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Notícias Em Marechal Cândido Rondon (PR)

Lar formaliza aquisição da indústria esmagadora de soja da Copagril

Formalização do acordo ainda depende da entrega da documentação necessária e do encaminhamento da transação aos órgãos reguladores competentes para aprovação.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

No fim da tarde desta segunda-feira (23), as cooperativa Lar e Copagril emitiram uma nota conjunta anunciando a formalização de uma transação estratégica para aquisição da Indústria Esmagadora de Soja, localizada em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná.

Segundo o comunicado, a decisão de venda por parte da Copagril está alinhada ao seu redirecionamento estratégico de negócios, enquanto a Lar Cooperativa aproveita a oportunidade para expandir sua atuação no setor de esmagamento de soja. “Essa aquisição reforça o compromisso da Lar em ampliar sua cadeia produtiva, beneficiando diretamente seus cooperados”, destacam na nota.

A formalização do acordo ainda depende da entrega da documentação necessária e do encaminhamento da transação aos órgãos reguladores competentes para aprovação.

A compra representa um passo importante para a Lar, que vê no setor de processamento de soja um eixo crucial para seu crescimento. Já a Copagril foca em direcionar suas operações para áreas de maior sinergia com seus novos objetivos de mercado.

Confira a nota na íntegra:

Fonte: O Presente Rural

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Feedlot Summit 2024 traça os caminhos para sucesso do confinador e atualização de tecnologias

Com palestras de diversos especialistas de mercado, o evento proporcionou uma visão de longo prazo sobre a virada do ciclo pecuário.

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Fotos: Divulgação

A diversidade de temas voltados a oferecer respostas e ferramentas práticas para pecuaristas e confinadores marcou o Feedlot Summit 2024, realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em Goiânia (GO), com organização da Coan Consultoria.

Com palestras de diversos especialistas de mercado, o evento proporcionou uma visão de longo prazo sobre a virada do ciclo pecuário, destacando os momentos oportunos esperados para 2025 e 2026, quando é prevista a consolidação dos preços.

“No entanto, para garantir esse sucesso, o pecuarista precisa estar atualizado com os cenários que apresentamos, compreendendo como aplicar as tecnologias e adotando métricas que possibilitem colher resultados positivos no futuro”, analisa Coan.

Com mais de 1.700 inscritos, o Feedlot Summit Brasil 2024 também trouxe amplo conhecimento técnico, começando pela atenção à pastagem e à eficiência na colheita pelos animais. Foram apresentadas diversas pesquisas e recomendações sobre reforma ou recuperação de pastagens, tipos de sistemas e métodos que avaliam o comportamento animal durante o pastejo.               Outros temas de grande relevância foram abordados pelos Prof. Flávio Dutra de Resende da Apta de Colina-SP e Roberto Sainz da Universidade de Davis – Califórnia-EUA que discorreram sobre os impactos da suplementação na recria no confinamento e uso da ultrassonografia na desmama como ferramenta de eficiência produtiva.

O evento ainda apresentou experiências internacionais, como o modelo australiano de produção de carne de qualidade e a crescente tendência de confinamento nos Estados Unidos, impulsionada por sua viabilidade econômica.

As palestras sobre gestão de dados e pessoas encerraram o Feedlot Summit Brasil 2024, reforçando a importância do controle eficiente de informações e da valorização das pessoas para alcançar a máxima eficiência nos projetos. Como ferramenta prática, todos os participantes receberam uma planilha desenvolvida pela Coan Consultoria para o cálculo do custo de produção e viabilidade econômica do confinamento.

Ao refletir sobre os 17 anos de trajetória do evento, Coan destaca: “Estamos, dia após dia, elevando o nível da pecuária, discutindo tecnologias cada vez mais avançadas e ajustando os processos de implementação, controle e métricas, independentemente da atividade: cria, recria ou engorda”.

