Notícias Siavs 2024
Maior salão da proteína animal do Brasil começa nesta terça-feira
Evento tem entrada gratuita e vai reunir mais de 100 marcas brasileiras de empresas e cooperativas produtoras e exportadoras de aves, suínos, bovinos, ovos e peixes, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Começa nesta terça-feira (06) o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), o maior evento da indústria frigorífica do Brasil, no novíssimo Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o evento tem entrada gratuita e reunirá mais de 100 marcas brasileiras de empresas e cooperativas produtoras e exportadoras de aves, suínos, bovinos, ovos e peixes, em meio aos mais de 30 mil metros quadrados dedicados exclusivamente ao Siavs.
Único do tipo no Brasil, o Siavs reunirá empresas produtoras e exportadoras e fornecedores das indústrias – unindo toda a cadeia produtiva em um único espaço, de ponta a ponta.
Para os negócios com os frigoríficos, são esperados milhares de compradores e potenciais clientes do Brasil e do Exterior. Apoiado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Siavs contará com a presença de empresas do varejo e atacado de todo o Brasil. Também são esperados delegações e importadores independentes de dezenas de mercados importadores – na última edição, foram mais de 50 países.
O espaço será dividido com centenas de empresas que produzem tecnologia para as indústrias frigoríficas do setor. Equipamentos para granjas e frigoríficos, empresas de genética, farmacêuticas, químicas, produtoras de insumos e de tecnologias, entre vários outros, estarão no Siavs.
Na visita ao espaço são esperados mais de 25 mil visitantes. Deste total, cerca de 2,5 mil são produtores rurais.
Além de negócios, o Siavs contará com uma ampla programação para promover uma verdadeira imersão setorial. É o caso do Siavs Experience, um espaço interativo com realidade virtual e exposição de etapas da produção de proteínas.
O Siavs também contará com um espaço dedicado à promoção da inovação do setor. É o Siavs Talks, com apresentações de 21 startups sobre tecnologias voltadas para a produtividade, sustentabilidade e agregação de tecnologia à produção.
Em outro espaço do evento, mais de 80 palestrantes do Brasil e do Exterior abordarão desafios competitivos e sanitários, qualidade de produção, avanços tecnológicos em diversas áreas e outros temas, em meio à programação de palestras do Siavs. Grande parte da programação é gratuita e aberta ao público do setor.
A abertura oficial do Siavs 2024 está prevista para às 09h30, com apresentação do economista Eduardo Gianetti. A solenidade de abertura ocorrerá às 10h30, com a presença já confirmada de governadores, ministros e parlamentares, além de lideranças do Agro, empresas do setor, empresários, produtores e profissionais que atuam no setor.
Notícias
IFC Brasil 2024 sedia 4º Encontro Mulheres das Águas com tema Cooperativismo e Negócios
Encontro reúne lideranças femininas da cadeia do pescado de todo o país durante o IFC Brasil, de 24 a 25 de setembro, em Foz do Iguaçu, PR
O IFC Brasil 2024 (VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil) sedia o 4º Encontro Mulheres das Águas com o tema Cooperativismo e Negócios. O objetivo é reunir mulheres que atuam na cadeia produtiva do pescado para debater os desafios e oportunidades do segmento e o papel da liderança feminina no desenvolvimento do setor, além de promover a maior união entre as mulheres do segmento. O encontro é destinado a mulheres piscicultoras, produtoras rurais e profissionais de todos os elos da cadeia produtiva, como engenheiras de pesca, agrônomas, médicas veterinárias e zootecnistas, entre outros segmentos, para compartilhar conhecimentos e experiências, destacou a CEO do IFC Brasil, Eliana Panty.
De acordo com ela, a iniciativa surgiu como uma forma de ampliar a visibilidade e a voz ativa das mulheres que atuam na cadeia do pescado. “Desde a primeira edição do IFC Brasil, em 2019, houve uma preocupação com a baixa participação de mulheres em eventos do agronegócio. Consideramos que a piscicultura e a pesca são segmentos com uma equidade grande de postos de trabalho. Os números são praticamente os mesmos de homens e mulheres trabalhando. Então, criamos um projeto de mobilização para ampliar a participação de mulheres no evento. Começamos com uma política de descontos para mulheres e depois criamos o Encontro Mulheres das Águas, que vem crescendo e ganhando espaço em cada edição”, afirmou.
O presidente do evento, Altemir Gregolin, salienta a participação cada vez mais importante na aquicultura e na cadeia do pescado no Brasil. “Nós, do IFC, queremos contribuir com o fortalecimento da organização e a participação das mulheres na cadeia produtiva para que elas tenham cada vez mais protagonismo e reconhecimento na atividade. Este é o propósito do Encontro Mulheres das Águas”.
O Encontro Mulheres das Águas
Após o sucesso nas edições anteriores, o Encontro Mulheres das Águas chega em sua quarta edição em Foz do Iguaçu para debater Cooperativismo e Negócios. O encontro já teve uma edição focada em exportação com a participação da Apex Brasil no ano passado. Na primeira edição do IFC Amazônia, realizada em Belém, no Pará, o evento discutiu União e Organização das Mulheres, lembra Panty.
