Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Safra 2024/25

Margens apertadas e clima imprevisível fream expansão da área de soja no Brasil

A combinação de fatores econômicos adversos está pressionando as margens dos produtores de soja, o que influencia o desempenho esperado para a safra 2024/25.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

A Consultoria Biond Agro divulgou um relatório que destaca o menor crescimento da área plantada de soja para a safra 2024/25 em um comparativo dos últimos cinco anos, com aumento estimado de apenas 2,55% em relação à safra anterior. A empresa aponta que fatores climáticos e econômicos devem trazer desafios significativos aos produtores. Segundo o relatório, a área plantada de soja será de 47,2 milhões de hectares, refletindo margens de lucro mais estreitas e um cenário de menor atratividade para o setor.

Fotos: Divulgação/Arquivo OPR

De acordo com o líder de inteligência e estratégia da Biond Agro, Felipe Jordy, o fenômeno climático La Niña, com intensidade fraca, pode ter um papel importante na safra. “Historicamente, esse efeito no Brasil costuma resultar em ganhos de produtividade em relação às safras anteriores. No entanto, o padrão climático tem se tornado cada vez mais imprevisível, de modo que o que era habitual no passado pode não se repetir na mesma proporção agora”, afirma.

Além dos desafios climáticos, as margens apertadas e os altos custos de produção também são uma preocupação central. A consultoria destaca que os custos elevados, somados à baixa absorção dos aumentos de custos pelo plano safra 2024/25 e às altas taxas de juros, podem limitar os investimentos em tecnologia por parte dos produtores, impactando diretamente a produtividade das lavouras.

Impacto do corte de margens na produção

A combinação de fatores econômicos adversos está pressionando as margens dos produtores de soja, o que influencia o desempenho esperado para a safra 2024/25. De acordo com o especialista, os custos elevados e a oferta mundial abundante estão comprimindo os preços e consequentemente as margens de lucro. “Com a alavancagem financeira dos produtores em alta, muitos terão dificuldades para investir em tecnologia, o que também pode comprometer a produtividade esperada”, salienta.

A previsão de produtividade é de 58,2 sacas por hectare, um crescimento de 9% em relação à safra anterior, mas inferior à média histórica dos últimos anos com La Niña de intensidade fraca.

Embora a produção de soja tenha uma expectativa de crescimento em 11,8%, chegando a 164,8 milhões de toneladas, esse aumento deve ser visto com cautela, considerando os desafios mencionados. Jordy reforça que “A projeção de ampla oferta tende a pressionar os preços. Por isso, é crucial que o gerenciamento dos custos, dos riscos na produção e comercialização seja conduzido com excelência, visando maximizar os resultados em um ano que promete ser desafiador”, enfatiza.

Influência climática incerta 

O relatório da Biond Agro também aponta que o impacto do fenômeno La Niña sobre a safra 2024/25 ainda é incerto, mas preocupante. “A intensidade fraca do La Niña pode gerar impactos climáticos diferentes nas regiões do Brasil, o que torna o planejamento agrícola um desafio. O comportamento irregular das chuvas e a intensidade do calor, por exemplo, pode prejudicar a produtividade em áreas que costumam ser mais produtivas”, ressalta.

A consultoria enfatiza que as mudanças climáticas globais estão tornando os impactos de fenômenos como El Niño e La Niña menos previsíveis, exigindo dos produtores maior atenção ao planejamento e ao uso de tecnologias de mitigação de riscos climáticos. “A variabilidade climática está cada vez mais presente nas safras brasileiras. Os produtores precisarão adotar cada vez mais práticas  de gerenciamento de risco, para minimizar os impactos e garantir a produção dentro das metas”, expõe Jordy.

Fonte: Assessoria Biond Agro

Notícias

ABMRA comemora recorde de público na 16ª edição do Congresso de Marketing no ano em que comemora 45 anos

Durante evento, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro reuniu líderes e especialistas para discutir o futuro do marketing, com foco na construção de marcas fortes e da comunicação eficiente

Publicado em

em

Foto : O Presente Rural

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) celebrou 45 anos em junho de 2024, reafirmando seu o seu propósito de fomentar o conhecimento e as boas práticas do marketing no Agro.

