Notícias
Mais de 12 mil pessoas já visitaram Dia de Campo da C.Vale; programação segue nesta quinta-feira
Principal objetivo do evento é trazer informação e motivação, para que o produtor rural produza sempre mais, com melhor qualidade, da forma mais econômica possível e de maneira sustentável.

Com o tema “Plantabilidade e resultados na cultura do milho”, a C.Vale, de Palotina, PR, realiza nesta quinta-feira (12) o terceiro e último dia do Dia de Campo de Verão, edição 2023. O principal objetivo do evento é trazer informação e motivação, para que o produtor rural produza sempre mais, com melhor qualidade, da forma mais econômica possível e de maneira sustentável.
Mais de 12 mil pessoas já prestigiaram o evento e conforme os organizadores a expectativa de público total são de 17 mil pessoas, oriundas dos cinco Estados brasileiros onde a C. Vale está presente, além de visitantes do Paraguai, onde a cooperativa também possui unidade, e da comunidade em geral.

Presidente da C.Vale, Alfredo Lang: “Já escutamos muitos elogios e isso nos motiva a sempre continuar querendo melhorar nossos serviço”
A grande novidade deste ano ficou por conta do espaço físico onde a programação foi realizada. O novo local conta com uma área de 25 hectares e está sendo projetado para atender a demanda das próximas edições do Dia de Campo da cooperativa.
Conforme o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, a cooperativa está sempre de olho no futuro e, por isso, mudou o local do evento. “A antiga área onde realizávamos nossa programação está sendo ocupada pelas instalações da nossa esmagadora de soja – que era um grande sonho dos nossos cooperados. Entretanto, esta nova área onde o Dia de Campo está sendo realizado é ainda melhor, pois é maior e mais plana do que a anterior”, comenta.

Coordenador do evento, Enoir Pellizaro: “O grande legado deste dia de campo é que o produtor pôde perceber, por meio das explanações apresentadas, que os detalhes fazem toda a diferença para uma excelente produtividade” – Foto: Divulgação/C.Vale
Na avaliação do presidente, esta edição do Dia de Campo de Verão está superando as expectativas. “Depois de dois anos sem realizar nossa programação de forma presencial, por conta da pandemia do coronavírus, estamos muito felizes com a excelente participação dos nossos cooperados e também da comunidade em geral. Já escutamos muitos elogios e isso nos motiva a sempre continuar querendo melhorar nossos serviços”, expõe.
O coordenador do Dia de Campo de Verão, Enoir Pellizzaro, também enaltece os bons comentários que a programação está recebendo. “Sabemos que o segundo dia do evento é sempre um termômetro do primeiro e como recebemos mais visitantes neste segundo dia acreditamos que estamos no caminho certo”, reflete.
Enoir ressalta que o Dia de Campo é sempre um evento bastante esperado pelos produtores. “As palestras que disponibilizamos, somada aos pesquisadores que estão nos estandes e as soluções que estão sendo divulgadas trazem novas tecnologias e informações que agregam muito ao produtor rural”, argumenta.

Avicultor, Ademilson Ferreira de Jesus, de Assis Chateaubriand: “Participo todos os anos e sempre indico para que todos venham prestigiar o evento”
O piscicultor, Paulo Mattos, de Francisco Alves, também faz uma avaliação bastante positiva do evento. “O Dia de Campo de Verão da C.Vale trouxe várias novidades, inclusive na área da piscicultura. Eu já estava interessado nas novas tecnologias de uso de probióticos e a partir de agora vou começar a usar no meu plantel. Todo ano a organização está aprimorando e trazendo novas e importantes informações”, pontua.

Piscicultor, Paulo Mattos, de Francisco Alves: “Eu já estava interessado nas novas tecnologias de uso de probióticos e a partir de agora vou começar a usar no meu plantel”
O avicultor, Ademilson Ferreira de Jesus, de Assis Chateaubriand, também prestigiou a programação e disse que foi possível um importante aprendizado. “Aprendi muito com as palestras, pois os palestrantes trouxeram informações muito válidas sobre doenças e os cuidados com o manejo das aves. Eu participo todos os anos e sempre indico para que todos venham prestigiar o evento”, sugere.
A equipe de O Presente Rural faz a cobertura do evento, que você confere na próxima edição do jornal.
A programação de hoje você pode conferir abaixo:
08h – Abertura para visitação aos estandes;
11h – Dinâmica de Máquinas;
13h30 – Mensagem da diretoria C.Vale;
13h45 – Palestra: Manejo da cultura do milho para altas produtividades.

