Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Lançada Central de Frigoríficos no oeste catarinense

Evento contou com a presença de lideranças políticas e empresariais

Publicado em

em

A Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAASC), proprietária da marca SABORENSE, foi lançada nessa sexta-feira (1º) com coletiva à imprensa na ACIC e ato festivo, na Churrascaria Nativa, em Chapecó. Desenvolvida com apoio do Sebrae/SC e do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS), a Central de Negócios uniu 15 pequenos frigoríficos do grande oeste catarinense, que juntos faturam mais de R$ 50 milhões ao ano. Os eventos contaram com a presença de autoridades políticas, lideranças empresariais, consultores, empresários e imprensa. 

O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Angelo Ortigara, destacou que a  iniciativa é tão relevante que está integrada com a vocação da região oeste de produzir proteína animal em busca de soluções inteligentes e criar um fator de competitividade que realmente possa sustentar os negócios. Segundo ele, a ideia é que a central, permita não somente negócios com compras e vendas, mas que seja um ponto de convergência. “O Sebrae/SC cumpre o seu papel fazendo a metodologia funcionar num grupo de pessoas que se beneficia desse processo e a central de negócios é, sim, o encontro da metodologia com a vontade sustentada pela confiança desenvolvida pelas pessoas que participam”.

O presidente do INCS, Wolmir de Souza, ressaltou que a rede, inicialmente, é formada por frigoríficos que abatem suínos, bovinos e ovinos, mas que o foco, segundo o estatuto, é trabalhar com agroindústrias que processam produtos de origem animal, ampliando para leite, aves e outros. “Com a central, deixamos de ser muitos para sermos um. Percebemos que os problemas individuais são os mesmos na maioria das indústrias, porém, eram discutidos de forma individual e, a partir de agora, passam a ser debatidos e avaliados de forma coletiva.O consumidor terá acesso a pequenas marcas, porém com o mesmo grau de responsabilidade técnica e econômica, de bem-estar animal e segurança alimentar existentes nas grandes indústrias”.

Souza destacou, ainda que a central, resulta de 18 meses de trabalho e estudos para  padronização dos produtos e processos e de uma campanha de marketing. “Começamos quebrando paradigmas da individualidade dessas empresas, passando para uma padronização de produtos e processos e comercialização logo no final para que o consumidor possa perceber pequenas marcas como uma grande marca e um grande produto”. 

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realçou que a criação da central mostra que é possível remodelar os negócios diante os desafios impostos pela crise econômica. “Sabemos que existem passos importantes pela frente e esse novo modelo tem como objetivo cooperar para competir. Esta metodologia é pioneira no país na área de suínos e tenho certeza que teremos novas adesões em breve, pois a iniciativa melhora o poder de compras dos frigoríficos, dissemina melhores práticas,  compartilha recursos de infraestrutura e combina competências, elevando seu grau de sustentação e de competitividade”.

O vice-presidente da ASAASC e empresário que faz parte da associação, Cleber Scalco, enfatizou a importância dos 18 meses de parceria com o Sebrae/SC e o INCS para a estruturação da Central de Negócios. Destacou a confiança adquirida entre os integrantes do grupo para a união e, consequentemente, para a conquista: “Estamos muito bem acompanhados e assessorados, agrademos a parceria das duas entidades e a todos que acreditaram nessa ideia que nos trará importantes resultados”.     

O empresário Flavio Pasquali, presidente do Conselho Consultivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), é um dos fornecedores da Saborense.“O principal objetivo dessa parceria é proporcionar ferramentas para que diversas pequenas empresas tenham a capacidade competir no grande mercado para obter maior capacidade de venda e de produção”.

Associativismo

O associado da ASAASC e proprietário da Bisol Alimentos, Adair José Bisol, comentou que os pequenos empreendedores vinham tendo dificuldades para competir com empresas maiores pela questão dos preços e pela logística. A Bisol Alimentos tem a sua sede no município de General Carneiro, no Paraná, e produz salames, linguiças para espeto, copa, bacon e torresmo. A estrutura é formada por 19 funcionários sendo que quatro deles são familiares, o que é motivo de orgulho para o proprietário. “Sou de família muito humilde e hoje consegui trazer meu pai e mais dois irmãos para trabalhar comigo. Foi uma grande conquista, com certeza”.

Outra empresa associada é o Frigorífico Santa Fé que iniciou as suas atividades no ano de 1991 e hoje conta com 10 empregados. O proprietário Antônio Eidt se sente seguro ao saber que agora tem parceiros. “Vejo que a maioria dos empresários tem as mesmas dificuldades. Estamos buscando resolver certos problemas que enfrentamos no dia a dia e avalio essa situação com bons olhos. Precisamos nos unir e criar forças. Fico feliz em perceber que o pensamento coletivo ficou acima do interesse pessoal de cada um. Isso que realmente é ser parte de uma associação”, finalizou.

Estrutura da Central de Negócios

A Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAASC) está sediada no município de Concórdia e tem como principal objetivo centralizar os pedidos de compras dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores preços.  A estrutura consiste em um Centro de Distribuição onde os produtos adquiridos são faturados diretamente aos associados, sem incremento de valor, o que reduz o custo de frete, pois é utilizado o sistema de transporte das próprias agroindústrias.  As principais vantagens incluem os  ganhos a partir da diminuição dos custos operacionais com insumos e equipamentos, a cooperação entre os empresários com troca de experiências e negociações entre si, a discussão e participação em conjunto da busca por oportunidades e superações de dificuldades, formando um grupo político e economicamente  forte e representativo.

Segundo Souza, o grande diferencial, além do ganho econômico individual que fica na média de 18%, é o fato de o atendimento aos fornecedores ser realizado num único local, aumentando o tempo que os associados podem dedicar às suas empresas.

