Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Lançado o Simpósio do Leite 2013

Publicado em

em

A Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai (Amevau) realizou na manhã desta terça-feira, 28, o lançamento oficial do 10º Simpósio do Leite de Erechim. O evento, realizado pela entidade chega neste ano a sua 10ª edição e tratará de importantes temas em dois dias de programação, que contará ainda com a quarta edição do Fórum Nacional de Lácteos e a segunda edição da Mostra de Trabalhos Científicos.
O lançamento do evento, em Erechim, contou com a presença de autoridades ligadas ao setor e organizadores além da imprensa. Walmor Gasperin, um dos organizadores, lembrou da trajetória do Simpósio até sua 10ª edição, os temas já debatidos e os principais resultados conquistados ao longo destes anos. “É um evento grande, um dos mais importantes do Sul do Brasil na questão do debate da produção de leite, atividade que ganha cada vez mais destaque e importância no setor da pecuária”, ressaltou.
O coordenador geral do evento, Walmor Vanz fez a apresentação da programação, que no dia 18 de junho, será composta do Fórum Nacional de Lácteos, que debaterá o mercado brasileiro e mundial de leite, além da Mostra de Trabalhos Científicos. Ambos terão acesso gratuito ao público interessado e as inscrições para o Fórum, que será na parte da tarde, já podem ser feitas pelo site oficial do evento, no endereço www.simposiodoleite.com.br.
O dia 19 terá o Simpósio do Leite, com cinco temas a serem abordados por renomados palestrantes brasileiros. “Estamos trazendo um time muito qualificado de palestrantes, de um nível altíssimo de conhecimento e que certamente agregarão muita informação e importância ao evento”, destacou Walmor Vanz.
 
Evento ganha projeção nacional e internacional
Walmor Vanz acrescentou durante o lançamento do Simpósio do Leite, que a cadeia da produção de leite “tem que ser vista de uma outra maneira pelos governantes, em todas as esferas”. “Em função disso estamos preparando um grande evento, com palestrantes e painelistas de altíssimo nível e isso faz com que tenhamos participação de pessoas de vários lugares do Brasil e até mesmo de outros países”, explica Vanz.
Segundo ele, já há inscrições para o evento de produtores e pessoas ligadas a cadeia leiteira de vários estados brasileiros, especialmente do Sul, mas também de países como Argentina e Paraguai.
 
Mostra de Trabalhos Científicos chega a segunda edição
O Simpósio do Leite agregou há quatro anos o Fórum Nacional de Lácteos como um importante evento paralelo, para debater a cadeia leiteira. Em 2012, pela primeira vez realizou a Mostra de Trabalhos Cientificos. Trata-se de um espaço destinado a estudos que são realizados por estudantes e pesquisadores na área da produção de leite.
Daniela Oliveira, professora da Faculdade Ideau e também coordenadora da Mostra, destacou na manhã desta terça-feira a importância do evento. “Acredito que podemos ampliar a quantidade de trabalhos apresentados, especialmente da nossa região. Temos bons trabalhos aqui no Alto Uruguai, mas vale ressaltar que este ano tivemos grande quantidade de estudos enviados por pesquisadores de outras regiões. Ao todo foram mais de 50 trabalhos inscritos. Uma das novidades este ano foi que desmembramos estes trabalhos por ares de estudo. Na Mostra em Erechim, temos trabalhos inscritos em sete áreas”, salienta Daniela.
A Mostra acontecerá no dia 18 de junho, a partir das 8h30, no mesmo local do Simpósio e do Fórum, no Parque da Accie, Pólo de Cultura, em Erechim.
 
