Conectado com

Suínos Suínos

Matriz de granja de Santa Catarina cria 36 leitões; veja o vídeo

Matriz de terceiro ciclo criou na segunda-feira 35 leitões nascidos vivos e um mumificado

Publicado em

em

Divulgação

Na segunda-feira (27) a Granja Silva II da cidade de Saudade, SC, teve uma bela surpresa. Uma matriz de terceiro ciclo criou um total de 36 leitões. Segundo o gerente da granja, Diego da Silva, foram 35 leitões nascidos vivos e um mumificado. “Este é um número bom. Os leitões são uniformes, não tem BV e estão todos mamando bem”, comemora.

A granja é parceira da Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu) e possui um plantel de 272 fêmeas ativas.

Acompanhe o vídeo  feito pelo gerente.

Fonte: O Presente Rural

Suínos

Crise, mercado e consumo: lideranças discutem desafios da suinocultura em um cenário cada vez mais competitivo

Presidentes de cooperativas do Oeste do Paraná chamam atenção para a volatilidade do mercado, as mudanças no comportamento do consumidor e a necessidade de mais eficiência para garantir a competitividade da atividade.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Não basta produzir bem. Em um cenário marcado por crise, volatilidade de mercado e mudanças no comportamento do consumidor, a suinocultura enfrenta desafios que vão muito além das granjas.

Durante o 4º Congresso de Suinocultores do Paraná, realizado em Marechal Cândido Rondon na terça-feira, 9 de junho, lideranças do cooperativismo e especialistas discutiram os principais obstáculos da atividade, os diferenciais que mantêm o Paraná entre os líderes do setor e as estratégias para garantir competitividade em um mercado cada vez mais exigente.

▶️ Assista à reportagem e confira os alertas, as análises e as perspectivas de quem está à frente de uma das cadeias mais importantes do agronegócio brasileiro.

Fonte: Assessoria O Presente
Continue Lendo

Suínos

PCV2 desafia controle sanitário nas granjas

Vírus em constante mutação exige vigilância sanitária e estratégias vacinais mais eficazes para reduzir impactos na produção suína e manter a saúde dos plantéis.

Publicado em

em

O circovírus suíno PCV do tipo 2 segue entre os principais desafios sanitários da suinocultura. A capacidade de mutação do vírus dificulta o controle dentro das granjas e aumenta a necessidade de monitoramento constante dos plantéis.

O médico-veterinário doutor em Microbiologia Veterinária, Kyoungjin Yoon, explica como ocorre a evolução do PCV2, os desafios da proteção cruzada entre variantes e o que produtores e veterinários devem observar na escolha das estratégias vacinais.

▶️ A reportagem também mostra como a vacina SuiShot Circo-ONE, da Elanco, atua no controle da circovirose, com foco em proteção dos plantéis, resposta imunológica e bem-estar animal nas granjas.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Suínos

Sinsui une ciência, campo e indústria para construção de soluções aos desafios da suinocultura

Evento reforça o papel da pesquisa, da troca técnica e da integração entre academia, indústria e produção no desenvolvimento da cadeia suinícola.

Publicado em

em

A atualização técnica e a integração entre pesquisa e produção estiveram no centro das discussões do Sinsui 2026, um dos principais eventos do setor suinícola no Brasil.

O evento reúne especialistas, pesquisadores, profissionais, academia e indústria em uma programação voltada à discussão dos desafios da produção.

Para o coordenador científico do evento, Fernando Bortolozzo, um dos principais legados do Sinsui é a construção coletiva de soluções para problemas enfrentados diariamente no campo.

O próximo Sinsui já tem data marcada: de 18 a 20 de maio de 2027, em Porto Alegre (RS).

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.