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Notícias Aquicultura e pesca

Mapa apresenta ferramentas para expandir internacionalização do pescado

Capacitação de empresas, levantamento de estoques pesqueiros e promoção comercial estão entre as ações.

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A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou na terça-feira (18) as ferramentas que o governo brasileiro vem adotando para ampliar a internacionalização do pescado nacional. O tema foi abordado no Fórum de Internacionalização do Pescado Brasileiro, como parte da programação da Seafood Show, que ocorre em São Paulo até quarta-feira (19).

O conjunto de ações foi apresentado às empresas do setor pelo secretário da SAP, Jairo Gund, pelo diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Marcel Moreira, e pela analista da Gerência de Agronegócio da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.

Fotos: Ana Maio/SFA-SP

O secretário Jairo Gund apresentou dados de como a produção de pescado nacional está alinhada com a sustentabilidade. Segundo ele, 27% da área oceânica classificada como Zona Econômica Exclusiva (ZEE) são protegidas por unidade de conservação, sendo a maioria categorizada como uso sustentável, enquanto a média mundial é de 1,2%. Ele disse ainda que 63,5% das espécies brasileiras de pescado estão preservadas e não podem ser capturadas. De acordo com o secretário, foi retomada a estatística pesqueira com avaliações de estoques de mais de 50 espécies.

“Ficam bem claras neste evento todas as ferramentas que o Mapa está colocando no mercado para internacionalização do pescado”, destacou Gund.

Enquanto a atividade de pesca convive com algumas limitações naturais que impedem seu crescimento, a aquicultura está em plena expansão. De acordo com o diretor Marcel Moreira, a produção de tilápia no Brasil dobra a cada trimestre – em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior – e o país já é o quarto maior produtor da espécie.

Até setembro deste ano, o Brasil já havia exportado 43 mil toneladas de pescado, enquanto no ano passado exportou 50 mil toneladas. Há muito potencial de crescimento também para o mercado interno, considerando que hoje o consumo por habitante/ano é de 10,5 quilos. O país que mais consome é a Coreia do Sul, com 78,5 quilos por habitante/ano. A média mundial é de 20,5 quilos por habitante/ano.

Jairo Gund e Marcel Moreira falaram do trabalho que os adidos brasileiros estão realizando em 27 postos ao redor do mundo. Dos 233 novos mercados abertos para produtos do agro, de janeiro de 2019 a outubro de 2022, 12 foram específicos para o pescado. Esses mercados incluem peixes vivos, pescado, peixes ornamentais, pescado extrativo, farinha e óleo de pescado.

De acordo com Moreira, o Mapa vem trabalhando na promoção da imagem do agronegócio brasileiro no exterior por meio de participação em feiras internacionais, missões prospectivas e rodadas de negócios, entre outras estratégias.

Já a analista Deborah Rossoni, da Apex-Brasil, apresentou as ações da agência para posicionar e comunicar o agronegócio sustentável do país. A Apex capacita empresas brasileiras que queiram se internacionalizar.

Também participou do fórum o jornalista Ricardo Torres, editor da revista Seafood e organizador da feira. Ele apresentou a Jubart, uma plataforma que reúne dados em tempo real sobre a pesca e aquicultura, cobrindo uma lacuna que o setor demandava. A Seafood Show ocorre no centro de eventos Pro Magno.

Fonte: Ascom Mapa

Notícias Após oito anos

UFSM retoma tradicional Simpósio de Sanidade Avícola

Evento será realizado de forma on-line, entre os dias 05 e 07 de junho, permitindo a participação de estudantes e profissionais de diversas regiões do país.

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Foto: Julio Bittencourt

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está em clima de celebração com o retorno do Simpósio de Sanidade Avícola, que volta a acontecer após um hiato de oito anos. Este evento, anteriormente coordenado pela professora doutora Maristela Lovato Flores, teve sua última edição em 2016 e agora ressurge graças aos esforços do Grupo de Estudos em Avicultura e Sanidade Avícola da UFSM (Geasa/UFSM). O Jornal O Presente Rural será parceiro de mídia da edição 2024 do evento.

Sob a nova liderança dos professores doutores Helton Fernandes dos Santos e Paulo Dilkin, o evento chega a 11ª edição e promete manter o alto padrão técnico-científico que sempre marcou suas edições anteriores. “Estamos imensamente satisfeitos e felizes em anunciar o retorno deste evento tão importante para a comunidade avícola”, declararam os coordenadores.

O Simpósio está marcado para os dias 05, 06 e 07 de junho e será realizado de forma on-line, permitindo a participação de estudantes e profissionais de diversas regiões do país. “Com um programa cuidadosamente planejado ao longo dos últimos meses, o evento pretende aprofundar os conhecimentos sobre sanidade avícola, abrangendo temas atuais e pertinentes à Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia”, evidenciou o presidente do Geasa/UFSM, Matheus Pupp de Araujo Rosa.

