Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Maior evento de suinocultura das Américas vai encerrar o ano em que os brasileiros mais consomem proteínas de origem animal. E a carne suína lidera o avanço

A carne suína, apesar de ocupar o terceiro lugar em volume entre as três, é a que mais cresce. O consumo vai atingir 21 quilos por pessoa, um aumento de 4% em relação ao ano passado

Publicado em

em

(Foto: Divulgação)

O Brasil é o maior exportador de carnes do mundo. O primeiro em proteína bovina e de frango. E vai tornar-se o terceiro maior na carne suína, ainda neste ano. Em 2024, vamos bater um recorde histórico no consumo, alcançando 103 quilos por habitante. A carne suína, apesar de ocupar o terceiro lugar em volume entre as três, é a que mais cresce. O consumo vai atingir 21 quilos por pessoa, um aumento de 4% em relação ao ano passado. Popularidade conseguida graças ao avanço ininterrupto das granjas quando o assunto é preço competitivo, versatilidade na cozinha, marketing inteligente e sabor delicioso.

E a marca vai ser destacada como nunca durante o ‘XII Congresso Internacional de Suinocultura e II Congresso Nacional das Mulheres da Suinocultura’, que vai ser realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Um encontro que oferta um painel completo de atrações, oportunidade consagrada pela suinocultura brasileira e do continente há mais de vinte anos, com informação, negócios, gastronomia e ciência dos alimentos. União da cadeia de um extremo a outro, da granja à mesa de refeições de brasileiros e consumidores do planeta inteiro. Por intermédio de atividades envolventes, instigantes e ricas em dados e confraternização.

A nova edição do ‘Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura’, inteiramente voltado para o universo feminino do setor, e que debutou com brilho em 2023.

A hora de trocar informações e abraços com os colegas de trabalho no tradicionalíssimo ‘Prêmio Pork da Suinocultura’, que sempre reconhece os melhores do ano em cada uma das categorias.

E tem mais. Apresentação dos ‘Trabalhos Científicos’ referentes ao 12º Congresso Latino Americano de Suinocultura, que mostram todos os caminhos futuros da produção da proteína mais consumida na Terra.

A ‘PorkExpo – Feira de Negócios’, integralmente focada na Suinocultura.

E fechando com brilhantismo no encontro mais admirado da Suinocultura do continente: a inédita ‘OctoberPork’, que vai cravar um espaço especial para a nossa proteína no calendário regional e nacional que envolve toda a mística turística e empresarial dos três estados que simbolizam a tradição de produção e vendas externas da carne suína brasileira: a Região Sul do Brasil. Ponto geográfico privilegiado em termos de carnes e grãos da Argentina, do Paraguai e Brasil.

Preços Competitivos: A carne suína oferece uma alternativa acessível à carne bovina. Com preços mais atrativos, os consumidores estão optando por ela. Marketing Inteligente: Uma série de ações de marketing ao longo da cadeia de produção tem destacado os benefícios da carne suína, tornando-a mais atraente para os compradores. Versatilidade na Cozinha: A carne suína é versátil e pode ser preparada de várias maneiras: desde churrascos até pratos mais elaborados. Sabor Delicioso: Com cortes suculentos e saborosos, a carne suína conquista paladares exigentes. Portanto, se você ainda não experimentou, talvez seja hora de incluir um pouco de carne suína no seu cardápio!

E a mais nova opção para quem quiser se aprofundar em extensão rural, vem aí a primeira e única plataforma de formação, conexão e valorização de extensionistas rurais e equipes de fomento da indústria de aves e suínos a “Academia do Fomento” pré-evento exclusivo e fechado, que vai ser realizado no dia 22 de outubro, antecedendo a PorkExpo.

Empresas Feed Expander

Tecnologia aliada ao processo de peletização maximiza resultados na produção avícola

O processo altera o comportamento das aves mas garante melhor qualidade nutricional e microbiológica.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Andritz

A peletização das rações para as aves, assegura uma melhora na conversão alimentar, por meio de uma alteração da forma física de farelo para pellets. Esse processo permite uma alteração no comportamento alimentar das aves, garantindo melhor qualidade nutricional e microbiológica, a redução no desperdício e otimização nos custos com logística e armazenagem.

Aperfeiçoando esse processo, a Andritz Feed & Biofuel atua com a solução Feed Expander associada a peletização. O Feed Expander é um equipamento adicional à linha de peletização que aplica energia mecânica, umidade e temperatura combinadas para quebrar as cadeias de amido (gelatinização) e plastificar a massa inerte. Por consequência, aumentar a disponibilidade de energia e maximizar a digestibilidade dos ingredientes.