Com seu formato único, que integra palestras e a área comercial em um ambiente de intenso networking, o evento já tem nova edição confirmada para setembro de 2025, mantendo seu compromisso de atualizar os produtores de carne bovina com as mais recentes tecnologias.

Fonte: Assessoria
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Cooperitaipu projeta crescimento rumo aos 60 anos

Com uma trajetória de 55 anos de trabalhos em prol do desenvolvimento cooperativista e agropecuário de Santa Catarina, a Cooperitaipu acumula conquistas muito importantes na sua caminhada.

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Fotos: Divulgação/Cooperitaipu

Com uma trajetória de 55 anos de trabalhos em prol do desenvolvimento cooperativista e agropecuário de Santa Catarina, a Cooperitaipu acumula conquistas muito importantes na sua caminhada. Liderada pelo presidente Arno Pandolfo, que trabalha há mais de 50 anos na cooperativa, ela almeja crescimentos ainda mais significativos. Uma equipe do jornal O Presente Rural esteve em Santa Catarina e entrevistou o presidente para o programa Voz do Cooperativismo. Confira os principais trechos.

O Presente Rural – Conte um pouco sobre sua trajetória e seu envolvimento com o cooperativismo e com a Cooperitaipu?

Arno Pandolfo – A Cooperitaipu foi fundada em 26 de abril de 1969, como a Cooperativa Mista Pinhalense.  Naquela época, todos agrônomos da Iasc, que hoje é a Epagri, receberam um missão do presidente, para que cada agrônomo criasse uma cooperativa no seu município. Quando a Cooperativa Mista Modelense teve dificuldades, ela e a Pinhalense uniram-se e desta fusão surgiu a Cooperativa Regional Itaipu. O nome Itaipu é por causa da hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. Em 1987 incorporamos a Cooperativa Agropecuária Saudades e, mais recentemente adquirimos ativos da Cooper Erê. Então, são quatro cooperativas que formam a Cooper Itaipu, com 13 municípios na área de atuação.

Aqui foi o meu primeiro emprego com carteira assinada, com 17 anos. Comecei no serviços gerais, fui balanceiro, gerente de unidades, gerente de produção, gerente comercial, passei por todos os setores da cooperativa, fiz um ano e meio como mandato tampão do presidente que saiu e agora (há 14 anos) sou presidente. Eu tenho duas famílias, a minha família e a família da Cooperitaipu. A gente conhece tudo o que aconteceu dentro da cooperativa, mas cada dia é um dia diferente. Todas as manhãs precisamos renovar os ânimos para conseguir superar as demandas. Fazemos parte do grupo Aurora e da Fecoagro. Nossa cooperativa é sólida.

O Presente Rural – Hoje a sede é aqui é em Pinhalzinho e qual é a abrangência? Onde que a Cooperitaipu atua?

Arno Pandolfo – Estamos em 13 municípios de atuação, nós temos Saudades, Pinhalzinho, Modelo, Sul Brasil, Serra Alta, Saltinho, Campo Erê. Agora há pouco tempo fomos para Ampére, no Mato Grosso. Estamos em São Miguel do Oeste, Coronel Freitas e Nova Erechim. A gente precisa de muito milho e trigo para fazer ração e farinha. Claro que a gente também trabalha com soja, mas o principal objetivo é trigo e milho, por isso a gente foi pra lá.

Presidente da Cooperitaipu, Arno Pandolfo: “Se não tivesse o cooperativismo no Oeste de Santa Catarina não existiria 50% dos produtores”

O Presente Rural – O que é cooperativismo para o senhor?

Arno Pandolfo – Se não tivesse o cooperativismo no Oeste de Santa Catarina não existiria 50% dos produtores, eles estariam nas mãos dos concorrente e isso é muito complicado. Nós temos as agroindústrias, mas ela a qualquer momento muda de opinião ou produtor cresce ou ele sai. A cooperativa não. Para ela não importa o tamanho, ela sustenta o produtor. Nós estamos no guarda-chuva da Aurora, uma cooperativa central que foi criada pelas cooperativas singulares, que é a nossa indústria. É um pouco diferente do Paraná. No Paraná, quase todas as cooperativas singulares têm uma indústria, aqui em Santa Catarina não. A Aurora industrializa os suínos, as aves e o leite das cooperativas, nenhuma cooperativa tem indústria de suínos, leite ou aves. A Aurora é um guarda-chuva, é lógico que ela não paga mais ou menos, ela baliza o preço.