Entre as novidades deste ano, destaca-se o caráter beneficente do evento. Em solidariedade às vítimas das recentes enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, 50% do valor arrecadado com as inscrições será doado para ajudar aqueles que foram afetados por essa adversidade.

Os organizadores também garantem a presença de palestrantes de renome, que irão abordar as principais pautas relacionadas à sanidade nos diversos setores da avicultura. “Estamos empenhados em proporcionar um evento de alta qualidade, que contribua significativamente para o desenvolvimento profissional dos participantes”, afirmaram.

Em breve, mais detalhes sobre os palestrantes, temas específicos e informações sobre inscrições serão divulgados. Para acompanhar todas as atualizações, você pode também seguir  o perfil oficial do Geasa/UFSM pelo Instagram. “O Simpósio de Sanidade Avícola é uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica e profissional se reunir, trocar conhecimentos e contribuir para o avanço da avicultura, enquanto também apoia uma causa social de grande relevância”, ressalta Matheus.

Fonte: O Presente Rural
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Notícias

Carne de frango ganha competitividade frente a concorrentes

No caso da carne suína, as cotações iniciaram maio em alta, impulsionadas pela oferta mais “enxuta” e pelo típico aquecimento da procura em começo de mês. Quanto ao mercado de boi, apesar dos valores da arroba seguirem pressionados, as exportações intensas de carne podem ajudar a limitar a disponibilidade interna e, consequentemente, a sustentar os valores da proteína no atacado.

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Foto: Shutterstock

Enquanto a carne de frango registra pequena desvalorização em maio, frente ao mês anterior, as concorrentes apresentam altas nos preços – todas negociadas no atacado da Grande São Paulo.

Como resultado, pesquisas do Cepea mostram que a competitividade da proteína avícola tem crescido frente às concorrentes.

Para o frango, pesquisadores do Cepea explicam que a pressão sobre os valores vem da baixa demanda em grande parte da primeira quinzena de maio (com exceção da semana do Dia das Mães), o que levou agentes atacadistas a baixarem os preços no intuito de evitar aumento de estoques.

No caso da carne suína, levantamento do Cepea aponta que as cotações iniciaram maio alta, impulsionadas pela oferta mais “enxuta” e pelo típico aquecimento da procura em começo de mês.

Quanto ao mercado de boi, apesar dos valores da arroba seguirem pressionados na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, as exportações intensas de carne podem ajudar a limitar a disponibilidade interna e, consequentemente, a sustentar os valores da proteína no atacado.

 

Fonte: Assessoria Cepea
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Notícias Em apoio ao Rio Grande do Sul

Adapar aceita que agroindústrias gaúchas comercializem no Paraná

Medida é válida para agroindústrias do Rio Grande do Sul com selo de inspeção municipal ou estadual e tem validade de 90 dias. A Adapar enviou uma declaração expressa ao Ministério alinhada a essa autorização, e vai disponibilizar no site oficial uma lista dos estabelecimentos aptos a vender esses produtos.

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Foto: Mauricio Tonetto/Secom RS

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) vai aceitar que agroindústrias gaúchas com selo de inspeção municipal ou estadual vendam seus produtos em território paranaense.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou na última quarta-feira (15) a Portaria Nº 1.114, permitindo temporariamente a comercialização interestadual de produtos de origem animal do Rio Grande do Sul, em caráter excepcional.

A Adapar enviou uma declaração expressa ao Ministério alinhada a essa autorização, e vai disponibilizar no site oficial uma lista dos estabelecimentos aptos a vender esses produtos, garantindo a segurança e a qualidade alimentar para os consumidores.

A decisão atende a uma solicitação da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) pela flexibilização das regulamentações vigentes, com o objetivo de garantir a continuidade da venda dos produtos de origem animal produzidos em território gaúcho, tendo em vista o impacto das enchentes para os produtores rurais.

O assunto foi debatido em uma reunião online realizada na terça-feira (14) entre os órgãos e entidades de defesa agropecuária do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e o Mapa.

“Essa medida representará um alívio significativo para as pequenas empresas, com o escoamento de produtos que poderão ser revendidos nos estabelecimentos distribuídos por diversos estados brasileiros”, explica o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. As autorizações dispostas na Portaria do Ministério são válidas pelo prazo de 90 dias.

Para a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda, a iniciativa representa um importante passo na busca por soluções ágeis e eficazes para enfrentar os desafios impostos pelo cenário de crise no Rio Grande do Sul.

“A cooperação entre os órgãos de defesa agropecuária e o Ministério demonstra o compromisso em atender às necessidades dos produtores e consumidores, ao mesmo tempo em que se mantém a integridade e segurança dos alimentos comercializados em todo o País”, diz.

Segundo a AGL, a grande maioria das agroindústrias familiares depende de feiras, restaurantes, empórios, hotéis, vendas digitais para consumidor direto ou de compras institucionais pelo Poder Público. O impacto das chuvas prejudicou a comercialização das agroindústrias em todas as regiões, com produtores que perderam animais, lavouras e instalações.

Fonte: AEN-PR
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