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Kemin destaca utilização de Clostat® Dry e KemTRACE® Cromo na qualidade de ovos de poedeiras reprodutoras

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Kelen Zavarize*

O objetivo do trabalho foi verificar os efeitos do CLOSTAT® Dry e KemTRACE® Cromo e a combinação de ambos os aditivos na qualidade de ovos de poedeiras reprodutoras.

Material e Métodos

Aves e Manejo: No Laboratório de Ciência Avícola (LAVIC-UFSM, Santa Maria, RS, Brasil) foram utilizadas 32 poedeiras White Plymouth Rock e 32 Red Rhodes Island com 50 semanas de idade. Foram fornecidas a ração e água ad libitum. O peso das aves e a produção de ovos foram padronizados antes do início do experimento, ou seja, as aves foram alojadas com peso médio dentro de um desvio padrão de 5%. As aves foram alimentadas com as dietas experimentais entre 55 e 70 semanas de idade, ajustadas a cada ciclo de 28 dias.

Os dados de qualidade de ovos foram feitos a cada ciclo de 28 dias nos períodos de 55 a 58, 59 a 62, 63 a 66 e 67 a 70 semanas de idade. A unidade experimental foi a ave em gaiola individual e o experimento foi composto por 4 tratamentos e 16 repetições. As aves foram distribuídas em delineamento em blocos ao acaso, no qual cada tratamento foi composto por 8 galinhas White Plymouth Rock e 8 galinhas Red Rhodes Island.

 

Dietas experimentais

Todos os ingredientes utilizados durante o estudo foram do mesmo lote e permaneceram em condições de armazenamento adequadas até que as dietas experimentais fossem misturadas. As dietas foram formuladas a base de milho, farelo de soja e farelo de trigo durante todo período experimental e foram suplementados os aditivos CLOSTAT® Dry 500 g/ton e KemTRACE® Cromo 0,4% Dry 50 g/ton (Tabela 1).

Os tratamentos consistiram em dieta controle (formulada com milho, farelo de soja e farelo de trigo sem aditivos); Controle + probiótico (dieta controle suplementada com CLOSTAT® Dry 500 g/ton); Controle + Cromo (dieta controle suplementada com KemTRACE® Cromo 0,4% Dry 50 g/ton) e Controle + probiótico + Cromo (suplementado com ambos os aditivos).

 

 

 

Dados experimentais

Ao final de cada período de 28 dias, os seguintes parâmetros foram avaliados por 3 dias consecutivos: peso médio do ovo, altura do albúmen, peso específico, porcentagem e espessura da casca. Pesos de gema e albúmen também foram registrados para determinar a porcentagem de gema e albúmen. Foram determinadas a porcentagem de umidade e sólidos totais das gemas. Foram calculadas as unidades Haugh.

 

Análises de Sangue

Foram coletados o sangue de 10 aves selecionadas aleatoriamente antes do período experimental. Ao final de cada período de 28 dias, o sangue foi coletado da veia da asa de 8 aves por tratamento e enviado ao LaCVet (Laboratório de Patologia Clínica Veterinária – LaCVet- UFSM, Santa Maria, RS, Brasil) para análises bioquímicas. Os kits comerciais (Bioclin®, Quibasa, Belo Horizonte, MG, Brasil), foram utilizados seguindo a metodologia proposta pelo fabricante para albumina, colesterol, triglicerídeos e glicose.

 

Análise Estatística

Os dados foram submetidos à análise de variância utilizando o procedimento GLM do SAS Institute (SAS Institute, 2009) e a significância aceita foi P<0,05. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey.

 

Resultados

Nenhum efeito foi observado entre as linhagens e os tratamentos. Os resultados de qualidade de ovos durante os períodos avaliados estão apresentados na Tabela 1.

Os resultados referentes a qualidade de casca estão apresentados na Tabela 2. De 55 a 70 semanas de idade, as dietas suplementadas com CLOSTAT® Dry + KemTRACE® Cromo resultaram em maior (P <0,05) peso específico, espessura de casca, porcentagem de casca e força de casca em comparação com a dieta controle não suplementada.