O Presente Rural – Quais são as prospecções para de crescimento da Cooperitaipu para os próximos anos?

Arno Pandolfo – Assim que eu assumi a cooperativa nós iniciamos um trabalho com planejamento estratégico. Contratamos uma equipe que promove a cada dois ou três anos este trabalho. Neste momento chamamos de Cooperitaipu rumo aos 60 anos pra ver onde vamos chegar. A Aurora tem um projeto que é chegar a 3 milhões de litros de leite por dia, 3 milhões de frangos por dia e 46 mil suínos por dia. Nós temos que andar parelho com eles, porque se você não aumentar o que eles esperam aumentar, nós automaticamente ficamos para trás. Estamos trabalhando em cima do projeto deles, mas com o nosso projeto de ampliação também.

Outro sonho que temos na cooperativa é criar uma indústria pet para cachorro e gato. Se você pensar um quilo de alimento para as pessoas está um terço do que está o de cachorro e gato. Se olharmos esse mercado apenas pelo dinheiro é uma boa fonte, não é? Só que não é negócio do produtor.

O Presente Rural – De que forma a tecnologia vem impactando a cooperativa hoje?

Arno Pandolfo – Ela está se desenvolvendo com passos largos e vem ajudando muito. Hoje não precisamos decidir as coisas nas escuras, pois a tecnologia nos auxilia muito com os dados, essa possibilidade não tínhamos anos atrás. Para os produtores mudou muito, pois hoje existem muitas ferramentas tecnológicas que auxiliam nos trabalhos do dia a dia da granja, bem como na gestão. Temos tecnologias que fazem análise do solo, tratores e ceifas autônomas, sou muito fã do presidente da John Deere que disse que hoje o produtor não consegue extrair 80% de uma máquina, então tu está pagando uma máquina de 100%, mas só usa 70%, 80%, porque ele não tem conhecimento de tanta tecnologia que a máquina tem. Então a tecnologia é muito importante e ela veio para somar para todas as pessoas e todas as empresas, basta saber usar.

O Presente Rural – Com relação ao bem-estar animal e ao ESG, como a cooperativa tem trabalhado com isso?

Arno Pandolfo – Nós primamos muito pelo bem-estar animal, a gente cuida muito para que todos tenham alimentação segura e água de qualidade. Com os animais de leite cuidamos muito com o sombreamento também. Os suínos já estamos começando com baias coletivas. Os frangos e suínos são mais bem tratados do que nós quando éramos criança. Muitas vezes têm missões de outros países, ou quando a gente participa de congresso, nós escutamos falar que o Brasil está destruindo a Amazônia e tal, mas isso não é verdade. Nós plantamos 9% do nosso território e podemos dobrar a nossa produção sem derrubar nenhuma árvore, aproveitando a pastagem que tem, confinando o boi e com isso podemos aumentar bastante a nossa produção. Têm outros países que derrubaram tudo, como os Estados Unidos. Propiciar o bem-estar animal traz ganhos financeiros porque ajuda a produzir mais, mas não que o produtor está sendo recompensado por isso.

O Presente Rural – Presidente, vocês realizam um importante evento que é o Itaipu Rural Show. Conte um pouco para a gente sobre a história.