Resultados potencializados com Feed Expander

A tecnologia de expansão complementa os ganhos ao promover a melhora da qualidade dos pellets além de incrementar a capacidade da peletização em até 30%. Na maioria dos casos observados, o retorno do investimento no Feed Expander pode ser inferior a 18 meses.

A associação expansão com a peletização proporciona melhoria da performance zootécnica por meio de uma nutrição de alta performance com redução de custos em todo o processo” explica Fernando Jaboinski.

Fonte: Assessoria Andritz Feed & Biofuel
Continue Lendo

Empresas Ferramentas nutricionais

Conexões e lançamento marcaram a participação da Polinutri na Pecnordeste 2024

Polinutri comemora o resultado da participação na edição deste ano do evento que transformou a região nordeste no palco importante da indústria do agronegócio

Publicado em

em

Time Polinutri na PECNORDESTE / Divulgação

A Polinutri comemora sua participação no Seminário Nordestino do Agro – PECNORDESTE, encontro que aconteceu de 6 a 8 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e que foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE e Sindicatos Rurais. “Há muitos anos a Polinutri mantém um papel de destaque em toda região nordeste como indústria fornecedora de soluções nutricionais multiespécies. Isso por contar da nossa planta fabril em Eusébio (CE), condição que garantiu o reconhecimento do mercado regional pela nossa proximidade e conectada aos desafios e perfil produtivo dos nossos clientes”, enfatizou Marcelo Torretta, Diretor Comercial Multiespécies da Polinutri.

Com um estande na feira realizada paralelamente ao seminário, as equipes comerciais das unidades de negócios Avicultura, Suinocultura, Bovinocultura e Aquacultura, além do time técnico, puderam apresentar diversas ferramentas nutricionais para os visitantes que passaram pelo estande da Polinutri. “Muitos nos procuraram por reconhecer os benefícios gerados por nossas tecnologias. Fato que garantiu uma intensa movimentação durante todos os dias no nosso estande na Pecnordeste 2024, permitindo ainda mais conexões, reencontros e prospecção de novos negócios”, afirmou Marcelo Torretta.

Somado as antigas e novas conexões, outro grande destaque da companhia foi o lançamento de mais uma tecnologia sob a assinatura do departamento técnico da Polinutri, o Provitam Bio Aves, um suplemento vitamínico completo que melhora a estabilidade da microbiota intestinal com aminoácidos, eletrólitos, osmoprotetores e probióticos.

“Tivemos a oportunidade de apresentar esta nova solução que foi desenvolvida com objetivo de promover a saúde intestinal e reforçar a suplementação de vitaminas essenciais nas aves”, completou Cristiano Kraemer, líder da Unidade de Negócios Avicultura da Polinutri.

Segundo Andre Viana, Diretor Técnico da empresa, a nova tecnologia apresentada para os seminaristas da Pecnordeste 2024 chegou ao mercado com o objetivo de auxiliar na saúde intestinal, atuando de forma eficaz para a estabilidade da flora intestinal das aves.

“A tecnologia presente na solução nutricional conta com quatro cepas de micro-organismos em elevada concentração, que restauram e regulam a microbiota intestinal, colonizando o ambiente para uma microbiota mais saudável. Já as vitaminas presentes no Provitam (C e do complexo B) auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e são cofatores de diversas reações do metabolismo das aves, além dos probióticos. Fato que despertou grande interesse pelos avicultores presentes no evento”, concluiu.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas World Poultry Show

Com foco em novas tecnologias, evento especializado em avicultura retorna à EuroTier 2024

World Poultry Show é realizado a cada quatro anos e reúne as principais inovações na produção de aves e ovos do mundo; Inteligência Artificial, biossegurança, bem-estar animal e redução de CO2 estão entre os principais temas abordados

Publicado em

em

Arquivo / OP Rural

A automação das granjas, o uso da Inteligência Artificial (IA) no manejo dos animais e a produção sustentável de aves e ovos estão entre os principais temas abordados no World Poultry Show, evento paralelo que faz parte da EuroTier 2024, que será realizada entre 12 e 15 de novembro no Centro de Feiras de Hanover, na Alemanha. A EuroTier é promovida a cada dois anos pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) e conta com mais de 2 mil expositores de 60 países, sendo a feira líder mundial na produção de proteína animal.

A World Poultry Show tem mais de 300 expositores especializados na indústria avícola e deve reunir as principais empresas do setor. A feira é reconhecida mundialmente pelas novas tecnologias e pesquisas desenvolvidas com o intuito de otimizar a produção e comercialização de aves e ovos.

