Show Rural Durante Show Rural
Melhores da suinocultura em 2023 são reconhecidos pela Coopavel
Casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, conquistaram o 1º lugar ao obter o resultado de 1,769 em uma média anual de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.

Na tarde desta quinta-feira (08), no Pavilhão da Pecuária do Show Rural, os destaques da suinocultura integrados à Coopavel foram homenageados em uma cerimônia especial. Pelo quarto ano consecutivo, o setor de Fomento de Suínos da cooperativa reconhece o trabalho e talento dos cinco melhores criadores, entre os mais de 130 produtores integrados. Todos os premiados receberam troféu e demais brindes fornecidos por parceiros.

Neuza Oldoni, de Cascavel, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel
O casal Ademir e Neuza Oldoni, de Cascavel, conquistou o primeiro lugar, seguido por Ilair Alves de Morais, de Matelândia, em segundo lugar, Edgar Koning, de Toledo, em terceiro, Bruno Miguel Arenhart, de Cascavel, em quarto, e Edinaldo Dufek/Debora Cristina Domiciano, de Corbélia, em quinto lugar.
O casal Oldoni obteve o resultado de 1,769 (melhor lote de 2023) – a média anual foi de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.
Apoio familiar impulsiona sucesso na suinocultura
Donos de uma pequena propriedade rural na comunidade Alto Bom Retiro, em Cascavel, Neuza conta que já são mais de 30 anos dedicados à atividade, enfatizando que a conquista é reflexo da dedicação, tempo e atenção dedicada à criação de suínos. “Trabalhamos em família e nossa rotina começa cedo, não temos hora para acabar. Essa atividade exige dedicação, tempo e muita atenção. Não tem domingo, nem feriado. Como nosso sistema é tratar os suínos manualmente, precisamos ter uma rotina e não podemos falhar nos horários”, menciona.
O casal, que administra um barracão com capacidade para até 500 suínos em terminação, planeja expandir suas instalações no futuro.
Quando questionada sobre a ausência do marido na premiação, ela destaca um dos motivos que levaram o casal a sair do 5º lugar, conquistado em 2022, para o 1º lugar em 2023. “Hoje estou aqui recebendo essa premiação e o Ademir está cuidando dos animais. Para você chegar ao primeiro lugar não pode abandonar a atividade um dia sequer. A criação de suínos é nossa prioridade, por isso sempre estamos dentro do barracão, 24 horas por dia, acompanhando de perto o crescimento dos animais”, pontua, enfatizando: “Me sinto muito privilegiada. Esse prêmio não é só mérito nosso, é também do médico-veterinário Gustavo, que sempre nos deu suporte para alcançarmos os resultados que hoje atingimos, através de muito trabalho e dedicação”.

Gerente da área de Suínos da Coopavel, Genezio Garbin: “Essa premiação representa o trabalho de uma grande equipe junto com as famílias dos produtores, em que se busca o melhor resultado da nossa suinocultura integrada, porque além de ter uma boa qualidade, o produtor reconhecido tem uma melhor remuneração”
Reconhecimento
O gerente da área de Suínos da Coopavel, Genezio Garbin, ressalta que a premiação não apenas reconhece o trabalho dos produtores, mas também destaca o compromisso da cooperativa em promover resultados de excelência na suinocultura integrada. “Essa premiação representa o trabalho de uma grande equipe junto com as famílias dos produtores, em que se busca o melhor resultado da nossa suinocultura integrada, porque além de ter uma boa qualidade, o produtor reconhecido tem uma melhor remuneração. Para nós da Coopavel, como integradora, esses cinco produtores representam o menor custo por quilo de suíno produzido no ano passado. Por isso é tão importante que o trabalho deles seja destacado e reconhecido”, evidencia.
A premiação representa não apenas o sucesso individual dos produtores, mas também o compromisso da Coopavel em fornecer suporte e incentivo para toda a cadeia produtiva. Garbin enfatizou a importância de reconhecer e incentivar o esforço conjunto para garantir resultados cada vez melhores no futuro.

Ilair Alves de Morais, de Matelândia, conquistou o segundo lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel 2023

Edgar Koning, de Toledo, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel 2023

Bruno Miguel Arenhart, de Cascavel, conquistou o quarto lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel 2023

Edinaldo Dufek/Debora Cristina Domiciano, de Corbélia, conquistaram o quinto lugar no Prêmio Melhores da Suinocultura da Coopavel 2023

Notícias Em Cascavel (PR),
Show Rural evidencia a eficiência produtiva sem abrir mão da responsabilidade ambiental
Uma das tendências apresentadas no Show Rural foi o crescimento da adoção de bioinsumos como alternativa aos defensivos químicos. A busca por soluções mais sustentáveis está impulsionando o mercado, reduzindo custos de produção e atendendo às exigências dos consumidores por alimentos com menos resíduos químicos.