Arno Pandolfo – Nosso evento começou pequeno, com um tradicional Dia de Campo. Ele foi evoluindo e hoje digo que é o maior evento agrícola de Santa Catarina e digo que do nosso foco, é o maior do Brasil. Iniciamos com o foco em sementes de milho e implementos para aves e suínos, mas fomos crescendo. Hoje contamos com uma área de 18 hectares e meio de área própria e mais 2 hectares de terreno alugado e com a participação de diversas empresas. Temos uma forte parceria com a Embrapa, e por isso nosso evento destaca-se por apresentar tecnologias inovadoras, oferecendo soluções e oportunidades de negócios para produtores familiares. Apesar dos desafios de espaço, o Itaipu Rural Show proporciona uma experiência rica em conteúdo para produtores e suas famílias. É um evento que surpreende, pois traz muitos conteúdos que ajudam muito o produtor. E não queremos parar por aqui, temos ideia de expandir ainda mais. Todos os anos é um desafio trazer e apresentar inovações para o setor. Para o setor agrícola ele é super importante, dizemos que é uma universidade a céu aberto.

Para ficar atualizado e por dentro de tudo que está acontecendo no setor de cooperativismo acesse a versão digital de Especial Cooperativismo, clique aqui. Boa leitura!

Fonte: O Presente Rural
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ABMRA comemora recorde de público na 16ª edição do Congresso de Marketing no ano em que comemora 45 anos

Durante evento, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro reuniu líderes e especialistas para discutir o futuro do marketing, com foco na construção de marcas fortes e da comunicação eficiente

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Foto : O Presente Rural

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) celebrou 45 anos em junho de 2024, reafirmando seu o seu propósito de fomentar o conhecimento e as boas práticas do marketing no Agro.

Está em seu DNA trabalhar para que todos os elos da cadeia produtiva se comuniquem de forma mais eficiente.

É a única associação que congrega todo o ecossistema da comunicação: anunciantes, agências e veículos de mídia.

Foi essa visão abrangente e o conhecimento que adquiriu em décadas de trabalho que a credencia a se posicionar como “O farol que orienta o caminho para as boas práticas do marketing e da comunicação do Agro.”

Ricardo Nicodemos, Presidente da ABMRA

O 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, que teve como tema “O Próximo Passo do Marketing No Agro: O Que Nos Espera No Futuro?”, realizado em 19 de setembro de 2024, em São Paulo, reuniu mais de 500 profissionais, que participaram de 9 horas de debates sobre os desafios e o futuro do marketing no setor. O evento, aberto por Roberto Rodrigues (ex-Ministro da Agricultura), Tirso Meirelles (Sistema FAESP/SENAR-SP) e Daniel Carrara (Sistema SENAR), estimulou diversas reflexões, dentre elas, como construir equipes de marketing de alta performance, a relação das marcas com a sustentabilidade e o uso do mix de comunicação.

Cristina Bertelli, Diretora responsável pelo Congresso ABMRA, comemorou o sucesso do evento, ressaltando o ambiente de troca de ideias e networking essencial para o futuro do marketing do Agro. A palestra internacional de Camila Escobar Corredor (CEO da Juan Valdez Café) foi um dos pontos altos, apresentando o case de sucesso da marca de cafés colombiana.

Os painéis abordaram temas como liderança, uso de dados, meio-ambiente, construção de marcas fortes e a comunicação 360º, oferecendo aos participantes uma visão abrangente sobre as tendências globais do marketing e da comunicação. Ricardo Nicodemos, Presidente da ABMRA, destacou o evento como um “verdadeiro MBA em um dia”, capacitando os profissionais do setor.

 

Destaques da 16ª edição do Congresso de Marketing do Agro:
●   Painel 1: Renato Seraphim (Ciarama Máquinas John Deere) e Santiago Franco (Cibra) destacaram a liderança na criação de equipes de alta performance.

●   Painel 2: Dirceu Ferreira Junior (PwC Brasil) e Felipe Viante (Associação Brasileira de mídia Out of Home) discutiram o impacto dos dados em estratégias de marketing no Agro.

●   Painel 3: Lilian Munhoz moderou o debate sobre como a sustentabilidade fortalece marcas globalmente junto com Marcello Brito da Amazônia Legal e Ricardo Esturaro.