Entre os temas abordados nesta edição estão a biossegurança, a saúde e o bem-estar animal, a redução da pegada de carbono da cadeia produtiva e o uso de novas tecnologias no manejo dos animais. “A procura por carne de aves e ovos está aumentando em todo o mundo e o bem-estar animal, a necessidade de reduzir a utilização de antibióticos, bem como as emissões dos aviários são temas que estão no centro dos debates do World Poultry Show”, destaca Sven Häuser, coordenador do programa técnico da EuroTier 2024.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no ano passado o Brasil produziu cerca de 14,8 milhões de toneladas de frango, sendo o segundo maior produtor de aves do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que produziu aproximadamente 21 milhões de toneladas. Do total produzido no Brasil, 34,65% são destinados ao mercado externo, o que torna o país o maior exportador de carne de frango do mundo. “O Brasil, sendo um dos maiores mercados globais de frangos e ovos, tem uma importante participação no desenvolvimento de novas tecnologias e, por isso, há uma grande expectativa para a participação de brasileiros nesta edição, tanto como visitantes quanto como expositores”, explica Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante oficial da DLG para o Brasil.

Fernando Braga, Gerente de Marketing Global da ICC

Entre os expositores brasileiros já confirmados para esta edição está a ICC Brazil, especializada em soluções naturais inovadoras para nutrição e saúde animal e que participa da EuroTier desde 2010. “A EuroTier é uma das feiras mais importantes para o setor de produção animal do mundo. Estamos muito satisfeitos em participar de mais uma edição. Somos a maior produtora e comercializadora brasileira de soluções naturais e sustentáveis para nutrição e saúde animal à base de levedura de etanol brasileira. Nosso pioneirismo e perseverança ao longo dos últimos 32 anos em agregar valor à nutrição e saúde animal, através da singularidade da levedura de etanol brasileira, têm um papel importante para uma produção animal mais segura, sustentável e eficiente, para suportar a produção de alimentos saudáveis, acessíveis e disponíveis, de forma científica e disruptiva, para uma população mundial crescente, em constante combate à fome”, ressalta Fernando Braga, Gerente de Marketing Global da ICC.

Inteligência Artificial na Avicultura

Com uma extensa programação, o World Poultry Show conta com conferências, mesas redondas e exposições que trazem as principais inovações e tendências em avicultura e criação, saúde animal, alimentação e comercialização de aves e ovos em todo o mundo.

Uma das atrações é o DLG Spotlight. Com o tema “IA na Avicultura”, esta área de informação destacará os avanços tecnológicos no campo da automação e digitalização da indústria avícola, trazendo aos participantes casos de sucesso que aliam as novas tecnologias ao manejo dos animais. Entre as soluções desenvolvidas por startups e que são baseadas em Inteligência Artificial estão, por exemplo, a determinação do sexo do animal ainda dentro do ovo e as plataformas digitais utilizadas para o bem-estar e o monitoramento da saúde e das condições ambientais das granjas. “Toda a indústria é altamente inovadora e a digitalização desempenha um papel central, apoiando os agricultores no seu trabalho diário, tanto no alojamento dos animais como no escritório”, explica Sven Häuser.

Feira Líder em Produção Animal

Além da programação voltada à indústria avícola, a EuroTier é a feira líder mundial na produção animal, apresentando a cada edição as principais novidades nas áreas de genética, recursos alimentares e operacionais, sistemas de criação e alimentação. Com expectativa de público de mais de 120 mil visitantes, vindos de 150 países, a feira concentra as inovações nos setores de avicultura, pecuária, suinocultura, aquicultura, proteínas alternativas, tecnologia climática e ambiental, digitalização, tecnologia de ordenha e resfriamento, manejo e remoção de esterco, transporte, processamento, vendas e marketing, bem como serviços para a produção agrícola.

“O portfólio da EuroTier abrange produtos e serviços para toda a cadeia de valor dos alimentos de origem animal e, por isso, cada vez mais tem atraído a atenção dos brasileiros. Na última edição, em 2022, foram cerca de 500 visitantes brasileiros e a expectativa é que ultrapasse este número nesta edição”, lembra Brena Bäumle. Outro destaque da EuroTier é o elevado número de pavilhões nacionais, o que reforça a importância global do evento. As maiores participações vêm do Canadá, China, Finlândia, França, Irlanda do Norte, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Serviço: EuroTier 2024

Data: 12 a 15 de novembro de 2024

Local: Pavilhão de Exposições de Hanover, Messegelände (Alemanha)

Informações e inscrições: https://www.eurotier.com

Informações para expositores brasileiros: atendimento@baumle.com.br

EuroTier em números:

– 120 mil visitantes de 150 países

– Mais de 2 mil expositores de 60 países

– 300 conferências e eventos comerciais dentro da programação

– 220 mil m2 de área de exposição, divididos em 13 pavilhões cobertos.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
AJINOMOTO SUÍNOS – 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.