Autoridades destacam importância do momento para o debate da cadeia do leite
Também participaram da mesa de autoridades no lançamento do Simpósio do Leite, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Francisco Franceschi, o secretário de Agricultura de Erechim, Luis Carlos Parise e Eloir Griseli, representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
Todos lembraram a importância do evento e o momento para debater a cadeia do leite. “Temos tido denuncias nos últimos dias de adulteração do leite entregue a indústria e ficamos felizes quando sabemos que nada disso acontece em nossa região, mas nos preocupa por tratar-se de um importante alimento na mesa do brasileiro. Permanentemente nós, enquanto Agência, estamos preocupados com esta cadeia tão importante na nossa economia. E estamos lado a lado nesta luta de resgate e sobretudo de melhoria profissional de nossos produtores”, explicou Franceschi.
“Não tenho duvida que o Simpósio do leite contribuiu muito para a melhoria da qualidade da produção de leite nestes nove anos. Tivemos grandes avanços nestes anos, e talvez precisamos avançar mais, principalmente na questão da qualidade, para que se evite problemas como os acontecidos recentemente no Estado”, frisou Parise.
Eloir Griseli apresentou também programas da SDR para melhorar e ampliar a produção de leite no RS. Salientou ainda a importância que a bacia leiteira tem tido para a economia. “Além disso, a produção do leite é uma questão social muito importante”, disse. Frisou ainda a importância das cooperativas para a bacia leiteira da região Alto Uruguai.
 
O evento
O Simpósio do Leite também é acompanhado de outros eventos paralelos como o Fórum de Lácteos e mais recentemente a Mostra de Trabalhos Científicos. Haverá uma série de palestras e atividades programadas para o Simpósio deste ano que seguirá sendo realizado junto ao Parque da Accie, em Erechim, norte do RS.
Ao todo serão cinco palestras durante a programação do evento este ano. A pecuária leiteira como unidade de negócio será palestra proferida por Jônadan Ma, da Fazenda Boa Fé, MG. A análise e perspectiva do mercado nacional e internacional do leite será o tema da palestra de Marcelo Pereira Carvalho, da Milk Point, SP.
Sandro Luiz Viechnieski, sócio proprietário da Fazenda Iguaçu, PR, falará sobre ogerenciamento de propriedades produtoras de leite. O quinto tema do evento terá como palestrante Márcio Flores da Cunha Chaiben e abordará a importância do uso da IATF em rebanhos leiteiros.
  
SERVIÇO
10º Simpósio do Leite e 4º Fórum Nacional de Lácteos
Onde: Erechim, RS (Parque da Accie)
Quando: dias 18 e 19 de junho de 2013

Fonte: Ass. Imprensa do Simp. do Leite

Continue Lendo

Notícias

Preços do suíno vivo sobem na segunda quinzena, mas médias mensais têm comportamentos distintos

Nas primeiras semanas de março, a disponibilidade de animais acima da demanda pressionou os valores tanto do vivo como da proteína. Já na segunda parte do mês, com a oferta mais “ajustada” em relação à procura, os preços subiram um pouco.

Publicado em

em

Foto: Julio Cavalheiro

Após caírem na primeira metade de março, os preços do suíno vivo e da carne suína avançam nesta segunda quinzena.

Ainda assim, segundo pesquisadores do Cepea, enquanto em algumas regiões o recente movimento de alta garante aumento na média de março frente à de fevereiro, em outras, a desvalorização mais intensa na primeira quinzena resulta em baixa na média mensal.

Nas primeiras semanas de março, a disponibilidade de animais acima da demanda pressionou os valores tanto do vivo como da proteína.

Já na segunda parte do mês, com a oferta mais “ajustada” em relação à procura, os preços subiram um pouco.

No entanto, nos últimos dias, compradores estiveram mais afastados das aquisições de novos lotes de animais. Segundo agentes consultados pela Equipe de Proteína Animal/Cepea, esse movimento está atrelado ao período da Quaresma, quando a demanda por carne de peixe cresce em detrimento da de carnes vermelhas.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Fraca demanda pressiona cotações do frango em março

Queda se deve principalmente à demanda enfraquecida pela carne e à consequente baixa liquidez observada ao longo do mês.

Publicado em

em

Foto: Jonathan Campos

Os preços médios da maioria dos produtos de origem avícola estão encerrando março abaixo dos registrados em fevereiro.

Segundo pesquisadores do Cepea, a queda se deve principalmente à demanda enfraquecida pela carne e à consequente baixa liquidez observada ao longo do mês.

Já no mercado de pintainho de corte, a procura aquecida pelo animal tem impulsionado os valores.