●   Painel 4: Camila Escobar Corredor (Juan Valdez Café) e Silvio Soledade (APP) abordaram a criação de marcas fortes e duradouras.

●   Painel 5: Rodolfo Schneider (Grupo Bandeirantes) e Essio Floridi (Samsung Ads América Latina) exploraram novas abordagens da comunicação 360º.

Projetos e novidades da ABMRA em 2024/2025

 

MOSTRA DE COMUNICAÇÃO ABMRA

Estão abertas as inscrições para a 22ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA, no site: mostraabmra.com.br. O primeiro lote de inscrições encerra-se no dia 20/09/2024.

A premiação, que acontece em novembro/24, é a única que reconhece o talento criativo de anunciantes e agências que atuam no Agro. Os primeiros colocados receberão o troféu “Espantalho de Ouro” após avaliação de um qualificado corpo de jurados. A edição deste ano conta com 18 categorias, três a mais que em 2023, com a inclusão de “Ativação de Imprensa”, “Influenciadores do Agro” e “Campanhas Digitais”. É possível inscrever o mesmo trabalho em mais de uma categoria, desde que se enquadre nos critérios estabelecidos.

 

COMITÊS ABMRA

Os Associados são agrupados em 4 categorias: Produtos e Serviços, Agências, Veículos de Mídia e Cooperativas. Todos os meses acontecem reuniões específicas para cada um dos Comitês. Os encontros seguem uma agenda que conta com uma palestra de um especialista de comunicação ou de áreas correlatas, proporcionando trocas e networking de qualidade para gerar insights e ideias práticas. Já passaram pelos comitês: Silvio Celestino, Eduardo Maróstica, Alessandra e Aretuza do canal “Ela é do Agro”, Yuri Trafane da Ynner e Paulo Hermann, ex-presidente da John Deere. Em 2024, já aconteceram 23 reuniões, que contaram com mais de 720 participantes.

 

ABMRA MAIS

Lançado esse ano, o ABMRA Mais, é o programa de benefícios e vantagens exclusivas para os Associados da Entidade. Oferece descontos e condições especiais em reconhecidas instituições de ensino e prestadores de serviços, tais como ESPM, FGV, USP Esalq, Cuca, IAB, Ebradi, Vexpenses, Coelho & Morello e Cia de Estágios. Além disso, também são negociadas inscrições com desconto em eventos importantes do setor, como RD Summit, Congresso Andav e Congresso das Mulheres. No site da ABMRA é possível consultar o catálogo completo de benefícios: https://conteudo.abmra.org.br/catalogo-abmra-mais.

 

DOCUMENTÁRIO ABMRA 45 ANOS

A ABMRA completou 45 anos em junho de 2024 e, para comemorar essa data tão importante, reuniu todos os Presidentes que lideraram a Associação desde 1979, ano de sua fundação, para gravar depoimentos, “causos” e histórias, que resultarão em um documentário.

A comemoração do aniversário da ABMRA foi marcada pelo encontro dos Ex-Presidentes, realizado em julho. O documentário tem previsão de lançamento ainda em 2024.

 

GRUPO COMUNIQUE ABMRA

Faz parte dos objetivos e propósitos da ABMRA ajudar o setor a se comunicar mais e melhor. A Associação, com seu conhecimento, formação e informação, idealizou a criação de um grupo de comunicadores. São profissionais sócios de pequenos veículos de mídia ou que atuam em carreira solo. Uma das características deste grupo será a regionalização: os comunicadores estão espalhados pelos extremos do Brasil.

O foco será proporcionar um ambiente sadio para debates construtivos sobre temas relevantes ao marketing, comunicação e reputação de imagem do Agro, além de contribuir para a construção de um trabalho de base e profissional que ajude a melhorar a imagem do setor. A formação do grupo Comunique ABMRA começará em outubro de 2024.