Está em seu DNA trabalhar para que todos os elos da cadeia produtiva se comuniquem de forma mais eficiente.

É a única associação que congrega todo o ecossistema da comunicação: anunciantes, agências e veículos de mídia.

Foi essa visão abrangente e o conhecimento que adquiriu em décadas de trabalho que a credencia a se posicionar como “O farol que orienta o caminho para as boas práticas do marketing e da comunicação do Agro.”

Ricardo Nicodemos, Presidente da ABMRA

O 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, que teve como tema “O Próximo Passo do Marketing No Agro: O Que Nos Espera No Futuro?”, realizado em 19 de setembro de 2024, em São Paulo, reuniu mais de 500 profissionais, que participaram de 9 horas de debates sobre os desafios e o futuro do marketing no setor. O evento, aberto por Roberto Rodrigues (ex-Ministro da Agricultura), Tirso Meirelles (Sistema FAESP/SENAR-SP) e Daniel Carrara (Sistema SENAR), estimulou diversas reflexões, dentre elas, como construir equipes de marketing de alta performance, a relação das marcas com a sustentabilidade e o uso do mix de comunicação.

Cristina Bertelli, Diretora responsável pelo Congresso ABMRA, comemorou o sucesso do evento, ressaltando o ambiente de troca de ideias e networking essencial para o futuro do marketing do Agro. A palestra internacional de Camila Escobar Corredor (CEO da Juan Valdez Café) foi um dos pontos altos, apresentando o case de sucesso da marca de cafés colombiana.

Os painéis abordaram temas como liderança, uso de dados, meio-ambiente, construção de marcas fortes e a comunicação 360º, oferecendo aos participantes uma visão abrangente sobre as tendências globais do marketing e da comunicação. Ricardo Nicodemos, Presidente da ABMRA, destacou o evento como um “verdadeiro MBA em um dia”, capacitando os profissionais do setor.

 

Destaques da 16ª edição do Congresso de Marketing do Agro:
●   Painel 1: Renato Seraphim (Ciarama Máquinas John Deere) e Santiago Franco (Cibra) destacaram a liderança na criação de equipes de alta performance.

●   Painel 2: Dirceu Ferreira Junior (PwC Brasil) e Felipe Viante (Associação Brasileira de mídia Out of Home) discutiram o impacto dos dados em estratégias de marketing no Agro.

●   Painel 3: Lilian Munhoz moderou o debate sobre como a sustentabilidade fortalece marcas globalmente junto com Marcello Brito da Amazônia Legal e Ricardo Esturaro.

●   Painel 4: Camila Escobar Corredor (Juan Valdez Café) e Silvio Soledade (APP) abordaram a criação de marcas fortes e duradouras.

●   Painel 5: Rodolfo Schneider (Grupo Bandeirantes) e Essio Floridi (Samsung Ads América Latina) exploraram novas abordagens da comunicação 360º.

Projetos e novidades da ABMRA em 2024/2025

 

MOSTRA DE COMUNICAÇÃO ABMRA

Estão abertas as inscrições para a 22ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA, no site: mostraabmra.com.br. O primeiro lote de inscrições encerra-se no dia 20/09/2024.

A premiação, que acontece em novembro/24, é a única que reconhece o talento criativo de anunciantes e agências que atuam no Agro. Os primeiros colocados receberão o troféu “Espantalho de Ouro” após avaliação de um qualificado corpo de jurados. A edição deste ano conta com 18 categorias, três a mais que em 2023, com a inclusão de “Ativação de Imprensa”, “Influenciadores do Agro” e “Campanhas Digitais”. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais de uma categoria, desde que se enquadre nos critérios estabelecidos.

 

COMITÊS ABMRA

Os Associados são agrupados em 4 categorias: Produtos e Serviços, Agências, Veículos de Mídia e Cooperativas. Todos os meses acontecem reuniões específicas para cada um dos Comitês. Os encontros seguem uma agenda que conta com uma palestra de um especialista de comunicação ou de áreas correlatas, proporcionando trocas e networking de qualidade para gerar insights e ideias práticas. Já passaram pelos comitês: Silvio Celestino, Eduardo Maróstica, Alessandra e Aretuza do canal “Ela é do Agro”, Yuri Trafane da Ynner e Paulo Hermann, ex-presidente da John Deere. Em 2024, já aconteceram 23 reuniões, que contaram com mais de 720 participantes.

