Notícias Conhecimento
Lives da Embrapa abordam Pasto sobre Pasto e melhoramento genético bovino
As lives ocorrem nos dias 19 e 26 de maio, respectivamente, às 19h

Dois temas importantes para os pecuaristas brasileiros estarão em pauta através de duas lives realizadas na página da Embrapa no YouTube: “Pasto sobre Pasto – estratégias de manejo para uso de mesclas forrageiras visando melhor distribuição de forragem” e “Uso da genômica no melhoramento de gado de corte”. As lives ocorrem na terça-feira (19) e no dia 26 de maio, respectivamente, às 19h.
A primeira live será feita pelos pesquisadores Danilo Sant’Anna e Márcia Silveira, ambos da Embrapa Pecuária Sul, que apresentarão o tema Pasto sobre Pasto. O conceito une uma série de práticas de manejo que possibilitam o uso de mais de uma espécie forrageira na mesma área e ao mesmo tempo. Tem como objetivo, além de ofertar alimentação balanceada para os rebanhos, manter maior estabilidade da produção de pasto ao longo do ano, minimizando inclusive os períodos de vazios forrageiros. Durante a apresentação, os cientistas abordam temas como planejamento forrageiro para o Sul do Brasil; espécies forrageiras; estratégias de manejo; pilares do Pasto sobre Pasto, benefícios e particularidades; e aplicabilidade do conceito em outras regiões do Brasil.
“Em todo o território nacional, os sistemas de produção animal a pasto estão sob a lógica de buscar intensificar a produção, sendo que esta intensificação precisa ser sustentável e tem de levar em consideração os custos de produção. O contexto é favorável à discussão de possibilidades de uso de espécies forrageiras (gramíneas e leguminosas) associadas a estratégias de manejo de forma a propor sistemas de produção mais diversificados e equilibrados no que se refere à produção de alimento para o gado”, destacou Márcia.
A segunda live será realizada pelos pesquisadores Fernando Cardoso, da Embrapa Pecuária Sul, e Roberto Torres, da Embrapa Gado de Corte. Os temas abordados serão: o estado da arte mundial quanto ao uso das tecnologias genômicas no melhoramento de gado de corte; os principais resultados/ativos gerados pela Embrapa e parceiros no tema; como está a realidade da adoção da tecnologia no Programas de Melhoramento no Brasil – exemplos de programas parceiros da Embrapa; como os produtores podem ter acesso à tecnologia; e quais serão os benefícios e impactos dessa tecnologia na pecuária nacional.
“Vamos levar informações de como os selecionadores podem aproveitar essa janela de oportunidade em que está se introduzindo a informação genômica nos programas de melhoramento – e isso vai resultar em ganhos genéticos maiores e a possibilidade de selecionar para novas características de alto valor econômico – para sair na frente e gerar diferenciais competitivos para os rebanhos nacionais”, destacou Cardoso.

Notícias
Projeto Patrulheiros da Sustentabilidade começa formação prática em Toledo
Capacitação organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná treina equipes municipais para readequação de estradas rurais, conservação de solo e recuperação de nascentes.

O Projeto Patrulheiros da Sustentabilidade inicia nesta quinta-feira (16), às 14 horas, em Toledo, a etapa prática de formação de técnicos municipais que atuam no meio rural. O curso será realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico e marca o início das atividades após o lançamento institucional ocorrido em dezembro, em Curitiba (PR).

Foto: Divulgação/IDR-Paraná
A formação é direcionada principalmente a profissionais das prefeituras envolvidos na operação de máquinas da chamada “linha amarela” e na readequação de estradas rurais. A proposta combina orientação técnica para manejo de solo e drenagem com ações de recuperação de nascentes e educação ambiental.
A coordenação geral do projeto está a cargo de Altair Bertonha. A organização do curso foi estruturada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que indicaram articuladores locais.
De acordo com o engenheiro agrônomo Samuel Mokfa, o objetivo é alinhar práticas de conservação ambiental às rotinas operacionais das prefeituras. “A proposta é qualificar tecnicamente as equipes municipais para que as intervenções em estradas rurais considerem critérios de conservação do solo, da água e da paisagem”, afirma.
O evento também marca o lançamento de dois materiais didáticos que serão utilizados no curso: um Manual de Boas Práticas e uma

Foto: Divulgação/IDR-Paraná
história em quadrinhos voltada à educação ambiental. A intenção, conforme a organização, é alcançar tanto técnicos quanto estudantes da rede escolar. “Os materiais foram pensados para traduzir conceitos técnicos em linguagem acessível e apoiar as ações nas comunidades”, menciona Mokfa.
A equipe de instrutores reúne engenheiros agrônomos, agrícolas, ambientais e de produção, além de biólogos, geógrafos e economistas. A abordagem é interdisciplinar e inclui aspectos produtivos, ambientais, sociais e de planejamento público.
O projeto prevê ainda a produção de trabalhos acadêmicos e a criação de uma plataforma digital para registro de demandas dos municípios, com foco na organização das informações sobre intervenções em estradas e pontos críticos de erosão e drenagem.
A cerimônia contará com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), além de lideranças municipais e instituições de ensino superior.
Além da programação presencial, o evento também será transmitido de forma remota pelo link https://meet.google.com/iam-oxvj-bmu, ampliando o acesso e permitindo a participação de interessados de diferentes regiões.
Notícias
Mapa e CVM firmam acordo para ampliar financiamento do agro via mercado de capitais
Parceria prevê compartilhamento técnico e ações para facilitar acesso de produtores a instrumentos financeiros fora do crédito tradicional.

O Ministério da Agricultura e Pecuária e a Comissão de Valores Mobiliários formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica com foco na ampliação do financiamento ao setor agropecuário por meio do mercado de capitais.
A iniciativa ocorre em um contexto em que uma parcela relevante dos recursos destinados ao agro já tem origem em operações com títulos e valores mobiliários, como instrumentos de securitização e crédito privado. A parceria busca aprofundar esse movimento, ampliando o uso dessas ferramentas no financiamento da produção.
O convênio prevê o compartilhamento de conhecimento técnico entre as instituições, além do desenvolvimento de diagnósticos, estudos e análises voltadas ao aprimoramento do ambiente de financiamento do setor. Também estão previstas ações para promover o acesso de produtores e empresas agropecuárias ao mercado de capitais.
A coordenação ficará sob responsabilidade da Secretaria de Política Agrícola do ministério, com apoio do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário, e da área de securitização e agronegócio da CVM.
O acordo tem vigência inicial de dois anos, contados a partir da publicação no Diário Oficial da União, com possibilidade de prorrogação. A expectativa é que a cooperação contribua para diversificar as fontes de recursos do agro e reduzir a dependência exclusiva das linhas tradicionais de crédito rural.
Notícias
Milho se mantém em R$ 69/sc com mercado travado por compradores retraídos
Cotações recuam pontualmente diante de estoques nas mãos da demanda e expectativa de novas quedas.





