Empresas
Massey Ferguson investe em projetos no segmento de colheitadeiras
Esta ação faz parte da estratégia da marca de reforçar a presença das novas colheitadeiras Massey Ferguson no mercado
Nesta última terça-feira (5), a Massey Ferguson reuniu todas as suas concessionárias brasileiras na unidade de Santa Rosa (RS) a fim de reforçar o novo portfólio de colheitadeiras axiais e híbridas e a qualidade da fabricação dos produtos. Na ocasião, o diretor de operações da unidade da AGCO, Roberto Lopes, apresentou aos visitantes o projeto da bancada de testes que simula colheitadeiras em operação no campo.
A instalação da tecnologia inovadora, utilizada atualmente na indústria automobilística, deverá ser concluída no segundo semestre deste ano e terá investimentos de US$ 3 milhões. O projeto é similar ao utilizado na unidade do grupo em Hesston, nos Estados Unidos, sendo o primeiro a ser instalado em uma fábrica de máquinas agrícolas na América do Sul. “Esses testes complementam os produtos lançados recentemente, garantindo a eficiência das máquinas em períodos de colheita cada vez mais curtos”, explica Lopes.
Esta ação faz parte da estratégia da marca de reforçar a presença das novas colheitadeiras Massey Ferguson no mercado, oferecendo aos produtores rurais brasileiros o que existe de mais moderno, eficiente, econômico e rentável. Nos últimos dois anos, a marca realizou um processo agressivo de renovação de todo o portfólio de colheitadeiras.
Em 2014, a Massey Ferguson apresentou a MF 9895 Trident – colheitadeira classe 8 que possui a maior capacidade da categoria. Logo após este lançamento, a marca trouxe ao mercado a MF 6690, a primeira colheitadeira com sistema hibrido fabricada na América do Sul. Seu inovador sistema foi desenvolvido para proporcionar o menor nível de perdas do mercado, mesmo em condições difíceis de colheita, como alta umidade.
Em 2015, foi lançada a MF 9795 Trident, uma classe 7 com um inédito motor de setes cilindros e capacidade de colheita acima do mercado, conhecida como Super 7. Em seguida, apresentou para os produtores rurais brasileiros mais uma novidade: a colheitadeira axial MF 9695 Trident, uma classe 6 referência em alta performance e eficiência operacional.
Com a chegada deste modelo, a família Trident é composta por três equipamentos – MF 9895, MF 9795 e MF 9695, respectivamente Classe 8, Classe 7 e Classe 6. Para completar o portfólio, no fim do ano passado, lançou a MF 5690, uma classe 4 e a segunda colheitadeira híbrida, que se junta a irmã maior e sucesso de vendas MF 6690, classe 5. Ao todo, são cinco novas colheitadeiras pensadas para o pequeno, médio ou grande produtor rural.
Fonte: Ass. de Imprensa

Empresas
MiniEVO+ e Exaustor 55 Plus FV da Gallus Equipamentos elevam conversão alimentar e eficiência ambiental no aviário

A busca constante por melhores índices zootécnicos e eficiência energética conta com um importante aliado na avicultura e suinocultura brasileira. A Gallus Equipamentos, com sede em Marau (RS), apresenta algumas de suas soluções projetadas para melhorar a rentabilidade do produtor: o comedouro MiniEVO+ e o Exaustor 55 polegadas em Fibra de Vidro.
MiniEVO+: O prato que faz a diferença do primeiro ao último dia
Desenvolvido com projeto próprio, o MiniEVO+ foi desenhado especificamente para frangos de corte. Seu grande diferencial é o design inteligente, que permite o acesso dos pintinhos desde o primeiro dia de vida, mantendo a eficiência até o final do lote.
Com um sistema de higienização facilitado pela remoção rápida do fundo, o equipamento garante a sanidade das aves e evita o desperdício de ração. Além disso, suas características permitem que o prato seja adaptado a qualquer comedouro do mercado.
Pequeno no tamanho, gigante nos resultados – dizem os produtores
“O resultado nos impressionou. Desde o primeiro lote vem converter, não temos do que nos queixar!”, afirmam os produtores Lucas Ebeling e Ariane Rissi Menegussi, de Boa Vista do Sul (RS).
Para Tiago e Gislaine Frenhan, de Caarapó (MS), os resultados obtidos com o prato elevaram o status do aviário: “Hoje é considerado o melhor da unidade”.
A satisfação é tão grande para Fabiano Neis, produtor de Ipumirim/SC, que afirma: “Hoje não faria mais um, faria mais dois galpões com a Gallus”
Climatização de Alta Performance: Exaustor 55” FV
Para garantir o conforto térmico e a qualidade do ar, a Gallus lança os exaustores de 55 polegadas em fibra de vidro de alta densidade. Imune à corrosão por amônia e com proteção anti-UV, esses equipamentos são ideais para galpões de pressão negativa e sistemas de resfriamento.
A tecnologia Direct Drive (acionamento direto) elimina a necessidade de correias e lubrificação de rolamentos, reduzindo significativamente os custos de manutenção. Disponível nas versões Persiana(ideal para ventilação mínima) e Butterfly (foco em colocação hermética e economia), o modelo Butterfly chega a ser até 25% mais econômico em consumo de energia.
O Exaustor 55 FV da Gallus pode ser utilizado em avicultura de corte, matrizes (recriação e produção) ou em suinocultura, onde se diferencia ainda mais pela sua resistência e durabilidade, mesmo em ambientes altamente agressivos. Seu desempenho elevado é otimizado pelo cone de expansão, pelo acionamento com menos perdas e pela hélice com perfil aerodinâmico winglet. A combinação de projeto eficaz e um design inteligente reduz o número de equipamentos a serem instalados em cada galpão.
Empresas
Master Agroindustrial avança para o exterior com entrada em empresa chilena
Negócio envolve aquisição de ações e criação de sinergias produtivas e comerciais entre as companhias.
Empresas
Genética Topigs Norsvin é destaque em premiação internacional de produtividade da Agriness
Companhia celebra pódio no ranking com propriedades parceiras que ultrapassam a marca de 280 quilos desmamados por fêmea ao ano