Os resultados para qualidade de casca no período acumulado encontram-se na Figura 1. Para o período de 55 a 70 semanas a inclusão do CLOSTAT® e KemTRACE® Cromo, juntos ou separados, em relação ao controle melhora significativa (p<0,05) para gravidade específica, espessura, porcentagem de casca e força da casca.

Os resultados de albumina, colesterol, glicose e triglicerídeos com 50 semanas de idade (n = 10) antes do início do período experimental foram: 2,70 g/dL, 176 mg/dL, 210 mg/dL e 2.012 mg/dL, respectivamente. As concentrações bioquímicas séricas são mostradas na Tabela 3.

A concentração de cortisol sérico foi determinada a cada ciclo de 28 dias por meio de quimiluminescência. Não houve diferenças (p> 0,05) na concentração de cortisol para todos os tratamentos e ciclos, e os valores obtidos foram de 0,05 mcg/dL. Os tratamentos não afetaram a albumina e os triglicerídeos; entretanto, no período geral, as concentrações séricas de colesterol e glicose diminuíram (p <0,05) quando as galinhas foram alimentadas com CLOSTAT® Dry + KemTRACE® Cromo em comparação com a dieta controle.

Conclusão

A utilização dos aditivos CLOSTAT® e KemTRACE® Cromo melhora a qualidade de casca, com melhora na gravidade específica, espessura, porcentagem de casca e força da casca. E diminui a as concentrações séricas de colesterol e glicose.

*Kelen Zavarize é zootecnista com pós-doutorado em nutrição de aves e gerente de Serviços Técnicos para Avicultura da Kemin na América do Sul.

 

Fonte: Assessoria
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Eurotec Nutrition anuncia fusão com Prado Saúde Animal

Juntas, a Eurotec e a Prado somam mais de cem anos de experiência e conhecimento na área de sanidade animal e na excelência em prestação de serviços aos produtores

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A Eurotec Nutrition, continuando com seu plano de expansão nacional e internacional, anunciou nesta segunda-feira, dia 04 de julho, a fusão com a Prado Saúde Animal, de Curitiba-PR. O objetivo é criar um provedor completo em soluções de nutrição e saúde animal para os mercados nacional e internacional.

A Prado Saúde Animal existe há setenta e quatro anos. Opera, hoje, com três unidades, sendo duas em Curitiba-PR (medicamentos e suplementos) em uma em Almirante Tamandaré-PR (nutrição).  A empresa atua em todo Brasil e seu portfólio abrange várias linhas de produtos, entre eles: nutrição, medicamentos, suplementos, inoculantes e saneantes para várias espécies.

Juntas, a Eurotec e a Prado somam mais de cem anos de experiência e conhecimento na área de sanidade animal e na excelência em prestação de serviços aos produtores, criando uma sinergia de tecnologia, serviços e soluções para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade na criação de animais.

A tradição e cultura de desenvolvimento tecnológico e diferenciação, comum às duas empresas, criam uma sinergia para atender de uma forma mais eficaz o mercado onde atuam, confirmando o compromisso com a pecuária brasileira e mundial.

A Eurotec Nutrition está no mercado há mais de 28 anos. É uma das empresas líderes de mercado no segmento de aditivos para nutrição animal. Localizada em Palhoça, na grande Florianópolis, atende clientes de todo o Brasil, além da América Latina, Europa e Ásia. Com um vasto portfólio de aditivos extremamente consolidados nas versões líquida e em pó, se destaca pelo seu pioneirismo e inovação em produtos, equipamentos de dosificação com gerenciamento remoto em tempo real, além de serviços especializados in loco nos clientes.