 

ABMRA MAIS

Lançado esse ano, o ABMRA Mais, é o programa de benefícios e vantagens exclusivas para os Associados da Entidade. Oferece descontos e condições especiais em reconhecidas instituições de ensino e prestadores de serviços, tais como ESPM, FGV, USP Esalq, Cuca, IAB, Ebradi, Vexpenses, Coelho & Morello e Cia de Estágios. Além disso, também são negociadas inscrições com desconto em eventos importantes do setor, como RD Summit, Congresso Andav e Congresso das Mulheres. No site da ABMRA é possível consultar o catálogo completo de benefícios: https://conteudo.abmra.org.br/catalogo-abmra-mais.

 

DOCUMENTÁRIO ABMRA 45 ANOS

A ABMRA completou 45 anos em junho de 2024 e, para comemorar essa data tão importante, reuniu todos os Presidentes que lideraram a Associação desde 1979, ano de sua fundação, para gravar depoimentos, “causos” e histórias, que resultarão em um documentário.

A comemoração do aniversário da ABMRA foi marcada pelo encontro dos Ex-Presidentes, realizado em julho. O documentário tem previsão de lançamento ainda em 2024.

 

GRUPO COMUNIQUE ABMRA

Faz parte dos objetivos e propósitos da ABMRA ajudar o setor a se comunicar mais e melhor. A Associação, com seu conhecimento, formação e informação, idealizou a criação de um grupo de comunicadores. São profissionais sócios de pequenos veículos de mídia ou que atuam em carreira solo. Uma das características deste grupo será a regionalização: os comunicadores estão espalhados pelos extremos do Brasil.

O foco será proporcionar um ambiente sadio para debates construtivos sobre temas relevantes ao marketing, comunicação e reputação de imagem do Agro, além de contribuir para a construção de um trabalho de base e profissional que ajude a melhorar a imagem do setor. A formação do grupo Comunique ABMRA começará em outubro de 2024.

 

2º CONCURSO JORNALÍSTICO DO AGRO

A ABMRA lançou a primeira edição do Concurso Jornalístico Marca Agro do Brasil, destinado aos profissionais que participaram do “Road Show para Jornalistas e Influenciadores do Agro 2024”, organizado pela Texto Comunicação. Cada participante desenvolveu um case jornalístico para divulgar o Projeto Marca Agro do Brasil em sua região. A banca julgadora foi composta por representantes de associações e federações relevantes, como Afonso Abelhão (APP) e Vinícius Tavares (Aprosoja), além de indústrias nacionais e multinacionais de destaque, como Jacto, Amaggi e Corteva. Também participaram veículos de mídia, representados por Júlio César Cargnin (Canal Rural), e especialistas de universidades e órgãos públicos, como o Professor Paulo Rovai (ESPM) e Paulo do Carmo Martins (Embrapa). Os vencedores da primeira edição foram os jornalistas Bruno Faustino (TV Cultura/TV Tribuna/SBT) e Divino Onaldo (Programa Morada do Campo/Podcast Agro e Prosa), que receberam prêmios como passagens aéreas, hospedagem e alimentação para participarem do 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA; Inscrição gratuita do case na 22ª Mostra de Comunicação ABMRA; Anuidade e Associação à ABMRA; Tour com todas as despesas pagas para conhecerem a Fundação Nishimura (Pompeia/SP); Visita às redações e estúdios do Canal Rural, TV TerraViva, BAND TV; Encontro com CEO de indústria; homenagem e moderação de um Painel no 16º Congresso ABMRA.

A ABMRA está em fase de planejamento da 2ª edição do Concurso Jornalístico ABMRA, que tem a previsão de ser lançado em novembro de 2024.