A 18ª edição do prêmio Melhores da Suinocultura da Agriness, realizada a bordo de um cruzeiro que celebrou os 25 anos da organizadora, reconheceu mais uma vez os números de excelência do setor. O projeto de benchmarking, que analisou dados de 2.689 granjas e mais de 2,4 milhões de matrizes localizadas na América Latina, Europa e Ásia, consagrou a genética Topigs Norsvin como o grande destaque, com produtores parceiros no topo do ranking.

O terceiro lugar dessa mesma categoria foi da Granja Vista Alegre, localizada em Vista Alegre (RS), com o índice de 35,40 DFA.
A avaliação principal do prêmio é baseada no índice de Desmamados por Fêmea ao Ano (DFA). Na categoria para granjas com mais de 3.000 matrizes, o primeiro lugar ficou com a Granja Becker, do município de Quatro Pontes (PR), que alcançou a marca de 38,33 DFA. O terceiro lugar dessa mesma categoria foi da Granja Vista Alegre, localizada em Vista Alegre (RS), com o índice de 35,40 DFA.
O desempenho de alta performance se repetiu na categoria de 301 a 500 matrizes. A Granja Persch, de Cunhataí (SC), garantiu a segunda posição com 38,30 DFA e a média de 281,9 quilos desmamados por fêmea ao ano (kg/DFA) em 2025. Na mesma categoria, a Granja Canal, de Itá (SC), que opera com 70% de genética Topigs Norsvin em sua estrutura, também subiu ao pódio e conquistou o terceiro lugar com 37,94 DFA.

Granja Persch, de Cunhataí (SC), garantiu a segunda posição com 38,30 DFA e a média de 281,9 quilos desmamados por fêmea ao ano (kg/DFA)
O diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin, Adauto Canedo, parabeniza a Agriness pelo marco de um quarto de século e pela realização de um evento tão grandioso para a suinocultura. “Os resultados dos nossos parceiros chancelam a eficiência do nosso programa de melhoramento no campo pois entregamos matrizes produtivas e animais robustos. Dessa forma, o produtor converte esse potencial genético em rentabilidade real na granja”, afirma Canedo.
Evolução e reconhecimento
O prêmio foi idealizado em 2006 com foco em promover uma competição saudável e incentivar a gestão eficiente. Atualmente, o levantamento avalia o desempenho de propriedades no Brasil, Argentina, Colômbia e China.
A parceria histórica entre a Topigs Norsvin e a Agriness rendeu uma homenagem especial durante a programação: a companhia recebeu um troféu de reconhecimento pelo fomento e apoio ao desenvolvimento do setor.
“Receber esse troféu tem um significado enorme para o nosso time. A nossa parceria com a Agriness e com os produtores foca em elevar a régua técnica do mercado com resultados reais e sustentáveis, e sermos a única casa de genética reconhecida com essa homenagem mostra que estamos trilhando o caminho correto”, conclui Canedo.





De acordo com o CEO da Master, Mario Faccin, a operação faz parte do processo de internacionalização da empresa, que já exporta para mais de 20 países. Ele afirma que a associação com a Coexca reforça a estratégia de expansão e integração industrial, além de contar com o apoio do Grupo Vall Companys.