Frigoríficos Associados

Os frigoríficos associados são: Frigorífico  Santa Fé, Itapitanga; Frigorífico  Samar, São João do Oeste;   Frigorífico Cedro Frigor, São José do Cedro; Letavo Alimentos, Guaraciaba; Frigorífico Santin, Quilombo; Frigorífico Lussisa, Chapecó; Bisol Alimentos, Irani; Friprando, Jaborá; Frigorífico Mattei, Concórdia; Frigorífico Loss, Lindóia do Sul; Frigorífico Helbing, Ipumirim; Frigorífico Arabutã, Arabutã; MSM Alimentos, Seara; Frigolaste, Seara; e Sol Alimentos, Itá.

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Notícias Dia do Churrasco

ABPA inicia campanha por mais carnes de aves e de suínos na grelha

Em parceria com a Asgav e o SIPS, entidade realizou uma ação durante a ExpoChurrasco, em que foram servidos mais de 200 quilos de cortes assados, incluindo pratos especiais preparados pelo chef Marcelo Bortolon. A iniciativa continuará com a divulgação de vídeos nas redes sociais da ABPA, destacando a variedade e o potencial dessas carnes para grelha.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Às vésperas do Dia Nacional do Churrasco, comemorado em 24 de abril, a ABPA deu início a uma mobilização para estimular a adoção de mais cortes de carne de frango e de carne suína no cardápio das confraternizações que envolvam preparos na churrasqueira.

No último fim de semana, a ABPA promoveu, em parceria com a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS) uma grande ação em meio à ExpoChurrasco, em Porto Alegre (RS).

Foram mais de 200 quilos de cortes de aves e de suínos assados e servidos ao longo das seis horas de evento, incluindo o preparo de pratos especiais sob a batuta do chef Marcelo Bortolon – um verdadeiro convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

E a promoção dos cortes para churrasco não terminou no evento gaúcho. A partir das imagens capturadas na ação, uma série de vídeos ilustrativos e informativos sobre cortes diferenciados para o churrasco será difundida nas redes sociais institucionais e de consumo da ABPA.  O primeiro deles chegou às redes da ABPA hoje, e pode ser conferido no link https://www.instagram.com/reel/C6Hdy_wxgw-/?igsh=MWg1aDQwbTh4Z3E5dw%3D%3D.

“Queremos despertar a criatividade do público para mais cortes de carnes suínas e de aves nos churrascos. Além da praticidade e do sabor que casam muito bem com as grelhas, são produtos acessíveis e que tem todo o potencial para ganhar ainda mais protagonismo. Vamos focar nossa campanha nessas características, que são diferenciais nestas proteínas”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Quarenta empresas de nutrição animal participam do SIAVS 2024

Maior feira dos setores no Brasil reunirá diversas soluções para a cadeia produtiva

Publicado em

em

Foto O Presente Rural

Cerca de quarenta empresas fornecedoras em diversos segmentos da área de nutrição animal já confirmaram participação na exposição do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – entidade organizadora do evento – empresas com variados perfis estarão no espaço de exposição do evento, de empresas brasileiras a grandes multinacionais, com focos variados dentro da nutrição animal.

As empresas se somam às outras centenas de marcas presentes no SIAVS, de agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de frango, carne suína, carne bovina, ovos e peixes de cultivo, além de fornecedores de equipamentos, genética, insumos farmacêuticos e outros elos da cadeia produtiva que estarão nos mais de 22 mil metros quadrados destinados apenas à área de exposição.

“Temos presença massiva de segmentos inteiros dentro da exposição do SIAVS, que cresceu já 50% em relação à edição passada. Esta forte expansão é um marco importante do que se espera para a edição deste ano, com novos recordes registrados”, avalia o diretor da feira do SIAVS, José Perboyre.


Informações sobre expositores, credenciamento e detalhes da programação estão disponíveis no site do evento.

Fonte: ABPA
Continue Lendo

Notícias

Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24 horas: 146 mil toneladas

Foram mais de 146 mil toneladas movimentadas no corredor de exportação em três navios com destino à China e Espanha. O número representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

Publicado em

em

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá entre os dias 20 e 21 de abril, o que significa um recorde operacional em 24 horas (entre todos os produtos). O número também representa um aumento de 5% em relação à marca anterior, registrada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

“Três berços movimentaram mais de 146 mil toneladas de grãos e farelos de soja com destino à China e Espanha. A movimentação com excelência na operação de três navios permitiu mais um recorde histórico para a Portos do Paraná”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Estes números são resultados dos investimentos em gestão portuária dos portos paranaenses”. Três embarcações receberam o produto: Nikolas D, Guo Yuan 32 e Guo Yuan 82.

Ele cita como fatores responsáveis pelo recorde a manutenção de equipamentos e estratégias logísticas para melhor aproveitamento dos berços e das equipes da operação, além da demanda mundial pela commodity. “A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, enfatizou Garcia.

Este trabalho de planejamento operacional e de engenharia rendeu aos portos paranaenses quatro prêmios de gestão portuária pelo governo federal. Atualmente os portos paranaenses são reconhecidos pela melhor administração do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros.

Recordes

Além dos números expressivos em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023. O mais recente foi em março deste ano, com 5.968.934 toneladas movimentadas, 11% a mais que em 2023 (5.357.799 toneladas).

Além dos oito meses de recordes seguidos, os números gerais revelam um crescimento significativo em 2024. No primeiro trimestre houve aumento de 16% em comparação ao ano passado. Foram mais de 16 milhões de toneladas movimentadas só este ano. Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, já na importação o fertilizante é o produto mais movimentado.

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.