 

ABMRAPLAY. O STREAMING DE CONTEÚDO DA ABMRA

Para dar sequência às novidades lançadas durante o ano de comemoração dos 45 anos, está previsto para novembro o lançamento do ABMRAPLAY, uma plataforma de streaming que oferecerá aos Associados um vasto conteúdo que abarca as palestras das últimas duas edições do Congresso de Marketing do Agro ABMRA, uma variedade de edições do ABMRA Ideia Café, Comitês e do ABMRA Talks, além da cerimônia completa das últimas três edições da Mostra de Comunicação. Com dezenas de horas de conteúdo disponibilizados, a plataforma pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo celular, a qualquer tempo e de qualquer lugar. É uma excelente ferramenta para as equipes de marketing, comunicação e comercial reciclarem conhecimentos e terem muitas informações e insights para desenharem suas estratégias. Um dos grandes benefícios do ABMRAPLAY é que todos os colaboradores dos Associados da ABMRA poderão ter acesso ao streaming.

 

PROJETO ALVORAR

As mulheres enfrentam desafios únicos e necessidades específicas em relação ao seu crescimento pessoal. Na sociedade urbana e moderna, as mulheres estão rompendo com estereótipos que as limitam. No entanto, isso ainda não é realidade para grande parte das mulheres produtoras rurais. A ABMRA está desenvolvendo uma iniciativa com abrangência nacional, cujo principal propósito é ajudar as mulheres produtoras a evoluírem e se desenvolverem profissionalmente, especialmente as pequenas produtoras agrícolas e pecuaristas, aprimorando habilidades essenciais como comunicação, resolução de problemas e tomada de decisões. Será desenvolvida uma plataforma digital com especialistas de diversas disciplinas para disponibilizar cursos e treinamentos. As articulações serão feitas pela ABMRA com associações, entidades e indústrias parceiras a partir de outubro de 2024.

 

ACADEMIA ABMRA

A “Academia ABMRA” tem como objetivo, disseminar as boas práticas do marketing e da comunicação.​

Na essência é uma plataforma educacional que ajudará os profissionais a reciclarem seus conhecimentos ou, para aqueles que estão entrando no marketing, a terem boas noções sobre a dinâmica do setor.​

Terá cursos da própria ABMRA e com instituições renomadas com foco em comunicação, administração e marketing. Os cursos proprietários da ABMRA serão oferecidos em uma plataforma digital.

O primeiro curso que foi lançado em conta com a parceria da ESPM e chama “Marketing Estratégico para o Agronegócio”, com data prevista para começar em 22 de outubro de 2024.

Mais informações estão disponíveis no site da ESPM: ​​​Marketing Estratégico para o Agronegócio – Parceria ABMRA​​ • ESPM

 

AGRO AWARDS ABMRA

O prêmio Agro Awards ABMRA reconhecerá os principais profissionais que contribuem para o marketing e comunicação do agronegócio, fortalecendo a imagem e a reputação do setor. Compreende 22 categorias e 3 fases, totalmente digitais, por meio de uma plataforma específica. Na primeira fase, o público poderá indicar até 10 nomes para cada categoria. Na segunda fase, o público poderá votar entre os indicados, resultando em 3 finalistas por categoria. Na terceira fase, o público votará em um dos 3 finalistas para eleger os campeões. A previsão de lançamento é janeiro de 2025.

 

PROJETO MARCA AGRO DO BRASIL

“Marca Agro do Brasil” é uma iniciativa voltada para o fortalecimento e a promoção da imagem do Agro brasileiro. Inclui uma série de ações e campanhas integradas, que serão implementadas de maneira gradual, com o objetivo de conectar a população urbana ao campo, fomentando um sentimento de orgulho e admiração entre os brasileiros em relação aos produtores e ao setor.

A proposta abrange um público diversificado, desde crianças em idade pré-escolar até estudantes de jornalismo nas universidades; inclui também a dona de casa que prepara o café, à CEO de uma empresa, o churrasqueiro habitual e os veganos.

A intenção é levar informação e conhecimento para que todos compreendam a verdadeira natureza do Agro e como ele torna a nossa vida melhor.

Na base do projeto estão três pilares: consistência (conteúdos e narrativa baseados em ciência), sequência (apresentar as informações de forma gradual para que haja melhor entendimento) e frequência (ações contínuas e perenes).