“Foi uma edição muito forte e importante. Tivemos a presença das Mães do Mangue, uma organização que reúne mais de 800 mulheres catadoras de caranguejos, catadoras de mariscos e mulheres ribeirinhas. Foi um encontro que mobilizou mulheres para dar voz a todas elas que atuam no setor de pescado. Na Expomar, tivemos um encontro de Mulheres Empreendedoras que atuam no setor de camarão, mulheres armadoras de pesca, piscicultoras e mulheres que atuam no mercado de exportação de pescados. A cada encontro reunimos um grupo de mulheres para trocar e compartilhar experiências e traçar caminhos”, disse a CEO.
Uma das idealizadoras do projeto, a diretora de Marketing e Criação do IFC Brasil, Samara Braghini, reforça o crescimento deste projeto nos últimos anos. “A realização e expansão desta iniciativa é um passo importante para o Encontro Mulheres das Águas. Vimos o impacto positivo que criamos nas três primeiras edições e queremos levar essa energia para mais mulheres de todo o país, ampliando assim as nossas conexões e criando novas oportunidades para todas as mulheres deste setor”, pontuou. O 4º Encontro Mulheres das Águas vai ser realizado no dia 25 de setembro, a partir das 14h, no Espaço Arena das Águas, na feira de negócios, a Fish Expo Brasil.
Sobre o IFC Brasil
O IFC Brasil vai reunir todos os elos da cadeia produtiva para discutir os desafios e as oportunidades da cadeia do pescado e gerar negócios. Desta forma, o encontro reúne empresários, aquicultores, agentes dos mercados do varejo e food service, prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião. Em sua sexta edição, o evento é reconhecido por oferecer o melhor ambiente de negócios, debates e networking do setor.
Patrocínios e Apoios
O IFC Brasil é correalizado pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar.
Patrocinam o IFC Brasil: CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Governo Federal, Sanepar, Copel Energia, Governo do Paraná, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Apoiam o IFC Brasil a APEX Brasil, ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura) e Unila (Universidade)
Notícias
CBNA anuncia programação de eventos para 2025 no Distrito Anhembi, São Paulo
Especialistas de renome e autoridades em nutrição animal se reunirão para debater inovações e compartilhar conhecimentos durante os eventos de 2025.
O Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) tem o prazer de anunciar a realização de seus principais eventos de 2025, que ocorrerão no prestigiado Distrito Anhembi, em São Paulo, de 13 a 15 de maio, em paralelo à Fenagra – a principal Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento na América Latina.
A programação inclui uma série de encontros de alto nível: o VIII Workshop de Nutrologia e o V Workshop CBNA sobre Nutrição em Aquacultura, que serão realizados no dia 13 de maio, seguido pelo XXIV Congresso CBNA PET, nos dias 14 e 15 de maio. Simultaneamente, a 35ª Reunião Anual do CBNA trará especialistas das áreas de Aves, Suínos e Bovinos para uma discussão aprofundada sobre os avanços e desafios na nutrição desses animais.
Godofredo Miltenburg, presidente do CBNA, enfatizou a importância estratégica dos eventos de 2025: “Esses eventos são fundamentais para reunir especialistas e profissionais de diversas áreas da nutrição animal, facilitando o intercâmbio de conhecimentos e a criação de soluções inovadoras que impulsionem o setor. O CBNA continua comprometido em ser um polo de excelência e inovação na indústria de nutrição animal.”
Ele também destacou que, em breve, a direção do CBNA divulgará os temas específicos de cada evento: “Estamos na fase final de definição dos temas, e a expectativa é grande para o anúncio oficial, que será feito no dia 30 deste mês,” adiantou Godofredo.
Notícias
Nucleovet e CRMV-SC unem forças para promover educação continuada no oeste de Santa Catarina
Com o objetivo de fortalecer a educação continuada no oeste catarinense, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC) iniciaram as tratativas para firmar um convênio que viabilizará eventos conjuntos na região. O primeiro encontro ocorreu na terça-feira (10), na sede do Conselho, em Florianópolis.
Para o presidente do Nucleovet, Tiago José Mores, essa cooperação entre instituições será essencial para desenvolver e otimizar ações que contribuam para a formação de profissionais mais bem preparados e conscientes do potencial de suas áreas. “Temos como objetivo orientar os futuros profissionais sobre mercado de trabalho, preparar os estudantes sobre aspectos do ponto de vista legal e também sobre as oportunidades que existem no mercado da medicina veterinária e da zootecnia”, reiterou.
O presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, agradeceu a parceria com o Nucleovet e destacou a visibilidade internacional que os eventos da instituição trazem para o estado. “Vamos unir forças para oferecer eventos de qualidade tanto para estudantes quanto para profissionais. Estamos muito entusiasmados com este primeiro diálogo”, afirmou Tonet.
A vice-presidente do CRMV-SC, Eliana Renuncio e o tesoureiro Silas Cuneo Amaral também integraram a reunião.