O Show Rural Coopavel reafirmou sua posição como um dos eventos mais importantes do agronegócio na América Latina. Realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro, em Cascavel (PR), o evento atraiu um público de 407.094 visitantes e movimentou R$ 7,05 bilhões em negócios, superando em quase R$ 1 bilhão a marca do ano passado, resultado que consolidou a 37ª edição como a maior da história.

Presidente da Coopavel, Dilvo Grolli: “Tivemos recorde nos cinco dias de visitação da edição de 2025. Isso reflete a capacidade de superação de um evento que é admirado em todo o mundo” – Fotos: Jaqueline Galvão/OP Rural
Anfitrião da mostra tecnológica que abre o calendário nacional de grandes eventos do agro, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, frisou que os números expressivos refletem a relevância da feira. “Estamos muito felizes com o resultado na edição 2025 do Show Rural Coopavel e só temos a agradecer a todos que, de uma forma ou outra, fazem este grande evento acontecer. Tivemos recorde nos cinco dias de visitação da edição de 2025 em comparação aos recordes obtidos em anos anteriores. Isso reflete a capacidade de superação de um evento que é admirado em todo o mundo”, ressaltou.
Com o tema ‘Nossa natureza fala mais alto’, a edição de 2025 colocou em evidência a preocupação dos produtores rurais com a preservação ambiental e a crescente demanda dos consumidores por práticas mais sustentáveis no campo. “O Show Rural é um reflexo da evolução do agro, que está cada vez mais atento à eficiência produtiva sem abrir mão da responsabilidade ambiental”, destacou.
Grolli enfatiza que o evento tem contribuído de forma significativa para a consolidação do Paraná como o segundo maior produtor de grãos do Brasil. “Temos um crescimento de produção de 5% ao ano, mas a maior parte deste crescimento não é por aumento de área e sim por produtividade, a qual é impulsionada por novas tecnologias e inovações no campo. E é isso que o Show Rural entrega ao produtor”, salienta o presidente da Coopavel.
Uma das tendências apresentadas no Show Rural foi o crescimento da adoção de bioinsumos como alternativa aos defensivos químicos. A busca por soluções mais sustentáveis está impulsionando o mercado, reduzindo custos de produção e atendendo às exigências dos consumidores por alimentos com menos resíduos químicos. “Além de termos uma quantidade maior de tecnologias na feira, também percebemos por parte das empresas a necessidade e maior urgência para colocá-las no mercado. Isso se reflete na ampla presença de soluções baseadas em Inteligência Artificial para otimizar o dia a dia do produtor rural”, explica Grolli.
Perspectivas positivas para 2025

Casal de produtores de soja e milho em Dourados (MS), Eloisa e Juvelino Miranda: “Viemos em busca de novas tecnologias para implementar na nossa propriedade e ficamos encantados com a proporção que o Show Rural ganhou”
O presidente da Coopavel também destacou a projeção de recordes na produção agropecuária em 2025, mesmo diante dos desafios de logística e juros altos. “Teremos uma produção crescente de carnes de aves, suínos e peixes e um novo recorde na produção de grãos, que deve superar 325 milhões de toneladas”, afirma.
Em relação aos custos de insumos, Grolli aponta que a soja colhida neste início de ano teve um custo de produção estimado em 26 sacas por hectare, e a expectativa é de que esse mesmo valor seja suficiente para adquirir insumos para a safra 2025/2026. No milho, a projeção segue a mesma lógica, com um custo estimado de 56 sacas por hectare para plantio na próxima safra.
Tecnologia impressiona visitantes
Para os produtores que comparecem ao Show Rural, a feira é uma oportunidade única de acesso às tendências tecnológicas que vão otimizar o processo produtivo no campo. O casal de produtores de soja e milho em Dourados (MS), Eloisa e Juvelino Miranda destacam a grandiosidade do evento. “Viemos em busca de novas tecnologias para implementar na nossa propriedade e ficamos encantados com a proporção que o Show Rural ganhou, concentrando muitos equipamentos e maquinários agrícolas que não vemos em exposição nas feiras próximas à nossa cidade”, relataram.