O Projeto Marca Agro do Brasil, realizado com a mentoria da ABMRA, é o primeiro movimento no Brasil capaz de envolver os segmentos público e privado para posicionar corretamente o Agro. O ponto de partida foi a pesquisa “Percepções sobre o Agro. O que pensa o Brasileiro”, realizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, que abordou 4.215 pessoas, distribuídas em todos os Estados do país, moradoras em cidades.

O projeto está na fase de captação de recursos e negociação junto a indústrias do Agro, indústrias transformadoras como as de alimentos, entidades e associações.

A expectativa é que o projeto seja lançado para a população urbana a partir de janeiro de 2025.

 

COIBIR INVERDADES SERÁ UM DOS CAMINHOS PARA AMENIZAR A DIFAMAÇÃO DO AGRO

As fakes news e a ações de “haters” são como ervas-daninhas, que aparecem a toda hora. Então, aqui, não se tem a ideia utópica de acabar com elas, mas, sim, coibir para tentar amenizar. E, para isso, só gerando ações que tragam prejuízos a quem está disseminando inverdades sobre o Agro.

Ações judiciais por difamação e de indenização por danos morais e materiais trazem boas perdas para “haters” e difamadores: precisam contratar advogados para se defenderem. Só aqui já perdem tempo e dinheiro.

Dentre as frentes programadas no Projeto Marca Agro do Brasil está um conjunto de ações que visam coibir postagens e outras peças de comunicação que difamarem ou prejudicarem a reputação de imagem do setor.

O escritório jurídico Coelho&Morello, que tem experiência nas áreas de comunicação e reputação de imagem, foi contratado para organizar e liderar um programa de repressão às fake news e haters, contemplado no Projeto Marca Agro do Brasil. O escritório Coelho&Morello começará a operar já no mês de outubro/24.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias

Cooperativa Capal realiza investimentos de R$ 80,8 milhões em suas filiais

Parcela maior da verba é destinada para a ampliação e construção de novos silos de armazenagem e produção de sementes; capacidade atual da cooperativa é de 562 mil toneladas

Publicado em

em

Fotos: Henrique Miyamoto

Na semana em que completa 64 anos como referência no cooperativismo e no agronegócio, a Capal Cooperativa Agroindustrial comemora o crescimento de seus negócios no Paraná e São Paulo, com a aplicação total de R$ 80,8 milhões em obras na infraestrutura de suas unidades. O investimento visa oferecer condições ainda mais favoráveis aos produtores rurais em diversas etapas da safra, além de garantir comodidade e segurança aos colaboradores da cooperativa.

Na unidade de Wenceslau Braz/PR, foram concluídas no primeiro semestre deste ano várias obras de melhorias em suas instalações (operação de recebimento de grãos e produção de sementes), com a entrega de novos vestiários e refeitório e a ampliação dos silos de armazenamento.

Em Arapoti/PR, município que abriga a matriz da Capal, foi concluída a primeira fase de revitalização do Parque de Exposições Capal para a realização da 50ª edição da Expoleite, feira agropecuária anual da cooperativa. O projeto de benfeitorias no Parque conta com sete fases em seu planejamento e calcula-se aproximadamente R$ 50 milhões em investimentos.

Ampliação de armazenagem

As demais obras seguem em andamento em cinco municípios. Ainda na sede de Arapoti, está sendo construído um armazém para sementes e, já em operação, uma central de gás para facilitar o recebimento da safra de cevada, que também foi providenciada nas unidades de Wenceslau Braz e Itararé/SP. A filial de Taquarituba/SP também vai receber um novo armazém para sementes com área total de 7,081 m².

Uma parcela das obras em andamento é destinada para o município de Taquarivaí/SP, onde é realizada a ampliação de silos para grãos, a construção de um novo armazém para insumos e a revitalização de espaços para serviços de balança e expedição.

Recentemente foram aprovados pelo Conselho e diretoria da Capal as construções de novos silos de armazenagem para a unidade de beneficiamento de sementes de Wenceslau Braz e para a matriz de Arapoti, que também vai contar com uma nova loja no município. O investimento estimado é de R$ 72 milhões e as obras serão iniciadas em breve.