De acordo com agentes consultados pelo Cepea, o movimento altista pode estar ligado ao interesse da indústria em aumentar o alojamento de frango, sobretudo para atender à demanda externa pela proteína brasileira – vale lembrar que as exportações de carne de frango estão em forte ritmo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Em reunião com diretorias da Aiba e Abapa, presidente da Coelba anuncia intenções para solucionar déficit de energia elétrica no Oeste baiano

O déficit de energia elétrica é um problema constante e uma realidade que contribui para travar o progresso na região, e a união dos produtores e associações de classe, mostra o empenho do setor em se mobilizar e buscar soluções.

Publicado em

em

Em atendimento às solicitações apresentadas por agricultores em reunião prévia ocorrida em (06) de fevereiro, quando esteve no Oeste da Bahia e ouviu as demandas de energia elétrica, o diretor presidente da Coelba Neoenergia, Thiago Freire Guth, retornou à região, e na última terça-feira (26), reuniu-se com as diretorias da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), na sede da Coelba em Barreiras.

Como ficou acordado, ainda no final de fevereiro, uma comitiva de consultores da Coelba realizou visitas técnicas a propriedades rurais do Oeste baiano para diagnosticar as principais carências energéticas da região, a partir do qual foram realizados estudos de viabilidade com emissão de parecer técnico.

Fotos: Divulgação/Aiba

Durante a reunião, o diretor presidente da Coelba, juntamente com os superintendentes, de Área Técnica, Tiago Martins, e de Expansão de Obras, Anapaula Nobre, fizeram a apresentação do novo plano de investimentos da Coelba para o Oeste da Bahia nos próximos quatro anos. “Temos demandas que não foram atendidas no decorrer dos anos, mas a atual gestão da Coelba vem sendo mais participativa aqui na região. Um momento importante para debater e atualizar os próximos passos da companhia, em termos de investimento, aqui no oeste baiano, e tenho certeza, que daqui para frente, com mais transparência e participação da Coelba. O que ouvimos hoje é que as coisas realmente vão começar a sair do papel para prática, e que as demandas da região e do agronegócio serão atendidas”, avalia o vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt.

O déficit de energia elétrica é um problema constante e uma realidade que contribui para travar o progresso na região, e a união dos produtores e associações de classe, mostra o empenho do setor em se mobilizar e buscar soluções. “É a segunda vez que o presidente da Coelba vem ao oeste, trazendo respostas e anunciando esses investimentos, e nós esperamos que isso venha atender ao produtor, tanto na quantidade necessária, e também na qualidade, que é fundamental”, complementa o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

O diretor presidente, Thiago Freire agradeceu a oportunidade e anunciou as intenções da companhia. “É uma região pujante, e do ponto de vista de desenvolvimento do agronegócio, existe uma necessidade energética urgente. A empresa está alocando os recursos necessários para, nos próximos quatro anos, aumentar cerca de 70% da capacidade de energia elétrica da região”, pontuou Guth que ainda falou de parcerias. “É um desafio também em fazer um trabalho conjunto e trazer novas linhas de transmissão e subestações da rede básica, fora do escopo da energia Coelba, uma questão mais de infraestrutura de alta tensão. Propomos fazer esse trabalho em parceria com associações locais, e ouvirmos a necessidade dos clientes e trabalhar juntos, para resolver os problemas que são comuns, tanto para associações e para o desenvolvimento da região, quanto para a própria energia”, complementou o diretor presidente, que ainda confirmou a divulgação de um cronograma da Coelba, sugerido pelos produtores rurais, para acompanhamento das ações e investimentos da companhia na região.

O segundo vice-presidente da Aiba, Seiji Mizote, os diretores, financeiro, Helio Hopp, executivo, Alan Malinski, o gerente de Infraestrutura, Luiz Stahlke participaram do momento, que também foi prestigiado pelos ex-presidentes e conselheiros, João Carlos Jacobsen, Júlio Busato, Celestino Zanela, os produtores rurais Luiz Pradella, Ildo Rambo, Elisa Zanela, e a vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto. Representando a Coelba Neoenergia ainda estiveram presentes superintendentes, supervisores e engenheiros.

Fonte: Assessofria Aiba
Continue Lendo
SABSA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.