 

2º CONCURSO JORNALÍSTICO DO AGRO

A ABMRA lançou a primeira edição do Concurso Jornalístico Marca Agro do Brasil, destinado aos profissionais que participaram do “Road Show para Jornalistas e Influenciadores do Agro 2024”, organizado pela Texto Comunicação. Cada participante desenvolveu um case jornalístico para divulgar o Projeto Marca Agro do Brasil em sua região. A banca julgadora foi composta por representantes de associações e federações relevantes, como Afonso Abelhão (APP) e Vinícius Tavares (Aprosoja), além de indústrias nacionais e multinacionais de destaque, como Jacto, Amaggi e Corteva. Também participaram veículos de mídia, representados por Júlio César Cargnin (Canal Rural), e especialistas de universidades e órgãos públicos, como o Professor Paulo Rovai (ESPM) e Paulo do Carmo Martins (Embrapa). Os vencedores da primeira edição foram os jornalistas Bruno Faustino (TV Cultura/TV Tribuna/SBT) e Divino Onaldo (Programa Morada do Campo/Podcast Agro e Prosa), que receberam prêmios como passagens aéreas, hospedagem e alimentação para participarem do 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA; Inscrição gratuita do case na 22ª Mostra de Comunicação ABMRA; Anuidade e Associação à ABMRA; Tour com todas as despesas pagas para conhecerem a Fundação Nishimura (Pompeia/SP); Visita às redações e estúdios do Canal Rural, TV TerraViva, BAND TV; Encontro com CEO de indústria; homenagem e moderação de um Painel no 16º Congresso ABMRA.

A ABMRA está em fase de planejamento da 2ª edição do Concurso Jornalístico ABMRA, que tem a previsão de ser lançado em novembro de 2024.

 

ABMRAPLAY. O STREAMING DE CONTEÚDO DA ABMRA

Para dar sequência às novidades lançadas durante o ano de comemoração dos 45 anos, está previsto para novembro o lançamento do ABMRAPLAY, uma plataforma de streaming que oferecerá aos Associados um vasto conteúdo que abarca as palestras das últimas duas edições do Congresso de Marketing do Agro ABMRA, uma variedade de edições do ABMRA Ideia Café, Comitês e do ABMRA Talks, além da cerimônia completa das últimas três edições da Mostra de Comunicação. Com dezenas de horas de conteúdo disponibilizados, a plataforma pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo celular, a qualquer tempo e de qualquer lugar. É uma excelente ferramenta para as equipes de marketing, comunicação e comercial reciclarem conhecimentos e terem muitas informações e insights para desenharem suas estratégias. Um dos grandes benefícios do ABMRAPLAY é que todos os colaboradores dos Associados da ABMRA poderão ter acesso ao streaming.

 

PROJETO ALVORAR

As mulheres enfrentam desafios únicos e necessidades específicas em relação ao seu crescimento pessoal. Na sociedade urbana e moderna, as mulheres estão rompendo com estereótipos que as limitam. No entanto, isso ainda não é realidade para grande parte das mulheres produtoras rurais. A ABMRA está desenvolvendo uma iniciativa com abrangência nacional, cujo principal propósito é ajudar as mulheres produtoras a evoluírem e se desenvolverem profissionalmente, especialmente as pequenas produtoras agrícolas e pecuaristas, aprimorando habilidades essenciais como comunicação, resolução de problemas e tomada de decisões. Será desenvolvida uma plataforma digital com especialistas de diversas disciplinas para disponibilizar cursos e treinamentos. As articulações serão feitas pela ABMRA com associações, entidades e indústrias parceiras a partir de outubro de 2024.

 

ACADEMIA ABMRA

A “Academia ABMRA” tem como objetivo, disseminar as boas práticas do marketing e da comunicação.​

Na essência é uma plataforma educacional que ajudará os profissionais a reciclarem seus conhecimentos ou, para aqueles que estão entrando no marketing, a terem boas noções sobre a dinâmica do setor.​

Terá cursos da própria ABMRA e com instituições renomadas com foco em comunicação, administração e marketing. Os cursos proprietários da ABMRA serão oferecidos em uma plataforma digital.