Notícias
China, Paraguai e Palau abrem mercados para produtos agropecuários brasileiros
Novos acordos sanitários ampliam oportunidades para exportação de cálculos biliares bovinos, suínos vivos e carnes de diferentes espécies.

As autoridades sanitárias da China, do Paraguai e de Palau aprovaram novos requisitos que permitem a entrada de produtos agropecuários brasileiros nesses mercados. As medidas envolvem a exportação de cálculos biliares bovinos para o mercado chinês, suínos vivos destinados ao abate para o Paraguai e carnes bovina, ovina, caprina e suína para Palau.
Com a China, o Brasil assinou um protocolo sanitário que estabelece as condições para exportação de cálculos biliares bovinos. O produto, utilizado principalmente pela indústria de Medicina Tradicional Chinesa, passa a ter regras definidas para inspeção, certificação e controle das remessas entre os dois países.
O acordo amplia o comércio de um subproduto da cadeia pecuária brasileira e cria uma nova possibilidade de aproveitamento econômico de materiais provenientes da produção bovina. A China é um dos principais destinos das proteínas animais brasileiras e tem papel estratégico para a expansão das exportações do agronegócio nacional.
No Paraguai, as autoridades sanitárias aprovaram o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de suínos vivos brasileiros destinados ao abate. A medida estabelece o padrão documental necessário para os embarques e abre uma nova alternativa comercial para a cadeia suinícola nacional.
Já Palau aprovou os modelos de CSI para importação de carnes bovina, ovina, caprina e suína produzidas no Brasil. Com a aprovação dos certificados, empresas brasileiras poderão iniciar os procedimentos de habilitação e atender aos requisitos sanitários exigidos pelo país insular.
As aberturas fazem parte da estratégia brasileira de ampliar o acesso a mercados internacionais por meio de acordos sanitários. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), uma abertura de mercado ocorre quando o país importador reconhece que as garantias sanitárias oferecidas pelo Brasil atendem aos seus requisitos para determinado produto.
Impacto para o agro
A ampliação de destinos comerciais reduz a dependência de poucos compradores e aumenta as possibilidades de comercialização para diferentes cadeias produtivas. No caso das carnes, a abertura de novos mercados ocorre em um momento de busca por maior diversificação das exportações brasileiras de proteína animal.
Além dos produtos tradicionais, como carne bovina e suína, o avanço de negociações envolvendo subprodutos de origem animal mostra a tentativa da indústria de ampliar o aproveitamento econômico da produção pecuária brasileira.
Notícias
Brasil e China discutem avanço de acordo comercial e cooperação em tecnologia
Negociações para um acordo Mercosul-China entram na agenda bilateral, que também inclui parcerias em inteligência artificial, satélites, minerais críticos e fertilizantes.

Notícias
Inscrições para prêmio de inovação em fertilizantes terminam nesta segunda-feira
Associação Nacional para Difusão de Adubos vai reconhecer pesquisas acadêmicas sobre fertilizantes, manejo do solo e tecnologias para o agronegócio, vencedor será anunciado em agosto, durante o Congresso Nacional de Fertilizantes.

Estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de agronomia e cursos correlatos têm até esta segunda-feira (27) para se inscrever na 5ª edição do Prêmio Carlos Florence, promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA). A iniciativa busca estimular a produção de pesquisas e trabalhos acadêmicos voltados à inovação e ao desenvolvimento do setor de fertilizantes.

Foto: Hedeson Alves/Tecpar
Podem concorrer artigos científicos, ensaios, monografias, dissertações e teses desenvolvidos em instituições de ensino superior brasileiras. Os trabalhos devem abordar temas relacionados ao tratamento e uso do solo, inovação e desenvolvimento de produtos, além de gestão e tecnologias de aplicação de fertilizantes.
Nesta edição, o regulamento também contempla pesquisas alinhadas ao movimento internacional Nutrientes para a Vida (Nutrientes for Life), que destaca a importância biológica, ambiental e econômica dos fertilizantes para a produção de alimentos e para a sustentabilidade da agricultura.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora com base em quatro critérios. Inovação e viabilidade de aplicação terão peso 40 cada, enquanto objetividade e clareza receberão peso 20 cada na composição da nota final.
O vencedor será conhecido durante o 13º Congresso Nacional de Fertilizantes, marcado para 25 de agosto.

Foto: Hedeson Alves/Tecpar
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da ANDA, onde também estão disponíveis o edital e as orientações para envio dos trabalhos.
Criado para homenagear Carlos Florence, um dos principais especialistas brasileiros no setor de fertilizantes, o prêmio leva o nome do ex-diretor-executivo da Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil (AMA), falecido em 2021. Florence acompanhou as principais transformações da indústria de fertilizantes no país e também se destacou como cronista e escritor.





