quero voltar sempre, porque vou levar para a vida essa experiência”, afirma Odair, que quer ser veterinário. Henrique quer seguir carreira como zootecnista. “Estar aqui é uma experiência única que jamais poderia imaginar e que não vou esquecer”.
“Para a gente, que tem 16 anos e vem de um município pequeno, é a realização de um sonho poder participar desse momento”, arrisca Carolini, futura engenheira agrônoma.
Notícias Show Rural Digital
Idealizadores de projeto sobre frangos vencem Hackathon do Show Rural
Os vencedores ganharam uma missão para visitar o Ecossistema de Inovação do Chile.
A 5ª edição do Hackathon Show Rural Coopavel, que aconteceu entre quinta (08) e sexta-feira (09), em Cascavel (PR), durante a maior feira agro da América Latina, foi um sucesso. A maratona de desenvolvimento de ideias reuniu 68 pessoas em 22 equipes.
Dentro do tema “Movido pelo Agro – Inspirado em Você”, a equipe campeã do Hackathon Show Rural foi a Agrofag, com uma solução de automação para melhorar a produção de embriões de frangos, detectando, através de uma tecnologia com laser, características de temperatura e umidade do ovo, e enviando um alerta direto para um aplicativo do técnico responsável.
A Agrofag foi composta por Lucas Fernando Lima (25), Pedro Zaura (33), João Vitor Sobanski (28), Higor Salmazo (21) e Lucas Dartora (29). Os vencedores ganharam uma missão para visitar o Ecossistema de Inovação do Chile. “Viemos com uma equipe da Fag com alunos de Toledo e Cascavel, muito confiantes, até por conta do trabalho que já desenvolvemos. Além de mostrar a desenvoltura e o potencial dos alunos, também abrimos oportunidades de negócio”, disse o professor Lucas Dartora.
O segundo lugar ficou com a equipe GoVeg, que levou o prêmio em dinheiro no valor de R$ 4 mil e é integrada por Jhonatan Westerhofen, Sandro Ramos, Lucas Martins e Carlos Henrique Rosa.
Durante a cerimônia de premiação o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, assinou com a SisAgro um contrato de parceria fruto de um produto desenvolvido no Hackathon 2022. Simbolicamente, assinou na cabeça da representante da empresa. “Essa mente brilhante que proporcionou essa parceria”, disse em tom de descontração.
Dinâmica
Durante os dois dias de competição, as equipes participaram de uma maratona de ideias para resolver problemas do setor do agronegócio e desenvolver produtos inovadores que aumentam a eficiência do setor. As equipes contaram com o apoio de profissionais da área e mentores especializados em inovação para auxiliarem na criação dos projetos.
Ao fim da competição as equipes apresentaram os resultados das produções para a banca formada pela Portugal Ventures, sociedade de investimentos em tecnologia, sediada no país europeu, que possui acordo com o Estado para prospecção de startups e projetos, além de membros da SEI e da Celepar.
Show Rural Coopavel
Maior feira agropecuária do Paraná, o Show Rural Coopavel voltou a bater recorde de volume de negócios e de público. Encerrada nesta sexta-feira (9), a edição de 2024 chegou à marca de R$ 6,1 bilhões comercializados. O volume é 22% maior do que os R$ 5 bilhões movimentados na edição de 2023.
A edição desse ano também teve recorde de público. Nos cinco dias de feira, circularam pelo Show Rural Coopavel 391.316 pessoas, contra 384.122 de 2023. O público é maior do que a população da quarta cidade mais populosa do Paraná, Ponta Grossa, que tem 358.371 habitantes.
O terceiro lugar foi para a equipe Zenith, que leva o prêmio de R$ 2 mil. Compõem o grupo Gabriel, Vinicius, Clóvis, Juba e Gabriel.