Fonte: Ass. de imprensa PRADO
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Impulsa conquista nova conta do agronegócio e se consolida como agência de comunicação com expertise no setor

Agência trabalhará o marketing digital, produção de conteúdo, inbound marketing e campanhas de produtos da Trouw Nutrition

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Mateus Domiciano, sócio-diretor da Impulsa - Fotos: Divulgação

A Impulsa Comunicação se firma mais uma vez no mercado como uma agência com know-how para trabalhar com diversos segmentos, principalmente no agronegócio, um dos principais setores da economia brasileira. Ela agora é responsável pela comunicação da Trouw Nutrition, marca que há mais de 90 anos entrega soluções em nutrição para a produção de carnes, ovos e leite.

De acordo com Mateus Domiciano, sócio-diretor da Impulsa, a agência vive um momento ímpar dentro do agronegócio, atendendo várias frentes deste setor que não para de crescer na economia brasileira. “Nossa carteira dentro do agro passa por empresas de sementes, defensivos agrícolas, saúde animal, máquinas e agora agrega uma das mais importantes empresas globais de nutrição. Estamos muito felizes com a chegada da Trouw Nutrition. A experiência da nossa equipe nesse segmento será fundamental para alcançarmos ótimos resultados”, afirma ele.

“Estamos na expectativa de iniciarmos esta parceria, que acreditamos ser uma oportunidade especial de contribuir para o desenvolvimento dos nossos negócios” diz Gabriele Alves Barbosa, coordenadora de marketing da Trouw Nutrition.

 

Know-how no agronegócio

O know-how da Impulsa Comunicação no setor do agronegócio começou há mais de dez anos, quando a agência conquistou a conta do Instituto Agronômico (IAC), primeira instituição de ciência e tecnologia fundada na América Latina e um dos principais institutos de pesquisa voltado à agricultura do mundo. A agência, que continua realizando trabalhos para o IAC, hoje também é responsável pela comunicação de marcas que são referência no setor agro, como IHARA, ICC Brazil, SAN Vet, Uniggel Sementes e Agristar.

Todo esse trabalho resulta em campanhas premiadas. Em 2021, a Impulsa conquistou cinco prêmios por campanhas desenvolvidas para a IHARA, na XIX Mostra de Comunicação Agro, premiação promovida pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), e outros três prêmios no Mídia Festival, um dos principais prêmios publicitários do interior do estado de São Paulo.

“O mercado do agro mudou. Hoje, os produtores estão mais conectados aos meios digitais, atentos às inovações e procurando se cercar do máximo de informações possíveis para tomar as decisões mais assertivas em busca dos melhores índices de produtividade. Precisamos entender suas dores, que são diferentes em um país continental como o nosso, e as marcas precisam estar ligadas aos seus clientes não só ofertando produtos, mas oferecendo ferramentas e conhecimento para as suas decisões”, explica Domiciano.

Além da atuação no segmento agro, a Impulsa atende clientes de todo o Brasil e do exterior na área de varejo, serviços, educação e indústria, como a Avery Dennison, Caterpillar, DelRio, Universidade São Francisco e Wet´n Wild.

 

Fonte: Assessoria
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AB Vista vai apresentar trabalho no evento do Poultry Science Association

Um dos mais importantes encontros da avicultura mundial acontece em San Antonio, TX, entre os dias 11 e 14 de julho

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Alexandre Barbosa de Brito, Gerente Técnico LATAM da AB Vista

A AB Vista vai para San Antonio apresentar um trabalho no evento do PSA – Poultry Science Association, que acontece entre os dias 11 e 14 de julho de 2022, em San Antonio, Texas, Estados Unidos.

A empresa, representada por um dos produtores do estudo, Alexandre Barbosa de Brito, Gerente Técnico LATAM e apresenta a avaliação de uma nova técnica para identificar o formaldeído em dietas de frangos de carne e esta relação com a recuperação da fitase e da xilanase.

O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de formaldeído na dieta, além de correlacionar estes valores obtidos por kits comerciais, e este efeito sobre a recuperação enzimática, já que embora a atividade das enzimas recuperadas na ração seja a forma mais comum de medir a inclusão de enzimas na dieta, os formaldeídos reduzem a atividade das enzimas analisadas na ração.

A apresentação do trabalho acontece no dia 14 de julho, a partir das 9h45 (horário local).

Fonte: Ass. de Imprensa
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