O primeiro curso que foi lançado em conta com a parceria da ESPM e chama “Marketing Estratégico para o Agronegócio”, com data prevista para começar em 22 de outubro de 2024.

Mais informações estão disponíveis no site da ESPM: ​​​Marketing Estratégico para o Agronegócio – Parceria ABMRA​​ • ESPM

 

AGRO AWARDS ABMRA

O prêmio Agro Awards ABMRA reconhecerá os principais profissionais que contribuem para o marketing e comunicação do agronegócio, fortalecendo a imagem e a reputação do setor. Compreende 22 categorias e 3 fases, totalmente digitais, por meio de uma plataforma específica. Na primeira fase, o público poderá indicar até 10 nomes para cada categoria. Na segunda fase, o público poderá votar entre os indicados, resultando em 3 finalistas por categoria. Na terceira fase, o público votará em um dos 3 finalistas para eleger os campeões. A previsão de lançamento é janeiro de 2025.

 

PROJETO MARCA AGRO DO BRASIL

“Marca Agro do Brasil” é uma iniciativa voltada para o fortalecimento e a promoção da imagem do Agro brasileiro. Inclui uma série de ações e campanhas integradas, que serão implementadas de maneira gradual, com o objetivo de conectar a população urbana ao campo, fomentando um sentimento de orgulho e admiração entre os brasileiros em relação aos produtores e ao setor.

A proposta abrange um público diversificado, desde crianças em idade pré-escolar até estudantes de jornalismo nas universidades; inclui também a dona de casa que prepara o café, à CEO de uma empresa, o churrasqueiro habitual e os veganos.

A intenção é levar informação e conhecimento para que todos compreendam a verdadeira natureza do Agro e como ele torna a nossa vida melhor.

Na base do projeto estão três pilares: consistência (conteúdos e narrativa baseados em ciência), sequência (apresentar as informações de forma gradual para que haja melhor entendimento) e frequência (ações contínuas e perenes).

O Projeto Marca Agro do Brasil, realizado com a mentoria da ABMRA, é o primeiro movimento no Brasil capaz de envolver os segmentos público e privado para posicionar corretamente o Agro. O ponto de partida foi a pesquisa “Percepções sobre o Agro. O que pensa o Brasileiro”, realizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, que abordou 4.215 pessoas, distribuídas em todos os Estados do país, moradoras em cidades.

O projeto está na fase de captação de recursos e negociação junto a indústrias do Agro, indústrias transformadoras como as de alimentos, entidades e associações.

A expectativa é que o projeto seja lançado para a população urbana a partir de janeiro de 2025.

 

COIBIR INVERDADES SERÁ UM DOS CAMINHOS PARA AMENIZAR A DIFAMAÇÃO DO AGRO

As fakes news e a ações de “haters” são como ervas-daninhas, que aparecem a toda hora. Então, aqui, não se tem a ideia utópica de acabar com elas, mas, sim, coibir para tentar amenizar. E, para isso, só gerando ações que tragam prejuízos a quem está disseminando inverdades sobre o Agro.

Ações judiciais por difamação e de indenização por danos morais e materiais trazem boas perdas para “haters” e difamadores: precisam contratar advogados para se defenderem. Só aqui já perdem tempo e dinheiro.

Dentre as frentes programadas no Projeto Marca Agro do Brasil está um conjunto de ações que visam coibir postagens e outras peças de comunicação que difamarem ou prejudicarem a reputação de imagem do setor.

O escritório jurídico Coelho&Morello, que tem experiência nas áreas de comunicação e reputação de imagem, foi contratado para organizar e liderar um programa de repressão às fake news e haters, contemplado no Projeto Marca Agro do Brasil. O escritório Coelho&Morello começará a operar já no mês de outubro/24.

Fonte: Assessoria
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