Avicultor e produtor de soja e milho em Formosa do Oeste (PR), João Alves Rodrigues: “Já uso equipamento de ponta na lavoura, mas meus aviários ainda precisam de melhorias, e foi isso que busquei no Show Rural”
Presente em 20 das 37 edições do Show Rural, João Alves Rodrigues, avicultor e produtor de soja e milho em Formosa do Oeste (PR), se disse surpreendido com a tecnologia empregada no setor. “Foram muitas inovações encontradas. Estou abismado de como a tecnologia avança a cada ano. Já uso equipamento de ponta na lavoura, mas meus aviários ainda precisam de melhorias, e foi isso que busquei no Show Rural”, relata.
Hackathon Show Rural Coopavel
A equipe Softpar, formada por Ali do Amaral, Denis Gustavo, Heloisa Farias e Gustavo Zanatta, foi a grande vencedora da 6ª edição do Hackathon Show Rural Digital. O grupo desenvolveu um sistema para gerenciamento de documentos e licenças ambientais, garantindo uma viagem para uma missão técnica na Colômbia, um dos principais ecossistemas de fintechs da América Latina. “Nunca tínhamos participado de um evento como esse, mas fomos muito felizes porque realmente conseguimos criar um produto funcional e utilizável, que será útil para a cooperativa e para muitas outras pessoas. Além disso, a organização foi impecável. Tudo estava bem estruturado e não tivemos nenhuma dificuldade ao longo da competição. Só temos a agradecer”, destacou Ali do Amaral, líder da equipe campeã.

Equipes Softpar, Hansolo e Agroexpo formaram o pódio da 6ª edição do Hackathon Show Rural Digital – Foto: Divulgação/Coopavel
O segundo lugar ficou com o time da Hansolo, composta por Lucas, Alessandra, Heloísa, Ellen e Vinícius, que levou o prêmio de R$ 4 mil. Já a terceira colocação foi para a Agroexpo, formada por Patrick, Joyce, Rita, Milena e Rafael, premiada com R$ 2 mil.
De acordo com o coordenador do Espaço Digital, José Rodrigues da Costa Neto, essa foi uma das disputas mais equilibradas da história do Hackathon. “Os desafios foram pensados para extrair o melhor de cada participante, e os resultados foram impressionantes”, afirmou. “Os participantes cumpriram com êxito cada desafio proposto”, acrescentou Gustavo Teixeira, coordenador do Hackathon.
Já tradicional no Show Rural Digital, o Hackathon se destaca como uma grande oportunidade para incentivar soluções inovadoras no agronegócio. Durante dois dias de imersão, 16 equipes participaram da maratona de desenvolvimento, buscando respostas para desafios reais apresentados por empresas e entidades do setor no Oeste do Paraná.
Próxima edição
Grolli confirmou para os dias 09 a 13 de fevereiro de 2026 a 38ª edição do Show Rural Coopavel, prometendo mais inovações, oportunidades de negócios e conhecimento para o setor agropecuário.
O acesso à edição digital do Bovinos, Grãos & Máquinas é gratuito. Para ler a versão completa on-line, basta clicar aqui. Boa leitura!
Show Rural
Soluções inteligentes para o agro: como a Prado garante mais lucratividade ao produtor

? 76 anos de tradição e tecnologia para o campo!
O Laboratório Prado se destaca no agronegócio ao oferecer um portfólio completo de minerais, suplementos, núcleos, premixes e medicamentos, sempre com o compromisso de levar lucratividade e soluções sustentáveis ao produtor. Em 2024, a empresa celebrou um ano de crescimento e já projeta para 2025 novas tecnologias validadas em parceria com universidades, garantindo inovação com segurança. Além dos produtos, o Prado entrega acompanhamento técnico, dietas personalizadas e suporte especializado para maximizar a produtividade no campo.
? Fique por dentro das novidades e acompanhe o Laboratório Prado nas redes sociais e no site oficial!
Show Rural
Fatores-chave para uma suinocultura de sucesso

Adelar Renato Arenhardt, suinocultor de Gramadinho, Cascavel, compartilha sua trajetória de sucesso no setor, destacando a importância da inovação, bem-estar animal e gestão eficiente. Ganhador do Prêmio Melhores da Suinocultura Coopavel, ele ressalta que a busca constante por novas tecnologias, genética de qualidade e nutrição adequada são essenciais para alcançar excelentes resultados. A presença diária na propriedade e a dedicação ao negócio são fatores-chave para o crescimento sustentável. Com o mercado em expansão, Adelar acredita que ainda há muitas oportunidades a serem exploradas na suinocultura.