Nova unidade

A Capal inaugura nos próximos meses a sua nova unidade em Santo Antônio da Platina/PR, que vai abrigar uma loja agropecuária da cooperativa, com a comercialização de insumos agropecuários e defensivos para os produtores locais. As obras estão em fase de finalização e a previsão é de iniciar o atendimento ainda neste ano.

Planejamento é fundamental

A Diretora Industrial da Capal, Valquíria Demarchi, esclarece que todas as obras são previamente aprovadas pelo Conselho de Administração e repassadas em assembleias para os produtores associados. “É feito um planejamento, revisado a cada cinco anos e atualizado anualmente, entre a projeção de crescimento da área de plantio dos cooperados com a capacidade de armazenagem oferecida pela cooperativa, que hoje é de 562 mil toneladas. Os planejamentos das obras são apresentados em um processo com várias instâncias até a aprovação de todos os envolvidos”, explica.

De acordo com Valquíria, as ampliações e obras de melhorias nas unidades são fundamentais para atender o crescimento do quadro social de associados atendidos pela cooperativa, que atualmente conta com 3.743 produtores. “Esses investimentos que são realizados nas unidades englobam toda a cadeia produtiva agrícola dos nossos cooperados, desde o fornecimento de insumos e acompanhamento profissional da assistência técnica até a segurança no recebimento da produção e o benefício de ter o produto armazenado, preservando a qualidade dos grãos para as negociações. Tudo é estrategicamente pensado para que os produtores tenham uma alta produtividade e rentabilidade, e assim, fortalecendo a confiabilidade no trabalho que a Capal desempenha em mais de seis décadas”, comenta a Diretora Industrial.

Fonte: Assessoria Capal
Continue Lendo

Notícias

Capacidade de processamento de oleaginosas ultrapassa 72 milhões de toneladas em 2024

Os próximos 12 meses serão marcados por novos investimentos na indústria de óleos vegetais, que podem atingir R$ 5,76 bilhões.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A capacidade de processamento de oleaginosas no Brasil superou 72,3 milhões de toneladas em 2024, marcando um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, quando o volume processado foi de 69,2 milhões de toneladas. Esse crescimento foi revelado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que divulgou recentemente a edição 2024 da Pesquisa de Capacidade Instalada das Indústrias de Óleos Vegetais.

Além do aumento no volume processado, a pesquisa indica avanços significativos em diversos aspectos da indústria. O número de empresas de processamento subiu de 63 para 67, enquanto as unidades industriais saltaram de 129 para 132. O número de plantas ativas também cresceu de 106 para 113, o que representa um aumento de 6,6%, enquanto as plantas paradas foram reduzidas de 22 para 19 unidades. A capacidade diária total de processamento registrou um crescimento de 4,5%, atingindo 219.067 toneladas por dia.

A pesquisa ainda destaca que a capacidade média de processamento das plantas é de 1.597 t/dia, com a mediana em 1.350 t/dia. Nas plantas ativas, a capacidade de processamento diário foi de 204.793 toneladas, enquanto nas plantas paradas houve uma queda de 9,1%, chegando a 14.274 toneladas por dia.

Destaque para o Centro-Oeste

A região Centro-Oeste se consolidou como líder no processamento de oleaginosas, com um aumento na capacidade de 92.790 t/dia em 2023 para 95.964 t/dia em 2024. A região responde por 44% da produção nacional, sendo o estado do Mato Grosso o maior destaque, com 47.774 t/dia, equivalente a 22% da capacidade total do país.

Investimentos e Expansões

Os próximos 12 meses serão marcados por novos investimentos na indústria de óleos vegetais, que podem atingir R$ 5,76 bilhões. Esses recursos serão destinados à construção de cinco novas esmagadoras e à expansão de cinco unidades já existentes, o que deve gerar um aumento na capacidade de processamento de 19.350 t/dia.

Esses dados reforçam a importância estratégica do setor de óleos vegetais para o agronegócio brasileiro, especialmente no contexto de um mercado global cada vez mais competitivo e exigente.

Fonte: Assessoria Abiove
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.